Programa Viatura Blindada de Combate Fuzileiros - VBC FUZ
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- MasterCaiafa
- Intermediário
- Mensagens: 232
- Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
- Localização: Belo Horizonte, MG
- Agradeceram: 16 vezes
- Contato:
300º Guarani entregue ao Exército
http://tecnodefesa.com.br/os-300-do-exe ... ova-marca/
A Iveco Veículos de Defesa realizou, na sua fábrica de Sete lagoas, a cerimônia de entrega simbólica do exemplar de nº 300 do VBTP-MR 6x6 Guarani, com a presença da direção da empresa, militares do auto comando do Exército e autoridades governamentais, no último dia 16 de março.
Além da cerimônia, ocorreu uma demonstração dos desafios impostos pela pista de testes da fábrica aos Guarani, com rampa de 60% de inclinação, subindo e descendo com parada total e posterior retomada do movimento, testes de frenagem, de velocidade e desempenho, estabilidade lateral em rampa especial, e o teste de estanqueidade e flutuabilidade em uma "piscina de mergulho".
O Exército Brasileiro recebeu na sexta-feira, 16, a unidade nº 300 do Veículo Blindado de Transporte de Pessoal Médio Sobre Rodas Guarani, fabricado pela Iveco Veículos de Defesa, em Sete Lagoas (MG).
A cerimônia aconteceu no complexo industrial da montadora na cidade e contou com a presença do ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, do Chefe do Estado Maior do Exército, general Fernando Azevedo e Silva, do Comandante Logístico do Exército, general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; do Chefe do Escritório de Projetos do Exército, general Guido Amin Neves, e do presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol, entre outras autoridades civis, militares e convidados.
O Guarani é uma parceria da montadora com o Exército Brasileiro (proprietário intelectual do desenho e concepção do veículo) e representa um dos principais projetos estratégicos das forças terrestres brasileiras para se modernizarem.
O contrato, que estabelece um total de 2.000 veículos a serem fabricados, em diferentes versões, vem passando por adequações impostas pelos cortes e contingenciamentos no orçamento destinado as Forças Armadas, causando inúmeros óbices e dificuldades para a Iveco, que mesmo assim vem cumprindo rigorosamente o que foi contratado, dentro das limitações impostas.
Cada Guarani demanda 1.300 horas de trabalho para ficar pronto, e traz consigo uma miríade de fornecedores brasileiros de partes, peças e componentes, existe toda uma cadeia logística que é bastante penalizada a cada contingenciamento ou corte no orçamento militar. Isso foi reafirmado por Vilmar Fistarol de forma enfática, e se dirigindo diretamente ao ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira.
No seu discurso, o comandante logístico, general Theophilo, falou sobre o sucesso na implementação do veículo, que já está sendo entregue a cinco brigadas, sobre a qualificação de pessoal no Centro de Instrução de Blindados e sobre o emprego do Guarani nas fronteiras e operações GLO no Rio de Janeiro. Um dado importante citado pelo militar, a suplementação orçamentária que o Governo federal autorizou no final de 2017, foi fundamental para permitir um arranjo de produção para 60 Guarani por ano (lrp ou low rate production de cinco exemplares por mês).
Theophilo também afirmou no seu discurso que o Reconhecimento do TO (teatro de operações) na República Centro Africana começará em abril próximo, preparando o caminho para as primeiras ações brasileiras que deverão ocorrer ainda no 2º semestre do ano corrente.
Exatamente por isso, Exército e Iveco aguardam sinal verde orçamentário para o inicio da produção do Iveco LMV, blindado sobre rodas selecionado para emprego justamente em missões de alto risco como a que se apresenta na República Centro Africana (MINUSCA).
Novidades do Programa Guarani
A reportagem de T&D observou um interessante desenvolvimento, o "Meio Auxiliar de Instrução" ou MAI, a grosso modo uma reprodução em escala real do posto do motorista do Guarani (cabine), acoplado a uma unidade auxiliar de energia (APU) que fica ao lado. Estamos aguardando maiores detalhes desse sistema para informarmos aos leitores qual a sua utilização e metodologia de emprego.
Sobre o veículo numero 300, esse é um número simbólico, pois existem mais de 50 veículos prontos (observados e contados na fábrica), aguardando para serem entregues, incluindo o 300. Em fase de produção, foi observado o VBTP-MR 6x6 nº 332, e existem muitas peças cortadas e componentes armazenados e disponíveis para a fabricação dos subsequentes.
Paulo Bastos & Roberto Caiafa
"Esse artigo é dedicado a memória de Reginaldo Bacchi"
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II
Dois pontos interessantes a constatar.
Um, o exército ao que parece vai aproveitar a enrolação na liberação da missão na RCA para tentar alavancar a produção interna do LMV conforme havia sido planejado originalmente no projeto da VBM-LR. Resta saber se CFN e FAB vão entrar nessa conta também. É um golpe de sorte. Se der certo, bem, Avibrás e INBRA vão ter que rebolar muito nos próximos anos. Ou simplesmente jogar a toalha e aceitar a realidade.
Dois, é que até o momento não consegui achar nenhuma informação fiável e concreta sobre o desempenho e a afirmação das características do Guarani. Afinal, já são mais de 3 anos de emprego na tropa e nada de alguém dizer afinal se o projeto VBTP-SR Guarani atingiu seus objetivos, ou não. Gostaria muito de saber o que daqui para frente pode ser mantido e melhorado e o que precisa ser corrigido.
Mas eu divido que o EB diga algo sobre esse assunto. Agora e nem depois.
abs.
Um, o exército ao que parece vai aproveitar a enrolação na liberação da missão na RCA para tentar alavancar a produção interna do LMV conforme havia sido planejado originalmente no projeto da VBM-LR. Resta saber se CFN e FAB vão entrar nessa conta também. É um golpe de sorte. Se der certo, bem, Avibrás e INBRA vão ter que rebolar muito nos próximos anos. Ou simplesmente jogar a toalha e aceitar a realidade.
Dois, é que até o momento não consegui achar nenhuma informação fiável e concreta sobre o desempenho e a afirmação das características do Guarani. Afinal, já são mais de 3 anos de emprego na tropa e nada de alguém dizer afinal se o projeto VBTP-SR Guarani atingiu seus objetivos, ou não. Gostaria muito de saber o que daqui para frente pode ser mantido e melhorado e o que precisa ser corrigido.
Mas eu divido que o EB diga algo sobre esse assunto. Agora e nem depois.
abs.
Carpe Diem
- eligioep
- Sênior
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Re: 300º Guarani entregue ao Exército
Mestre Caiafa,MasterCaiafa escreveu: .................................................................................
A reportagem de T&D observou um interessante desenvolvimento, o "Meio Auxiliar de Instrução" ou MAI, a grosso modo uma reprodução em escala real do posto do motorista do Guarani (cabine), acoplado a uma unidade auxiliar de energia (APU) que fica ao lado. Estamos aguardando maiores detalhes desse sistema para informarmos aos leitores qual a sua utilização e metodologia de emprego
..................................................................................
"Esse artigo é dedicado a memória de Reginaldo Bacchi"
este MAI o CIBld já testou no ano passado, e agora, a questão de 3 semanas, recebemos a versão definitiva.
Trata-se de uma cabine fechada, simulando em tamanho e disposição reais o cockpit de um Guarani, e que se destina aos Cursos de Manutenção.
A diferença é que este nosso é funcional, com conjunto de força completo, em anexo, ambos sobre uma plataforma individual móvel (possui rodinhas), podendo ser dada a partida, engate de marchas e com a possibilidade de simulação de panes em painel lateral, externo.
Totalmente funcional, inclusive com o sistema de ar condicionado funcionando, o sistema DBQRN e sistemas elétricos de iluminação interna e externa.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61482
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6658 vezes
- Contato:
Re: 300º Guarani entregue ao Exército
Mestre Elígio, não é o então chamado "carrinho de pipoca" que vi e fotografei no C I Bld em 2013? Estava em desenvolvimento e o então CMT me falou que ia servir para simular o posto do condutor do Guarani...eligioep escreveu: este MAI o CIBld já testou no ano passado, e agora, a questão de 3 semanas, recebemos a versão definitiva.
Trata-se de uma cabine fechada, simulando em tamanho e disposição reais o cockpit de um Guarani, e que se destina aos Cursos de Manutenção.
A diferença é que este nosso é funcional, com conjunto de força completo, em anexo, ambos sobre uma plataforma individual móvel (possui rodinhas), podendo ser dada a partida, engate de marchas e com a possibilidade de simulação de panes em painel lateral, externo.
Totalmente funcional, inclusive com o sistema de ar condicionado funcionando, o sistema DBQRN e sistemas elétricos de iluminação interna e externa.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- eligioep
- Sênior
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II
eligioep escreveu:Como prometido, as fotos dos possíveis ARV da Família Guarani....
AVIBRÁS
ASTRA-IVECO
As fotos estavam aqui........
Mas eu ainda tenho....
Editado pela última vez por eligioep em Sex Mar 23, 2018 11:45 am, em um total de 1 vez.
- eligioep
- Sênior
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Re: 300º Guarani entregue ao Exército
Xiru,Túlio escreveu: Mestre Elígio, não é o então chamado "carrinho de pipoca" que vi e fotografei no C I Bld em 2013? Estava em desenvolvimento e o então CMT me falou que ia servir para simular o posto do condutor do Guarani...
este que tu citas, não conheci.
Ano passado estava aqui um outro, que veio para o Curso de Mnt, e depois retornou para a fábrica.
Agora temos a versão definitiva.
Vou ver se consigo picture's.....
Abraço cinchado!
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61482
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6658 vezes
- Contato:
Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II
Era basicamente isso aqui (foto minha):
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39492
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2849 vezes
Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II
O photobucket agora só deixa que essas fotografias sejam colocadas noutros sites, mediante pagamento.eligioep escreveu:eligioep escreveu:Como prometido, as fotos dos possíveis ARV da Família Guarani....
AVIBRÁS
ASTRA-IVECO
As fotos estavam aqui........
Mas eu ainda tenho....
Se tens os "jpg" originais, coloca um por um neste site e coloca aqui os links:
https://ctrlq.org/images/
- eligioep
- Sênior
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II
Não tive o prazer (ou desprazer....) de conhecer!Túlio escreveu:Era basicamente isso aqui (foto minha):
- eligioep
- Sênior
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II
O photobucket agora só deixa que essas fotografias sejam colocadas noutros sites, mediante pagamento.cabeça de martelo escreveu:
Se tens os "jpg" originais, coloca um por um neste site e coloca aqui os links:
https://ctrlq.org/images/[/quote]
Cabeça,
o photobucket também era free. Agora contudo decidiram cobrar, e nem permitiram que fizesse o download das imagens lá armazenadas!
Estou usando o facebook, por enquanto.
Mas vou testar este que me mandastes!
- eligioep
- Sênior
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II
Túlio,
eis as fotos do atual....
Este é o painel do instrutor, para inserir as panes para os alunos....
eis as fotos do atual....
Este é o painel do instrutor, para inserir as panes para os alunos....
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3264 vezes
Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II
Olá Eligio, grato por repor as fotos aqui.
Em tempo, sabes dizer a quantas anda este projeto da Avibrás, e no caso, o chassi e os demais implementos são todos da Tatra ou tem alguma coisa feita ali projetada/adquirida pela empresa brasileira?
Como postei outro dia no tópico dos caminhões, a Tatra tem um portfólio que chega a ser quase que descomunal em termos de usos e aplicações do chassis e caminhões que fabrica. Seria muito importante a Avibrás saber aproveitar bem os negócios que tem com os checos.
Principalmente levando em consideração que agora temos um acordo militar-industrial como eles.
Espero que outras versões possam também aparecer por aqui. Com certeza a operacionalidade do EB, e nós aqui, agradece. Mesmo que com um preço mais salgado.
ps: curiosidade técnica: os atuais motores dos Tectran aguentam os requisitos de força e potência dessa versão acima, ou a Avibrás colocou outra coisa no seu veículo para dar conta do recado?
abs
Em tempo, sabes dizer a quantas anda este projeto da Avibrás, e no caso, o chassi e os demais implementos são todos da Tatra ou tem alguma coisa feita ali projetada/adquirida pela empresa brasileira?
Como postei outro dia no tópico dos caminhões, a Tatra tem um portfólio que chega a ser quase que descomunal em termos de usos e aplicações do chassis e caminhões que fabrica. Seria muito importante a Avibrás saber aproveitar bem os negócios que tem com os checos.
Principalmente levando em consideração que agora temos um acordo militar-industrial como eles.
Espero que outras versões possam também aparecer por aqui. Com certeza a operacionalidade do EB, e nós aqui, agradece. Mesmo que com um preço mais salgado.
ps: curiosidade técnica: os atuais motores dos Tectran aguentam os requisitos de força e potência dessa versão acima, ou a Avibrás colocou outra coisa no seu veículo para dar conta do recado?
abs
Carpe Diem
- Lucas Lasota
- Avançado
- Mensagens: 692
- Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
- Agradeceu: 584 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
- eligioep
- Sênior
- Mensagens: 1963
- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Re: NOVA FAMÍLIA VBTP-SL GUARANI II
Flávio,FCarvalho escreveu:Olá Eligio, grato por repor as fotos aqui.
Em tempo, sabes dizer a quantas anda este projeto da Avibrás, e no caso, o chassi e os demais implementos são todos da Tatra ou tem alguma coisa feita ali projetada/adquirida pela empresa brasileira?
Como postei outro dia no tópico dos caminhões, a Tatra tem um portfólio que chega a ser quase que descomunal em termos de usos e aplicações do chassis e caminhões que fabrica. Seria muito importante a Avibrás saber aproveitar bem os negócios que tem com os checos.
Principalmente levando em consideração que agora temos um acordo militar-industrial como eles.
Espero que outras versões possam também aparecer por aqui. Com certeza a operacionalidade do EB, e nós aqui, agradece. Mesmo que com um preço mais salgado.
ps: curiosidade técnica: os atuais motores dos Tectran aguentam os requisitos de força e potência dessa versão acima, ou a Avibrás colocou outra coisa no seu veículo para dar conta do recado?
abs
o projeto do ARV para o Guarani está em passos de tartaruga......
Sobre as versões da Tatra, a Avibras está usando o que lhe convem.
Em princípio, o ARV será um 8x8, onde o chassis é Tatra e o restante Avibras.
A Tectran não troca nem motore, nem chassis ou transmissão. Tudo permanece original. Há um ajuste no chassis para receber o equipamento da Avibras, e só.