Noticias de Portugal

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40608
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3033 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8926 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jun 16, 2018 7:25 am

Dos EUA, Costa traz bagagem com milhões de dólares e milhares de empregos

Depois de uma semana nos Estados Unidos, Costa volta com uma mala cheia de novas parcerias e investimentos. Google, Amyris e MIT são as principais mercadorias.

Depois de uma semana nos Estados Unidos, Costa volta com uma mala cheia de novas parcerias e investimentos. Google, Amyris e MIT são as principais mercadorias.

Costa volta a casa com uma série de novas parcerias na mala.Fotomontagem: Lídia Leão
Uma semana nos Estados Unidos parece pouco tempo para ver um país tão grande, mas foi o suficiente para António Costa travar conhecimentos com as pessoas que têm o futuro — e o dinheiro — nas mãos. O primeiro-ministro regressa a Portugal com uma mala cheia de novas parcerias e investimentos.

O primeiro-ministro esteve esta semana de visita à maior economia mundial, tendo celebrado o dia de Portugal com os emigrantes e os lusodescendentes no país. Mas as interações mais valiosas foram as feitas nas grandes empresas. Costa passou pela Google, pela Cisco, pela Amyris, e conseguiu, pelo menos em algumas, fechar negócios que vão da tecnologia ao vinho.

Google traz centro de desenvolvimento Android

Na passagem por Mountain View, onde está a primeira casa da gigante tecnológica Google, António Costa trouxe 1.000 postos de trabalho para juntar aos 500 que já tinham sido anunciados no princípio deste ano.

A Google vai instalar em Portugal uma unidade de formação e desenvolvimento do seu sistema operativo, o Android. Isto quer dizer que algum do software que vai andar nos bolsos de milhões de pessoas por todo o mundo vai sair de Oeiras. Segundo o primeiro-ministro, esta é uma “academia piloto”, a primeira na Europa.

O vice-presidente para os assuntos globais da Google, Kent Walker afirmou que continua a manter “uma conversa séria e muito construtiva com os membros do Governo português”, o que poderá dizer que à terceira é que será de vez.

“A nossa apreciação é que Portugal é um dos países líderes da economia digital na Europa. Queremos continuar a apoiar os esforços do Governo português para desenvolver a digitalização da sua economia”, disse aos jornalistas Walker, na apresentação deste novo programa.

Caldeira Cabral, ministro da Economia do Governo de Costa, acredita que atrás da Google virão outras empresas do setor. “A Google está a atrair outras empresas que fazem parte do ecossistema e que trabalham com a Google”, afirmou o governante que acompanhou o primeiro-ministro nesta viagem pela “terra dos sonhos”.

Hub de biotecnologia da Amyris no Porto

Na Universidade de Stanford, também na solarenga Califórnia, as novidades juntam a inovação tecnológica à investigação e desenvolvimento na biologia. O primeiro-ministro esteve presente na assinatura do protocolo entre a Stanford Hoover Institution, o AICEP, a empresa norte-americana Amyris e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto que vai trazer um hub de biotecnologia para o norte.

O centro europeu de investigação, desenvolvimento e inovação em bioprodutos vai implicar um investimento de 50 milhões de euros e a contratação de mais de 100 investigadores. Será assim instalada uma plataforma automatizada de bioengenharia, que juntará as mentes de todas estas instituições.

MIT Portugal para inteligência artificial

Também no campo na investigação e do desenvolvimento, foi anunciada uma parceria entre o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Estado que terá como principal componente a inteligência artificial. O programa desenvolver-se-á até 2030 e envolverá 120 milhões — metade a chegar de cada um dos lados do Atlântico.

A parceria entre as duas instituições já é antiga, mas passa agora para uma segunda fase, direcionada para a datascience e a machinelearning, todas estas do setor da automação.

TAP passa a ligar Lisboa a São Francisco

E para que todas estas sinergias sejam ainda mais fortes, a TAP passará a operar voos diretos entre Lisboa e São Francisco no próximo ano. No anúncio desta nova rota, Costa afirmou que a capital portuguesa será “a primeira cidade do sul da Europa a ter voos diretos de e para São Francisco”.

