COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1231 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 02, 2018 1:10 pm

Eu particularmente detestei esse colete. Só á espaço para duas placas balísticas e não gosto da forma com que fecha na lateral.

Eu ainda acho que a DACS possa ser a fornecedora ideal para nossas FFAA, com Scorpion modificado e Plate Carrier/Templário para FE's, Prec e Inf Sl.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1232 Mensagem por Ckrauslo » Seg Jul 02, 2018 1:35 pm

gabriel219 escreveu: Seg Jul 02, 2018 1:10 pm Eu particularmente detestei esse colete. Só á espaço para duas placas balísticas e não gosto da forma com que fecha na lateral.

Eu ainda acho que a DACS possa ser a fornecedora ideal para nossas FFAA, com Scorpion modificado e Plate Carrier/Templário para FE's, Prec e Inf Sl.
Se você observa bem, com um olhar bem clínico as fotos dos materiais dos mesmos, perceberá que: que os coletes deles, tem um formato estranho, não há simetria, a costura parece mal feita, parece algo mal feito no geral.
Mas os uniformes deles, são bons.
Eu só pessoalmente não gosto do tecido ripstop nas costas, tira um pouco da respiração, mas isso aí já entra como gosto pessoal, é não posso julgar uma empresa por isso.
Seria melhor se eles oferecessem camuflagens originais, o M81 Woodland e o multicam tem uma tonalidade estranha e desbota com maior facilidade.
Gosto muito das camuflagens digitais deles, eles tem três camuflagens muito boas que podem ser utilizadas facilmente nos ambientes brasileiros.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1233 Mensagem por Ckrauslo » Seg Jul 02, 2018 2:35 pm

Em minha opinião existem três empresas que poderiam apresentar soluções para esse quesito, mas resta ver se farão, e se essas soluções seguem alguma linha lógica, muitas inovações estão saindo lá fora, não há problema se espelhar nelas e implementar, afinal é se espelhando no concorrente e tentando fazer melhor, que as grandes inovações surgem lá fora, é assim que as grandes empresas como.
Crye Precision, LBT, First Spear, Eagle Ind e muitas outras, criaram suas grandes inovações.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37514
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1234 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 02, 2018 2:46 pm

Estamos há muito tempo tentando definir a fase I do COBRA e até agora o que se percebe é que não temos uma definição clara de quais equipamentos serão utilizados.
Coisas simples como fardamento, capacete e coturnos ainda carecem de escolha.
Honestamente, por mais opções que existam por aí, é clara a falta de empenho em fechar questão sobre o que serve e o que não serve.
Burrocracia a parte, é no mínimo estranho que não se consiga dar termo a isso depois de tanto tempo.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Dusek
Júnior
Júnior
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Abr 12, 2017 7:10 pm
Agradeceram: 25 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1235 Mensagem por Dusek » Seg Jul 02, 2018 3:46 pm

gabriel219 escreveu: Sex Jun 29, 2018 10:36 pm Imagem
Com o Soldado e no chão só coletes novos. Confesso que não consigo identificar um único IBA, talvez um camuflado, um pouco acima do pé esquedo.

Alguém consegue identificar o modelo? Parece algum tipo de colete flutuador e não possui bolsos laterais para placas balísticas.

Nessa foto ele falou em "brinquedinhos novos", citando o IA2 e - provavelmente - os novos coletes. Capacete ainda é o PAGST, já que os ACH 2.0 (com suporte pra NVG e trilhos laterais) está embargado pelo MPF.

Na verdade esse colete até me parece diferente do último, no canto superior direito.
Ja é um avanço, mas o corte do colete continua sendo antigo e similar ao IBA que acaba limitando a mobilidade e o conforto comparado aos coletes modernos, na minha opinião o EB deveria ser equipado com o WTC plate carrier.




