tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: tanques e blindados

#3451 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 08, 2018 9:50 pm

Não sei se valeria a pena. A Ucrãnia é hoje um buraco que eu passaria bem longe. Já perdemos vários milhões de dólares com aquele malfadado contrato do Cyclone 4 que tivemos com esse país e não gostaria de repetir o mesmo erro, dessa vez com blindados. A Tailândia cancelou a compra de mais carros de combate Oplot de lá justamente pelos constantes atrasos, pela falta de qualidade etc. Infelizmente é hoje um país que não dá para confiar.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: tanques e blindados

#3452 Mensagem por EDSON » Ter Mai 08, 2018 10:09 pm

Os únicos 5 T84 do Exército Ucraniano foram retrofitados a pouco tempo e eles não conseguem nem ao menos modernizar os antigos tanques com satisfação e velocidade, imagina tocar este projeto que nesta velocidade quando chegar a quantidades razoáveis vai estar obsoleto.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37503
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3218 vezes

Re: tanques e blindados

#3453 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 08, 2018 10:10 pm

Quando ainda havia tempo e oportunidade (antes de 2014), não fizemos o dever de casa. Agora lascou-se. E duvido que mesmo depois do término da guerra civil haja algo no curto prazo que possa ser aproveitável.
Conquanto, há uma expertise acumulada naquele país que pode ser aproveitada. A questão é como fazer isso sem incorrer nos mesmos erros.
Não sou a favor de comprar produtos acabados, mas por exemplo, algo que não temos aqui, seria interessante conseguir tecnologia para o projeto e produção de canhões e munições para tanques.
Com certeza há empresas e pessoal qualificado para repassar tecnologia nesta área. É saber com quem falar e assegurar que o negócio.
Outras partes de um MBT também poderiam ser negociadas caso a caso, de acordo com as necessidades, e também dos interesses e capacidades da nossa BID. Algo que lamento dizer estamos muito longe de possuir, mesmo que para insumos básicos de um projeto como este. E isso tem que ser visto com muito critério, mesmo se for uma KMW ou Iveco da vida a gestora de um novo MBT tupiniquim. Se a industria nacional não tiver capacidade de suportar e apoiar comercial, industrial e a logística dele, melhor nem começar.
Vai ver que, também, é por isso que até hoje não saímos do lugar quanto a esse assunto.
Há tempos atrás, fiz essa pergunta para a Abimde. Estou esperando resposta até hoje.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13779
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#3454 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 09, 2018 7:16 am

FCarvalho escreveu: Ter Mai 08, 2018 9:44 pm Um MBT com apenas 46 tons. As vezes eu fico pensando porque até hoje não fomos na Ucrânia fazer bons negócios em termos de tot's para carros de combate. Apesar da situação do país, eles ainda possuem uma vasta experiência no campo de projeto de veículos bldos.

Não seria exatamente um problema importar alguns engenheiros ucranianos ou adquirir planos e projetos por lá em matéria de bldos.

Uma ajudinha ao CTEx e ao CIBid que com certeza agradeceriam muito.

http://i38.servimg.com/u/f38/13/76/66/05/15738710.jpg

abs.
Se estás falando do Oplot-M, ele pesa 51 toneladas.

Mas é como eu disse, desenvolver um CC agora, além dd paralizar todos os outros projetos, não teremos um CC da próxima geração (fatalmente em 2045 precisaríamos do desenvolvimento de uma atualização severa ou outra viatura).

A KMW tem todo o Know-how, tirando o motor que é da MTU. É gastar dinheiro á toa comprando projeto de um CC que não tem nada a ver com nossa filosofia e muito menos a filosofia de construção da KMW, já que é um projeto derivado no T-80.




Crisaman
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 1:12 pm
Agradeceram: 46 vezes

Re: tanques e blindados

#3455 Mensagem por Crisaman » Qua Mai 09, 2018 8:51 am

O problema da Ucrânia é dinheiro. Injetando dinheiro o projeto anda. Vide o An-132D. Foi só a Arabia Saudita prover o dinheiro que o projeto andou e andou bem.

