NOTÍCIAS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Re: NOTÍCIAS
Editorial da última edição da RFA:
http://www.forcaaerea.com.br/atual.aspEditorial
Nos últimos anos, tem ficado cada vez mais claro que a nossa guerra é aquela travada pelo controle do próprio Estado brasileiro. As cidades se apequenam e as pessoas vão perdendo o direito de ir e vir. Não se nota vontade política de enfrentar o problema, seja nas cidades ou nas fronteiras. A grande maioria dos políticos não se interessa, ou pior, alguns até participam do problema. Não fosse assim e o país não seria um dos líderes mundiais do tráfego de entorpecentes. Diante da falência dos órgãos de segurança da maioria dos estados, com a notória exceção da PM de São Paulo, a esperança dos que se convencionou chamar de cidadãos de bem, repousa nas Forças Armadas Brasileiras.
Mas forças armadas não foram criadas para combater o crime. Para tal existe o aparato policial, amparado por uma lei diferente daquela que rege o código de conduta dos militares e uma série de regras de engajamento totalmente diferentes das deles.
Estes, quando chamados para resolver assuntos para os quais não foram preparados, geralmente se deparam com situações impossíveis de resolver com os seus atributos. Por mais que a situação no Rio de Janeiro tenha chegado a um nível tão grave que só poderá ser enfrentado com medidas emergenciais, essas, parte da sociedade critica ou não deseja autorizar.
O resultado será o recrudescimento do problema com mais mortes, menos segurança e a erosão cada vez mais acentuada das atrações do já combalido estado. Esta parcela da sociedade que rejeita a ação das Forças Armadas sem, no entanto, oferecer soluções alternativas, carregará a culpa do fracasso de todo um estado, e de uma das mais belas cidades do mundo. O paliativo será o fortalecimento da estrutura policial o que irá requerer pesado investimento e eficiente fiscalização. A julgar pelo que se fez ao longo de diversas décadas passadas correm o risco de fracassar.
O que isto significa para as Forças Armadas Brasileiras, que cumprem a missão que são capazes de cumprir, é que uma boa parcela do investimento em defesa deverá migrar para o segmento de segurança pública. E isto afetará, possivelmente por décadas, a soberania do país frente a potenciais inimigos externos.
A Força Aérea, através de seu inteligente programa de reestruturação/priorização se prepara para esta realidade definindo sua atribuição de Controlar-Defender-Integrar, e os meios necessários para cumpri-la. Possui uma bem montada estrutura e ordem de batalha, para realizar as missões desta tríade de forma moderna e eficiente. Com meios atuais, econômicos e adequados ao seu orçamento.
Além de uma olhada nos órgãos que defendem o espaço aéreo, o COMPREP – Comando de Preparo e o COMAE – Comando Aeroespacial, este número de Revista Força Aérea traz como destaque um belíssimo ensaio sobre a Força Aérea Polonesa, que assim como a RAF, completa o seu centenário neste ano. Esperamos que gostem!
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: NOTÍCIAS
Mais um tiro no escuro da desesperada Antonov que procura qualquer parceria após o rompimento com os russos em 2014.hotm escreveu: ↑Qui Mai 03, 2018 4:16 pm Uma noticia interessante e um belo avião
http://www.cavok.com.br/blog/ucrania-of ... a-turquia/
As chances desse An-188 vingar na Turquia enquanto o mesmo recebe o A400M, que é praticamente da mesma classe, chegam a ser irrisórias.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37916
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5728 vezes
- Agradeceram: 3265 vezes
Re: NOTÍCIAS
Tão mais fácil se fizessem o An-70 funcionar. É uma aeronave superlativa em todos os sentidos, e que poderia mesmo ser um concorrente desafiador para o A-400M, e com qualidades de sobra para vencê-lo.
Mas os caras parecem gostar de fazer as coisas do jeito mais difícil.
ps: eu não ficaria aborrecido se Embraer (sem os americanos), fizesse uma parceria com a Antonov para o An-70. mercado para ele tem.
abs.
Mas os caras parecem gostar de fazer as coisas do jeito mais difícil.
ps: eu não ficaria aborrecido se Embraer (sem os americanos), fizesse uma parceria com a Antonov para o An-70. mercado para ele tem.
abs.
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS
3 de Maio de 2018
FAB abre licitação para modernizar 50 treinadores T-27 Tucano
Modernização da aviônica das aeronaves para padrão ‘glass cockpit’ tem custo total estimado em 42,5 milhões de reais
T-27 Tucano da AFA
A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu em março uma licitação para modernizar a aviônica de 50 aeronaves de treinamento T-27 Tucano em uso na Academia da Força Aérea (AFA), de uma frota atualmente de 60 aviões. A modernização dos aviões foi batizada de Projeto T-27M e a entrega das propostas, inicialmente prevista para meados de abril, teve prazo adiado para a próxima segunda-feira, 7 de maio.
A licitação é voltada a empresas nacionais, mas permite a empresas estrangeiras participarem em consórcio com as brasileiras. A modernização da aviônica, com retirada dos instrumentos analógicos, deverá incorporar painel do tipo “glass cockpit” nos postos dianteiro e traseiro, com uma tela colorida de 10 polegadas ou duas de 6 polegadas (medida diagonal) em cada posto, do tipo “touchscreen”. Também estão previstas, em cada posto, duas telas menores, uma dedicada a informações de funcionamento do motor e outra a dados básicos de voo (em caso de emergência), esta última dotada de bateria própria.
A instalação dos novos sistemas não poderá impactar em modificações estruturais na cabine e fuselagem, e deverá ser compatível com a potência elétrica gerada pela aeronave. Também deverá resistir às manobras (carga G) do Tucano.
A FAB estipula 2 anos para realização do serviço, com 2 protótipos para certificação e 48 aeronaves de série, e estima o valor de 42,5 milhões de reais para todo o projeto (com a observação de que os itens são praticamente todos importados e que a estimativa leva em conta a cotação do dólar em janeiro).
A modernização poderá ser feita pela contratada no PAMA-LS (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, MG) ou na BASP (Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos – SP) e a expectativa é que à modernização permita mais 15 anos de operação da aeronave.
As principais justificativas para a modernização dos T-27 Tucano são a obsolescência dos instrumentos analógicos, especialmente para voo IFR (por instrumentos), com dificuldade de reposição, e necessidade de compatibilizar a aeronave com os novos padrões de tráfego aéreo, tanto para ambientar os pilotos quanto para as missões fora da área da AFA, em deslocamentos mais distantes, que também são treinados.
Publicidade do Tucano em 1980
Histórico do T-27 Tucano
O Tucano surgiu da necessidade da FAB de substituir a antiga aeronave de treinamento T-37, que seria descontinuada pela fabricante Cessna. Nascia assim uma máquina com desempenho notório, reconhecido internacionalmente.
As inúmeras características do T-27 fizeram com que o avião fosse exportado para países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, Irã. No Reino Unido, foi escolhido para se tornar aeronave de treinamento básico, licenciado e produzido localmente.
O protótipo do treinador voou pela primeira vez em 19 de agosto de 1980, com um desenho avançado para a época. Suas características acabaram tornando-se padrão para outras aeronaves de treinamento, com trens de pouso retráteis, assentos em tandem (um a frente do outro, sendo o de trás mais alto), pontos para utilização de armamento e, inclusive, sendo a primeira aeronave do gênero com assentos ejetáveis.
Possui grande autonomia de voo – quatro horas e meia somente com o tanque interno, robustez, comandos precisos, boa margem de manobra mesmo à baixa altitude, confiabilidade, visibilidade e capacidade de voo em diferentes condições climáticas.
Para acessar o conteúdo completo do edital da licitação e seus anexos, com informações detalhadas, clique aqui
http://defesabrasil.com/forum/posting.p ... 14#preview
abs.
arcanjo
FAB abre licitação para modernizar 50 treinadores T-27 Tucano
Modernização da aviônica das aeronaves para padrão ‘glass cockpit’ tem custo total estimado em 42,5 milhões de reais
T-27 Tucano da AFA
A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu em março uma licitação para modernizar a aviônica de 50 aeronaves de treinamento T-27 Tucano em uso na Academia da Força Aérea (AFA), de uma frota atualmente de 60 aviões. A modernização dos aviões foi batizada de Projeto T-27M e a entrega das propostas, inicialmente prevista para meados de abril, teve prazo adiado para a próxima segunda-feira, 7 de maio.
A licitação é voltada a empresas nacionais, mas permite a empresas estrangeiras participarem em consórcio com as brasileiras. A modernização da aviônica, com retirada dos instrumentos analógicos, deverá incorporar painel do tipo “glass cockpit” nos postos dianteiro e traseiro, com uma tela colorida de 10 polegadas ou duas de 6 polegadas (medida diagonal) em cada posto, do tipo “touchscreen”. Também estão previstas, em cada posto, duas telas menores, uma dedicada a informações de funcionamento do motor e outra a dados básicos de voo (em caso de emergência), esta última dotada de bateria própria.
A instalação dos novos sistemas não poderá impactar em modificações estruturais na cabine e fuselagem, e deverá ser compatível com a potência elétrica gerada pela aeronave. Também deverá resistir às manobras (carga G) do Tucano.
A FAB estipula 2 anos para realização do serviço, com 2 protótipos para certificação e 48 aeronaves de série, e estima o valor de 42,5 milhões de reais para todo o projeto (com a observação de que os itens são praticamente todos importados e que a estimativa leva em conta a cotação do dólar em janeiro).
A modernização poderá ser feita pela contratada no PAMA-LS (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, MG) ou na BASP (Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos – SP) e a expectativa é que à modernização permita mais 15 anos de operação da aeronave.
As principais justificativas para a modernização dos T-27 Tucano são a obsolescência dos instrumentos analógicos, especialmente para voo IFR (por instrumentos), com dificuldade de reposição, e necessidade de compatibilizar a aeronave com os novos padrões de tráfego aéreo, tanto para ambientar os pilotos quanto para as missões fora da área da AFA, em deslocamentos mais distantes, que também são treinados.
Publicidade do Tucano em 1980
Histórico do T-27 Tucano
O Tucano surgiu da necessidade da FAB de substituir a antiga aeronave de treinamento T-37, que seria descontinuada pela fabricante Cessna. Nascia assim uma máquina com desempenho notório, reconhecido internacionalmente.
As inúmeras características do T-27 fizeram com que o avião fosse exportado para países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras, Irã. No Reino Unido, foi escolhido para se tornar aeronave de treinamento básico, licenciado e produzido localmente.
O protótipo do treinador voou pela primeira vez em 19 de agosto de 1980, com um desenho avançado para a época. Suas características acabaram tornando-se padrão para outras aeronaves de treinamento, com trens de pouso retráteis, assentos em tandem (um a frente do outro, sendo o de trás mais alto), pontos para utilização de armamento e, inclusive, sendo a primeira aeronave do gênero com assentos ejetáveis.
Possui grande autonomia de voo – quatro horas e meia somente com o tanque interno, robustez, comandos precisos, boa margem de manobra mesmo à baixa altitude, confiabilidade, visibilidade e capacidade de voo em diferentes condições climáticas.
Para acessar o conteúdo completo do edital da licitação e seus anexos, com informações detalhadas, clique aqui
http://defesabrasil.com/forum/posting.p ... 14#preview
abs.
arcanjo
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Re: NOTÍCIAS
Com o pacote SLEP os F-16 da USAF poderão voar até 2.050:
USAF completa modernização do primeiro de 300 caças F-16C/D:
http://www.cavok.com.br/blog/usaf-compl ... s-f-16c-d/
USAF completa modernização do primeiro de 300 caças F-16C/D:
http://www.cavok.com.br/blog/usaf-compl ... s-f-16c-d/
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39492
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2850 vezes
Re: NOTÍCIAS
http://www.cavok.com.br/blog/um-em-cada ... oder-voar/
Os pilotos das Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) não estão conseguindo tempo de voo suficiente em meio à escassez de helicópteros e, consequentemente, estão perdendo suas licenças de voo. O relatório é o último a lançar luz sobre o estado embaraçoso das forças armadas da Alemanha.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61482
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS
cabeça de martelo escreveu: ↑Qua Mai 09, 2018 7:09 am http://www.cavok.com.br/blog/um-em-cada ... oder-voar/Os pilotos das Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) não estão conseguindo tempo de voo suficiente em meio à escassez de helicópteros e, consequentemente, estão perdendo suas licenças de voo. O relatório é o último a lançar luz sobre o estado embaraçoso das forças armadas da Alemanha.
Eu morro de véio e não entendo como é que o País mais rico da Europa, sendo a quarta ou quinta maior economia do planeta, não consegue ter FFAA à sua altura. POWS, fica a impressão que os politiqueiros de lá são iguais aos daqui.
Jet Wasch jetzt!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Lucas Lasota
- Avançado
- Mensagens: 692
- Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
- Agradeceu: 584 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Re: NOTÍCIAS
1. Eles precisam de FFAA nós aqui achamos "o must"?Túlio escreveu: ↑Qui Mai 10, 2018 1:17 pmcabeça de martelo escreveu: ↑Qua Mai 09, 2018 7:09 am http://www.cavok.com.br/blog/um-em-cada ... oder-voar/
Eu morro de véio e não entendo como é que o País mais rico da Europa, sendo a quarta ou quinta maior economia do planeta, não consegue ter FFAA à sua altura. POWS, fica a impressão que os politiqueiros de lá são iguais aos daqui.
Jet Wasch jetzt!!!
2. Quais seriam as missões para a Alemanha de FFAAs extremamente custosas como as dos EUA e Rússia?
Acho que são questões pertinentes para entender esse "descaso" que achamos que os alemães estão tendo com a Defesa deles.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61482
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6310 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS
Lucas Lasota escreveu: ↑Qui Mai 10, 2018 1:26 pm
1. Eles precisam de FFAA nós aqui achamos "o must"?
2. Quais seriam as missões para a Alemanha de FFAAs extremamente custosas como as dos EUA e Rússia?
Acho que são questões pertinentes para entender esse "descaso" que achamos que os alemães estão tendo com a Defesa deles.
Bueno, me parece que, ao contrário de nós, eles precisam sim, pois nós não vivemos num continente que só parou de guerrear com o advento da OTAN, na chamada "Pax Americana". Nós não temos um vizinho chamado Rússia, considerado hostil, a ponto de até os Suecos já estarem de prevenção. Nós não temos compromissos de defender outros Países nem de cumprir suas agendas no exterior (ISAF, p ex). Assim, nós podemos nos dar ao luxo de ser - como somos - negligentes para com a Defesa.
Já a Alemanha...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39492
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2850 vezes
Re: NOTÍCIAS
O governo Alemão andou anos a negligenciar as suas Forças Armadas, agora que o clima com a Russia não está exactamente famoso, é que eles começaram outra vez a prestar um pouco de mais atenção a estas questões. Temos inúmeros casos de meios acostados à "box" porque todas as peças que eles tinham em stock foram usados anos a fio para manter os meios operacionais e agora vão ter que gastar uma pequena fortuna a comprar mais peças e a recuperar meios que estão absolutamente inops (ex.: submarinos, Carros de Combate, Caças, etc).
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37916
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5728 vezes
- Agradeceram: 3265 vezes
Re: NOTÍCIAS
O que é a norma por aqui se tornou um mal exemplo a ser copiado pela Alemanha.
abs.
abs.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Re: NOTÍCIAS
É interessante as gradações de percepção (pelo menos tornadas públicas) de ameaças abordadas pelas autoridades de defesa europeias.Túlio escreveu: ↑Qui Mai 10, 2018 1:37 pmLucas Lasota escreveu: ↑Qui Mai 10, 2018 1:26 pm
1. Eles precisam de FFAA nós aqui achamos "o must"?
2. Quais seriam as missões para a Alemanha de FFAAs extremamente custosas como as dos EUA e Rússia?
Acho que são questões pertinentes para entender esse "descaso" que achamos que os alemães estão tendo com a Defesa deles.
Bueno, me parece que, ao contrário de nós, eles precisam sim, pois nós não vivemos num continente que só parou de guerrear com o advento da OTAN, na chamada "Pax Americana". Nós não temos um vizinho chamado Rússia, considerado hostil, a ponto de até os Suecos já estarem de prevenção. Nós não temos compromissos de defender outros Países nem de cumprir suas agendas no exterior (ISAF, p ex). Assim, nós podemos nos dar ao luxo de ser - como somos - negligentes para com a Defesa.
Já a Alemanha...
Quando eu li uma entrevista que o Micael Byden (atualmente Ministro da Defesa) quando era o Comandante da Flygvapnet e concedeu a uma enttrevista revista brasileira há uns 3 anos atrás (salvo engano era para a RFA, embora tenha concedido também a outras) o discurso dele era parecido com o de um chefe militar polonês. A Rússia é a ameaça e fim de papo.
É diferente do de um comandante francês, italiano, alemão, que vem com discursos do tipo "procuramos avançar nos entendimentos" (com a Rússia) e tal , etc. Mais ameno.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37916
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5728 vezes
- Agradeceram: 3265 vezes
Re: NOTÍCIAS
Suecos e poloneses tem um histórico longevo de inimizade com os russos. Assim como grande parte dos países que fazem fronteira com eles.
Daí não medir palavras na hora de identificar seus inimigos.
Não há margem para erros e nem discussões vãs.
Abs
Daí não medir palavras na hora de identificar seus inimigos.
Não há margem para erros e nem discussões vãs.
Abs
Carpe Diem