Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36607
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15631 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 29, 2018 1:52 pm

Valeu Bolovo. Então o EB adotou um meio termo, que é o de alumínio, suponho.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15632 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 29, 2018 2:03 pm

FCarvalho escreveu:Valeu Bolovo. Então o EB adotou um meio termo, que é o de alumínio, suponho.

abs.
Vc não entendeu. O de alumínio é o pior de todos. É barato, mas entorta e estraga com facilidade. O EB provavelmente vai de aço.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36607
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15633 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 29, 2018 2:09 pm

Há tá. Ok, agora ficou esclarecido. Obrigado.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13585
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2319 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15634 Mensagem por gabriel219 » Qui Mar 29, 2018 9:12 pm

Respondendo pelo que sei.
Marechal-do-ar escreveu:1) suspeito que seja o IA2 com as modificações que o CFN pediu, e a alça me lembrou mais o M-16A2 do que o G-36.
2) É o mesmo calibre, parece diferente pelo ângulo da foto.
A aparência sim, mas a funcionalidade não. A visada se faz igual em um G36, por dentro, mas a alça e a massa são quase iguais a do M16.

Sim, boa parte é o que o CFN tinha pedido, só não sei se o CFN especificou numa coronha fixa ou rebatível. O EB prefere rebatível e telescópica, então...

Além disso essa versão pode utilizar miras de ferro normais rebatíveis, iguais as vistas da Magpul, caso queiram retirar essa alça (que está fixada no trilho).

A tendência é ter várias versões do IA2 que se diferenciem bastante entre elas, não apenas na estética.
FCarvalho escreveu:grato aos colegas pelas respostas.

Esse cano cumprido aí teria alguma coisa a ver com a tal versão DMR?
E em se tratando de carregadores, qual a vantagem do polímero e do aço?
Continuo achando essa versão de cano curto muito esquisita. Mas isso é uma escolha do EB, já que a outra versão com o cano um pouco mais longo não foi aceita.
Me parece que a Imbel está caminhando lenta e progressivamente no sentido de deixar o IA-2 um fuzil realmente bom.
Falta apenas um fuzil de precisão e algo voltado para operações especiais.
Mas uma coisa de cada vez.
Uma versão "FAP" seria algo interessante de se pensar.

abs.
Carregadores de polímero e aço. O EB só fez modificações ali para suportar melhor aquela empunhadura anti-bisonhice, mas desde cedo ele já aceita qualquer tipo de carregador (a PC usa carregadores de polímero no fuzil).

A de cano curto que você fala seria o IA2 padrão? Se sim, a forja á frio e o cano flutuante garantiram uma boa performance, apesar de que eu também queria um cano maior, mas...

Só tenho dúvida em questão do raiamento. O EB deve ir de 1:10, enquanto vai deixar o 1:7 pro CFN, porém as novas munições que a CBC está oferecendo, como a SAT, até superaram uma cópia da MK262 da própria empresa e é uma munição para 1:10.

Não sei sobre sua precisão, mas apesar de ser 62 grains teve um aproveitamento melhor que um 77 grains e olha que eu odeio a CBC. Tem que ver a precisão dos projéteis, mas é dito que a SAT tem a mesma performance de uma munição 7.62 x 51 mm que usamos hoje, então...

A MK262 sai do cano á 835 m\s em um cano de 16" com 1:7 de raiamento, já a SAT sai do cano á 940 m\s em um de 14" com 1:10 de raiamento.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36607
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15635 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 29, 2018 10:53 pm

gabriel219 escreveu:Carregadores de polímero e aço. O EB só fez modificações ali para suportar melhor aquela empunhadura anti-bisonhice, mas desde cedo ele já aceita qualquer tipo de carregador (a PC usa carregadores de polímero no fuzil).
Isso e bom, afinal, creio que ideia é fazer dele um produto exportável. E para isso precisa ser o mais adaptável possível.

A de cano curto que você fala seria o IA2 padrão? Se sim, a forja á frio e o cano flutuante garantiram uma boa performance, apesar de que eu também queria um cano maior, mas...
Sim, essa mesma. Gosto mais da versão anterior com o cano maior

Só tenho dúvida em questão do raiamento. O EB deve ir de 1:10, enquanto vai deixar o 1:7 pro CFN, porém as novas munições que a CBC está oferecendo, como a SAT, até superaram uma cópia da MK262 da própria empresa e é uma munição para 1:10. Não sei sobre sua precisão, mas apesar de ser 62 grains teve um aproveitamento melhor que um 77 grains e olha que eu odeio a CBC. Tem que ver a precisão dos projéteis, mas é dito que a SAT tem a mesma performance de uma munição 7.62 x 51 mm que usamos hoje, então...
A MK262 sai do cano á 835 m\s em um cano de 16" com 1:7 de raiamento, já a SAT sai do cano á 940 m\s em um de 14" com 1:10 de raiamento.
Aqui tu vais me desculpar caro Gabriel, mas está a falar grego para mim, pois sou ignorante nesta parte. Nem que quisesse poderia ajudar com um bom debate consigo em relação a este tema. A única coisa que acho é que depender apenas da CBC como fornecedora praticamente única de munições por aqui nunca foi um bom negócio.
abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15636 Mensagem por dalton romao » Sex Mar 30, 2018 10:30 pm

Quantos IA2 já devem estar em uso? Uns 10.000?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13585
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2319 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15637 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mar 31, 2018 12:31 am

FCarvalho escreveu:Aqui tu vais me desculpar caro Gabriel, mas está a falar grego para mim, pois sou ignorante nesta parte. Nem que quisesse poderia ajudar com um bom debate consigo em relação a este tema. A única coisa que acho é que depender apenas da CBC como fornecedora praticamente única de munições por aqui nunca foi um bom negócio.
Bom, não sei se eu entendi de maneira clara mas a precisão de um projétil depende do quanto de energia ele consegue para se manter em voo sem grandes desvios, como um avião. O quanto tempo ele consegue manter sua velocidade até chegar no ponto necessário.

Li isso sobre ter sido um dos fatores determinantes do EUA não escolher trocar o 5.56 mm por 6.8 mm ou 6.5 mm, já que o 5.56 mm possui uma velocidade maior na saída e tem um peso menor, conseguindo se manter melhor em trajetória do que os outros (ou seja, sendo mais preciso). Também ter sido sobre a URSS ter escolhido o projétil 5.45 mm do que o 7.62 mm, mesmo esse não sendo tão poderoso quanto o outro, porém conseguiam acertar alvos com maior facilidade há 300 metros.

Caso esteja errado, alguém me corrija por favor.

Cano flutuante e o tratamento também influenciam na precisão, incluindo o comprimento (o IA2 possui cano flutuante e forjado á frio). Além do raiamento também ajudar na precisão, mas esse é o que menos pesquisei. Sei que é vital para aceleração de munições com maior grain, como as de 77 gr (MK262), mas ainda sim a SAT tem uma velocidade maior mesmo sendo disparado por um cano mais curto (menos de 14" comparado aos dados da MK262 que peguei na internet, que foi testado em um cano de 16"). Isso, em tese, garantiria uma precisão maior. Mas ai deixo com quem entende mais do que eu para validar ou não o que eu tentei dizer.

Também detestava a CBC, mas parece que a chegada da Ruag (que produz de 9 mm até munição DM53 120 mm) deve ter mudado. O EB também pediu o desenvolvimento da SAT, que deveria ter o comportamento do 7.62 mm usado hoje e até superaram os requisitos. A meu ver era o controle de qualidade e a falta de um possível concorrente.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13585
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2319 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15638 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mar 31, 2018 12:32 am

dalton romao escreveu:Quantos IA2 já devem estar em uso? Uns 10.000?
Acho que na casa dos 20 mil. Há vários batalhões inteiros equipados com IA2.




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15639 Mensagem por Wingate » Sáb Mar 31, 2018 1:26 am

gabriel219 escreveu:
dalton romao escreveu:Quantos IA2 já devem estar em uso? Uns 10.000?
Acho que na casa dos 20 mil. Há vários batalhões inteiros equipados com IA2.
Então, pela observação do nobre colega, podemos concluir que o IA2 está totalmente aprovado para uso pelo Exército Brasileiro e polícias.

Isto está correto?

SDS,

Wingate




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13585
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2319 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15640 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mar 31, 2018 2:38 am

Wingate escreveu:
Então, pela observação do nobre colega, podemos concluir que o IA2 está totalmente aprovado para uso pelo Exército Brasileiro e polícias.

Isto está correto?

SDS,

Wingate
Bom, até agora sim. Falta as demais.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15641 Mensagem por dalton romao » Sáb Mar 31, 2018 8:51 am

Acho que ainda não chega a 20.000. Previsão de substituição total só em 2027




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36607
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15642 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 11:10 am

Olá Gabriel, agradecido pela explicação.

ps: concorrência de verdade hoje é o que mais precisamos na industria de defesa nacional. principalmente aquelas que nunca se houveram a preocupar-se com isso.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36607
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15643 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 31, 2018 11:13 am

Alguém sabe dizer quantos canos os vários modelos de IA-2 podem utilizar? Desde o lançamento, até agora, eu contei apenas 2 tamanhos diferentes.
Na figura colocada acima tem pelo menos mais um, aquele bem longo. Os outros dois são um curto e outro "médio', que não teria sido aprovado pelo EB.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15644 Mensagem por dalton romao » Sáb Mar 31, 2018 11:38 am

Quis dizer substituição total dos FALs




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#15645 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 31, 2018 1:18 pm

gabriel219 escreveu:
dalton romao escreveu:Quantos IA2 já devem estar em uso? Uns 10.000?
Acho que na casa dos 20 mil. Há vários batalhões inteiros equipados com IA2.
Talvez nem chegue a 10.000. Até abril de 2015 só haviam sido adquiridos 3.103 IA2. Post do Jauro:
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... 2#p5407419

Conseguiram ajustar o IA2 em tempos recentes. Há muitos fuzis de lotes antecessores que precisam ser enviados de volta para a Imbel fazer os ajustes.




Responder