FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37907
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5722 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
- vargasem
- Intermediário
- Mensagens: 158
- Registrado em: Sex Set 08, 2006 2:03 pm
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradeceram: 24 vezes
Re: FAB NEWS
Tem um video no Youtube do resgate dos pilotos. Eles estavam feridos, mas espero que estejam bem.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37907
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5722 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
Re: FAB NEWS
Sobraram apenas 4 ou 5 F-5F na FAB agora. E nada nos diz que eles tenham melhor sorte do que este daí.
O pessoal deve estar quebrando cabeça para saber se é seguro ou não continuar a voar neles.
A ver.
Abs
O pessoal deve estar quebrando cabeça para saber se é seguro ou não continuar a voar neles.
A ver.
Abs
Carpe Diem
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: FAB NEWS
É bom o tal Gripen F dar as caras logo...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6306 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
Gripen F dificilmente vai servir para conversão operacional (só se a MB comprasse, aí não duvido nada, bobear e botavam de LIFT para o SkyHawk ), há muito mais ambição sobre este avião do que sobre o próprio E. Já falei antes, a substituição ideal para o AMX seria um drone furtivo comandado (na base de até 4:1) em LOS via data-link pelo biplace. A josta é ter dinheiro para fazer (ou mais provavelmente importar) e botar em operação; se feito, FAB é primeiro mundo, CHORA VIOLA!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: FAB NEWS
Sera uma revolucao no dia em que a Brigadeirada ver um biplace e nao pensar em conversao operacional.
'E s'o isso que eu posso dizer publicamente.
Espero estar totalmente errado!!
[]s
CB
'E s'o isso que eu posso dizer publicamente.
Espero estar totalmente errado!!
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6306 vezes
- Agradeceram: 6656 vezes
- Contato:
Re: FAB NEWS
Carlos Lima escreveu: ↑Sex Jun 01, 2018 2:10 pm Sera uma revolucao no dia em que a Brigadeirada ver um biplace e nao pensar em conversao operacional.
'E s'o isso que eu posso dizer publicamente.
Espero estar totalmente errado!!
[]s
CB
Bueno, é público - e há anos - que não o vêem dessa forma, logo, a tale de "revolução" já começou, pelo jeito. Por outro lado, não te tiro totalmente a razão, o emprego de UCAV furtivo é ilação minha, os caras apenas disseram que a função "menos interessante" do Gripen F - e isso foi bastante debatido no tópico do FX, eu mesmo achando, na época, que fosse alguma referência velada a um emprego tipo SEAD, algum Gripen G usando o então muito promissor e atualmente sumido MAR-1 e algum pod para detecção e jamming, talvez de Israel - seria a de conversão operacional, sem dizer quais seriam as "mais interessantes"...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37907
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5722 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
Re: FAB NEWS
Eu tenho cá pra mim que o F BR vai fazer de um tudo um pouco.
Começa pelo básico e que conhecemos bem que é a conversão operacional, que vamos precisar não tenham dúvidas, pois não temos lift para isso, e o caça estará em processo primário de introdução na FAB.
Depois ao longo da próxima década vamos descobrir tudo o que ele pode fazer.
Então um mundo de perspectivas nós abrirá pela frente.
A ver.
ps: não esquecer que vamos levar pelo menos uns 10 anos para introduzir de fato e dominar o Gripen E/F na FAB. Faz tempo que não fazemos algo assim.
Abs
Começa pelo básico e que conhecemos bem que é a conversão operacional, que vamos precisar não tenham dúvidas, pois não temos lift para isso, e o caça estará em processo primário de introdução na FAB.
Depois ao longo da próxima década vamos descobrir tudo o que ele pode fazer.
Então um mundo de perspectivas nós abrirá pela frente.
A ver.
ps: não esquecer que vamos levar pelo menos uns 10 anos para introduzir de fato e dominar o Gripen E/F na FAB. Faz tempo que não fazemos algo assim.
