FCarvalho escreveu:Me corrijam se eu estiver errado por favor.
A MB diz que o valor previsto para cada CV-3 havia diminuído para cerca de US 350 milhões. E que o investimento a ser disposto neste projeto seria em torno de US 2 bi.
Se isto está correto, se poderia adquirir até 5 navios, e não apenas 4 como inicialmente comentado. E com apenas mais cem milhões, 6 navios poderia ser comprados.
Como eu não sei exatamente o que foi posto no RFP da CT em termos de limites orçamentários e/ou de valor de cada unde, fica difícil saber quais os critérios objetivos que serão usados para a escolha da melhor proposta.
Afinal, todos os ofertantes praticamente tem projetos que são mais baratos que os valor acima apresentado, ao mesmo tempo que um provável projeto da CV-3 feito por aqui mesmo a por estaleiros estrangeiros, tiraria toda a vantagem financeira que esse RFP poderia oferecer.
Talvez daí a liberalidade da MB em aceitar propostas de projetos próprios de cada ofertante.
Podemos acabar comprando mais do que 4 CV-3, ou mais de fregatas leves que nos sejam oferecidas. Ou até quem sabe um misto de CV-3 e fragatas leves.
As condições de produção dos navios aqui no Brasil irão dizer.
abs.
Acredito que e fundamental para o Brasil e a MB a realização do projeto nacional das CT's, que permitira o domínio completo do ciclo de obtenção e manutenção de um moderno navio de guerra.Entretanto este projeto não poderá se esgotar apenas no primeiro lote sob pena do conhecimento adquirido ser perdido inviabilizando assim o progresso perene da construção naval militar nacional. A continuidade das construções e que vai permitir que haja uma evolução do projetos possibilitando assim no futuro a obtenção no país de navios de grande porte, como por exemplo, DDG's, previstos no PROSUPER. Entretanto esta primeira etapa deveria contemplar pelo menos 5/6 exemplares, além da modernização e extensão da vida útil da Barroso. Por volta de de 2025 este seria o núcleo base da Esquadra. Em um cenário otimista nesta época além destes 6/7 navios outros estariam nas carreiras em construção, além de mais alguns submarinos.
Sds
Lord Nauta