“Venham, não só para nos visitar, mas também para investirem e trabalharem connosco”, acrescentou o primeiro-ministro na apresentação.

Questionada pelo ECO, a transportadora aérea nacional não prestou quaisquer declarações em relação a este assunto, não havendo nenhuma informação relativa à rota nos canais online da mesma.

Pitch do Alqueva no Napa Valley

Este negócio não ficou fechado, mas o pitch ficou feito. Já em Napa Valley, a capital vitivinícola norte-americana, o primeiro-ministro deixou claro que os terrenos portugueses são férteis o suficiente para receberem o investimento estrangeiro. Principalmente a área de regadio do Alqueva.

“Temos uma elevada área por explorar na zona do Alqueva. Com o novo plano nacional de regadios vamos alargar até 2022, significativamente, as áreas de exploração que podem atrair importantes investimentos no Alqueva, no centro e norte do país”, declarou António Costa.

Apresentações feitas, parece então que o negócio estará perto de fechar, com fontes do Executivo a avançarem à agência Lusa que o Alqueva, a prazo, poderá receber um investimento com origem na Califórnia, na ordem dos 200 milhões de euros, para plantação de amendoeiras.

:arrow: https://www.sapo.pt/noticias/economia/d ... 0703c819e0




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40608
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3033 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8927 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jun 16, 2018 7:28 am

Carlos Pedro “plantou bombeiros” para proteger propriedade

Quando Carlos Pedro, de 57 anos, se instalou na Ribeira Velha, concelho de Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, para criar uma unidade de turismo da natureza, cedo se apercebeu que teria de proteger a propriedade de incêndios.

“Ali está uma figueira, o bombeiro número um; acolá uma nogueira, o bombeiro número dois”, relatou à agência Lusa Carlos Pedro, apontando para a entrada da propriedade de quatro hectares, onde também não faltam cedros, carvalhos, medronheiros ou castanheiros.

Mas em 17 de junho de 2017, quando o fogo eclodiu no concelho vizinho de Pedrógão Grande e chegou à Ribeira Velha, freguesia de Campelo, a unidade, de quatro hectares, não foi poupada.

Denominada Forte Raposa e instalada a meia encosta da serra da Lousã, o incêndio evitou o alojamento da unidade, mas deixou marcas nestas estruturas, assim como nos equipamentos para atividades, sobretudo desportos radicais, que disponibilizava.

A primeira viatura de bombeiros, dos Voluntários de Penela, distrito de Coimbra, chegaria à aldeia na madrugada seguinte.

“Primeiro pensei que não sobreviveria. Depois de colocar mulher e filha a salvo, foi lutar com os meus ‘bombeiros’ até apagar o incêndio”, contou o empresário, para acrescentar que, após o fogo, pensou “muitas vezes em desistir”.

O empresário viu ser-lhe atribuído um apoio de cerca de 36 mil euros (85% da candidatura), mas gostaria que “o apoio fosse a 100 por cento e que não fosse cobrado IVA”.

Neste aspeto, destaca o trabalho “inestimável” do Centro Investe, da Câmara de Figueiró dos Vinhos e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Carlos Pedro candidatou-se, ainda, à linha de apoio à tesouraria do Turismo de Portugal, tendo sido informado que aquela estava correta, mas foi excluída “porque a unidade não estava em funcionamento”.

“Como é que podia estar em funcionamento?”, questionou quem antes do incêndio esperava “muita atividade e ocupação do alojamento”, mas viu um verão de “negócio zero”.

Nesta unidade de turismo da natureza, a reconstrução, “também por causa do estado do tempo, “faz-se aos poucos”, com Carlos Pedro a dizer que são “poucos apoios”.

Quanto ao futuro, o empresário, que trocou Aveiro por Figueiró dos Vinhos, de onde era natural o avô paterno, admite que “as expectativas não são muito boas”, considerando que o Estado “tem de fazer mais coisas nestes territórios”.

A este propósito, sugere “isentar as empresas de IRC” ou “chamar médicos e outros serviços”.

Sobre o fogo, que teme que desça novamente a serra, apenas uma constatação: “Nada está resolvido ao nível do ordenamento florestal”.



Segundo o Centro Investe, serviço do município de apoio aos empresários, das 13 empresas do concelho de Figueiró dos Vinhos que foram afetadas pelos incêndios de junho de 2017 e que apresentaram a respetiva candidatura a apoios, todas receberam incentivos para a reposição da atividade económica. As empresas que apenas tiveram danos em matérias-primas não puderam candidatar-se a estes apoios.

Empresas retomam normalidade mas ainda há pessimismo

Madeireiro de profissão, Jorge Henriques, de Castanheira de Pera, um dos concelhos do distrito de Leiria atingido pelos incêndios de junho de 2017, trocou nessa data o corte e venda de pinheiros e eucaliptos verdes pelos de cor negra.

“Cortava pinheiros e eucaliptos verdes, agora são negros. E quando acabar?”, pergunta-se Jorge Henriques, de 41 anos, que há um ano vê o horizonte negro, quer na paisagem, quer no futuro profissional.

Relembrando a grande mancha florestal que esta região do Interior do país tinha antes do dia 17 de junho de 2017, o empresário vaticina que “qualquer dia não há nada para cortar”, embora quisesse ter “mais confiança no futuro, mais esperança”.

A empresa de Jorge Henriques tem mais três trabalhadores e faz parte de dezenas de unidades afetadas pelos fogos.

No seu caso, viu o fogo diminuir-lhe viaturas e equipamentos, mas manteve os funcionários.

“Não despedi ninguém, ninguém foi embora”, assegurou à agência Lusa, insistindo em respostas para a interrogação que muitos outros também fazem: “Está praticamente tudo queimado, a madeira foi-se. Acabando isto, vamos para onde trabalhar?”.

Em Castanheira de Pera, concelho com menor população e área do distrito de Leiria, um cartaz numa das rotundas mantém a lembrança de que “é tempo de renascer das cinzas”, com o município a agradecer a solidariedade.

Jorge Henriques, que acredita que o setor vai “atravessar um mau bocado”, gostaria de ver essa solidariedade traduzida, por exemplo, na descida do preço dos combustíveis, exemplificando que há um ano enchia o depósito do seu camião para transporte de madeira com cerca de 420 euros e agora tem de somar mais 100 euros.

No concelho vizinho de Pedrógão Grande, o empresário Albano Graça, de 63 anos, espera a curto prazo retomar a normalidade do seu posto de combustível, agora que assinou o contrato no âmbito dos apoios à reposição da atividade económica.

Desde 17 de junho de 2017, que foi “todos os dias a perder dinheiro”, porque quem ia ao posto também aproveitava para ir ao café, contíguo, que há um ano regista menos movimento e, por isso, menos negócio.

Albano Graça, que teve amigos e conhecidos que o incêndio levou, aponta o “primeiro sinal” de que o fogo não pouparia a sua empresa, com oficina e reboque, quando “mais de mil pneus começaram a arder”, porque “o lume estava sempre a cair”.

E para quem, como ele, viveu e sobreviveu à tragédia, esta não deixa de estar omnipresente.

Albano Graça, que nos dias seguintes andou a rebocar dezenas de viaturas calcinadas, comenta: “Não lhe digo o que vi dentro dos carros, andei noites sem dormir”.

Nesta aldeia, Outão, como noutras no interior do Interior que já é Pedrógão Grande, as marcas dos incêndios estão difíceis de apagar, não apenas na paisagem, como em edificações ou na sinalética rodoviária, uma grande parte queimada pelos fogos, mas que permanece em vias secundárias.

Porém, aqui, como noutras localidades, o verbo destruir é substituído, paulatinamente, pelo reconstruir, como é o caso de Albano Graça, agora com olhos postos no investimento que se espera traga mais movimento à aldeia.

Em Figueiró dos Vinhos, foi com o apoio de outras empresas que José Carlos Coelho, de 56 anos, conseguiu manter neste último ano a sua agência funerária.

O incêndio consumiu-lhe, além de uma garagem e barracão, três viaturas da agência, tendo posteriormente José Carlos Coelho recebido um apoio na ordem dos 120 mil euros para a sua substituição.

