Lá atrás, pouco após os 100 dias do governo Trump, eu usei a afirmação que ele tinha mandado a China amarrar o seu cachorro (Kim) e fui questionado por alguns que não tinha como eu afirmar isso. Preferi dar tempo ao tempo, até mesmo porque não sou o dono da verdade e estava apenas analisando os fatos para chegar a alguma conclusão. Pois bem, os fatos analisados foram baseados em algumas perguntas e respostas que seriam:
1) De quem a Coreia depende em todos os sentidos? China. Fato mais óbvio impossível que isto não há e portanto nem me estenderei.
2) Com quem a China tem grande interesse em manter negócios? Vários países, mas EUA em maior importância. Há quem diga que o mercado chinês é diversificado e com menor dependência dos EUA hoje do que antes e não discordo, mas por que arranjar uma treta com os americanos por causa da Coreia? Não tem sentido algum.
3) Sendo assim, qual é a maior força que os EUA tinham e têm nas mãos para tratar com os chineses? O mercado BILATERAL e os interesses comerciais mútuos. Lembram-se da saída dos EUA do acordo multilateral asia-pacifico? Muita gente afirmou que os EUA iriam se isolar, que isto era uma política nacionalista e que os EUA iriam perder o protagonismo global, etc, etc, etc.... Uma das perguntas que ele certamente se fez foi:
Por que manter um acordo multilateral sem garantir a solução de problemas isolados como o da Coreia? Esperar da ONU ou outra grande potência a resolução deste problema? Analisando o perfil dele .... nunca. Ainda mais porque tinha todas as condições de resolvê-lo.
5) Voltando à Coreia, a parada está 100% resolvida? Óbvio que não, mas as condições para tal estão criadas.
6) Comercialmente, com a Coreia não há muito o que explorar. Isto são peanuts considerando o todo. Olhando para a China, vejo um movimento que acredito não ter sido ainda observado pela maioria. Podem ter certeza que os EUA utilizaram desta situação para melhorar também suas condições comerciais com a própria China. Enquanto o mico estava no colo dos chineses e não dos americanos como todo mundo acha, os EUA também aproveitaram para criar melhores condições para eles frente a China, compensando parcialmente a fraqueza do governo Obama frente a eles.
Concluindo:
O Trump, que de modesto não tem nada, está levando os louros desse lance com a Coreia, apesar de não ter para si todos os méritos, aproximou comercialmente da China, agora com melhores condições, calou a mídia americana e europeia e ainda alavancará outras negociações e soluções para outros problemas que ainda existem em outras regiões. Ele só está usando o princípio básico da negociação, que praticou ao longo de toda sua vida, que é o de sempre melhorar suas condições para si, criando um ambiente mais favorável antes de fechar uma negociação.
Por fim, ele não irá parar. Negociação e poder para ele são vícios dos quais ele consegue controlar muito bem. Quando fala grosso, está a morrer de rir por dentro. Quando se faz de amável, está sendo um grande filho da puta. Frio e calculista, é do tipo de gente que eu não gostaria de ter do outro lado da mesa de uma negociação. E há quem ainda pense que ele é um idiota ou um fanfarrão. Se algum governante pensa isso e pretende negociar com ele, sugiro que prepare a vaselina, pois lhe será muito útil.