Abs
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: FAB NEWS
Seria maravilhoso, eu até acreditaria nessa história caso não tivessem encomendado apenas 8 Gripen F dentro de um lote total de 36 caças.Túlio escreveu: ↑Qui Mai 31, 2018 4:09 amGripen F dificilmente vai servir para conversão operacional (só se a MB comprasse, aí não duvido nada, bobear e botavam de LIFT para o SkyHawk ), há muito mais ambição sobre este avião do que sobre o próprio E. Já falei antes, a substituição ideal para o AMX seria um drone furtivo comandado (na base de até 4:1) em LOS via data-link pelo biplace. A josta é ter dinheiro para fazer (ou mais provavelmente importar) e botar em operação; se feito, FAB é primeiro mundo, CHORA VIOLA!!!
É, eu sei, podem seguir lotes subsequentes com mais biplaces, mas até o momento vou ficar com os fatos, tri?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18728
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2485 vezes
Re: FAB NEWS
A FAB não pensa em somente utilizar o Gripen biplace para conversão operacional.Carlos Lima escreveu: ↑Sex Jun 01, 2018 2:10 pm Sera uma revolucao no dia em que a Brigadeirada ver um biplace e nao pensar em conversao operacional.
'E s'o isso que eu posso dizer publicamente.
Espero estar totalmente errado!!
[]s
CB
DIB: But consisting of single- and two-seater versions in all of these batches, right?
CREPALDI: That’s right. But it has not yet been decided how many additional twin-seat aircraft will be included in the future two batches. The twin-seater can do much more than conversion or training. We’ve been talking a lot with the South African Air Force, because they also operate the two-seater Gripen and they use it in a C2 role. That’s our plan too. We’ve therefore pushed for a ‘customized’ two-seater perhaps in contrast to Sweden.
http://www.defesanet.com.br/en/e_gripen ... or-Gripen/
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18728
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2485 vezes
Re: FAB NEWS
A FAB não está pensando só em 36...Bolovo escreveu: ↑Sex Jun 01, 2018 6:28 pmSeria maravilhoso, eu até acreditaria nessa história caso não tivessem encomendado apenas 8 Gripen F dentro de um lote total de 36 caças.Túlio escreveu: ↑Qui Mai 31, 2018 4:09 amGripen F dificilmente vai servir para conversão operacional (só se a MB comprasse, aí não duvido nada, bobear e botavam de LIFT para o SkyHawk ), há muito mais ambição sobre este avião do que sobre o próprio E. Já falei antes, a substituição ideal para o AMX seria um drone furtivo comandado (na base de até 4:1) em LOS via data-link pelo biplace. A josta é ter dinheiro para fazer (ou mais provavelmente importar) e botar em operação; se feito, FAB é primeiro mundo, CHORA VIOLA!!!
É, eu sei, podem seguir lotes subsequentes com mais biplaces, mas até o momento vou ficar com os fatos, tri?
Aliás, com juros baixíssimos e prazo longo de carência vai haver muito mais que 36 Gripens aqui.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37907
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5722 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
Re: FAB NEWS
Que vai isso é certo. Resta saber se vamos conseguir chegar onde se planeja. Ou, nas tais 108 undes propostas.
Se forem três lotes iguais, honestamente tenho dúvidas se apenas 24 F serão suficientes pra tudo que a FAB quer, ou irá necessitar.
Vamos ver.
Abs
Se forem três lotes iguais, honestamente tenho dúvidas se apenas 24 F serão suficientes pra tudo que a FAB quer, ou irá necessitar.
Vamos ver.
Abs
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18728
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2485 vezes
Re: FAB NEWS
Naquele trecho da entrevista que eu postei, o Brg Crepaldi disse que a FAB ainda não havia decidido a quantidade de Gripens biplace que seriam encomendados nos novos outros 2 batches. E ele justificou, ainda na resposta que eu coloquei, que para isso Gripen biplace fará muito mais que conversão e treinamento e citou outra atividade que ele irá realizar na FAB, que é o comando e controle. Aliás, caças biplaces são ideais para comandar e controlar aeronaves remotamente pilotadas Olha lá o que o Túlio vinha escrevendo na página anterior...