“Nunca deixei de trabalhar com o apoio da agência de Castanheira de Pera, de que sou sócio, e de outros colegas”, referiu o empresário, satisfeito pela forma como decorreu a candidatura, mas sem esquecer que lhe coube “oito serviços de gente conhecida” vítima dos incêndios.

O empresário, habituado a lidar com a morte, precisou: “Uma vez eram quatro urnas numa igreja, é doloroso”.

Em junho de 2017, os incêndios que deflagraram na zona de Pedrógão Grande provocaram 66 mortos: a contabilização oficial assinalou 64 vítimas mortais, mas houve ainda registo de uma mulher que morreu atropelada ao fugir das chamas e uma outra que estava internada desde então, em Coimbra, e que acabou também por morrer. Houve ainda mais de 250 feridos.

:arrow: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/c ... ropriedade




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40608
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3033 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8928 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jun 16, 2018 10:23 am

As mulheres que se fazem à mina
Catarina Cruz e Reinaldo

Andreia Rebolo trocou a vida de carteira pelo fundo da mina há sete anos. Apaixonou-se pelo mundo lá em baixo e pelo homem da sua vida. Francisca Capeta chegou à mina de Neves-Corvo muito antes, há 30 anos. São duas das 126 mulheres que trabalham na exploração de cobre e zinco nesta mina do Alentejo.

Video - https://www.vdigital.pt/programa/docs/e ... 63565.html




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55682
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 2549 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8929 Mensagem por P44 » Seg Jun 18, 2018 6:07 am





*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62301
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6528 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

Re: Noticias de Portugal

#8930 Mensagem por Túlio » Seg Jun 18, 2018 2:30 pm

Tô falando, o Prepe véio PIROU de vez: quando que, uns anos atrás, a gente ia poder vê-lo se regozijando com o seu amado socialismo perdendo terreno? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Ou, alternativamente, talvez pense como muitos, ou seja, socialismo é muito que bueno mas só no rabo dos outros (NÓS, no caso, dado ser conhecido fanboy do Novo Cristo e sua Anta), já na casa da gente (Portugal), CREDO... [003] [003] [003] [003]

Imagem


Quem será que está abraçando o Lulla-lau??? [082] [082] [082] [082]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55682
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 2549 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8931 Mensagem por P44 » Ter Jun 19, 2018 6:22 am

O problema por cá é que um PS com maioria absoluta tem a tendência em se tornar um PSD, ou seja, vira logo á direita e de certeza que vai reverter todas as medidas que o actual governo impôs, porque a isso foi OBRIGADO, pelo BE e pelo PCP. O PS de "socialista" só tem o nome, daí para mim o mais importante é que não consigam a maioria absoluta...

Se bem que não me admirava nada que se tal vier a acontecer, se coliguem com o actual PSD pós-passos coelho.

O que assistimos em 2015 foi sem dúvida um caso único na história da democracia portuguesa, pois graças ao "irredutivel" passos coelho não existia a menor ponte de diálogo entre dois partidos que na verdade são ambas as faces da mesma moeda, e aí foram "obrigados" a aceitar o acordo com BE e PCP para criar a "geringonça" atual, da qual o PS está desejoso de se livrar (só que a sede de poder fala mais alto!!!)




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40608
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3033 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8932 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 19, 2018 6:24 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55682
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 2549 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8933 Mensagem por P44 » Ter Jun 19, 2018 6:29 am

Deixa a cristas voltar ao poder que vai ser só eucalipto por todo o lado (again...)




