caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1441 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 12:04 pm

jeanscofield escreveu:EB opera 2540, 2640 e Iveco 420/410, correto?
É muito comum, principalmente no norte, cavalos mecânicos 6x2 puxando bitrem graneleiro, 6x4 com cubos normais, vulgo canela seca, e os mais robustos com cubo redutor puxando composições gigantescas de madeira/cana/grãos.
Coisas desse tipo não são incomuns:
https://youtu.be/429oQU8P-gg
Comum não quer dizer necessariamente que seja bom, e menos ainda normal.
No vídeo, quase com certeza o caminhão está com sobre-peso e forçando o motor e todo o resto. Isso é bem comum nas estradas país afora. É quase uma cultura nacional usar cavalos mecânicos para trabalhos para os quais não foram feitos, e em lugares para os quais não tem preparo nenhum.
O custo Brasil em parte responde por este tipo de situação. As estradas que não temos, e as condições de trabalho impostas ao caminhoneiros pelo resto. E claro, um caminhão off road de fábrica não é exatamente barato. No mais o famoso jeitinho brasileiro dá conta de escangalhar o resto.
Como tenho dito aqui, o barato sai caro. E qualquer caminhoneiro do Brasil sabe disso. O EB sabe disso.
Mas uma coisa é saber, outra é fazer o que é certo.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1442 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 12:21 pm

Centauro escreveu:Grato pelas respostas e pelo debate Carvalho e Eligioep.
Segue novamente uma pergunta que fiz semanas atrás.
Centauro escreveu:Os caminhões civis 6x4 e 8x4 podem dar conta de grande parte do trabalho da engenharia e da logística, mas haveria necessidade de um 6x6 na logística de "linha de frente"?
Explicando melhor
Uma unidade blindada(lagartas) agrupada a retaguarda da linha de frente para abastecimento, em local de difícil acesso onde os cisternas de combustível 6x4 tem dificuldade em chegar, um 6x6 com cisterna de combustível poderia fazer o serviço recebendo a carga dos outros veículos, já que foi explicado que apenas um cisterna vai até o local de abastecimento por vez, por questão de segurança do trem logístico.
Não estou falando de todos os cisternas tenham que ser 6x6, mas que apenas alguns bem distribuídos poderiam fazer a diferença, comida, água, peças e munição também precisão de reposição, mas na hora do desespero da até pra amarrar em cima do tanque, mas sem combustível nem recuar é possível.
Ps: Usei blindados como exemplo extremo de locomoção.
Na minha opinião, precisamos o mais que possível soluções do tipo ou 8 ou 80. Isso vai nos levar para dois extremos nos quais vamos estar limitados igualmente.

O que proponho como resposta para sua pergunta é um meio termo. Usar veículos civis onde forem mais adequados e econômicos, e igualmente usar veículos militares, ou pelo menos off road de fábrica, também onde sejam mais adequados e econômicos. Simples assim.

Como coloquei antes, para cada 10 cavalos mecânicos civis, se precisarmos de 2 a 4 militares é muito. No caso dos caminhões abaixo dessa categoria o inverso já se aplica. Em todo caso, é preciso lembrar que nessa faixa os veículos tendem a operar a maior parte do tempo em off road, e não em estradas, ao contrário dos cavalos mecânicos.

Dá para fazer um planejamento tendo em vita esta premissa. A questão é conseguir equalizar os custos de aquisição, e aí entra a questão da concorrência que praticamente não temos em termos de fornecedores, e o custeio de manutenção. Um veículo militar ou off road por mais caro que seja de comprar, quando se olha o custeio, vê-se que ele se paga no longo prazo, pois precisa de menos manutenção e é mais adaptado ao tipo de serviço que se espera dele. Já o civis não, quanto mais usa, mais precisa de manutenção, e consequentemente, mais custos, e menos disponibilidade. Se forem usados fora de seu propósito de origem, a escala de custeio só fará crescer.

Temos tempo e opções para dar-nos alternativas quanto a essa questão. Mas temos de nos mexer para que isso aconteça.

Em matéria de caminhões, até agora, os únicos privilegiados fora as empresas fornecedoras.

E o EB sifu...

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1443 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 12:28 pm

Centauro escreveu:Jeanscofield
Esse é o ponto que quero chegar, o que temos nem de longe é o ideal, mas na hora do "pega pra capar", com as estradas pavimentadas cobertas pelo inimigo, não ficaremos imoveis no limite do asfalto porque nossos veículos não são próprios pro off-road.
A depender das capacidades do inimigo, essa é a lógica do que deve acontecer.

Como só possuímos veículos pesados, ou mesmo abaixo dessa categoria, para rodar praticamente no asfalto, e os militares ou fora de estrada são poucos ou uma exceção, na prática nosso apoio logístico ficará bastante limitado, para não dizer distante da linha de contato com o inimigo.
Isso forçará o uso de outros modais para poder oferecer o apoio necessário as tropas e demais OM envolvidas no combate.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 392
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1444 Mensagem por jeanscofield » Sáb Mar 31, 2018 2:32 pm

O que você considera como um veículo off road de fábrica?
Pois estes são os modelos do mercado brasileiro e exatamente os mesmos que rodam nos canaviais e estradas brasileiras.
EX:
MB3344
Imagem
Scania G470 6x4
Imagem
Volvo FMX 6x4
Imagem
FH 540 6x4
Imagem

Poucos países tirando EUA, Rússia e alguns da OTAN tem condições de manter algo deste tipo:


Em sua maioria, são todos cavalos mecânicos civis off roads ou não realizando o transporte. Seria excelente se pudessemos ter algo como os oshkoshs, urais, SLT 50 e afins. Mas como o Centauro falou, não creio que os caminhões atuais sejam um fator extremamente limitante na logística.




Imagem
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1445 Mensagem por Centauro » Sáb Mar 31, 2018 3:23 pm

Totalmente de acordo Jean

Esses são os veículos que carregam de tudo em lugares que quase sempre não podem ser chamados de estradas, e fazem bem, senão grandes empresas como usinas de açúcar e álcool optariam por outros modelos mesmo que importados, são empresas que querem lucro, mesmo que a longo prazo.

No eixo Sul/Sudeste/Centro-oeste só passei por um lugar onde foi necessário mais que um caminhão 6x4, onde um GMC 2,5 ton 1.942 com pneus 1.100 e cordas no eixo dianteiro deu conta, e pode ter certeza que é um lugar totalmente sem valor militar, onde dificilmente haveria alguma movimentação alem de palmiteiros e produtores de banana.




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1446 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 6:13 pm

Olá Jean e Centauro,

acho que vocês devem concordar comigo que um caminhão fora de estrada, mesmo um cavalo mecânico tem características diferentes de um específico para rodar apenas no asfalto. E esses modelos aí em cima são justamente feitos para isso, das rodas à suspensão até a capacidade de tração são diferentes.

não entendo muito de mecânica, mas posso dizer que eles possuem geralmente maior torque, centro de gravidade abaixo do normal, freios e caixa de marcha modificados, até o acabamento. enfim não são os mesmos que o EB utiliza nos seu dia a dia. estes são modelos normais de uso urbano e estradeiros.

para notar a diferença mais claramente, um exemplo:

http://fotos-estradao.estadao.com.br/wp-content/uploads/2017/10/20160041/VW-Constellation-33.440jpg-1024x683.jpg https://1.bp.blogspot.com/-UnTr6GRyn8Q/VfreXqMt9_I/AAAAAAAAVe8/-sqT0Os4-50/s1600/12019785_957846947592632_4912239326470316480_n.jpg

pode se perceber claramente a diferença entre um e outro modelo, apesar de ambos serem Constalation, mas um é feito para trabalhos off road e o outro para o asfalto.

como tenho dito aqui, estes modelos são vendidos também no país, mas com um custo maior do que os caminhões comuns. isso obviamente impacta na capacidade de aquisição do EB, e demais forças.

mas repito e insisto, não é questão de comprar tudo off road, mas de equilibrar as coisas. duas marcas, e várias utilizações. uma para trabalhar na estrada e asfalto, e outra fora dela. pode ser um veículo militar de origem, o que seria o mais indicado, ou um fora de estrada civil, que teria menos problemas mas enfrentaria as estradas de terra, vamos dizer assim, em melhores e desempenho.

no fim todos ganham, por possuir uma frota equilibrada e capaz de desempenhar-se com mais qualidade e economia cada um no seu quadrado.

contudo, se o EB pudesse escolher entre os caminhões atuais que possui e um desse aqui, com qual vocês acham ele ficaria? :wink:

http://1.bp.blogspot.com/-emfOJw6Jlj8/UidVBqelj-I/AAAAAAAAC10/hhQnOWOgx6g/s1600/VW+Worker.jpg

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 392
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1447 Mensagem por jeanscofield » Sáb Mar 31, 2018 8:49 pm

Com certeza o EB escolheria os especializados.
Com certeza os veículos off road seriam melhores na atividade militar, mas se não me engano o eligio já falou que não seria de tamanha diferença, aumentando apenas a capacidade de carga.
O que queremos falar é que os veículos civis que rodam em condições extremas pelo Brasil a dentro são capazes de realizar a logística atual das forças armadas. Tanto que não vemos os veículos que mandei as fotos em estradas, de terra ou asfalto, os vemos apenas em usinas e madeireiras.

Esse que mandaste a foto é interessante, a VW não possui nenhum caminhão extra pesado no seu portifólio, esse caminhão em específico é um MAN tgx 480 canavieiro com cabine de constelation.

Att. Jean.




Imagem
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1448 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 31, 2018 10:04 pm

FCarvalho, o EB nunca vai gastar em um caminhão mais do que gastou em seus CCs, no dia que comprarem um CC por uns US$10 mi aí esses caminhões off road poderiam ser levados a sério.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1449 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 10:45 pm

jeanscofield escreveu:Com certeza o EB escolheria os especializados.
Com certeza os veículos off road seriam melhores na atividade militar, mas se não me engano o eligio já falou que não seria de tamanha diferença, aumentando apenas a capacidade de carga.
O que queremos falar é que os veículos civis que rodam em condições extremas pelo Brasil a dentro são capazes de realizar a logística atual das forças armadas. Tanto que não vemos os veículos que mandei as fotos em estradas, de terra ou asfalto, os vemos apenas em usinas e madeireiras.
Esse que mandaste a foto é interessante, a VW não possui nenhum caminhão extra pesado no seu portifólio, esse caminhão em específico é um MAN tgx 480 canavieiro com cabine de constelation.
Att. Jean.
Olá Jean,

Os cavalos mecânicos do EB hoje cumprem a missão ao preço que o EB pode pagar. E isso é fato.
Quanto a questão de diferença, eu vou discordar um pouco do Eligio, os caminhões off road são mais diferentes dos estradeiros do que se possa pensar. Sua mecânica é própria para operações fora de estrada e eles aguentam melhor operações nestas condições. Claro, se tivéssemos grana eles seriam a segunda opção depois dos veículos militares de origem. Mas infelizmente isso para nossa realidade é um mero do sonho de verão.

Conquanto, como expus acima, o uso de caminhões em condições para as quais eles não são próprios também tem o seu custo, nada barato. E o EB também sabe disso. Mas como estamos no país do jeitinho.

Quanto ao VW, é como dizes, juntaram o útil ao agradável e estão colocando ele para vender. Se bobear, cedo ou tarde ele aparece nas cores do EB, até porque ele não tem nada parecido com isso mesmo, mas como é um MAN com carroceria de Constallation... :roll:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1450 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 10:52 pm

Marechal-do-ar escreveu:FCarvalho, o EB nunca vai gastar em um caminhão mais do que gastou em seus CCs, no dia que comprarem um CC por uns US$10 mi aí esses caminhões off road poderiam ser levados a sério.
Infelizmente eu sei disso Marechal. Ainda não estamos em condições de sair da lógica do bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato.
Mas acho que concordas comigo que a permanecermos nesta lógica por muito mais tempo, cedo ou tarde, a história irá nos cobrar caro, de novo, por esta opção.
Só espero não viver tanto assim para testemunhar mais essa.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1451 Mensagem por Bourne » Dom Abr 01, 2018 12:27 pm

Olha o papo de vendedor :mrgreen: :lol:
Unico caminhão do MUNDO homologado pelo exército Brasileiro, P360 DB 6X6

Ou seja, o exército só pode usar ele. Já que é o ÚNICO homologado no mundo.

-----------

As carrocerias desenvolvidas pela Rossetti

http://www.rossetti.com.br/detalhes.php?id=11




Avatar do usuário
Zelhos
Avançado
Avançado
Mensagens: 611
Registrado em: Dom Out 24, 2010 8:06 pm
Localização: Votorantim/SP
Agradeceram: 84 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1452 Mensagem por Zelhos » Dom Abr 01, 2018 3:19 pm

Mas o que ele falou é interessante, sendo baseado em um caminhão civil ele vai ter uma disponibilidade de peças bem maior, assim como uma cadeia de suprimentos bastante simplificada. Por exemplo, se um caminhão civil como esse Scania quebra no Congo, lá mesmo você pode encontrar peças ou até canibalizar outros caminhões, se fosse um caminhão especial você teria que levar a peça do Brasil para lá ou levar um estoque, que é um grande custo. A verdade é que o ideal é que caminhões civis possam cumprir as funções militares. Acho que o pulo do gato nesse segmento seria uma caminhão que possa atender aos 2 mercados de maneira satisfatória e que consiga um sucesso suficiente para que tenha uma grande escala de produção, algo parecido com o Defender.




Um dia é da caça... o outro do caçador...


Imagem
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1453 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Abr 01, 2018 5:52 pm

FCarvalho escreveu: Mas acho que concordas comigo que a permanecermos nesta lógica por muito mais tempo, cedo ou tarde, a história irá nos cobrar caro, de novo, por esta opção.
Eu concordo, mas...

Existem prioridades, o mais prioritário para a arma blindada é o CC, que hoje é o Leo 1, então, para que pensar na cereja sem o bolo?

E também, deixa eu fazer uma divisão aqui, existem caminhões para suprimentos (ex: 5 tons) e cavalos mecânicos, os primeiros seria muito bom que fossem off road, eles podem realmente precisar ir onde não existem estradas e são muito necessários, já os segundos, bem, eles servem para ajudar, mas não são essenciais, os CCs podem muito bem se deslocar por meios próprios, principalmente quando não existem estradas, então, o fato do EB ter cavalos mecânicos e pranchas já é mais doque o essencial, se tivesse tanto dinheiro a ponto do EB ter o "CC do ano" aí poderíamos discutir se cavalos mecânicos off-roads seriam bons ou não, mas na atual situação é o perfume do cavalo.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1962
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1454 Mensagem por eligioep » Seg Abr 02, 2018 3:44 pm

FCarvalho escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Não sei até que ponto isso é realmente necessário, a ideia de colocar CCs em pranchas é para o transporte por estradas onde as rodas são mais rápidas e econômicas, mas fora de estrada as largatas dos Leo 1 funcionam muito bem, e, se não há estradas, então já devem estar próximos do combate, melhor descarregar e ir por seus próprios meios mesmo.

Desculpem, mas isso pode parecer perfeito no sul/sudeste do país, mas se sair daí, tenho sérias dúvidas sobre tal perfeição.

abs.
Flávio,
não entendi.... Onde seria diferente? Na selva? Pois no cerrado e caatinga mais ainda se aplica!




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1962
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1455 Mensagem por eligioep » Seg Abr 02, 2018 3:50 pm

FCarvalho escreveu:
Comum não quer dizer necessariamente que seja bom, e menos ainda normal.
No vídeo, quase com certeza o caminhão está com sobre-peso e forçando o motor e todo o resto. Isso é bem comum nas estradas país afora. É quase uma cultura nacional usar cavalos mecânicos para trabalhos para os quais não foram feitos, e em lugares para os quais não tem preparo nenhum.
O custo Brasil em parte responde por este tipo de situação. As estradas que não temos, e as condições de trabalho impostas ao caminhoneiros pelo resto. E claro, um caminhão off road de fábrica não é exatamente barato. No mais o famoso jeitinho brasileiro dá conta de escangalhar o resto.
Como tenho dito aqui, o barato sai caro. E qualquer caminhoneiro do Brasil sabe disso. O EB sabe disso.
Mas uma coisa é saber, outra é fazer o que é certo.

abs.
Correto. Mas sabem e não dão bola.
Este final de semana vi um vídeo de Serra Pelada, onde uma empresa, se não me engano multinacional, construiu uma rodovia asfaltada ligando uma montanha até um ponto de embarque de minério para a China, onde só ela pode rodar (área particular) e com Scania R480 puxando bitrem de 80 Ton de carga. E são centenas de caminhões, onde carregam 40 ton no caminhão e mais 40 ton no reboque. Tudo em 7 eixos (80 Ton de carga + peso do conjunto). Tem excesso de carga? E os caminhões aguentam? É vantagem financeiramente? Sim, se não estariam fazendo......




Responder