FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1977
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 204 vezes

Re: FAB NEWS

#4831 Mensagem por gusmano » Qui Mai 24, 2018 9:27 am

Que merda...

Ao enos os pilotos estão bem :-)

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#4832 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 24, 2018 10:26 am

Menos um.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
vargasem
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 158
Registrado em: Sex Set 08, 2006 2:03 pm
Agradeceram: 24 vezes

Re: FAB NEWS

#4833 Mensagem por vargasem » Qui Mai 24, 2018 3:58 pm

Tem um video no Youtube do resgate dos pilotos. Eles estavam feridos, mas espero que estejam bem.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#4834 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 26, 2018 10:52 am

Sobraram apenas 4 ou 5 F-5F na FAB agora. E nada nos diz que eles tenham melhor sorte do que este daí.
O pessoal deve estar quebrando cabeça para saber se é seguro ou não continuar a voar neles.
A ver.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FAB NEWS

#4835 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 31, 2018 12:15 am

FCarvalho escreveu: Sáb Mai 26, 2018 10:52 am Sobraram apenas 4 ou 5 F-5F na FAB agora. E nada nos diz que eles tenham melhor sorte do que este daí.
O pessoal deve estar quebrando cabeça para saber se é seguro ou não continuar a voar neles.
A ver.

Abs
É bom o tal Gripen F dar as caras logo...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#4836 Mensagem por Túlio » Qui Mai 31, 2018 4:09 am

Gripen F dificilmente vai servir para conversão operacional (só se a MB comprasse, aí não duvido nada, bobear e botavam de LIFT para o SkyHawk :mrgreen: ), há muito mais ambição sobre este avião do que sobre o próprio E. Já falei antes, a substituição ideal para o AMX seria um drone furtivo comandado (na base de até 4:1) em LOS via data-link pelo biplace. A josta é ter dinheiro para fazer (ou mais provavelmente importar) e botar em operação; se feito, FAB é primeiro mundo, CHORA VIOLA!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FAB NEWS

#4837 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 01, 2018 2:10 pm

Sera uma revolucao no dia em que a Brigadeirada ver um biplace e nao pensar em conversao operacional.

'E s'o isso que eu posso dizer publicamente.

:|

Espero estar totalmente errado!!

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#4838 Mensagem por Túlio » Sex Jun 01, 2018 2:51 pm

Carlos Lima escreveu: Sex Jun 01, 2018 2:10 pm Sera uma revolucao no dia em que a Brigadeirada ver um biplace e nao pensar em conversao operacional.

'E s'o isso que eu posso dizer publicamente.

:|

Espero estar totalmente errado!!

[]s
CB
Bueno, é público - e há anos - que não o vêem dessa forma, logo, a tale de "revolução" já começou, pelo jeito. Por outro lado, não te tiro totalmente a razão, o emprego de UCAV furtivo é ilação minha, os caras apenas disseram que a função "menos interessante" do Gripen F - e isso foi bastante debatido no tópico do FX, eu mesmo achando, na época, que fosse alguma referência velada a um emprego tipo SEAD, algum Gripen G usando o então muito promissor e atualmente sumido MAR-1 e algum pod para detecção e jamming, talvez de Israel - seria a de conversão operacional, sem dizer quais seriam as "mais interessantes"... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#4839 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 01, 2018 3:11 pm

Eu tenho cá pra mim que o F BR vai fazer de um tudo um pouco.
Começa pelo básico e que conhecemos bem que é a conversão operacional, que vamos precisar não tenham dúvidas, pois não temos lift para isso, e o caça estará em processo primário de introdução na FAB.
Depois ao longo da próxima década vamos descobrir tudo o que ele pode fazer.
Então um mundo de perspectivas nós abrirá pela frente.
A ver.

ps: não esquecer que vamos levar pelo menos uns 10 anos para introduzir de fato e dominar o Gripen E/F na FAB. Faz tempo que não fazemos algo assim.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FAB NEWS

#4840 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 01, 2018 6:16 pm

Como eu disse, eu espero estar errado. ;)