Avatar do usuário
Dusek
Júnior
Júnior
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Abr 12, 2017 7:10 pm
Agradeceram: 25 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1236 Mensagem por Dusek » Seg Jul 02, 2018 3:49 pm

Falando nisso, a unidade dele deve ser alguma de infantaria de selva, para fora do colete da para ver um S que normalmente é de BIS (Batalhão de Infantaria de selva)
que como eu já citei passou a adotar diversos coletes de diferentes empresas.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1237 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 02, 2018 5:13 pm

Ckrauslo escreveu: Seg Jul 02, 2018 1:35 pm
gabriel219 escreveu: Seg Jul 02, 2018 1:10 pm Eu particularmente detestei esse colete. Só á espaço para duas placas balísticas e não gosto da forma com que fecha na lateral.

Eu ainda acho que a DACS possa ser a fornecedora ideal para nossas FFAA, com Scorpion modificado e Plate Carrier/Templário para FE's, Prec e Inf Sl.
Se você observa bem, com um olhar bem clínico as fotos dos materiais dos mesmos, perceberá que: que os coletes deles, tem um formato estranho, não há simetria, a costura parece mal feita, parece algo mal feito no geral.
Mas os uniformes deles, são bons.
Eu só pessoalmente não gosto do tecido ripstop nas costas, tira um pouco da respiração, mas isso aí já entra como gosto pessoal, é não posso julgar uma empresa por isso.
Seria melhor se eles oferecessem camuflagens originais, o M81 Woodland e o multicam tem uma tonalidade estranha e desbota com maior facilidade.
Gosto muito das camuflagens digitais deles, eles tem três camuflagens muito boas que podem ser utilizadas facilmente nos ambientes brasileiros.
E outra, a textura do material desse colete parece de um colete salva-vidas com suporte pra placa balística.

Fiquei pensando se não é um colete balístico flutuador.

Sobre as camuflagens, pelo menos na minha região, o Greenzone é bem mais eficiente que o Multicam, só perde pro M81 e o atual padrão em mata fechada, pois ainda é muito claro.

Se deixar ele fosco igual o Wildwood, trocar o verde-amarelado pelo marrom e escurecer um pouco o verde escuro pra verde oliva, ficaria perfeito pra nosso país. Pegaria o mesmo padrão e apenas escureceria, sendo perfeito pra Selva.

O Multicam é muito eficiente no Sertão Nordestino, porém como uniforme transicional ele chega a perder pro Badlands (não tenho um pra testar, mas pelos reviews).

Os Coletes poderiam ser fornecidos pela DACS e talvez a Forhonor fabricar os uniformes sob licença da Pencott. Sou á favor de diversificar entre as empresas.




Editado pela última vez por gabriel219 em Seg Jul 02, 2018 5:20 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1238 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 02, 2018 5:15 pm

Dusek escreveu: Seg Jul 02, 2018 3:49 pm Falando nisso, a unidade dele deve ser alguma de infantaria de selva, para fora do colete da para ver um S que normalmente é de BIS (Batalhão de Infantaria de selva)
que como eu já citei passou a adotar diversos coletes de diferentes empresas.
Mas ai é que está, se notar bem a letra atrás desse S tem um "pézinho" e o I nos uniformes são iguais a esse.

Sinceramente não consigo identificar que tropa é essa.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1239 Mensagem por Ckrauslo » Seg Jul 02, 2018 6:37 pm

gabriel219 escreveu: Seg Jul 02, 2018 5:13 pm
Ckrauslo escreveu: Seg Jul 02, 2018 1:35 pm

Se você observa bem, com um olhar bem clínico as fotos dos materiais dos mesmos, perceberá que: que os coletes deles, tem um formato estranho, não há simetria, a costura parece mal feita, parece algo mal feito no geral.
Mas os uniformes deles, são bons.
Eu só pessoalmente não gosto do tecido ripstop nas costas, tira um pouco da respiração, mas isso aí já entra como gosto pessoal, é não posso julgar uma empresa por isso.
Seria melhor se eles oferecessem camuflagens originais, o M81 Woodland e o multicam tem uma tonalidade estranha e desbota com maior facilidade.
Gosto muito das camuflagens digitais deles, eles tem três camuflagens muito boas que podem ser utilizadas facilmente nos ambientes brasileiros.
E outra, a textura do material desse colete parece de um colete salva-vidas com suporte pra placa balística.

