GEOPOLÍTICA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36495
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3154 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5926 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 16, 2017 6:02 pm

A reunificação de alguma forma fez uma espécie de exorcismo na Alemanha quanto aos seus velhos fantasmas, posto que a guerra fria era a principal lembrança imposta aos alemães do porque eles estarem divididos até então.

Uma vez reunidos novamente, a prioridade passou a ser resolver seus problemas internos, principalmente em relação a integração do leste comunista ao restante do país. Eles passaram praticamente os últimos vinte anos fazendo isso. E ainda é um trabalho que está por terminar.

Mas historicamente, a ocupação do país até os anos 50's impôs a população um julgo, e um sentimento de culpa que as gerações que se sucederam foram absorvendo lentamente, como se todo alemão fosse culpado por um dia o nazismo ter feito o que fez. E isto ainda está muito imbricado na educação e na formação dos alemães. O medo deles em relação ao passado praticamente é alimentado pelo próprio Estado alemão.

Mas o tempo passa. E as gerações, mal ou bem, tendem a esquecer, ou ignorar a história. Um dia esse fantasma não irá mais assustar os alemães, seja porque eles irão começar a negar sua ligação com este passado com o qual não tem responsabilidade, seja porque, pelo que são no mundo, tendem a assumir cada vez mais uma posição diferente daquela que lhes foi relegada pelos aliados na GM II: a de um aliado, pero non mucho.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
chris

Re: GEOPOLÍTICA

#5927 Mensagem por chris » Sáb Jun 17, 2017 3:34 pm

O PRIMEIRO TRIUNVIRATO MUNDIAL
Na Roma Antiga, César, Crasso e Pompeu se uniram e formaram o Primeiro Triunvirato - que governaria Roma e atuaria como uma contraponto ao poder do Senado Romano.

Mas depois disso o Primeiro Triunvirato se desfez: Crasso morreu em batalha (por um erro crasso - rs), Pompeu e César se enfrentaram, com Pompeu se unindo ao Senado. César venceu e tornou-se o único no poder, mas foi assassinado por uma conspiração do Senado. Após o assassinato de César, três outros grandes se uniram: Marco Antônio, Otávio e Lépido e formaram o Segundo Triunvirato, que governaria Roma e anularia, novamente, o Poder do Senado.

Mas porque estou relembrando esses fatos históricos?

Porque, para mim, similarmente ao que aconteceu na Roma Antiga, formou-se recentemente o Primeiro Triunvirato Mundial: Rússia, China e Irã se uniram - e de fato ditam as regras no mundo.

Que o Estado Profundo, os Iluminatti (que são reais e não têm nada de místico), os Bildberg, os super magnatas banqueiros, a imprensa corrupta internacional e todos os idiotas úteis (gente comum como nós, explorada e sujeita a todos os desmandos da elite, mas iludidos, manipulados ou que se venderam - por pouquíssimo, diga-se de passagem - que todos eles estremeçam!!!!

Podem me xingar, podem mentir para si mesmos, podem negar ou ofender - mas nada vai mudar a realidade.

O Primeiro triunvirato mundial já é uma realidade. Gostem você dela ou não.

Será um mundo melhor ou pior? o dragão chinês é herbívoro?

Essa resposta só saberemos no futuro, mas eu garanto que o dragão chinês é muito menos carnívoro que a Águia (ou seria urubu disfarçado de águia) americano. Esse sim, dissimulado, manipulador, imperialista, escravagista, anti-democrática e usurpador.

E seria a época ideal para o Brasil finalmente tomar as rédeas de seu próprio destino.

Ao eixo Moscou-Pequim-Teerã: vida longa e não sejais tão corrupto e sedento de poder e ganância quanto o seu predecessor. Sede justos e coerentes, como têm sido até agora. E não sufoqueis outras nações, como fizeram o Maligno Eixo Ocidental.

chris




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36495
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3154 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5928 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 02, 2017 12:39 am

Rajoy defiende la actuación policial en Cataluña: "Hemos hecho lo que teníamos que hacer " frente "a la ruptura de la legalidad y la convivencia"
Redacción - BBC Mundo

http://www.bbc.com/mundo/noticias-inter ... w_facebook

O pau comendo solto na Espanha.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5929 Mensagem por Bourne » Qua Mar 21, 2018 4:26 pm

Sinto informar que perdemos o PPK. O Presidente do Peru acaba de renunciar. O motivo que estava no supermercado comprando alguns deputados.
Presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski oferece renúncia, diz imprensa

Decisão sucederia difusão de vídeos que mostram suposta compra de votos contra impeachment

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, 79, teria renunciado ao cargo nesta quarta-feira (21), segundo a apuração de jornais locais que presenciaram bastidores da reunião entre ele e seus ministros, realizada pela manhã.

Um pronunciamento oficial está sendo esperado para as próximas horas.

A renúncia teria sido precipitada por conta da divulgação de uma série de vídeos que mostram o congressista Kenji Fujimori e seus aliados —um grupo dissidente do partido fujimorista (Força Popular), dirigido por sua irmã, Keiko, de quem é inimigo político— tentando comprar o apoio de congressistas para que votassem contra a moção de vacância do presidente Pedro Pablo Kuczynski, numa sessão que estava marcada para esta quinta-feira (22).

As gravações estão sendo comparadas aos famosos “vladivideos”, do ex-homem-forte do então presidente Alberto Fujimori (1990-2000), e que mostravam Vladimiro Montesinos exercendo pressão e oferendo subornos.

Os "vladivideos" foram o início da crise que acabou com a gestão do autocrata.

Até a divulgação dos “kenjivideos”, como estão sendo chamados os atuais, o placar da votação dava uma vantagem apertada, de apenas dois votos, em favor de que PPK permanecesse no cargo, ainda que com mais de 30 votos em aberto (entre indecisos e abstenções).

As imagens de Kenji negociando dinheiro público em troca de apoio ao mandatário, porém, fizeram com que vários congressistas e líderes políticos mudassem de postura. Pela manhã, já se falava em 100 parlamentares aderindo à moção.

“Ou ele renuncia hoje [nesta quarta-feira], ou votaremos sua vacância amanhã”, disse o ex-presidente Alan García, líder do Apra (Aliança Popular Revolucionária Americana).

Três dos 18 parlamentares do partido de PPK (Peruanos por el Kambio) também defenderam a renúncia, por meio de um comunicado. “Diante dos graves fatos recém-conhecidos [a divulgação dos vídeos], nos vemos na obrigação de mudar nossa posição institucionalista. O presidente deve renunciar e dar espaço para a sucessão constitucional”, diz o texto.

PPK num primeiro momento se defendeu, tentando descolar sua imagem das ações de Kenji Fujimori, que anseia ser candidato a presidente, caso sejam convocadas eleições. A primeira-ministra Mercedes Araóz declarou que "o governo não compra congressistas. Não há nenhum alto funcionário que possa fazer esse tipo de ofertas”.

A sessão marcada para quinta-feira (22) seria a segunda em três meses em que PPK teria de entregar seu destino às mãos do Congresso. Em dezembro, por meio de uma barganha com Kenji, que incluía um indulto a seu pai, o ex-presidente Alberto Fujimori, então preso, PPK conseguiu os votos de que precisava para seguir no cargo.

A ação, porém, causou repúdio entre os partidos de centro-esquerda e de esquerda, que tiveram a iniciativa de reabrir, também por conta do que consideraram ser uma “traição política”, o processo de moção de vacância por “incapacidade moral permanente”, iniciado após as acusações sobre supostos privilégios e propinas relacionados ao escândalo de corrupção da Odebrecht, ocorridos na época em que PPK era ministro da gestão de Alejandro Toledo (2001-2006).

“A corrupção ficou para um segundo plano. Não é tirando um homem que o país deixará de ser corrupto. Mas PPK mentiu para nós. Votamos nele porque afirmou que nunca liberaria Fujimori. Ele não tem mais nenhuma moral para governar”, diz Enrique Armero, 48, que, no início da tarde de quarta-feira (21), protestava na praça diante do Palácio de Governo.

Também ali havia agrupações anti e pró-PPK. “Nós viemos de Arequipa para apoiar o presidente. Não queremos esse ataque às instituições do Peru, que custaram tanto para ser reerguidas após o fujimorismo”, disse o estudante Héctor Araóz, 21.

Por conta da aglomeração, que ia crescendo desde o fim da manhã, a polícia reforçou a segurança, cercando a praça e mantendo os manifestantes longe do Palácio de Governo e do Congresso.

Caso a renúncia se confirme, o primeiro na linha de sucessão é o vice-presidente Martín Vizcarra. Também embaixador no Canadá, Vizcarra vinha se mantendo longe dos holofotes e não deu declarações nos últimos dias. Porém, teria tomado um avião na última madrugada para chegar nas próximas horas ao Peru.

Depois dele, a sucessora constitucional seria Araóz, que é também a segunda vice-presidente. Se nenhum dos dois aceitar assumir, o cargo ficaria com Luis Galarreta, que é o atual líder do Congresso e pertence ao Força Popular.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/201 ... ocal.shtml
Ainda não sei como encarar a impossibilidade de usar trocadilhos relacionados ao PPK, Peru, cabeça erguida e tornar o peru grande, Odebrecht.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5930 Mensagem por J.Ricardo » Qua Mar 21, 2018 4:42 pm

É gopi!!!!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5931 Mensagem por EDSON » Ter Abr 10, 2018 10:22 pm

O Brasil lambe o saco americano sem parar e dai eles fazem uma destas. :lol:
.
Análise: O fim do 'ano das Américas'
Pela Síria, Trump confirma desprezo pela região ao se ausentar da Cúpula das Américas

Henrique Gomes Batista, correspondente10/04/2018 11:24

WASHINGTON - Ao cancelar a participação na Cúpula das Américas, reunião dos presidentes dos 32 países do continente que ocorrerá neste fim de semana em Lima, o presidente Donald Trump escancara que, para seu governo, a região não é prioridade. Há 15 meses no cargo, o republicano não pisou em nenhum país da América Latina.

Trump esteve em encontros da comunidade do Pacífico, da Otan, do G20 e do mundo árabe. Foi à Coreia do Sul e ao Japão. Mas ignora os vizinhos. Mais que a presença física do presidente americano, o que importa é a falta de políticas para a região.

Analistas afirmam que, para Trump, a América Latina é tratada como tema de política interna, por causa da imigração, do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e do petróleo venezuelano. Ao se referir a nações da América Central como "países de merda" em janeiro deste ano, Trump não contribuiu para melhorar a relação dos EUA com seus vizinhos ao Sul. O mesmo vale para sua proposta de um muro para separar o país do restante do continente.

A justificativa da Casa Branca é que Trump precisa ficar em Washington para monitorar a situação da Síria. Muitos veem isso como uma desculpa, pois ele teria a capacidade de acompanhar a situação de qualquer ponto do planeta. E mostra que, para Trump, o drama dos sírios parece ser mais importante do que o dos venezuelanos, que também morrem de fome e se refugiam pelo mundo, vítimas de outra ditadura.

O Departamento de Estado determinou como prioridade para o encontro de Lima o discurso de que a região não deveria se aproximar tanto da China, que teria interesses "imperiais" na região. Economicamente, no entanto, os EUA já não ofereceriam nada em troca dos investimentos e das compras chinesas. Agora, fica cada vez mais nítido que nem politicamente os americanos querem apresentar algo. E justo no que seria o "ano das Américas"”, segundo o discurso do Estado da União de Trump, em janeiro.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36495
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3154 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5932 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 10, 2018 10:34 pm

Até agora eu não vi nenhuma novidade. Nunca tiveram um plano concreto para a AL antes, não iriam mudar agora.
Ainda mais com o filhote de brucutu com papinha na casa branca.
Enfim, quem sabe um dia nós latinos nos convencemos de que os USA são a terra da sonhos.... dos norte americanos.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60694
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: GEOPOLÍTICA

#5933 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 14, 2018 3:01 pm

Não vejo razão para tanto beicinho e amargura: vendo o que os ianques fazem nos lugares para os quais dão atenção (ver foto), quero mais é que nem lembrem que existimos... :lol: :lol: :lol: :lol:

Imagem




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36495
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3154 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5934 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 14, 2018 6:50 pm

As vezes estar na periferia do mundo tem lá as suas vantagens.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5935 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 14, 2018 8:43 pm

Túlio escreveu:Não vejo razão para tanto beicinho e amargura: vendo o que os ianques fazem nos lugares para os quais dão atenção (ver foto), quero mais é que nem lembrem que existimos... :lol: :lol: :lol: :lol:
Por mim tudo bem, o foda é que boa parte da nossa classe política não consegue ficar uma semana sem chupar um ovo americano.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5936 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 17, 2018 10:57 am

Concordo, não vejo mal algum nisso, por mim que façam um muro da altura da Lua, que se explodam. O Brasil deveria fazer o mesmo, mas o legal é fazer obras super faturadas no resto do mundo!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5937 Mensagem por Wingate » Ter Abr 17, 2018 1:11 pm

Túlio escreveu:Não vejo razão para tanto beicinho e amargura: vendo o que os ianques fazem nos lugares para os quais dão atenção (ver foto), quero mais é que nem lembrem que existimos... :lol: :lol: :lol: :lol:

Imagem




Wingate :roll:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5938 Mensagem por knigh7 » Qui Abr 19, 2018 12:34 am

Eu tive dúvida sobre onde colocar este ensaio do Luiz Felipe Pondé:
Instabilidade geopolítica deixa o mundo mais interessante
Desde o fim da Guerra Fria, o mundo parecia virar um parque de direitos humanos e amor; ledo engano

Trump e Putin, por outro lado, carregando imagens de loucos pouco confiáveis, tornam o mundo mais interessante e instigante; aumentam o número de pessoas interessadas no jornalismo de qualidade e, com isso, aquecem o mercado para os mais jovens.

Que, por sua vez, entram no mercado com a mesma melosa autoimagem de virgens a salvar o mundo, mas que dependerão de figuras como Trump e Putin para terem o que fazer na vida profissional.

Eu sei: o mundo é contraditório, mas, para gente que achou que todo o problema do mundo era a questão “trans” nos banheiros dos shoppings, deve ser mesmo uma agonia encarar o mundo como ele é.

E, mais do que interessante, o mundo está voltando ao normal. Instável, criativo, agressivo, exigente, implacável. Desde o final da Guerra Fria, na virada dos anos 1980 para os 1990, o mundo parecia acreditar que iríamos marchar para um parque temático que unisse direitos civis e humanos a shoppings com variedades veganas de amor aos animais.

No meio dessa ponte de perfeição, seres humanos cada vez mais honestos, altruístas e desapegados de bens materiais. Como se as próprias paixões pudessem ser refundadas a partir do seu perfil do Facebook cheio de gratidão.

Dito de modo “acadêmico”, a história estaria definida pela parceria crescente entre sociedade de mercado e democracia liberal, com tons sociais. Ledo engano.

Para fins didáticos e ilustrativos apenas: a Europa, palco de grandes conflitos que impactaram o mundo há séculos, não teve paz de 1789 a 1989 (fiquemos com números redondos pra facilitar a conversa).

Aliás, Karl Marx (1818-1883) viveu no meio desse rolo no século 19, por isso ele acreditava que o “mundo burguês estava condenado”.

Desde 1989, com a queda dos regimes marxistas totalitários do Leste Europeu, até “ontem”, o mundo desfilava suas belas almas evoluídas. Ainda desfilam, mas agora a tendência é parecerem zumbis ansiosos por sugarem o sangue de alguém bom.

A Rússia, que sempre teve vocação imperial na região, superpotência desde, no mínimo, o final do século 18 (a mesma Rússia que muita gente boa acha que só foi agressiva geopoliticamente no período soviético), volta a desempenhar seu “natural” protagonismo, resgatando, para muitos, o velho conceito de Guerra Fria.

O protagonismo russo tende a aumentar. O Estado russo pode ser muito mais ágil do que o americano.

A China cria um novo polo de instabilidade, a ponto de engolir a liderança econômica mundial. Regime autoritário, pode “provar” que a democracia não é necessária para o enriquecimento da população. E essas mesmas belas almas podem, um dia, acordar pensando que a democracia, afinal, só é boa para os maus, que querem destruir os que fazem o mundo “melhor” e igual.

Os próximos anos deverão ser cada vez mais tomados por instabilidades geopolíticas associadas às tecnologias da informação, às mídias sociais e à inteligência artificial. Guerras “algorítmicas” ocorrerão. E isso deixará o jornalismo cheio de tesão pela vida.

E o Brasil nisso? Merece uma coluna especial. O Brasil, também, está cada vez mais interessante. Espero poder fazer parte desse processo cheio de adrenalina, responsabilidade e espanto. As belas almas derreterão.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/l ... ante.shtml




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38078
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

Re: GEOPOLÍTICA

#5939 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 27, 2018 7:15 am

Number of wars each European country has been involved in since WW2. It includes NATO missions, UN peacekeeping operations as well as overseas troop deploying missions.

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60694
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: GEOPOLÍTICA

#5940 Mensagem por Túlio » Dom Abr 29, 2018 6:45 am

PUTZ, mas a Inglaterra é encrenqueira mesmo, hein?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Responder