Lanchas RAPTOR da DGS defense

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
geyzon
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mar 24, 2017 9:40 pm
Agradeceram: 1 vez

Lanchas RAPTOR da DGS defense

#1 Mensagem por geyzon » Dom Jul 08, 2018 1:06 am

Esse topico foi criado para comentarmos como anda as aquisições das raptor pela marinha ou exercito, e como esta progredindo as modificações nos modelos nos últimos tempo...

http://dgs.ind.br/

a 1º entregue para a marinha ano passado:

http://www.defesaaereanaval.com.br/dgs- ... do-brasil/


e agora na ridex olhem a evolução do projeto e mais interessante a evolução da cabine e o uso da remax:

http://tecnodefesa.com.br/dgs-defense-e ... idex-2018/




Editado pela última vez por geyzon em Sex Jul 13, 2018 1:16 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: Lanchas da raptor dgs

#2 Mensagem por Lucas Lasota » Dom Jul 08, 2018 7:45 am

Conceito interessantíssimo de cabine blindada com a Remax




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Lanchas da raptor dgs

#3 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 08, 2018 1:16 pm

Para provar que não é necessário investimento de milhões de reais a fim de obter soluções simples e efetivas as inúmeras situações de descalabro material das ffaa's. Tudo feito em casa.
É preciso apenas planejamento sério e gestão eficiente e eficaz do erário público.
O exemplo está dado. Muitas outras empresas nacionais esperam também por esta oportunidade e apoio a seus projetos e produtos.
E vendo essa embarcação me lembra dos hovercraf que foram lançados aqui no Brasil e até hoje os militares sequer se deram o trabalho de olhar.
Mas vamos lá. Uma coisa de cada vez.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
artenobre
Sênior
Sênior
Mensagens: 800
Registrado em: Sex Out 28, 2005 1:52 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Lanchas da raptor dgs

#4 Mensagem por artenobre » Seg Jul 09, 2018 11:01 am

problema é atirar com a remax num barquinho que balança tanto




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Lanchas da raptor dgs

#5 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 09, 2018 12:53 pm

A Remax possui estabilizador de tiro, assim como no Guarani, que balança também feito um trem desgovernado em ordem de marcha.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Lanchas da raptor dgs

#6 Mensagem por Túlio » Seg Jul 09, 2018 1:30 pm

Mas peraí, por que usar a versão terrestre? A REMAX já não possui uma versão específica para uso em embarcações, chamada CORCED? Me parece bem compacta...


Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13516
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Lanchas da raptor dgs

#7 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 09, 2018 3:40 pm

Foi exatamente o que pensei. Aliás gostaria de ver esse mesmo compartimento de munições na Remax.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Lanchas da raptor dgs

#8 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 09, 2018 8:21 pm

Olhando as fotos novamente dá pra ver que é a Remax mesmo, e não a CORCED.
Por que, não sei dizer.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 82 vezes

Re: Lanchas da raptor dgs

#9 Mensagem por Fábio Machado » Seg Jul 09, 2018 9:36 pm

provavelmente por questão de preço.




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Lanchas da raptor dgs

#10 Mensagem por denilson » Qua Jul 11, 2018 1:34 pm

Talvez por uma questão industrial, a remax já está em produção.
A presença dos lança granadas pode ter sido um diferencial também.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Lanchas da raptor dgs

#11 Mensagem por Túlio » Qua Jul 11, 2018 3:23 pm

Uma dúvida: a lancha em questão é só fluvial ou é marítima também? No primeiro caso não vejo grande desvantagem da REMAX, no segundo o barato vai custar bem caro (ou nem teriam pensado em fazer algo tão específico como a CORCED).

Alternativamente, o modelo que vimos nas fotos não seria apenas um DEMONSTRADOR DE CONCEITO?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Lanchas da raptor dgs

#12 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 12, 2018 12:25 am

O emprego dela segundo a empresa é fluvial e marítimo.
Ainda não ficou claro pra mim onde é como a MB pretende utilizar esse modelo específico da Raptor.
E sim, pode se tratar apenas de uma demonstração de conceito.
Posteriormente a CORCED poderá ou não vir a equipar essas lanchas. Aí eu creio que vai depender do que realmente a MB espera conseguir fazer com elas.


Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Lanchas RAPTOR da DGS defense

#13 Mensagem por jambockrs » Seg Jul 30, 2018 11:27 am

Meus prezados
Capitania Fluvial do Rio Paraná apresenta nova lancha blindada para patrulhamento
Imagem
Lancha 888 Raptor “Poraquê” será empregada no patrulhamento do Lago de Itaipu

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), apresentou às autoridades locais, no dia 23 de julho, sua nova aquisição: a Lancha 888 Raptor “Poraquê” – uma embarcação multimissão de alta velocidade, blindada, antichamas, com casco resistente a impactos e projetada para fornecer mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes litorâneos e ribeirinhos. A embarcação vai reforçar as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e a presença do Estado brasileiro no Lago de Itaipu, principalmente em patrulhamento no local e operações interagências para o combate aos crimes transfronteiriços.
A “Poraquê” foi apresentada em solenidade realizada na Patromoria da CFRP, em Foz do Iguaçu – PR. O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, principalmente de representantes de forças militares e policiais que devem operar em conjunto com os militares da Marinha do Brasil no uso da nova lancha. Entre as instituições, destacam-se o Exército Brasileiro, o Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal, o Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná e a Receita Federal.
A Lancha 888 Raptor “Poraquê” será empregada prioritariamente no Lago de Itaipu, formado pela barragem da Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional com cerca de 170 quilômetros de extensão e uma área de 1.350 quilômetros quadrados na divisa entre o Brasil e o Paraguai. O investimento na unidade, de cerca de R$ 1,5 milhão junto ao estaleiro DGS Defense, foi realizado para assegurar a capacidade de projeção de poder nas águas interiores, e garantir meios operativos fluviais em permanente condição de pronto emprego para a defesa dos interesses do Brasil e de instalações de interesse nacional sensíveis, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional.
O nome da lancha é homônimo ao de um peixe fluvial popularmente conhecido como enguia elétrica ou peixe elétrico. O poraquê é carnívoro, habita rios e lagos de águas da Bacia Amazônica e produz uma corrente elétrica de até 600 volts.
Imagem

O nome “Poraquê” é homônimo ao de um peixe fluvial popularmente conhecido como enguia elétrica ou peixe elétrico
Especificações
A “Poraquê” tem a capacidade de desenvolver velocidade de até 70 quilômetros por hora, possui cabine totalmente blindada para a proteção de até quatro militares, e pode ser armada com uma metralhadora MAG calibre 7,62mm. O casco tem como matéria prima um composto termoplástico híbrido de alto peso e ultra-alto peso molecular. Segundo o DGS Defense, a embarcação conta com a propriedade de retardante de chamas, elevada flutuabilidade, baixo calado, e está preparada para absorver choques típicos da navegação ribeirinha, como pedras e galhos. A nova lancha é equipada ainda com radar e câmera térmica, além de ter sido desenvolvida com o objetivo de conferir furtividade à navegação, a fim de contar com o elemento surpresa nas ações de combate aos crimes transfronteiriços no Lago de Itaipu.
Fonte: MB via Ghost site Plano Brasil 29 JUL 2018




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36352
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Lanchas RAPTOR da DGS defense

#14 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 30, 2018 12:40 pm

Uma coisa é certa, essa lancha tem tudo para ser um grande incremento as atividades policiais e de vigilância. Os diversos modelos aprovam isso.
Por outro lado, 1,5 milhões tá salgado demais para uma lancha desse porte.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder