Túlio escreveu: ↑Qui Jul 05, 2018 3:15 pmCarlos Lima escreveu: ↑Qui Jul 05, 2018 2:58 pm O famoso acordo CaraCu.
A Boeing colaborou com a Cara, a Embraer e o Brasil com o resto!
[]s
CBPOWS, sossega um pouco aí, F32, que isso aqui já tá parecendo o fórum DO PRICK, de tanto choro e lamúria!
Vamos lembrar, a EMBRAER já podia ter começado nos anos 30 com o Paulistinha mas foram deixando pra lá, depois o Pignatari se interessou e o deixaram morrer à míngua.
Só que naquele tempo era outro Brasil. Que tale nos animarmos um pouco? Por acaso a FAB vai vender ou pegar uma graninha dos malvados ianques pra fechar o DCTA inteiro, com ITA e tudo? Vai ser proibido ensinar Engenharia Aeronáutica no Brasil? Vão fechar o Technopark de SJC, as incubadoras, exilar todos os experts que tem hoje no Brasil?
O bicho nunca é tão feio quanto parece. Já vi compararem EMBRAER com FMA, PZL & quetales como se fosse a mesma coisa; nenhuma das comparadas jamais teve quadros assim (para não falar em linha de produtos bem sucedidos ou fatia cativa de mercado, coisas que não foram improvisadas) e a capacidade de renovação que segue em curso; se vai pra banha, outra aparece. A maior riqueza não são uns galpões, computadores e máquinas, que isso a Boeing tem mais e maiores; a maior riqueza é gente!
E isso continuamos tendo. Daí ano que vem o Drácula vai embora, toma o seu processo e vai se juntar ao Novo Cristo lá no xilindró 5 estrelas até com internet pra tuitar baboseira. E a vida segue. Não vai acabar o Brasil nem nossa capacidade de projetar e desenvolver aeronaves. Assim, vamos parar um pouco com esse clima de velório que tá brabo...
EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Não é tão simples assim, quem organiza as "gentes" para que se tornem produtivas são as empresas. A própria função social de uma empresa é a de organizar de forma eficiente os fatores de produção e isso não cai do céu e nem brota do chão. Nenhum engenheiro do ITA tem o capital financeiro, as instalações, a tecnologia , o conhecimento, o reconhecimento e a experiencia de mercado que a Embraer tem. Em síntese, não adianta nada ter capital humano se não existe nada que os organize, basta ver a quantidade de cérebros que vão embora do país simplesmente porque não encontram condições de trabalhar aqui. Desse modo, a venda da Embraer é sim uma grande perda para o país, que investiu muito nela, diga-se de passagem.Túlio escreveu: ↑Qui Jul 05, 2018 3:15 pmCarlos Lima escreveu: ↑Qui Jul 05, 2018 2:58 pm O famoso acordo CaraCu.
A Boeing colaborou com a Cara, a Embraer e o Brasil com o resto!
[]s
CBPOWS, sossega um pouco aí, F32, que isso aqui já tá parecendo o fórum DO PRICK, de tanto choro e lamúria!
Vamos lembrar, a EMBRAER já podia ter começado nos anos 30 com o Paulistinha mas foram deixando pra lá, depois o Pignatari se interessou e o deixaram morrer à míngua.
Só que naquele tempo era outro Brasil. Que tale nos animarmos um pouco? Por acaso a FAB vai vender ou pegar uma graninha dos malvados ianques pra fechar o DCTA inteiro, com ITA e tudo? Vai ser proibido ensinar Engenharia Aeronáutica no Brasil? Vão fechar o Technopark de SJC, as incubadoras, exilar todos os experts que tem hoje no Brasil?
O bicho nunca é tão feio quanto parece. Já vi compararem EMBRAER com FMA, PZL & quetales como se fosse a mesma coisa; nenhuma das comparadas jamais teve quadros assim (para não falar em linha de produtos bem sucedidos ou fatia cativa de mercado, coisas que não foram improvisadas) e a capacidade de renovação que segue em curso; se vai pra banha, outra aparece. A maior riqueza não são uns galpões, computadores e máquinas, que isso a Boeing tem mais e maiores; a maior riqueza é gente!
E isso continuamos tendo. Daí ano que vem o Drácula vai embora, toma o seu processo e vai se juntar ao Novo Cristo lá no xilindró 5 estrelas até com internet pra tuitar baboseira. E a vida segue. Não vai acabar o Brasil nem nossa capacidade de projetar e desenvolver aeronaves. Assim, vamos parar um pouco com esse clima de velório que tá brabo...
Editado pela última vez por Fábio Machado em Qui Jul 05, 2018 4:05 pm, em um total de 1 vez.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
O Túlio é um eterno otimista. Dá gosto.
Parece aquele cara da comédia o Joseph Climb, perdeu as mãos e não desanimou, perdeu pés, mesma coisa, perdeu os braços, ficou mudo, nem assim ficou abalado. Hoje é um dinâmico PESO DE PAPEL
Na verdade parecesse que ficou abaixo do valor estimado por quem conhece de financeiro e mercado, acho que como é nosso maior orgulho , a gente sempre imagina valores astronômicos ( embora quase 5 Bi de verdes não seja pouco ) mas fica o sentimento , pelo menos para mim, que a Boeing vai ficar com os melhores engenheiros e técnicos e não sei se estes vão poder contribuir com quem ficou na Defesa ( acho que não ).
Em alguns anos veremos o quão ruim ( ou nem tanto ) foi.
Abraços
Parece aquele cara da comédia o Joseph Climb, perdeu as mãos e não desanimou, perdeu pés, mesma coisa, perdeu os braços, ficou mudo, nem assim ficou abalado. Hoje é um dinâmico PESO DE PAPEL
Na verdade parecesse que ficou abaixo do valor estimado por quem conhece de financeiro e mercado, acho que como é nosso maior orgulho , a gente sempre imagina valores astronômicos ( embora quase 5 Bi de verdes não seja pouco ) mas fica o sentimento , pelo menos para mim, que a Boeing vai ficar com os melhores engenheiros e técnicos e não sei se estes vão poder contribuir com quem ficou na Defesa ( acho que não ).
Em alguns anos veremos o quão ruim ( ou nem tanto ) foi.
Abraços
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Tutankhamon escreveu: ↑Qui Jul 05, 2018 4:04 pm O Túlio é um eterno otimista. Dá gosto.
Parece aquele cara da comédia o Joseph Climb, perdeu as mãos e não desanimou, perdeu pés, mesma coisa, perdeu os braços, ficou mudo, nem assim ficou abalado. Hoje é um dinâmico PESO DE PAPEL
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
05/07/2018 10h41 Atualizado há 3 horas
Funcionários da área de aviação comercial da Embraer serão transferidos para nova empresa gerida pela Boeing
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), em comunicado interno da Embraer obtido pelo G1. Unidades de São José dos Campos e Taubaté vão ficar com a nova empresa. Fábrica em Eugênio de Mello, distrito de São José, ficará com Embraer. Sindicato vê acordo com preocupação.
Por Poliana Casemiro, G1 Vale do Paraíba e Região
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba ... eing.ghtml
abs.
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Funcionários da área de aviação comercial da Embraer serão transferidos para nova empresa gerida pela Boeing
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), em comunicado interno da Embraer obtido pelo G1. Unidades de São José dos Campos e Taubaté vão ficar com a nova empresa. Fábrica em Eugênio de Mello, distrito de São José, ficará com Embraer. Sindicato vê acordo com preocupação.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Exatamente,Fábio Machado escreveu: ↑Qui Jul 05, 2018 4:03 pmNão é tão simples assim, quem organiza as "gentes" para que se tornem produtivas são as empresas. A própria função social de uma empresa é a de organizar de forma eficiente os fatores de produção e isso não cai do céu e nem brota do chão. Nenhum engenheiro do ITA tem o capital financeiro, as instalações, a tecnologia , o conhecimento, o reconhecimento e a experiencia de mercado que a Embraer tem. Em síntese, não adianta nada ter capital humano se não existe nada que os organize, basta ver a quantidade de cérebros que vão embora do país simplesmente porque não encontram condições de trabalhar aqui. Desse modo, a venda da Embraer é sim uma grande perda para o país, que investiu muito nela, diga-se de passagem.Túlio escreveu: ↑Qui Jul 05, 2018 3:15 pm
POWS, sossega um pouco aí, F32, que isso aqui já tá parecendo o fórum DO PRICK, de tanto choro e lamúria!
Vamos lembrar, a EMBRAER já podia ter começado nos anos 30 com o Paulistinha mas foram deixando pra lá, depois o Pignatari se interessou e o deixaram morrer à míngua.
Só que naquele tempo era outro Brasil. Que tale nos animarmos um pouco? Por acaso a FAB vai vender ou pegar uma graninha dos malvados ianques pra fechar o DCTA inteiro, com ITA e tudo? Vai ser proibido ensinar Engenharia Aeronáutica no Brasil? Vão fechar o Technopark de SJC, as incubadoras, exilar todos os experts que tem hoje no Brasil?
O bicho nunca é tão feio quanto parece. Já vi compararem EMBRAER com FMA, PZL & quetales como se fosse a mesma coisa; nenhuma das comparadas jamais teve quadros assim (para não falar em linha de produtos bem sucedidos ou fatia cativa de mercado, coisas que não foram improvisadas) e a capacidade de renovação que segue em curso; se vai pra banha, outra aparece. A maior riqueza não são uns galpões, computadores e máquinas, que isso a Boeing tem mais e maiores; a maior riqueza é gente!
E isso continuamos tendo. Daí ano que vem o Drácula vai embora, toma o seu processo e vai se juntar ao Novo Cristo lá no xilindró 5 estrelas até com internet pra tuitar baboseira. E a vida segue. Não vai acabar o Brasil nem nossa capacidade de projetar e desenvolver aeronaves. Assim, vamos parar um pouco com esse clima de velório que tá brabo...
Essa 'e uma perda enorme que 'e s'o olhar para outros negocios semelhantes ao redor do mundo para saber o quanto isso prejudica e prejudicou varios paises.
Infelizmente carecemos de instituicoes que de fato se preocupam com isso.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Dá-lhe demissão em um momento em que o número de desempregados no Brasil beira os 14 milhões.arcanjo escreveu: ↑Qui Jul 05, 2018 4:44 pm 05/07/2018 10h41 Atualizado há 3 horas
Funcionários da área de aviação comercial da Embraer serão transferidos para nova empresa gerida pela Boeing
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), em comunicado interno da Embraer obtido pelo G1. Unidades de São José dos Campos e Taubaté vão ficar com a nova empresa. Fábrica em Eugênio de Mello, distrito de São José, ficará com Embraer. Sindicato vê acordo com preocupação.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Se um candidato de centro-esquerda ou esquerda ganhar as eleições presidenciais, a caneta vai comer solta para melar esse acordo. Caso vença o pleito um candidato do estirpe do Meirelles ou o 'Bozonaro', daí já devemos rezar a missa de sétimo dia da EMB."A transação depende do aval dos acionistas - entre os quais, no caso da Embraer está o governo brasileiro - e dos órgãos reguladores do mercado brasileiro e americano."
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Frederico Vitor escreveu: ↑Qui Jul 05, 2018 5:36 pmSe um candidato de centro-esquerda ou esquerda ganhar as eleições presidenciais, a caneta vai comer solta para melar esse acordo. Caso vença o pleito um candidato do estirpe do Meirelles ou o 'Bozonaro', daí já devemos rezar a missa de sétimo dia da EMB."A transação depende do aval dos acionistas - entre os quais, no caso da Embraer está o governo brasileiro - e dos órgãos reguladores do mercado brasileiro e americano."
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba ... eing.ghtml
And here it is. Finally the ol' mask is off.
Sempre acaba nisso, né? A "esquerda patriótica e nacionalista" é sempre a tábua de salvação; a "direita vendilhona brasicana", a nossa perdição. Como sempre, não existe nada no meio...
Palavra, queria ao menos por um dia saber como é ser um de VOSMEÇÊS e acreditar em coisas assim, tipo ou é isso ou é aquilo, simples e fácil, nada de aprofundar. Palavra que fico pasmo ao ver, em momentos assim, que quem se diz "de direita" afina legal o discurso com quem diz ser "de esquerda".
Claro, até tocarem em algum "santo nome" como acaba de ser feito. Logo outro "santo nome" (adivinhem QUEM) será devidamente denegrido e, pouco adiante, lá tenho eu que sair editando e apagando post, porque nem se sabe mais sobre o que este tópico é.
Sodas...
Sempre acaba nisso, né? A "esquerda patriótica e nacionalista" é sempre a tábua de salvação; a "direita vendilhona brasicana", a nossa perdição. Como sempre, não existe nada no meio...
Palavra, queria ao menos por um dia saber como é ser um de VOSMEÇÊS e acreditar em coisas assim, tipo ou é isso ou é aquilo, simples e fácil, nada de aprofundar. Palavra que fico pasmo ao ver, em momentos assim, que quem se diz "de direita" afina legal o discurso com quem diz ser "de esquerda".
Claro, até tocarem em algum "santo nome" como acaba de ser feito. Logo outro "santo nome" (adivinhem QUEM) será devidamente denegrido e, pouco adiante, lá tenho eu que sair editando e apagando post, porque nem se sabe mais sobre o que este tópico é.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Não perdemos as fontes de conhecimento, de fato o ITA e afins ainda estarão aí.
A questão é que não somos a União Sovietica. Precisamos de empresas privadas capitalistas para gerar emprego para nossos cérebros.
A questão é que para ter mercado uma empresa precisa de marca e tradição. E não se constrói isso em 5 anos, mas em 50. Nem invocando o espírito do JK é possível inverter essa lógica.
La se vai a embraer e vão ser necessários mais 50 anos para chegar onde estamos hoje, do ponto de vista capitalista, mercadológico, tecnológico, etc. Etc.
Não dou 10 anos para essa JV ser transferida pra China ou outro lugar com mão de obra barata. Quem se formar ou vai para o exterior ou morre de 0fome. Típica fuga de cérebros.
Edit: é off topic mas complementa o assunto. O Poder Naval trouxe uma materia hoje sobre o Mansup e a dificuldade de salvar os técnicos da Mectron para a Siatt. Tudo indica que foi uma operação de guerra. Graças a isso os sensores do Mansup sairam do papel. Isso pq quem levou a Mectron foi a Elbit.
Agora imaginem disputar os cérebros com a Boeing!!! A Boeing!!!!
A questão é que não somos a União Sovietica. Precisamos de empresas privadas capitalistas para gerar emprego para nossos cérebros.
A questão é que para ter mercado uma empresa precisa de marca e tradição. E não se constrói isso em 5 anos, mas em 50. Nem invocando o espírito do JK é possível inverter essa lógica.
La se vai a embraer e vão ser necessários mais 50 anos para chegar onde estamos hoje, do ponto de vista capitalista, mercadológico, tecnológico, etc. Etc.
Não dou 10 anos para essa JV ser transferida pra China ou outro lugar com mão de obra barata. Quem se formar ou vai para o exterior ou morre de 0fome. Típica fuga de cérebros.
Edit: é off topic mas complementa o assunto. O Poder Naval trouxe uma materia hoje sobre o Mansup e a dificuldade de salvar os técnicos da Mectron para a Siatt. Tudo indica que foi uma operação de guerra. Graças a isso os sensores do Mansup sairam do papel. Isso pq quem levou a Mectron foi a Elbit.
Agora imaginem disputar os cérebros com a Boeing!!! A Boeing!!!!
Editado pela última vez por Marcelo Ponciano em Qui Jul 05, 2018 6:19 pm, em um total de 1 vez.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
O valor oferecido pela Boeing é muito baixo, existe uma grande chance dos acionistas (que não gostam de perder dinheiro) rejeitarem o acordo, essa novela ainda não terminou.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
As ações da EMB3 caíram hoje cerca de 15%, o mercado reagiu muito mal o valor proposto da transação, que eu diria ser dinheiro de pinga, irrisório, ridículo. E como já falaram acima, aposto em que em alguns anos essa JV será transferida para os EUA. O E2 talvez até continue sendo produzido por aqui, mas o próximo avião com certeza não será. E como toda crise é um momento de oportunidades, prometo a vocês que irei reportar em primeira mão a transformação de São José dos Campos na Detroit, na Flint do hemisfério sul. Talvez me transforme no Michael Moore brasileiro e ganhe milhões de dólares, torçam por mim!
Ps.: Falaram aí do ITA e tal, mas se não me engano, são pouquíssimos desses alunos que vão para a Embraer. Larga maioria dos engenheiros da Embraer são oriundos das engenharias das federais e estaduais de SP. A maioria daqueles que eu conheço pessoalmente são engenheiros mecânicos da Poli-USP, IME, UFSCar e etc. São José dos Campos é um polo industrial aeronáutico não por causa do CTA ou do ITA (isso fosse talvez nos anos 50 e 60 antes mesmo da Embraer) mas sim porque aqui se localiza a Embraer e as suas centenas de subcontratadas.
Ps.: Falaram aí do ITA e tal, mas se não me engano, são pouquíssimos desses alunos que vão para a Embraer. Larga maioria dos engenheiros da Embraer são oriundos das engenharias das federais e estaduais de SP. A maioria daqueles que eu conheço pessoalmente são engenheiros mecânicos da Poli-USP, IME, UFSCar e etc. São José dos Campos é um polo industrial aeronáutico não por causa do CTA ou do ITA (isso fosse talvez nos anos 50 e 60 antes mesmo da Embraer) mas sim porque aqui se localiza a Embraer e as suas centenas de subcontratadas.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
"Se alguém de esquerda for eleito, vai melar o negócio".
Se a Boeing oferecer um prédio abandonado ao Boulos pela Embraer ele aceita e tem que ser um que ameaçado. O mesmo pra os demais da da ixquerda savadora!
Lembrando que foi na época da Dilma que houve uma das maiores rodadas de privatizações da história.
Agora fica dificil qualquer um Presidente que seja eleito impedir sendo que o Comandante da FAB apoia esse negócio da Embraer.
Se tivessemos Generais e Políticos do Executivo de culhões mesmo, mandava a Boeing tomar no c# e investia em um novo E3 só de raiva. USD 3,8 Bi pela Embraer? Tão zuando!
Lembrem-se que os outros USD 800 mi vão ser de depósito da Embraer.
É óbvio que o mercado reagiria mal, o acordo da Airbus-Bombardier foi de 50,1% pra primeira e 49,9% pra segunda, a Boeing quer vim aqui dá uma dedada de 80% na aviação comercial da Embraer e querer achar bom negócio? Essa JV nem engana, deram um cala boca de 20%. É pura e simples compra, inclusive do material humano (engenheiros).
Sorte dos acionistas da Boeing que os Brasileiros adoram fazer "exame de próstata" fora de época.
Se a Boeing oferecer um prédio abandonado ao Boulos pela Embraer ele aceita e tem que ser um que ameaçado. O mesmo pra os demais da da ixquerda savadora!
Lembrando que foi na época da Dilma que houve uma das maiores rodadas de privatizações da história.
Agora fica dificil qualquer um Presidente que seja eleito impedir sendo que o Comandante da FAB apoia esse negócio da Embraer.
Se tivessemos Generais e Políticos do Executivo de culhões mesmo, mandava a Boeing tomar no c# e investia em um novo E3 só de raiva. USD 3,8 Bi pela Embraer? Tão zuando!
Lembrem-se que os outros USD 800 mi vão ser de depósito da Embraer.
É óbvio que o mercado reagiria mal, o acordo da Airbus-Bombardier foi de 50,1% pra primeira e 49,9% pra segunda, a Boeing quer vim aqui dá uma dedada de 80% na aviação comercial da Embraer e querer achar bom negócio? Essa JV nem engana, deram um cala boca de 20%. É pura e simples compra, inclusive do material humano (engenheiros).
Sorte dos acionistas da Boeing que os Brasileiros adoram fazer "exame de próstata" fora de época.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
Colega, com todo o respeito, sem querer adentrar no mérito da briga esquerda x direita, se você me permite gostaria de apontar algumas imprecisões do seu comentário. No conclusão eu concordo contigo, não é esquerda ou direita que vai salvar o país, mas sim um patriotismo democrático. Mas não podemos nos apoiar em premissas erradas.gabriel219 escreveu: ↑Qui Jul 05, 2018 11:41 pm "Se alguém de esquerda for eleito, vai melar o negócio".
Se a Boeing oferecer um prédio abandonado ao Boulos pela Embraer ele aceita e tem que ser um que ameaçado. O mesmo pra os demais da da ixquerda savadora!
Lembrando que foi na época da Dilma que houve uma das maiores rodadas de privatizações da história.
Agora fica dificil qualquer um Presidente que seja eleito impedir sendo que o Comandante da FAB apoia esse negócio da Embraer.
Se tivessemos Generais e Políticos do Executivo de culhões mesmo, mandava a Boeing tomar no c# e investia em um novo E3 só de raiva. USD 3,8 Bi pela Embraer? Tão zuando!
Lembrem-se que os outros USD 800 mi vão ser de depósito da Embraer.
É óbvio que o mercado reagiria mal, o acordo da Airbus-Bombardier foi de 50,1% pra primeira e 49,9% pra segunda, a Boeing quer vim aqui dá uma dedada de 80% na aviação comercial da Embraer e querer achar bom negócio? Essa JV nem engana, deram um cala boca de 20%. É pura e simples compra, inclusive do material humano (engenheiros).
Sorte dos acionistas da Boeing que os Brasileiros adoram fazer "exame de próstata" fora de época.
Primeiro que a embraer não está sendo privatizada. Ela ja foi na década de 90. Aqui se trata de exercer ou não a Golden Share em defesa da indústria nacional e a saberania sobre o conhecimento tecnológico de que dispomos.
A privatização da embraer foi o que salvou ela na década retrasada. Mas não podemos confundir isso com a omissão do estado em exercer sua soberania sobre uma empresa estratégica.
O que me bota mais medo é que meses antes desse negócio inciar o atual governo fez uma consulta ao Tribunal de Contas da União acerca da possibilidade do Brasil vender suas Golden Share. O parecer foi favorável pela venda.
Eu sou da opinião distinta. Sou patriota, mas vivo em um país se declara como Capitalista na constituição em uma cláusula pétrea que não pode ser abolida nem por emenda. Sendo assim, penso que todo investimento estatal em empresas estratégicas tinham que, por lei, ser convertido em uma golden share. Assim o estado teria poder de veto nas decisões de empresas como Avibras e isso teria impedido a morte lenta e dolorosa que a Mectron teve, mas não necessariamente seria a dona que iria gerir o negócio.
Mas não adianta nada ter a Golden Share se o fdp do governante não a usar em favor da indústria nacional e resolver vendê-la. E o risco que temos com a embraer é esse.
Sobre as privatizações da Dilma, havia muitas impropriedades jurídicas nas notícias da época e devemos analisar com cuidado. Não estou defendendo ela, mas devemos contextualizar as coisas. Boa parte do que foi chamado de privatização (inclusive pela esquerda, como o PSOL) na verdade não foi um privatização propriamente dita, mas verdadeiro arrendamento da coisa pública. O que a Dilma fez foram concessões públicas por prazo certo e determinado de um serviço que deveria ser prestado pelo estado, mas que este preferiu transferir para inciativa privada. Findo o prazo aquele serviço volta para o estado com todos os investimentos incorporados.
Nesse caso entram as chamadas "privatizações" de ferrovias, rodovias, hidroelétricas, linhas de energia, etc. O conceito popular mais próximo que temos de uma concessão pública seria compará-lo com um arrendamento. O estado continua dono, mas permite o uso pela inciativa privada mediante pagamento.
É diferente das privatizações da década de 90, como Embraer e Vale do Rio Doce. Nesses casos foi efetivamente venda definitiva, com o estado mantendo apenas uma ação especial com poder de veto.
Veja que não existe uma forma certa ou errada. As duas coexistem para situações diferentes. Enquanto as concessões públicas são ideias para serviços que o estado tinha obrigação de fazer diretamente, mas não consegue (manutenção de rodovias, de ferrovias, de linhas elétricas), as privatizações impropriamente ditas (venda definitiva) são normalmente aplicáveis em situações em que o estado foi o investidor inicial de um serviço que a iniciativa privada deveria prestar mas que na época não conseguia (como mineração, produção bélica, exploração de petróleo, etc).
De todo modo, não importa se foi privatizado, concedido, se tem Golden share ou não. A verdade é que nas mãos desses nossos políticos de merda (tanto de esquerda como de direita) tudo vai para o ralo em propinas. O que nos falta na classe polícia, antes de tudo, é patriotismo.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
A questão politizada é simples:
E se o próximo presidente pensar dessa seguinte maneira:
Muito provavelmente esse acordo não sai!
Simples assim!
Ou seja, vai ter que passar pelo crivo do próximo presidente."A finalização dos detalhes financeiros e operacionais da parceria estratégica e a negociação dos acordos definitivos da transação devem continuar nos próximos meses. Uma vez executados estes acordos definitivos de transação, a parceria estará, então, sujeita a aprovações regulatórias e de acionistas, incluindo a aprovação do governo brasileiro, bem como outras condições habituais pertinentes à conclusão de uma transação deste tipo. Caso as aprovações ocorram no tempo previsto, a expectativa é que a transação seja fechada até o final de 2019, ou seja, entre 12 a 18 meses após a execução dos acordos definitivos."
https://www.aereo.jor.br/2018/07/05/emb ... comercial/
E se o próximo presidente pensar dessa seguinte maneira:
"A Embraer, eu vou tomar de volta", diz Ciro
https://www.valor.com.br/politica/53887 ... a-diz-ciro ou as ferramentas oferecidas na página.
https://www.focus.jor.br/politica/embra ... iro-gomes/
Muito provavelmente esse acordo não sai!
Simples assim!