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40608
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3033 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8934 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 19, 2018 7:06 am

Ela deixou legislado muita coisa para que essa fosse a politica oficial do estado. Se há árvore que não gosto mesmo nada é o eucalipto porque quando fui Bombeiro cheguei a combater incêndios em eucaliptais... aquilo metia medo! O fogo parecia que tinha consciência... uma consciência do mais negro que há!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
tgcastilho
Sênior
Sênior
Mensagens: 932
Registrado em: Qua Jun 18, 2008 10:59 am
Localização: No meu cantinho a beira mar plantado
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 249 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8935 Mensagem por tgcastilho » Ter Jun 19, 2018 8:17 am

Pois, o problema que aqui se esquecem é que o problema dos eucaliptos não é tão simples como se fala! De quantas pessoas a industria de papel não é o ganha pão!? De uns milhares! Fala-se do Eucalipto como se o eucalipto que ardesse fosse propriedade do "grande capital". Mas não é! 90% do eucalipto que arde é eucalipto do zé povo que mais se está a cagar para tudo e que deixa ganhar mato durante uns dez anos e depois vai lá corta tudo e vende!
Mas não, acabe-se com a industria toda e mandem a malta para o desemprego. Quando tiver tudo desempregadinho da vida, ai hão-de culpar a UE, o STEP RaBBIT ou, à falta de melhor, o capeta. Xuxalismo é bom!




"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55682
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 2549 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8936 Mensagem por P44 » Ter Jun 19, 2018 2:26 pm

Pois é , entao plantemos eucalipto em todo o lado, tal como nos anos 8O se queimavam os barcos de pesca e se compravam jipes á pazada para mamar os subsidios sem fim da CEE, o portuguesinho na sua ganancia e ignorancia de querer o maior lucro possivel no menor espaço de tempo desatou a plantar eucaliptos em todo o lado e graças a isso tivémos o ano passado a desgraça de Pedrogao!!!!




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
tgcastilho
Sênior
Sênior
Mensagens: 932
Registrado em: Qua Jun 18, 2008 10:59 am
Localização: No meu cantinho a beira mar plantado
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 249 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8937 Mensagem por tgcastilho » Ter Jun 19, 2018 6:39 pm

Se leres bem o que disse, eu critiquei a plantação sem qualquer cuidado de eucalipto. O que disse foi que quem vocês culpam, em grande parte, pouca culpa tem. Desafio alguém a encontrar um terreno propriedade de uma celulose que não cumpra todas as regras de segurança. E não é uma questão de serem santos, é simplesmente que as plantações são um investimento se arderem é dinheiro perdido...




"Socialist governments traditionally do make a financial mess. They [socialists] always run out of other people's money. It's quite a characteristic of them."
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55682
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 2549 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8938 Mensagem por P44 » Qua Jun 20, 2018 6:16 am

Ah OK então percebi mal ;)




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55682
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2889 vezes
Agradeceram: 2549 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8939 Mensagem por P44 » Qua Jun 20, 2018 6:25 am

BCP deixa de emprestar dinheiro aos clubes de futebol

Miguel Maya, o novo presidente executivo do BCP, decidiu deixar de financiar clubes de futebol. A medida entra em vigor num momento particularmente sensível para o desporto rei em Portugal.

Miguel Maya, o novo presidente executivo do BCP, decidiu deixar de financiar clubes de futebol. A medida entra em vigor num momento particularmente sensível para o desporto rei em Portugal.
O BCP vai deixar de emprestar dinheiro a clubes de futebol. Há vários anos que o banco ajudava a financiar estas instituições, mas o novo presidente executivo, Miguel Maya, já tomou a decisão: este tipo de operações é para acabar, noticia o Público (acesso condicionado) esta quarta-feira.

Esta decisão surge num momento particularmente crítico no futebol português, sobretudo face à crise do Sporting, numa altura em que a SAD leonina deve cerca de 150 milhões de euros ao BCP, mais cerca de 150 milhões ao Novo Banco. O novo líder do BCP pretende assim reduzir a exposição do banco aos clubes de futebol, por causa dos riscos existentes e por não serem investimentos que se alinhem com a estratégia da instituição.

O Público recorda também que esta medida não é propriamente nova. Em 2012, no período da troika, quando o BCP pediu três mil milhões de euros de dinheiro público para se financiar, a autoridade europeia DGComp exigiu ao banco que não aumentasse a sua exposição a clubes de futebol. Segundo o jornal, a exigência foi levantada em fevereiro do ano passado, quando o BCP pagou esta dívida.

https://www.sapo.pt/noticias/economia/b ... 8e1b1fd2cb




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 40608
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1207 vezes
Agradeceram: 3033 vezes

Re: Noticias de Portugal

#8940 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jun 20, 2018 7:22 am

Portugal recebeu quase 47 mil estrangeiros em 2016 e acolheu 400 refugiados

Quase 47 mil estrangeiros chegaram a Portugal em 2016, o valor mais elevado desde 2010, tendo o país dado estatuto de refugiado ou proteção internacional a 400 pessoas, o dobro de 2015, revela um relatório da OCDE divulgado hoje.

Os dados fazem parte do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre migrações, divulgado no Dia Mundial dos Refugiados, onde o organismo analisa os recentes desenvolvimentos em matéria de movimentos migratórios e, pela primeira vez, o impacto do acolhimento de refugiados no mercado laboral.

Concretamente em relação aos refugiados, a OCDE aponta que Portugal concedeu estatuto de refugiado ou proteção internacional a 400 pessoas em 2016, duas vezes mais do que em 2015, sendo que em dois terços dos casos foi dado visto humanitário e aos restantes estatuto de refugiado.

“Portugal continua a cumprir com o seu compromisso, no âmbito da agenda europeia para a migração, de acolher e instalar 4.574 pessoas vindas da Grécia e de Itália, até dezembro de 2017”, refere a organização, acrescentando que entre janeiro e junho desse ano foram recolocadas 2.250 pessoas, aproximadamente 50% do número total acordado.

Em relação aos imigrantes, a OCDE salienta que em 2016 entraram no país 46.900 pessoas, “o nível mais elevado registado desde 2010 e um aumento de 24% em relação a 2015”, e que teve como consequência o “primeiro aumento do número da população estrangeira desde 2009”.

Em 2016, viviam em Portugal 397.700 estrangeiros, mais 2,3% do que em 2015, refere a OCDE.

“Mais de metade do aumento da entrada anual pode ser relacionado com a livre circulação na União Europeia. O número de migrantes da União Europeia aumentou mais de 40% em dois anos”, lê-se no relatório



O documento acrescenta que em 2014 eram 14.700 pessoas, número que passou para 21.200 em 2016, ano em que a maioria veio de França (3.500), Itália (3.100) e Reino Unido (3.100).

“Estes aumentos foram em parte justificados com o regime fiscal favorável para os residentes não habituais aplicável a novos residentes fiscais”, diz a OCDE.

Por outro lado, o número de autorizações de residência para a atividade de investimento (modalidade conhecida como 'vistos gold') também aumentaram em 2016 e 2017 “quando recuperaram dos atrasos depois da suspensão do programa em 2015 por causa de investigações judiciais a casos de corrupção”.

A OCDE refere que entre janeiro e julho de 2017, foram autorizados mil vistos, além de outros dois mil adicionais para membros da família, em comparação com 1.400 vistos em 2016, aos quais se somam mais 2.300 para membros do agregado familiar.

Já no que diz respeito à emigração, depois de um aumento entre 2010 e 2013, a saída de portugueses para viverem noutro país estabilizou em 2013, com um número estimado de 38.300 emigrantes permanentes e 58.900 temporários, em 2016.

“Foram apresentadas várias iniciativas para aumentar a atratividade de Portugal tanto para os estrangeiros como para os portugueses emigrados”, refere a OCDE.

A organização sublinha que 2016 foi o ano em que se assinalaram dez anos desde a entrada em vigor da Lei da Nacionalidade, “que facilitou a aquisição de nacionalidade portuguesa a crianças filhas de imigrantes nascidas em Portugal ou que chegaram ainda bebés”, acrescentando que entre 2008 e 2016, 225.000 pessoas adquiriram a nacionalidade portuguesa.

“Em 2016, 29 mil pessoas adquiriram a nacionalidade portuguesa, mais 30% do que em 2015”, lê-se no relatório.

As referências a Portugal incluem ainda as alterações recentes feitas à Lei da Nacionalidade, mas também à Lei da Imigração, destacando as restrições na expulsão de imigrantes sem documentos, além de terem sido transpostas três diretivas europeias sobre as condições de entrada e permanência de residentes de países terceiros para trabalho sazonal

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/p ... refugiados




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder