Túlio escreveu: ↑Sex Mai 25, 2018 10:47 pm
@gabriel219, tem um treco que estou querendo te perguntar faz tempo mas sempre esqueço (lembres, tenho que Moderar também) e termino não perguntando: bueno, volta e meia te vejo mencionando o Marder (um IFV) como um substituto quase que ideal do M-113 (que é um APC). Bueno, como assim? IFV é bem diferente de APC (tipo uma torre tripulada e artilhada de diferença
), o que queres realmente dizer?
Até onde sei, o EB não tem um único PzG em seu efetivo todo, fariam o que com Marder? O M-113 pelo menos leva um GC inteiro dentro de sua proteção "casca de ovo", o Marder não, mesmo que melhor protegido...
O Marder CCV transporta, Túlio.
Removendo aquela torre original do Marder, abre caminho para colocar um assento a mais, transportando 8 homens e os tripulantes. Na versão apresentada sem qualquer torre, haviam 2 assentos em tandem (motorista e comandante) e 8 assentos. Não havia o assento do atirador pois não havia a torre remota, mas ainda há o espaço.
Ou seja, a questão de transportar os 11 homens, desde que o Marder utilize uma torre totalmente externa (meu voto é na UT-30BR).
Falando da substituição em si de um APC para um IFV, além do acréscimo de poder de choque, possibilitaria uma mudança de doutrina (semelhante ao Panzergranadiere, porém com apenas um comandante) e que os Leopard possam ter o auxílio de IFV's em sua proteção.
Ou seja, no inicio seria basicamente substituição dos meios, colocando nosso Marder para operar em conjunto com o Leopard o tempo todo. Isso hoje é totalmente impensável, se um M113 ouvir o barulho de uma rajada de .50, ele se desmonta.
Eu, na minha opinião, acho insuficiente utilizar somente Fuzileiros Blindados desmontados para proteger carros de combate. A necessidade de IFV's andando junto, na minha visão, é imprescindível!
Pra isso o Marder nos serviria muito bem! A modernização CCV engloba blindagem AMAP, que o protege de munição 30 mm APFSDS em todo veículo (também há fontes que citam 40 mm), assentos novos, eletrônica nova e um motor mais novo. As modificações para nós que eu faria era colocar um motor novo (6V 890 com 750 hp) devido ao novo peso e colocar uma UT-30 + Spike LR2.
Eu também não vejo um bicho de 7 cabeças reduzirmos para 10 o GC Blindado, com 3 tripulantes + 7 fuzileiros, que é o que o Marder transporta hoje. Já houveram experimentações com esse formato na Aeromóvel, salvo engano.
Um único Marder com seus 7 fuzileiros blindados bota um Pel Fz Blind inteiro nosso pra mamar.
Isso é mais ou menos um resumo do meu pensamento.