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FAB NEWS

#4841 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 01, 2018 6:28 pm

Túlio escreveu: Qui Mai 31, 2018 4:09 am
Gripen F dificilmente vai servir para conversão operacional (só se a MB comprasse, aí não duvido nada, bobear e botavam de LIFT para o SkyHawk :mrgreen: ), há muito mais ambição sobre este avião do que sobre o próprio E. Já falei antes, a substituição ideal para o AMX seria um drone furtivo comandado (na base de até 4:1) em LOS via data-link pelo biplace. A josta é ter dinheiro para fazer (ou mais provavelmente importar) e botar em operação; se feito, FAB é primeiro mundo, CHORA VIOLA!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Seria maravilhoso, eu até acreditaria nessa história caso não tivessem encomendado apenas 8 Gripen F dentro de um lote total de 36 caças.
É, eu sei, podem seguir lotes subsequentes com mais biplaces, mas até o momento vou ficar com os fatos, tri?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18535
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2391 vezes

Re: FAB NEWS

#4842 Mensagem por knigh7 » Sex Jun 01, 2018 6:36 pm

Carlos Lima escreveu: Sex Jun 01, 2018 2:10 pm Sera uma revolucao no dia em que a Brigadeirada ver um biplace e nao pensar em conversao operacional.

'E s'o isso que eu posso dizer publicamente.

:|

Espero estar totalmente errado!!

[]s
CB
A FAB não pensa em somente utilizar o Gripen biplace para conversão operacional.

DIB: But consisting of single- and two-seater versions in all of these batches, right?

CREPALDI: That’s right. But it has not yet been decided how many additional twin-seat aircraft will be included in the future two batches. The twin-seater can do much more than conversion or training. We’ve been talking a lot with the South African Air Force, because they also operate the two-seater Gripen and they use it in a C2 role. That’s our plan too. We’ve therefore pushed for a ‘customized’ two-seater perhaps in contrast to Sweden.


http://www.defesanet.com.br/en/e_gripen ... or-Gripen/




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18535
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2391 vezes

Re: FAB NEWS

#4843 Mensagem por knigh7 » Sex Jun 01, 2018 6:45 pm

Bolovo escreveu: Sex Jun 01, 2018 6:28 pm
Túlio escreveu: Qui Mai 31, 2018 4:09 am
Gripen F dificilmente vai servir para conversão operacional (só se a MB comprasse, aí não duvido nada, bobear e botavam de LIFT para o SkyHawk :mrgreen: ), há muito mais ambição sobre este avião do que sobre o próprio E. Já falei antes, a substituição ideal para o AMX seria um drone furtivo comandado (na base de até 4:1) em LOS via data-link pelo biplace. A josta é ter dinheiro para fazer (ou mais provavelmente importar) e botar em operação; se feito, FAB é primeiro mundo, CHORA VIOLA!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Seria maravilhoso, eu até acreditaria nessa história caso não tivessem encomendado apenas 8 Gripen F dentro de um lote total de 36 caças.
É, eu sei, podem seguir lotes subsequentes com mais biplaces, mas até o momento vou ficar com os fatos, tri?
A FAB não está pensando só em 36...

Aliás, com juros baixíssimos e prazo longo de carência vai haver muito mais que 36 Gripens aqui.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#4844 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 01, 2018 10:28 pm

Que vai isso é certo. Resta saber se vamos conseguir chegar onde se planeja. Ou, nas tais 108 undes propostas.
Se forem três lotes iguais, honestamente tenho dúvidas se apenas 24 F serão suficientes pra tudo que a FAB quer, ou irá necessitar.
Vamos ver.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18535
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2391 vezes

Re: FAB NEWS

#4845 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 02, 2018 1:08 am

FCarvalho escreveu: Sex Jun 01, 2018 10:28 pm Se forem três lotes iguais, honestamente tenho dúvidas se apenas 24 F serão suficientes pra tudo que a FAB quer, ou irá necessitar.

Naquele trecho da entrevista que eu postei, o Brg Crepaldi disse que a FAB ainda não havia decidido a quantidade de Gripens biplace que seriam encomendados nos novos outros 2 batches. E ele justificou, ainda na resposta que eu coloquei, que para isso Gripen biplace fará muito mais que conversão e treinamento e citou outra atividade que ele irá realizar na FAB, que é o comando e controle. Aliás, caças biplaces são ideais para comandar e controlar aeronaves remotamente pilotadas :arrow: Olha lá o que o Túlio vinha escrevendo na página anterior... :D




Responder