caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1426 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 30, 2018 5:21 pm

Olá Centauro.

O pouco que sei sobre os cavalos mecânicos do EB é que em sua grande maioria eles sequer são preparados para andar em situações fora de estrada. Se há algum, eu desconheço.

Com certeza o EB sabe muito bem onde pode colocar ou não seu veículos, e até por isso, eu defendo que ao menos no que compete, por exemplo, a engenharia de combate, que os veículos fosses pelo menos civis mas off road de fábrica, como os vários modelos já que são comercializados aqui.

Em todo caso, me parece que a solução de uma marca para uso urbano e outra para operar veículos especificamente militares para o fora de estrada não seria de todo tão cara que o EB não conseguisse exercê-la.
Como disse, temos modelos off road civis rodando no país e que poderiam ser aproveitados, gerando inclusive menor custo de manutenção e veículos parados por problemas de quebra ou excesso de esforço. Se a opção pela compre de modelos militares for possível, melhor.

Se observares, no que compete este tipo de veículos no EB, apenas a engenharia e os batalhões logísticos (ligados a transporte, manutenção e material bélico) tem necessidade de uso destes modelos. A cavalaria também possui os seus, mas em menor demanda, já que via de regra os bldos normalmente são transportados pelas OM de transporte ligados a logística da bgda ou da divisão.

Neste aspecto, a maior parte da frota pode ser de cavalos mecânicos civis adaptados para exercer as funções que lhes cabem desde que em rotas urbanas ou de longo curso em estradas asfaltadas. Nisso eles são muito bons e mesmo mais econômicos do que seus primos fora de estrada. Agora, quando se tratar de ir além, penso que vale a pena meter a mão no bolso e estabelecer uma família de veículos específicos para o trabalho off road. A principal usuária seria a engenharia. E cá para nós, apesar de termos mais de 15 batalhões, nem todos eles precisam de cavalos mecânicos.

Estimo que para cada 10 undes de cavalo mecânico civil o EB precise de 2 a 4 fora de estrada. Como vês os números também não cooperam muito, mas acho que no final, a relação custo x benefício acaba sendo compensada em recursos economizados em outros setores.

Lembrando que hoje não temos um único off road capaz de tracionar os Leo 1A5 fora de estrada. Isso para mim significa que teremos problemas e/ou limitações de fazer chegar estes CC's onde deveriam. E como não temos uma rede ferroviária decente.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1427 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mar 30, 2018 5:27 pm

FCarvalho escreveu:Lembrando que hoje não temos um único off road capaz de tracionar os Leo 1A5 fora de estrada. Isso para mim significa que teremos problemas e/ou limitações de fazer chegar estes CC's onde deveriam. E como não temos uma rede ferroviária decente.
Não sei até que ponto isso é realmente necessário, a ideia de colocar CCs em pranchas é para o transporte por estradas onde as rodas são mais rápidas e econômicas, mas fora de estrada as largatas dos Leo 1 funcionam muito bem, e, se não há estradas, então já devem estar próximos do combate, melhor descarregar e ir por seus próprios meios mesmo.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1428 Mensagem por Centauro » Sex Mar 30, 2018 5:50 pm

Como eu disse, dia após dia, caminhões civis sem qualquer preparação transitam por lugares extremos.

Os veículos do EB não se sairão tão pior que os civis, a não ser pela experiencia dos motoristas, e ainda tem os 4x4 e 6x6.




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1429 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 30, 2018 5:53 pm

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:Lembrando que hoje não temos um único off road capaz de tracionar os Leo 1A5 fora de estrada. Isso para mim significa que teremos problemas e/ou limitações de fazer chegar estes CC's onde deveriam. E como não temos uma rede ferroviária decente.
Não sei até que ponto isso é realmente necessário, a ideia de colocar CCs em pranchas é para o transporte por estradas onde as rodas são mais rápidas e econômicas, mas fora de estrada as largatas dos Leo 1 funcionam muito bem, e, se não há estradas, então já devem estar próximos do combate, melhor descarregar e ir por seus próprios meios mesmo.
Concordo em princípio com você Marechal, mas se pensarmos direito, saindo do eixo rodoviário sul/sudeste, o que existe por aí não dá nem para ser chamado de estrada.

Ademais, esse bonitão aqui embaixo é capaz de fazer o serviço muito bem tanto na estrada quanto fora dela. A ideia de um cavalo assim é até mais econômica, já que ele pode trafegar sem problemas em ambas situações.

https://planetacaminhao.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Untitled-design-43.jpg

Pena que ele não é vendido no Brasil. Mas existem modelos que não deixam quase nada a dever a ele.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1430 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 30, 2018 6:03 pm

Centauro escreveu:Como eu disse, dia após dia, caminhões civis sem qualquer preparação transitam por lugares extremos.
Os veículos do EB não se sairão tão pior que os civis, a não ser pela experiencia dos motoristas, e ainda tem os 4x4 e 6x6.
Centauro, exitem situações em que não raro no Brasil muitos cavalos mecânicos feitos para rodar no asfalto são usados em funções para as quais não foram projetados, como operar como canavieiros, ou em construções e até mesmo no transporte de madeira e/ou insumos agroflorestais em zona rural. Isso é muito comum no Brasil, até porque o preço de um caminhão fora de estrada original costuma ser bem mais caro do que os de emprego estradeiro/urbano.

Estes últimos podem até dar conta do serviço, mas isso não significa que eles são próprios para o trabalho.

No fim, eles acabam sendo uma dor de cabeça no longo prazo para seus donos, pois com as estradas que temos país afora, o que mais se vê na tv é caminhão dando problema por causa de condições delas, e até por abuso dos próprios motoristas, que também não raro fazem sobre-peso para conseguir uns trocados a mais.

O EB com certeza também sente na pele o problema que é usar estradas no país que só existem no papel. Quanto vai ver, tá mais para uma trilha no meio do mato do que outra coisa

E como disse ao Marechal, entre um cavalo mecânico comum e um fora de estrada, eu prefiro pegar o fora de estrada, pois ele faz ambas as funções sem problemas. E ainda economizo na manutenção sobrando uma grana para aplicar em outros setores também importantes.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1431 Mensagem por eligioep » Sex Mar 30, 2018 8:02 pm

FCarvalho escreveu: ....................................................................................................
Como opinião pessoal, eu acho que deveríamos, ou poderíamos, tentar dispor de 4 opções na área operacional. Incluir a Agrale, que tem caminhões até 22 tons, e uma quarta empresa(Scania, Iveco ou Shacman). Mas acho isso muito difícil. Talvez fizesse os custos de aquisição melhorarem um pouco. Concorrência sempre é algo que faz bem. Mesmo nesse caso específico do EB.
....................................................................................................
Flávio,
uma pequena correção. A Agrale realmente tem uma linha bem ampla de caminhões e ônibus, mas para fins operacionais, com tração 4x4 ou 6x6 ela possui apenas a linha Marruá, que vai até o AM 41, de 2,5 Ton, sendo que ele ainda não conseguiu homologação no EB.

E concordo, concorrência sempre é salutar neste meio!




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1432 Mensagem por eligioep » Sex Mar 30, 2018 8:04 pm

Centauro escreveu: ....................................................................................................
Creio que seja difícil um comandante ordenar o deslocamento de uma coluna de pranchões por estrada de terra sem o minimo de apoio, até por que imagino que assim como o EB tem a relação de todas vias e rodovias para poder planejar sua logística de transporte, também deve existir a relação das estradas de terra que possam receber o deslocamento de viaturas.
....................................................................................................
Centauro
Centauro,
esta é uma ordem que não é e nem será dada, pois o EB não dispõe de cavalos mecânicos para tracionar 70 toneladas em estradas de terra, e nem as pranchas são apropriadas para este fim, pois são de leito rebaixado, para uso em asfalto, somente.




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1433 Mensagem por eligioep » Sex Mar 30, 2018 8:07 pm

Marechal-do-ar escreveu: Não sei até que ponto isso é realmente necessário, a ideia de colocar CCs em pranchas é para o transporte por estradas onde as rodas são mais rápidas e econômicas, mas fora de estrada as largatas dos Leo 1 funcionam muito bem, e, se não há estradas, então já devem estar próximos do combate, melhor descarregar e ir por seus próprios meios mesmo.

Perfeito, Marechal!

Falastes tudo!




Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1434 Mensagem por Centauro » Sex Mar 30, 2018 8:57 pm

Grato pelas respostas e pelo debate Carvalho e Eligioep.

Segue novamente uma pergunta que fiz semanas atrás.
Centauro escreveu:Os caminhões civis 6x4 e 8x4 podem dar conta de grande parte do trabalho da engenharia e da logística, mas haveria necessidade de um 6x6 na logística de "linha de frente"?

Explicando melhor

Uma unidade blindada(lagartas) agrupada a retaguarda da linha de frente para abastecimento, em local de difícil acesso onde os cisternas de combustível 6x4 tem dificuldade em chegar, um 6x6 com cisterna de combustível poderia fazer o serviço recebendo a carga dos outros veículos, já que foi explicado que apenas um cisterna vai até o local de abastecimento por vez, por questão de segurança do trem logístico.

Não estou falando de todos os cisternas tenham que ser 6x6, mas que apenas alguns bem distribuídos poderiam fazer a diferença, comida, água, peças e munição também precisão de reposição, mas na hora do desespero da até pra amarrar em cima do tanque, mas sem combustível nem recuar é possível.
Ps: Usei blindados como exemplo extremo de locomoção.




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1435 Mensagem por jeanscofield » Sex Mar 30, 2018 11:16 pm

Um vídeo do Scania 6x6 que foi citado no tópico:
https://youtu.be/Fh5FysOH1O0




Imagem
Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1436 Mensagem por jeanscofield » Sex Mar 30, 2018 11:30 pm

eligioep escreveu:
Centauro escreveu: ....................................................................................................
Creio que seja difícil um comandante ordenar o deslocamento de uma coluna de pranchões por estrada de terra sem o minimo de apoio, até por que imagino que assim como o EB tem a relação de todas vias e rodovias para poder planejar sua logística de transporte, também deve existir a relação das estradas de terra que possam receber o deslocamento de viaturas.
....................................................................................................
Centauro
Centauro,
esta é uma ordem que não é e nem será dada, pois o EB não dispõe de cavalos mecânicos para tracionar 70 toneladas em estradas de terra, e nem as pranchas são apropriadas para este fim, pois são de leito rebaixado, para uso em asfalto, somente.
Eb opera 2540, 2640 e Iveco 420/410, correto?

É muito comum, principalmente no norte, cavalos mecânicos 6x2 puxando bitrem graneleiro, 6x4 com cubos normais, vulgo canela seca, e os mais robustos com cubo redutor puxando composições gigantescas de madeira/cana/grãos.
Coisas desse tipo não são incomuns:
https://youtu.be/429oQU8P-gg




Imagem
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1437 Mensagem por Centauro » Sáb Mar 31, 2018 8:08 am

jeanscofield escreveu:
eligioep escreveu:
Centauro,
esta é uma ordem que não é e nem será dada, pois o EB não dispõe de cavalos mecânicos para tracionar 70 toneladas em estradas de terra, e nem as pranchas são apropriadas para este fim, pois são de leito rebaixado, para uso em asfalto, somente.
Eb opera 2540, 2640 e Iveco 420/410, correto?

É muito comum, principalmente no norte, cavalos mecânicos 6x2 puxando bitrem graneleiro, 6x4 com cubos normais, vulgo canela seca, e os mais robustos com cubo redutor puxando composições gigantescas de madeira/cana/grãos.
Coisas desse tipo não são incomuns:
https://youtu.be/429oQU8P-gg
Jeanscofield

Esse é o ponto que quero chegar, o que temos nem de longe é o ideal, mas na hora do "pega pra capar", com as estradas pavimentadas cobertas pelo inimigo, não ficaremos imoveis no limite do asfalto porque nossos veículos não são próprios pro off-road.

Att.

Centauro




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1438 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 11:37 am

eligioep escreveu:
FCarvalho escreveu: ....................................................................................................
Como opinião pessoal, eu acho que deveríamos, ou poderíamos, tentar dispor de 4 opções na área operacional. Incluir a Agrale, que tem caminhões até 22 tons, e uma quarta empresa(Scania, Iveco ou Shacman). Mas acho isso muito difícil. Talvez fizesse os custos de aquisição melhorarem um pouco. Concorrência sempre é algo que faz bem. Mesmo nesse caso específico do EB.
....................................................................................................
Flávio,
uma pequena correção. A Agrale realmente tem uma linha bem ampla de caminhões e ônibus, mas para fins operacionais, com tração 4x4 ou 6x6 ela possui apenas a linha Marruá, que vai até o AM 41, de 2,5 Ton, sendo que ele ainda não conseguiu homologação no EB.
E concordo, concorrência sempre é salutar neste meio!
Eligio, saberias dizer o porque do AM-41 não ter sido homologado? Lembro-me de não haver, salvo engano, requisitos de operação para este tipo de veículo.E se a minha mente não me trai, na Argentina ele já teria sido homologado.

Com relação as demais linhas de caminhões, penso que como o EB padronizou tudo em 5 ou 10 tons, restaria a Agrale adaptar os chassis que ela tem, ou mesmo desenvolver um próprio como ela fez com o AM-41, a partir das especificações do EB e oferecer o produto. Capacidade é o que não falta na empresa.
Mas se depois de uns 3 ou 5 anos do lançamento do AM-41 até hoje ele não ter sido homologado, suspeito que a empresa não se daria o trabalho de dar esse mais esse passo. Daria para gerar uma família ainda maior com vários tipos de tração e capacidade e tipos de carga.

Em tempo, mesmo a linha civil de caminhões da empresa hoje oferece toda uma gama de soluções que dão conta de substituir todos os caminhões civil hoje em uso nas ffaa's em todas as áreas e serviços. Pelo menos os que eu conheço. A maioria é VW, MB ou Ford e alguns Iveco. E a Agrale tem caminhões para isso. Mas... :roll:

É como disse, mesmo parecendo favorecimento - e entendo que deva ser mesmo, todo mundo lá fora faz isso na maior cara de pau, e ainda falam mal uns dos outros - afinal a Agrale é uma empresa genuinamente nacional, ao contrário das demais, ela pode ser a base de veículos motorizados do EB, desde o leve até o pesado, e o resto... que corram atrás do prejuízo. :evil:

A legislação atual da defesa nos permite fazer isso. O problema é essa nossa eterna falta de querência em relação a produtos nacionais.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1439 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 11:38 am

eligioep escreveu:
Centauro escreveu: ....................................................................................................
Creio que seja difícil um comandante ordenar o deslocamento de uma coluna de pranchões por estrada de terra sem o minimo de apoio, até por que imagino que assim como o EB tem a relação de todas vias e rodovias para poder planejar sua logística de transporte, também deve existir a relação das estradas de terra que possam receber o deslocamento de viaturas.
....................................................................................................
Centauro
Centauro,
esta é uma ordem que não é e nem será dada, pois o EB não dispõe de cavalos mecânicos para tracionar 70 toneladas em estradas de terra, e nem as pranchas são apropriadas para este fim, pois são de leito rebaixado, para uso em asfalto, somente.
Penso que é mais uma coisa para se rever.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1440 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 11:40 am

eligioep escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Não sei até que ponto isso é realmente necessário, a ideia de colocar CCs em pranchas é para o transporte por estradas onde as rodas são mais rápidas e econômicas, mas fora de estrada as largatas dos Leo 1 funcionam muito bem, e, se não há estradas, então já devem estar próximos do combate, melhor descarregar e ir por seus próprios meios mesmo.
Perfeito, Marechal!
Falastes tudo!
Desculpem, mas isso pode parecer perfeito no sul/sudeste do país, mas se sair daí, tenho sérias dúvidas sobre tal perfeição.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder