FAB NEWS
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Re: FAB NEWS
Publicado: 06/03/2018 17:34h
Aeronaves da FAB realizam interceptação de avião com drogas
Operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal e Polícia Militar do Mato Grosso
Fonte: Agência Força Aérea, Ten Jussara Peccini
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Cel Frederico
Um caça A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião bimotor, matrícula PR-EBF, com mais de 500 kg de cocaína, por volta das 14h (horário de Brasília), desta terça-feira (6/3), na região de Nova Fernandópolis (MT).
A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública. Três aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99 foram empregados para monitorar e interceptar o avião proveniente da Bolívia.
O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, conforme estabelece a Lei 7565/1986 e o Decreto 5.144/2004, interrogando o piloto do bimotor, mas não obteve resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita.
Na sequência, o piloto de defesa aérea ordenou a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Cuiabá (MT), porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Quando a defesa aérea estava prestes a comandar o tiro de aviso, o avião interceptado realizou pouso forçado na área rural do município de Nova Fernandópolis (MT).
Um helicóptero da Polícia Militar do Mato Grosso foi acionado e transportou a equipe da Polícia Federal para fazer a abordagem da aeronave no solo.
"O objetivo do policiamento do espaço aéreo foi cumprido. Reforçamos a importância da apresentação de plano de voo para quem voa em nosso território", disse o Comandante de Operações Aeroespaciais da FAB, Tenente-Brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino.
Fotos: FAB e Polícia Federal
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... m%20drogas
abs.
arcanjo
Aeronaves da FAB realizam interceptação de avião com drogas
Operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal e Polícia Militar do Mato Grosso
Fonte: Agência Força Aérea, Ten Jussara Peccini
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Cel Frederico
Um caça A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião bimotor, matrícula PR-EBF, com mais de 500 kg de cocaína, por volta das 14h (horário de Brasília), desta terça-feira (6/3), na região de Nova Fernandópolis (MT).
A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública. Três aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99 foram empregados para monitorar e interceptar o avião proveniente da Bolívia.
O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, conforme estabelece a Lei 7565/1986 e o Decreto 5.144/2004, interrogando o piloto do bimotor, mas não obteve resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita.
Na sequência, o piloto de defesa aérea ordenou a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Cuiabá (MT), porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Quando a defesa aérea estava prestes a comandar o tiro de aviso, o avião interceptado realizou pouso forçado na área rural do município de Nova Fernandópolis (MT).
Um helicóptero da Polícia Militar do Mato Grosso foi acionado e transportou a equipe da Polícia Federal para fazer a abordagem da aeronave no solo.
"O objetivo do policiamento do espaço aéreo foi cumprido. Reforçamos a importância da apresentação de plano de voo para quem voa em nosso território", disse o Comandante de Operações Aeroespaciais da FAB, Tenente-Brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino.
Fotos: FAB e Polícia Federal
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/3 ... m%20drogas
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Re: FAB NEWS
Eu fiquei meio surpreso porque não esperava por uma notícia como essa, mas quase todos os sites nacionais - militares e civis - sobre aviação estão dizendo que a edição Cruzex Flight 2018 está confirmada e com a presença de 21 países.
Alguém pode confirmar se procede?
abs.
Alguém pode confirmar se procede?
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Re: FAB NEWS
Reunião apresenta diretrizes para a Cruzex Flight 2018
O Exercício Operacional ocorrerá em Natal entre os dias 18 e 30 de novembro
A conferência inicial de planejamento - Inicial Planning Conference (IPC) - para o exercício Cruzex Flight 2018 ocorreu de 5 a 9 de março na Ala 10, em Natal (RN), com a presença de representantes das Forças Aéreas de 13 países: Suécia, Argentina, Portugal, Peru, Canadá, Colômbia, Chile, Equador, França, Uruguai, Inglaterra e Estados Unidos. O objetivo foi promover a interação entre as nações participantes, apresentar o planejamento inicial e que cada representante das delegações estrangeiras trouxesse suas demandas operacionais e de suporte. O Exercício Operacional ocorrerá em Natal, entre os dias 18 e 30 de novembro deste ano. Foram convidadas as Forças Aéreas de 21 países que poderão participar ativamente ou estarão presentes apenas como observadores.
No discurso de abertura, o Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, destacou que a maior importância de realizar o exercício é a capacitação operacional entre as nações participantes. “No exercício da Cruzex, existe uma troca de competências operacionais, que além de estreitar os laços entre os países, possibilita agregar conhecimentos de outras nações mais experientes no tipo de operação que queremos aprimorar, tornando a execução de missões futuras cada vez mais eficientes”, ressaltou.
Para o Major Aviador Eric Willrich, representante da Força Aérea do Canadá, a participação e a integração entre as nações na Cruzex é o foco principal. “É uma obrigação nossa e de cada país participar deste evento, desde seu planejamento até o exercício final, uma vez que a interação entre os países e as pessoas se faz necessária para que possamos operar eficientemente e com segurança. A Cruzex nos proporciona um maior conhecimento operacional dos outros países e em futuras missões de paz poderemos atuar com uma maior integração", especificou.
A próxima reunião com a participação das delegações estrangeiras, denominada Final Planning Conference (FPC), ocorrerá em agosto, quando serão apresentados os resultados de todas as demandas requeridas na IPC, além da exposição de todo o cenário operacional do exercício.
Cruzex Flight 2018
A Cruzex 2018 terá o chamado formato flight, em que o objetivo é o adestramento dos Esquadrões Aéreos em voo, com a mínima utilização da estrutura e dos sistemas de Comando e Controle. Pretende-se também manter a atualização das táticas, técnicas e procedimentos em missões aéreas compostas para os cenários de guerra convencionais, em que Forças Aéreas de diferentes países operam em conjunto.
Outro objetivo é incluir parte do adestramento em missões que permeiem o cenário de conflitos de guerra irregular, como as missões de paz da ONU, além de valorizar e estreitar as relações da FAB com as Forças Aéreas de Nações Amigas.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/31717
O Exercício Operacional ocorrerá em Natal entre os dias 18 e 30 de novembro
A conferência inicial de planejamento - Inicial Planning Conference (IPC) - para o exercício Cruzex Flight 2018 ocorreu de 5 a 9 de março na Ala 10, em Natal (RN), com a presença de representantes das Forças Aéreas de 13 países: Suécia, Argentina, Portugal, Peru, Canadá, Colômbia, Chile, Equador, França, Uruguai, Inglaterra e Estados Unidos. O objetivo foi promover a interação entre as nações participantes, apresentar o planejamento inicial e que cada representante das delegações estrangeiras trouxesse suas demandas operacionais e de suporte. O Exercício Operacional ocorrerá em Natal, entre os dias 18 e 30 de novembro deste ano. Foram convidadas as Forças Aéreas de 21 países que poderão participar ativamente ou estarão presentes apenas como observadores.
No discurso de abertura, o Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, destacou que a maior importância de realizar o exercício é a capacitação operacional entre as nações participantes. “No exercício da Cruzex, existe uma troca de competências operacionais, que além de estreitar os laços entre os países, possibilita agregar conhecimentos de outras nações mais experientes no tipo de operação que queremos aprimorar, tornando a execução de missões futuras cada vez mais eficientes”, ressaltou.
Para o Major Aviador Eric Willrich, representante da Força Aérea do Canadá, a participação e a integração entre as nações na Cruzex é o foco principal. “É uma obrigação nossa e de cada país participar deste evento, desde seu planejamento até o exercício final, uma vez que a interação entre os países e as pessoas se faz necessária para que possamos operar eficientemente e com segurança. A Cruzex nos proporciona um maior conhecimento operacional dos outros países e em futuras missões de paz poderemos atuar com uma maior integração", especificou.
A próxima reunião com a participação das delegações estrangeiras, denominada Final Planning Conference (FPC), ocorrerá em agosto, quando serão apresentados os resultados de todas as demandas requeridas na IPC, além da exposição de todo o cenário operacional do exercício.
Cruzex Flight 2018
A Cruzex 2018 terá o chamado formato flight, em que o objetivo é o adestramento dos Esquadrões Aéreos em voo, com a mínima utilização da estrutura e dos sistemas de Comando e Controle. Pretende-se também manter a atualização das táticas, técnicas e procedimentos em missões aéreas compostas para os cenários de guerra convencionais, em que Forças Aéreas de diferentes países operam em conjunto.
Outro objetivo é incluir parte do adestramento em missões que permeiem o cenário de conflitos de guerra irregular, como as missões de paz da ONU, além de valorizar e estreitar as relações da FAB com as Forças Aéreas de Nações Amigas.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/31717
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: FAB NEWS
Até que enfim uma notícia boa para a FAB. Mesmo depois de todos esses anos de interrupção neste tipo de exercício.
Vamos torcer para que não leve outros cinco anos de novo para a próximo.
Obrigado Glauber pela confirmação.
abs
Vamos torcer para que não leve outros cinco anos de novo para a próximo.
Obrigado Glauber pela confirmação.
abs
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- Bolovo
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Re: FAB NEWS
Cruzex Flight se não me engano é aquele versão do exercício que não tem nenhuma aeronave, apenas simulação.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: FAB NEWS
Essa é aquela que tem voo com aeronaves. A última foi em 2013. A outra versão é que simula apenas a parte de C2, mas não lembro qual o nome que davam.
Geralmente o exercício acima era antecedido da C2 no ano anterior, mas como parou tudo em 2013, acho que o pessoal quer tentar resgatar um pouco do tempo perdido. E quem sabe dessa vez seguir sem novas interrupções.
Assim cada versão da Cruzex continuaria a ser bienal como inicialmente previsto.
abs.
Geralmente o exercício acima era antecedido da C2 no ano anterior, mas como parou tudo em 2013, acho que o pessoal quer tentar resgatar um pouco do tempo perdido. E quem sabe dessa vez seguir sem novas interrupções.
Assim cada versão da Cruzex continuaria a ser bienal como inicialmente previsto.
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Re: FAB NEWS
A Cruzex vai ser Operacional com aeronaves, por isso flight. De 18 a 30 de novembro.
EDITADO POR PAISANO!!!
- jambockrs
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Re: FAB NEWS
Meus prezados
Esquadrão Pacau da FAB recebe visita da USAF
O grupo conheceu as instalações do Esquadrão, além das Unidades Aéreas e de Logística pertencentes à Ala 8
O Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1°/4° GAV), conhecido como Esquadrão Pacau, sediado na Ala 8, em Manaus (AM), recebeu a visita da United States Air Force (USAF) na segunda-feira (12). Na ocasião, militares da Força Aérea dos Estados Unidos verificaram se a Força Aérea Brasileira (FAB) cumpre os critérios necessários à participação do Exercício Red Flag, um dos maiores treinamentos aéreos do mundo, realizado na Base Aérea de Nellis, nos Estados Unidos.
O Red Flag é um exercício avançado de poder aéreo realizado pela USAF e conta com a presença de pilotos daUnited States Air Force (USAF), United States Navy (USN),United States Marine Corps (USMC), United States Army(USA) e de várias forças aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), entre outras nações aliadas.
De acordo com o Chefe da Seção de Apoio do 1°/4° GAV, Major Aviador Thiago Ferreira de Souza, a participação no Red Flag traz benefícios operacionais para o esquadrão e para a FAB. “Participar de uma missão dessa magnitude é de extrema importância para agregar os conhecimentos utilizados pela OTAN assim como pelas Forças Armadas Norte Americanas”, afirmou.
A programação da visita da USAF incluiu palestra sobre possibilidades de emprego e evolução doutrinária, bem como briefing/debriefing de voo de Combate Além do Alcance Visual (BVR, na sigla em inglês). O grupo também conheceu as instalações do Esquadrão, além das Unidades Aéreas e de Logística pertencentes à Ala 8.
“A ideia da visita era analisar o nível operacional no que se refere à doutrina de emprego BVR, assim como a realização do briefing, voo e debriefing nos padrões utilizados pela OTAN”, explicou o Major Thiago.
Fonte: Força Aérea Brasileira via site Poder Aéreo 17 MAR 2018
Esquadrão Pacau da FAB recebe visita da USAF
O grupo conheceu as instalações do Esquadrão, além das Unidades Aéreas e de Logística pertencentes à Ala 8
O Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1°/4° GAV), conhecido como Esquadrão Pacau, sediado na Ala 8, em Manaus (AM), recebeu a visita da United States Air Force (USAF) na segunda-feira (12). Na ocasião, militares da Força Aérea dos Estados Unidos verificaram se a Força Aérea Brasileira (FAB) cumpre os critérios necessários à participação do Exercício Red Flag, um dos maiores treinamentos aéreos do mundo, realizado na Base Aérea de Nellis, nos Estados Unidos.
O Red Flag é um exercício avançado de poder aéreo realizado pela USAF e conta com a presença de pilotos daUnited States Air Force (USAF), United States Navy (USN),United States Marine Corps (USMC), United States Army(USA) e de várias forças aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), entre outras nações aliadas.
De acordo com o Chefe da Seção de Apoio do 1°/4° GAV, Major Aviador Thiago Ferreira de Souza, a participação no Red Flag traz benefícios operacionais para o esquadrão e para a FAB. “Participar de uma missão dessa magnitude é de extrema importância para agregar os conhecimentos utilizados pela OTAN assim como pelas Forças Armadas Norte Americanas”, afirmou.
A programação da visita da USAF incluiu palestra sobre possibilidades de emprego e evolução doutrinária, bem como briefing/debriefing de voo de Combate Além do Alcance Visual (BVR, na sigla em inglês). O grupo também conheceu as instalações do Esquadrão, além das Unidades Aéreas e de Logística pertencentes à Ala 8.
“A ideia da visita era analisar o nível operacional no que se refere à doutrina de emprego BVR, assim como a realização do briefing, voo e debriefing nos padrões utilizados pela OTAN”, explicou o Major Thiago.
Fonte: Força Aérea Brasileira via site Poder Aéreo 17 MAR 2018
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Re: FAB NEWS
Uma notícia aguardada, e lógica, pela atual situação.
Os Tucanos da AFA vão durar mais uns 15 anos pelo menos.
http://www.defesaaereanaval.com.br/fab- ... 27-tucano/
abs.
Os Tucanos da AFA vão durar mais uns 15 anos pelo menos.
http://www.defesaaereanaval.com.br/fab- ... 27-tucano/
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Re: FAB NEWS
Pessoal, gostaria de fazer uma pergunta: qual o alcance do atual radar do F-5M?
Dado o tempo até tivermos nossos Gripen E/F, não seria interessante adquirir alguns Derby ER, para aumentar o alcance de nossos mísseis BVR, considerando que o mesmo possui 100 km de alcance?
Dado o tempo até tivermos nossos Gripen E/F, não seria interessante adquirir alguns Derby ER, para aumentar o alcance de nossos mísseis BVR, considerando que o mesmo possui 100 km de alcance?
- FCarvalho
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Re: FAB NEWS
O Gripen E chega em 2021, ou seja, daqui apenas 3 anos. E A FAB está de olho no Meteor, que deve ser comprado um pequeno lote.
Ademais os F-5 duram somente até 2025. Depois disso é aposentadoria, com ou sem 2o lote de Gripen E/F.
No link abaixo tem as características do radar Griffo F, modelo que equipa os F-5EM da FAB.
http://www.leonardocompany.com/en/-/grifo-s
O tempo agora corre no sentido de tentar obter um segundo lote do Gripen a fim de conseguir complementar os 4 esquadrões de F-5 com um número adequado de células.
abs
Ademais os F-5 duram somente até 2025. Depois disso é aposentadoria, com ou sem 2o lote de Gripen E/F.
No link abaixo tem as características do radar Griffo F, modelo que equipa os F-5EM da FAB.
http://www.leonardocompany.com/en/-/grifo-s
O tempo agora corre no sentido de tentar obter um segundo lote do Gripen a fim de conseguir complementar os 4 esquadrões de F-5 com um número adequado de células.
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- gabriel219
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Re: FAB NEWS
Parece que o alcance do Derby ER é maior que a do radar, mas com o E-99 essa deficiência seria evitada.
Pode ser uma alternativa, já que o Derby é integrado no F-5M.
Pode ser uma alternativa, já que o Derby é integrado no F-5M.
- FCarvalho
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Re: FAB NEWS
Sim, existe essa possibilidade. Mas pelo contexto do tempo em que se espera a chegada dos F-39 logo mais, nenhum investimento será feito nos F-5 que não os de praxe da manutenção. Ao menos isto é o que se espera fazer.
No mais, não vale a pena já que aquele caça americano está praticamente em fim de carreira. Melhor gastar tempo e dinheiro ou comprando um míssil já pronto, como o Meteor, ou fazer um para nós aqui, o que obviamente está muito longe da atual capacidade, e interesse, da FAB.
abs
No mais, não vale a pena já que aquele caça americano está praticamente em fim de carreira. Melhor gastar tempo e dinheiro ou comprando um míssil já pronto, como o Meteor, ou fazer um para nós aqui, o que obviamente está muito longe da atual capacidade, e interesse, da FAB.
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- Bolovo
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Re: FAB NEWS
Caiu um F-5FM da FAB. Os pilotos ejetaram e estão bem.
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... o-rj.ghtml
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