Fiquei pensando se não é um colete balístico flutuador.

Sobre as camuflagens, pelo menos na minha região, o Greenzone é bem mais eficiente que o Multicam, só perde pro M81 e o atual padrão em mata fechada, pois ainda é muito claro.

Se deixar ele fosco igual o Wildwood, trocar o verde-amarelado pelo marrom e escurecer um pouco o verde escuro pra verde oliva, ficaria perfeito pra nosso país. Pegaria o mesmo padrão e apenas escureceria, sendo perfeito pra Selva.

O Multicam é muito eficiente no Sertão Nordestino, porém como uniforme transicional ele chega a perder pro Badlands (não tenho um pra testar, mas pelos reviews).

Os Coletes poderiam ser fornecidos pela DACS e talvez a Forhonor fabricar os uniformes sob licença da Pencott. Sou á favor de diversificar entre as empresas.
Tu não entendeu Gabriel, minha postagem foi falando dos materiais da DACS, não dá imagem.
O colete da imagem tá com tudo no lugar, parece firme e simétrico, material parece nylon normal o que pode ser menos resistente, mas sua única diferença mesmo é as fivelas que são usadas no lugar do velcro.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1240 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 02, 2018 10:49 pm

Ckrauslo escreveu: Seg Jul 02, 2018 6:37 pm Tu não entendeu Gabriel, minha postagem foi falando dos materiais da DACS, não dá imagem.
O colete da imagem tá com tudo no lugar, parece firme e simétrico, material parece nylon normal o que pode ser menos resistente, mas sua única diferença mesmo é as fivelas que são usadas no lugar do velcro.
Agora entendi. Eu tinha escutado elogios antes sobre a DACS mas nunca detalhadamente.

Mas o problema é justamente onde estão as fivelas, pode gerar desconforto.

Geralmente coletes Plate Carrier de 2 placas possuem fivelas mais "soltas", dando um conforto melhor onde deveria ficar as placas laterais:
https://www.steeldefender.com/compact-a ... rrier-sale
Esse modelo aqui considero ideal para Inf Sl:
Imagem

Também seria interessante ele ser modular, podendo adicionar estojo para placas laterais, caso FE's, Prec ou Inf Sl atuem em conjunto com as demais tropas regulares.

Quando estiverem em seu "habitat natural", ai remove os estojos laterais e fica somente com os compartimentos de carga atrás e na frente.

Não sei se isso existe.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1241 Mensagem por Ckrauslo » Seg Jul 02, 2018 11:10 pm

gabriel219 escreveu: Seg Jul 02, 2018 10:49 pm
Ckrauslo escreveu: Seg Jul 02, 2018 6:37 pm Tu não entendeu Gabriel, minha postagem foi falando dos materiais da DACS, não dá imagem.
O colete da imagem tá com tudo no lugar, parece firme e simétrico, material parece nylon normal o que pode ser menos resistente, mas sua única diferença mesmo é as fivelas que são usadas no lugar do velcro.
Agora entendi. Eu tinha escutado elogios antes sobre a DACS mas nunca detalhadamente.

Mas o problema é justamente onde estão as fivelas, pode gerar desconforto.

Geralmente coletes Plate Carrier de 2 placas possuem fivelas mais "soltas", dando um conforto melhor onde deveria ficar as placas laterais:
https://www.steeldefender.com/compact-a ... rrier-sale
Esse modelo aqui considero ideal para Inf Sl:
Imagem

Também seria interessante ele ser modular, podendo adicionar estojo para placas laterais, caso FE's, Prec ou Inf Sl atuem em conjunto com as demais tropas regulares.

Quando estiverem em seu "habitat natural", ai remove os estojos laterais e fica somente com os compartimentos de carga atrás e na frente.

Não sei se isso existe.
O do link? Ou o da foto que você postou?
Se for o dá foto, acho um pouco demais eles utilizarem um JPC...
Acho que deviam usar armor carrier como as demais tropas, para proteger de qualquer estilhaço.
Em operações de menos risco podem utilizar suspensórios e chest rigs




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1242 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 02, 2018 11:35 pm

O da foto, a do link usei de exemplo apenas a "formação" da fivela.

Será que um CIRAS não seria demais, mesmo para operações em cidades ribeirinhas ou em algumas áreas de selva?

A minha ideia dessa "modularidade" do Plate Carrier seria apenas para adicionar 2 bolsos na laterais para placas extras em caso da tropa sair de seu habitat natural (um exemplo seria lutando no Lavrado de Roraima ou próximo ás cidades na região).

Já as tropas regulares (algumas Leves, Mecanizadas e Blindadas) iriam de CIRAS 2.0/IOTV Gen 3:
Imagem

Ou, quem sabe, BAE RBAV:
Imagem

Se o Exército der uma apertada, pode ter certeza que as empresas irão babar e melhorar a confecção dos coletes.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1243 Mensagem por gabriel219 » Seg Jul 02, 2018 11:44 pm

Já sobre placas, por enquanto iria com as placas convencionais, mas eu faria um estudo sério sobre placas de nanotubo de carbono.

Eu fui TESTEMUNHA de uma "placa" de nanotubos de carbono (de múltiplas paredes, placa entre "aspas" pois a testura é igual á de uma jaquela de couro) literalnente cuspir 5 tiros de .44 magnum á 1 metro e sem qualquer perfuração.

No caso a "placa" estava "crua", sem outro componente que chaman de Softplate. É uma "placa" gelatinosa que retém os fragmentos dos projéteis.

Nós compramos as munições e levamos para os testes. Uma que era classificada como nível III-A tomou 2 tiros de Dragunov há uns 3 metros e nem se quer houve perfuração. Uma placa nível IV de Kevlar foi perfurada no segundo tiro, pois o primeiro quebrou a placa.

E a placa completa de NCMP nível III-A pesa cerca de 454 gramas, em comparação á 2,9 kg de uma placa de Kevlar III-A LW da AR500 (ambos 11" x 14").




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1244 Mensagem por Ckrauslo » Ter Jul 03, 2018 12:43 am

gabriel219 escreveu: Seg Jul 02, 2018 11:35 pm O da foto, a do link usei de exemplo apenas a "formação" da fivela.

Será que um CIRAS não seria demais, mesmo para operações em cidades ribeirinhas ou em algumas áreas de selva?

A minha ideia dessa "modularidade" do Plate Carrier seria apenas para adicionar 2 bolsos na laterais para placas extras em caso da tropa sair de seu habitat natural (um exemplo seria lutando no Lavrado de Roraima ou próximo ás cidades na região).

Já as tropas regulares (algumas Leves, Mecanizadas e Blindadas) iriam de CIRAS 2.0/IOTV Gen 3:
Imagem

Ou, quem sabe, BAE RBAV:
Imagem

Se o Exército der uma apertada, pode ter certeza que as empresas irão babar e melhorar a confecção dos coletes.
Bom Gabriel a finalidade de equipar as tropas é pensando no pior cenário, para essas operações de quase zero risco, poderiam operar com suspensórios, chest rigs ou colocar apenas placas nível IIIa no colete.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1196
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1245 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Jul 03, 2018 8:31 am

gabriel219 escreveu: Seg Jul 02, 2018 5:15 pm
Dusek escreveu: Seg Jul 02, 2018 3:49 pm Falando nisso, a unidade dele deve ser alguma de infantaria de selva, para fora do colete da para ver um S que normalmente é de BIS (Batalhão de Infantaria de selva)
que como eu já citei passou a adotar diversos coletes de diferentes empresas.
Mas ai é que está, se notar bem a letra atrás desse S tem um "pézinho" e o I nos uniformes são iguais a esse.

Sinceramente não consigo identificar que tropa é essa.
Se vê "SI", o que me levou a pensar em PSI, mas verifiquei que a sigla do batalhão de operações psicológicas é PSICO no final.




Responder