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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Boa noite,
É bom saber que a marinha procura se atualizar e espera-se que pelo valor previsto saiam uns bons navios que provavelmente serão os mais modernos da frota de superfície por toda decada de 20.
Porém vejo um aporte apenas modesto para industria naval , salvo se o projeto fosse fechado com a reforma e reequipamento completo do Arsenal de Marinha RJ ou coisa parecida.
Parece que não é o caso . Vamos por algum estaleiro nacional já estabelecido.
Infelizmente pelo andar da carruagem não devera sobrar muito de nossa industria naval em futuro próximo .
Concordo que a Petrobras necessita buscar redução de custos, mas as mudanças de conteúdo local torna improvável a sobrevivencia da maioria dos estaleiros.
O Atlântico Sul a partir de 2019 fica sem encomendas, após entregar os ultimos petroleiros pra transpetro.
O Rio Grande já nao tem mais serviço e por AI vai com tudo construído na China.
Acho que deveria ser reduzida a necessidade de conteúdo local aos poucos e estabelecer mais incentivos com prazo de validade para aumentar competividade.
Nunca conseguiremos alcançar a China em custos , preço aço, etc mas não podemos matar todos os estaleiros desta forma.
O pre-sal vai continuar gerando dezenas de bilhões de dolares em encomendas de plataformas, navios apoio etc por parte de todas as empresas estrangeiras que operam aqui e cada uma. Puxa a sardinha para seu país.
Temos que garantir que os estaleiros maiores e mais produtivos nao cerrem as portas ou virem simples locais de manutencao ( ainda que esta atividade nao deva ser descartada, claro)
Grande abraço a todos
É bom saber que a marinha procura se atualizar e espera-se que pelo valor previsto saiam uns bons navios que provavelmente serão os mais modernos da frota de superfície por toda decada de 20.
Porém vejo um aporte apenas modesto para industria naval , salvo se o projeto fosse fechado com a reforma e reequipamento completo do Arsenal de Marinha RJ ou coisa parecida.
Parece que não é o caso . Vamos por algum estaleiro nacional já estabelecido.
Infelizmente pelo andar da carruagem não devera sobrar muito de nossa industria naval em futuro próximo .
Concordo que a Petrobras necessita buscar redução de custos, mas as mudanças de conteúdo local torna improvável a sobrevivencia da maioria dos estaleiros.
O Atlântico Sul a partir de 2019 fica sem encomendas, após entregar os ultimos petroleiros pra transpetro.
O Rio Grande já nao tem mais serviço e por AI vai com tudo construído na China.
Acho que deveria ser reduzida a necessidade de conteúdo local aos poucos e estabelecer mais incentivos com prazo de validade para aumentar competividade.
Nunca conseguiremos alcançar a China em custos , preço aço, etc mas não podemos matar todos os estaleiros desta forma.
O pre-sal vai continuar gerando dezenas de bilhões de dolares em encomendas de plataformas, navios apoio etc por parte de todas as empresas estrangeiras que operam aqui e cada uma. Puxa a sardinha para seu país.
Temos que garantir que os estaleiros maiores e mais produtivos nao cerrem as portas ou virem simples locais de manutencao ( ainda que esta atividade nao deva ser descartada, claro)
Grande abraço a todos
- Paisano
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Type 31e - BAE Systems:
Meko A200 SAS:
Formidable Class (La Fayette Class):
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
FCarvalho escreveu: ↑Qua Mai 16, 2018 7:58 pm Planejamento sempre tivemos muitos Manuel. Mas dar concretude a eles já é bem outra coisa.
As 3 Niterói podem até permanecer navegando, mas a que preço? Qual a sua validade militar efetiva? No estado em se encontram hoje, os navios da MB em sua grande maioria não tem quase nenhuma validade militar. Fazer mais um upgrade neles não irá modificar isso de forma significativa.
Ademais, apenas 4 CCT não são suficientes para alcançar os objetivos almejados em relação a industria naval. Longe disso. Ninguém transfere tecnologia por apenas 4 navios, ainda mais corvetas. Com certeza o almirantado sabe disso.
Conquanto, os navios atuais da esquadra já ultrapassaram sua vida útil há tempos, a exceção da Barroso. Os demais, já estão pedindo faz tempo uma justa e merecida aposentadoria.
Então, a questão é: qual o preço que a MB está disposta a pagar para manter a fachada de sempre?
abs
Em minha opinião o esforço da MB deveria ser voltado para a construção aqui e no exterior de 6/8 classe Tamandaré ( um programa de cerca de 2,2/3,0 USD bilhões financiado em vários anos) além da modernização/extensão da vida útil da Barroso e da Julio de Noronha. Com estes navios seria possível a baixa de todas as FCN e FCG, que seriam utilizadas/mantidas até as novas incorporações. Desta forma não seria investido em navios que já deveriam ter sido substituídos ou em compras de navios de escolta por oportunidade.
O investimento previsto e perfeitamente factível para as condições econômicas de um país que tem por ano devido a corrupção gerada pelos larápios que habitam o ''congresso nacional'' valores muito superiores roubados do erário público. O que falta e ''culhões roxos'' por parte dos fidalgos almirantes.
Sds
Lord Nauta
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Eu particularmente tenho orgasmos com a família MEKO, mas qualquer uma dessas seria bem vinda.
Dificilmente algum estaleiro seguirá o projeto proposto pela MB.
Se vierem 6/8 unidades, com cerca de 24 VLS, já estaríamos muito, mas muito melhor do que hoje. Levando em conta que cabe 4 Sea Ceptor/ESSM em cada VLS, daria uma bela combinaçãode 12 Aster 30 + 48 Sea Ceptor/ESSM cada Fraveta.
Somente uma é o poder de toda nossa esquadra junta.
Teríamos fôlego para arrumar a casa e partir para o Prosuper.
Dificilmente algum estaleiro seguirá o projeto proposto pela MB.
Se vierem 6/8 unidades, com cerca de 24 VLS, já estaríamos muito, mas muito melhor do que hoje. Levando em conta que cabe 4 Sea Ceptor/ESSM em cada VLS, daria uma bela combinaçãode 12 Aster 30 + 48 Sea Ceptor/ESSM cada Fraveta.
Somente uma é o poder de toda nossa esquadra junta.
Teríamos fôlego para arrumar a casa e partir para o Prosuper.
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Eu torço descaradamente pra Meko A200. E se abandonem o Sea Captor e venham com Umkhonto como os exemplares africanos e argelinos.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- FCarvalho
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Eu gostaria dos Umkhonto nas CCT mesmo. E aproveitar para desenvolver as demais versões. De lambuja poderíamos aproveitar as tecnologias do A-Dater e do Marlin para dispor-nos de mísseis de médio e longo alcance quando do advento das fragatas daqui uns 10 anos.
Para não falar de sistemas AAe terrestres que poderiam ser disponibilizados também.
Mas...
abs.
Para não falar de sistemas AAe terrestres que poderiam ser disponibilizados também.
Mas...
abs.
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- knigh7
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Carvalho,FCarvalho escreveu: ↑Qua Mai 16, 2018 7:58 pm Planejamento sempre tivemos muitos Manuel. Mas dar concretude a eles já é bem outra coisa.
As 3 Niterói podem até permanecer navegando, mas a que preço? Qual a sua validade militar efetiva? No estado em se encontram hoje, os navios da MB em sua grande maioria não tem quase nenhuma validade militar. Fazer mais um upgrade neles não irá modificar isso de forma significativa.
Ademais, apenas 4 CCT não são suficientes para alcançar os objetivos almejados em relação a industria naval. Longe disso. Ninguém transfere tecnologia por apenas 4 navios, ainda mais corvetas. Com certeza o almirantado sabe disso.
Conquanto, os navios atuais da esquadra já ultrapassaram sua vida útil há tempos, a exceção da Barroso. Os demais, já estão pedindo faz tempo uma justa e merecida aposentadoria.
Então, a questão é: qual o preço que a MB está disposta a pagar para manter a fachada de sempre?
abs
Na minha opinião, quando as escoltas do projeto Tamandaré estiverem sendo construídas, a MB deve ficar atenta a escoltas usadas que serão disponibilizadas, porque as Niterois são obsoletas e a Força só pretende repontencializá-las.
Mas a MB não pode (e nem planeja) comprar escoltas usadas querendo implantar um projeto calculado em até USD 2 bi.
- knigh7
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
A MB apanhou durante 10 anos na integração dos sistemas no ModFrag das Niterois.
Na minha opinião a Força vai optar um sistema antiaéreo já integrado. Aliás, ela vai tentar fazer o mínimo possível de salada.
Pelo que foi divulgado até agora dos concorrentes que realmente importam, os sistemas de combate ou são integrados ao Sea Ceptor ou são integrados ao ESSM. Vai ficar entre um dos 2.
- knigh7
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
As fragatas com o dobro do deslocamento são projetos de construção mais demorados. Como o projeto da Classe Tamandaré tem um arco de 8 anos a partir da assinatura do contrato (ou seja, será concluído lá para 2028) eu acho que é possível a construção dessas fragatas de maior deslocamento com uma cadência de entrega mais espaçada.FCarvalho escreveu: ↑Qua Mai 16, 2018 1:28 pm O Prosuper vai ficar para 2030, pois vamos levar pelo menos uns dez anos pra dar algum fôlego a indústria naval a partir desse projeto das CCT.
Não tem meia solução para as fragatas.
Quero crer que em havendo um mínimo de bom senso no almirantado, irão se concentrar em um segundo lote de corvetas a serem entregues antes do final da próxima década, e encetar o NaPaOc paralelo à isso.
Sem criar meios de subsidiar a produção naval ao longo dos anos de 2020 pensar em construir fragatas modernas por aqui não passa de lenda urbana.
Abs
- knigh7
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
A limitação de espaço, incluindo a necessidade de terem de serem mais baixos para não elevar o centro de gravidade e por consequência não terem bastante instabilidade, faz com que projetos de deslocamento semelhante ao da Classe Tamandaré serem medíocres (literalmente, portanto, medianos).Lord Nauta escreveu: ↑Qui Mai 17, 2018 3:24 am
Em minha opinião o esforço da MB deveria ser voltado para a construção aqui e no exterior de 6/8 classe Tamandaré ( um programa de cerca de 2,2/3,0 USD bilhões financiado em vários anos) além da modernização/extensão da vida útil da Barroso e da Julio de Noronha. Com estes navios seria possível a baixa de todas as FCN e FCG, que seriam utilizadas/mantidas até as novas incorporações. Desta forma não seria investido em navios que já deveriam ter sido substituídos ou em compras de navios de escolta por oportunidade.
O investimento previsto e perfeitamente factível para as condições econômicas de um país que tem por ano devido a corrupção gerada pelos larápios que habitam o ''congresso nacional'' valores muito superiores roubados do erário público. O que falta e ''culhões roxos'' por parte dos fidalgos almirantes.
Sds
Lord Nauta
Eles não conseguem ocupar espaço de uma escolta de 5.000, 6.000 toneladas.
A MB poderia ter poucas escoltas no futuro de 6.000 ton, uma quantidade menor do que o planejado caso haja recursos insuficientes.
Essas escoltas poderão ter um papel eficaz de defesa aérea de área, com radares potentes e uma quantidade substancial de mísseis de longo alcance para a defesa da frota.
Editado pela última vez por knigh7 em Sex Mai 18, 2018 2:02 am, em um total de 2 vezes.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Segundo o DAN, o consórcio formado pela TKMS, Embraer e estaleiro Oceana (SC) ofereceu um projeto baseado na Meko A100 Light Frigate e não na Meko A200.
Tem mais informações sobre o modelo na matéria que eles fizeram:
http://www.defesaaereanaval.com.br/thys ... tamandare/
Tem mais informações sobre o modelo na matéria que eles fizeram:
http://www.defesaaereanaval.com.br/thys ... tamandare/
- Paisano
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
knigh7 escreveu: ↑Sex Mai 18, 2018 1:34 am Segundo o DAN, o consórcio formado pela TKMS, Embraer e estaleiro Oceana (SC) ofereceu um projeto baseado na Meko A100 Light Frigate e não na Meko A200.
Tem mais informações sobre o modelo na matéria que eles fizeram:
http://www.defesaaereanaval.com.br/thys ... tamandare/
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
E acredito em um segundo lote das CCT para serem entregues até esta data.knigh7 escreveu: ↑Sex Mai 18, 2018 1:27 amAs fragatas com o dobro do deslocamento são projetos de construção mais demorados. Como o projeto da Classe Tamandaré tem um arco de 8 anos a partir da assinatura do contrato (ou seja, será concluído lá para 2028) eu acho que é possível a construção dessas fragatas de maior deslocamento com uma cadência de entrega mais espaçada.
Se neste meio tempo houver a chance de encetar as fragatas, a MB deve tentar aproveitar. Seja com o mesmo ganhador das CCT ou em nova concorrência.
De qualquer forma não podemos é deixar a indústria naval descontinuada em seus processos produtivos como das outras vezes.
Abs
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
No jornal O Globo de hoje consta que a SAAB se aliou a Damen e Wilson Sons na concorrência.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Agora tenho certeza que o programa deslancha, talvez com mais alguns navios de lambuja. Classe Tamandaré NG.