Comprar algo pronto não adianta. Agora no futuro fazer acordo para desenvolver algo em conjunto com fabricação nos dois países como foi com o Gripen acho uma boa.

No que relaciona a MBT a Ucrânia é um dos poucos países que dominam todas as tecnologias. Desde motor, blindagem, optrônicos até sistemas ativos, passivos e hardkill.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13779
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#3456 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 09, 2018 9:02 am

Apesar de dominarem, seria jogar fora toda nossa filosofia de carros de combate, paralizar todos os outros programas existente e desenvolver um carro de combate que daqui há 20-25 anos estará obsoleto. Isso se já não ocorrerantes de 2030.

A parceria está ai, temos a faca e o queijo na mão. Não é hora de reinventar a roda. Temos as duas soluções, uma para situação atual (sai Leo 1A5 + M113 VBTP e entra Leo REVO + Marder CCV) e para a situação futura (VBTP SL) com uma das melhores empresas do ramo, se não a melhor.




Arariboia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 308
Registrado em: Sex Abr 10, 2015 10:58 am
Agradeceram: 27 vezes

Re: tanques e blindados

#3457 Mensagem por Arariboia » Qua Mai 09, 2018 5:25 pm

Crisaman escreveu: Qua Mai 09, 2018 8:51 am O problema da Ucrânia é dinheiro. Injetando dinheiro o projeto anda. Vide o An-132D. Foi só a Arabia Saudita prover o dinheiro que o projeto andou e andou bem.

Comprar algo pronto não adianta. Agora no futuro fazer acordo para desenvolver algo em conjunto com fabricação nos dois países como foi com o Gripen acho uma boa.

No que relaciona a MBT a Ucrânia é um dos poucos países que dominam todas as tecnologias. Desde motor, blindagem, optrônicos até sistemas ativos, passivos e hardkill.


Gastar dinheiro com ucranianos é doideira! Tudo que eles fazem hoje em dia é tentar replicar algumas tecnologias do anos 80 máximo inicio dos 90 dos russos, e ainda assim não são capazes. Eles estão parados nos anos 70/80 com sorte.

Tudo que eles fizeram ou modificaram por conta própria se mostrou um desastre em campo. Tem uma boa lista de países que cancelaram as compras deles, pela péssima qualidade e tecnologia... Até problemas graves de solda eles apresentam caso no iraque '

Bulat e BTR-4, T-84 e qualquer coisa atualmente é lixo.

Eles dominam o mercado negro de armas... blindagem, optrônicos até sistemas ativos, passivos e hardkill que viagem :lol:




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: tanques e blindados

#3458 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mai 09, 2018 5:53 pm

FCarvalho escreveu: Sex Mai 04, 2018 5:35 pm Antes de mais nada, acho somente possível uma nova família de VBTP-SL e de CC se, e somente se, conseguirmos uma boa parceria para co-desenvolver e construir aqui um projeto já existente. Sair do zero, no nosso caso, seria novamente insistir nos mesmos erros.

Na verdade seria um erro crasso.

abs.
O que te faz achar que produzir aqui vai sair barato? Ou ao menos, minimamente viável do ponto de vista financeiro?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: tanques e blindados

#3459 Mensagem por EDSON » Qua Mai 09, 2018 6:35 pm

Crisaman escreveu: Qua Mai 09, 2018 8:51 am O problema da Ucrânia é dinheiro. Injetando dinheiro o projeto anda. Vide o An-132D. Foi só a Arabia Saudita prover o dinheiro que o projeto andou e andou bem.

Comprar algo pronto não adianta. Agora no futuro fazer acordo para desenvolver algo em conjunto com fabricação nos dois países como foi com o Gripen acho uma boa.

No que relaciona a MBT a Ucrânia é um dos poucos países que dominam todas as tecnologias. Desde motor, blindagem, optrônicos até sistemas ativos, passivos e hardkill.
Você vai se decepcionar com isto visite o tópico Ucrânia e vai ver que a indústria ucraniana está minguando se quiser trago mais dados. Ela é incapaz de reproduzir peças de motores de T80 mais antigos e a capacidade manufatureira está degrada. Eles tem que modernizar seus meios de produção se não seus MTBs aparecerão apenas numa quantidade de 10 por ano.




Arariboia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 308
Registrado em: Sex Abr 10, 2015 10:58 am
Agradeceram: 27 vezes

Re: tanques e blindados

#3460 Mensagem por Arariboia » Sex Mai 11, 2018 7:01 pm

Uma Boa Ideia de como anda o 58 Exercito Russo.



Imagem



Receberam os Novos BMP-3M e Tunguska modernizado... fora T-72B3M T-90A/M




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37503
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3218 vezes

Re: tanques e blindados

#3461 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 11, 2018 8:36 pm

Marechal-do-ar escreveu: Qua Mai 09, 2018 5:53 pm
FCarvalho escreveu: Sex Mai 04, 2018 5:35 pm Antes de mais nada, acho somente possível uma nova família de VBTP-SL e de CC se, e somente se, conseguirmos uma boa parceria para co-desenvolver e construir aqui um projeto já existente. Sair do zero, no nosso caso, seria novamente insistir nos mesmos erros.Na verdade seria um erro crasso.
O que te faz achar que produzir aqui vai sair barato? Ou ao menos, minimamente viável do ponto de vista financeiro?
Eu creio que o que torna impeditiva qualquer chance de produção aqui de um novo projeto de CC é sermos o único cliente dele. Não temos como suportar a envergadura dos custos de investimento. Não se trata apenas de fazer um MBT, mas arcar com os custos de financiamento, desenvolvimento, avaliação, introdução e operação do projeto em si e também do fomento e capacitação necessário à industria, já que não temos nada made in Brazil qualificado para compor um MBT. Ainda tem o problema tecnológico, orçamentário e de infraestrutura do EB.

Aí entra a questão. Desenvolver um projeto do zero é algo absurdamente caro, e fora de qualquer contexto orçamentário previsível nosso. Mas se partimos da adoção de um projeto já disponível ou em vias de, e ainda não adotado ou fechado em termos de conceito e produção, teríamos uma vantagem de redução de custos. Neste sentido, dividir valores de desenvolvimento com outro país/empresa a fim de ganhar escala e diminuir o tamanho do nosso investimento, seria uma forma de tentar o projeto viável.

Se ao invés trabalhar com a produção de pouco mais de três centenas de CC's, e seus custos embutidos apenas para nós, poderíamos falar em um mercado para mais de meio milhar deles considerando o(s) parceiros de projeto, além de considerar objetivamente toda uma variedade de modelos derivados.

Não digo que essa opção torne o projeto mais barato, porque defesa nunca foi um negócio barato, mas pode tornar de alguma forma ele viável financeiramente no médio/longo prazo para nós.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18531
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: tanques e blindados

#3462 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 13, 2018 4:25 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Mai 05, 2018 1:06 pm
Bolovo escreveu: Sáb Mai 05, 2018 9:51 am Vocês que cogitaram o Abrams não podem estar falando sério. É algo totalmente fora da realidade brasileira. Eu diria que dentre todas as coisas que os EUA possam oferecer para o Brasil, essa seja a mais improvável. Não dá pra defender compra de material baratinho num tópico e defender Abrams no outro, é completamente sem nexo.
Pra mim é a última das últimas opções. Caro, pesado e a blindagem não é tudo isso.
Gabriel,

Dá uma lida na materia que eu havia digitalizado sobre as últimas modernizações no Abrams (incluem nova blindagem, sistemas de proteção ativa, novas munições para serem utilizadas a partir de 2020, etc):

viewtopic.php?f=3&t=331&start=3345

Vale ressaltar que boa parte dessas inovações podem ser aplicadas em versões já existentes ou então com o upgrade na capacidade de geração de energia, quase todas podem ser aplicadas.

No final do ano passado a Grécia foi nos estoques do Tio Sam e comprou nada menos de 400 Abrams.

Aquela turbina torna o custo de operação mais alto, mas tem de sopesar: taxa de juros baíxissimas do FMS (2,1% a.a., sendo que bancos de fomento europeus costumam financiar a taxas bem mais elevadas, em torno de 7% a.a. ou mais), valores em conta de unidades na reserva.

Eu acredito que seja muito difícil termos o Abrams por aqui. Mas já bastava 1 centena (que são suficientes para equipar 2 RCC de uma Brigada), já faria uma puta diferença no cenário regional.

Ficamos muito discutindo Leo2A4 (que devem ser pouco disponíveis) e há um carrilhão de Abrams dando sopa a financiamentos baixíssimos via FMS na reserva do US Army e Marines.

Obs: É bem mais provável o EB comprar Abrams do que comprar MBT da Rússia, Ucrânia, China, etc...




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: tanques e blindados

#3463 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Mai 13, 2018 4:57 pm

Bolovo escreveu: Ter Mai 08, 2018 9:50 pm Não sei se valeria a pena. A Ucrãnia é hoje um buraco que eu passaria bem longe. Já perdemos vários milhões de dólares com aquele malfadado contrato do Cyclone 4 que tivemos com esse país e não gostaria de repetir o mesmo erro, dessa vez com blindados. A Tailândia cancelou a compra de mais carros de combate Oplot de lá justamente pelos constantes atrasos, pela falta de qualidade etc. Infelizmente é hoje um país que não dá para confiar.
É, mas aquele contrato mal-fadado do Cyclone 4 não tinha sido cancelado por pressão política da Rússia?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: tanques e blindados

#3464 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 13, 2018 5:47 pm

Viktor Reznov escreveu: Dom Mai 13, 2018 4:57 pm
Bolovo escreveu: Ter Mai 08, 2018 9:50 pm Não sei se valeria a pena. A Ucrãnia é hoje um buraco que eu passaria bem longe. Já perdemos vários milhões de dólares com aquele malfadado contrato do Cyclone 4 que tivemos com esse país e não gostaria de repetir o mesmo erro, dessa vez com blindados. A Tailândia cancelou a compra de mais carros de combate Oplot de lá justamente pelos constantes atrasos, pela falta de qualidade etc. Infelizmente é hoje um país que não dá para confiar.
É, mas aquele contrato mal-fadado do Cyclone 4 não tinha sido cancelado por pressão política da Rússia?
Que pressão política a Rússia exercia ao Brasil em 2016? :lol:
O contrato foi cancelado pois gastamos 500 milhões de reais, chegamos a lugar nenhum e a Ucrânia não cumpriu sua parte.
Alias, jamais teríamos lucro com essa empreitada, o dinheiro retornaria nunca.
A ideia até era boa, mas foi muito mal executada.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: tanques e blindados

#3465 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 13, 2018 10:17 pm

knigh7 escreveu: Dom Mai 13, 2018 4:25 pm Aquela turbina torna o custo de operação mais alto, mas tem de sopesar: taxa de juros baíxissimas do FMS (2,1% a.a., sendo que bancos de fomento europeus costumam financiar a taxas bem mais elevadas, em torno de 7% a.a. ou mais), valores em conta de unidades na reserva.
Aquela turbina além de tornar o custo de operação mais alto exige mais caminhões pipa na logistica para que a brigada possa se locomover.

Existem milhares na reserva dando sopa porque ninguém quer essa bomba.

Mas eu não ficaria surpreso se o EB comprasse Abrams usados, para economizar na aquisição já fizeram cagada similar no passado com os Leo 1.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder