HMS Ocean (L12) para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

HMS Ocean é uma boa aquisição para MB?

Sim
171
84%
Não
32
16%
 
Total de votos: 203

Mensagem
Autor
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#511 Mensagem por pmicchi » Sex Mar 09, 2018 2:43 pm

Túlio escreveu:

É, cupincha véio, mas não custa lembrar que não falamos só de armas mas de Sistemas de Armas; não é só o canhão ou lançador, precisa arranjar e instalar/integrar reparos, sensores, gerenciadores & quetales. Essa conta vai sair bem salgadinha, como outros "negócios da China" que a MB se especializou em fazer ao longo de décadas.

Tipo não é só pegar um Bofors e botar lá, precisa do reparo, sistemas de estabilização, radares de pontaria, e tudo isso integrado a um sistema central que nem sabemos se vai estar a bordo ou se também teremos que instalar e integrar. É como dizemos aqui "nos interiô", o diabo faz a panela mas esquece que precisa fazer a tampa...

Me agrada o Sea Ceptor também pela facilidade de instalação. O lançador vertical é compacto e facil de instalar e o missel não precisa de radar de controle de tiro. Muito mais simples do instalar um Aspide, por exemplo.

E custo é muito relativo, por 10% do custo de uma escolta, o navio ganha uma boa capacidade de autodefesa AA. Para mim isso é economia, não gasto.

http://www.mbda-systems.com/product/sea-ceptor/

Acho de uma enorme "falta de inteligencia" armar um navio desses com Simbads de pontaria manual e depender totalmente das escoltas. Obviamente, ainda se precisa de escoltas mas já se elimina a necessidade de uma ou duas ficarem de guarda-costa antimissel - as escoltas podem operar mais distantes otimizando os sensores ASW. Não entendo como a MB não enxerga isso!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36338
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#512 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 09, 2018 9:54 pm

Bom, resta saber se todas estas mudanças estão dentro dos valores apontados pela MB pela compra do navio.
Porque se não estiver, então o barato irá sair caro, bem mais caro... de novo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#513 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mar 11, 2018 10:08 pm

Por enquanto o Ocean ate aonde consta vira 'pelado' e sem Phalanx e esta tudo bem assim,

A MB ainda tera que aprender a opera-lo e ai depois disso decidir que tipo de CIWS ira operar.

At'e la os Simbad do Sampa estao de bom tamanho. Ainda mais com o Sisconta. Eu me lembro de ter visto o Sistema de integracao entre o Sisconta e os Simbad no Sampa quando eu o visitei.

O Sistema funcionava muito bem. Honestamente fiquei muito bem impressionado!

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60638
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#514 Mensagem por Túlio » Seg Mar 12, 2018 11:20 am

Carlos Lima escreveu:Por enquanto o Ocean ate aonde consta vira 'pelado' e sem Phalanx e esta tudo bem assim,

A MB ainda tera que aprender a opera-lo e ai depois disso decidir que tipo de CIWS ira operar.

At'e la os Simbad do Sampa estao de bom tamanho. Ainda mais com o Sisconta. Eu me lembro de ter visto o Sistema de integracao entre o Sisconta e os Simbad no Sampa quando eu o visitei.

O Sistema funcionava muito bem. Honestamente fiquei muito bem impressionado!

[]s
CB
Lima véio, não entendas como provocação ou mesmo TROLAGEM mas, convenhamos, quando é um caça tem que ser o Ó do Borogodó, por melhor que seja na verdade é uma bomba-relógio cheia de desvantagens; já um navio véio e desdentado "está tudo bem assim", SIMBAD (versão antiga, adquirida em meados dos anos 90) "está de bom tamanho".

Nas buenas, acreditas mesmo que teria sucesso contra um simples AM-39 ou MM-38/40 de 1ª geração (nem vou falar em coisas realmente matadoras como o stealthy NSM ou o bólido Brahmos - mais veloz que o Mistral, aliás - ambos ainda por cima com capacidade de realizar manobras terminais)?

Um caça, por muquirana que seja, se atingido arrisca apenas uma ou duas vidas; essa banheira pode levar pro fundo do Ocean bem mais de mil seres humanos, entre Tripulantes, Aviadores e Fuzileiros Navais, e de uma só vez!

Seriously? :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36338
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#515 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 12, 2018 5:27 pm

O navio em termos de defesa vai ter que aproveitar o que sobrar por aqui. E o que se tem sobrando no momento é metralhadoras 20mm, Bofors 40/70 e Simbad e alguns Vicckers 14,5.

Se 2 ou 3 Niterói derem baixa como andam dizendo, vai haver disponibilidade de Trinity e MSA Albatroz também no curto prazo.

Todos os demais sistemas dos navios estarão a disposição para integração, desde o Sisconta, que pode ser modernizado para a versão V, até as ECM/ESM, chaff, e radares que também podem ser atualizados/modernizados.

A questão que fica é: se o navio vai nos custar só o casco 80 milhões de libras, o que estamos gastando nele então nesse PMG que estão fazendo agora e que vai levar quase um ano?

Quando ele chegar, vai chegar sem nada mesmo depois de um processo desses, e ainda vamos ter que integrar todos os sistemas acima? Outra parada de grande monta?

Algumas coisas não estão batendo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#516 Mensagem por pmicchi » Ter Mar 13, 2018 8:40 am

Salvo engano meu o Ocean vem com o Artisan 3D. Por larga margem, será o melhor radar AA da MB. Portanto, não é tão pelado assim.

A melhor forma de aproveitar esses sensores é instalar misseis AA adequados e modernos. Esse navio vai operar mais 15 anos, provavelmente, e será o principal meio de superficie da MB tanto para operações anfibias como para controle de área marítima. Propriamente armado ele pode se defender contra MANs e proteger o Bahia e outros navios auxiliares da FT, deixando a cobertura ASW para um pequeno numero de escoltas igualmente capazes de se defender. O Ocean não é capaz de enfrentar uma FT inimiga com NAe ou grandes navios com MANs supersonicos mas pode perfeitamente ser eficaz contra qualquer outro meio naval de superficie ou submarino.

Não é nenhum investimento exorbitante e pode ser viabilizado com a aceleração da baixa das escoltas mais antigas ou outros arranjos orçamentários. Além disso, estamos gastando muito mais com meios novos de capacidade combativa muito menor.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#517 Mensagem por joao fernando » Ter Mar 13, 2018 8:48 am

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu:Por enquanto o Ocean ate aonde consta vira 'pelado' e sem Phalanx e esta tudo bem assim,

A MB ainda tera que aprender a opera-lo e ai depois disso decidir que tipo de CIWS ira operar.

At'e la os Simbad do Sampa estao de bom tamanho. Ainda mais com o Sisconta. Eu me lembro de ter visto o Sistema de integracao entre o Sisconta e os Simbad no Sampa quando eu o visitei.

O Sistema funcionava muito bem. Honestamente fiquei muito bem impressionado!

[]s
CB
Lima véio, não entendas como provocação ou mesmo TROLAGEM mas, convenhamos, quando é um caça tem que ser o Ó do Borogodó, por melhor que seja na verdade é uma bomba-relógio cheia de desvantagens; já um navio véio e desdentado "está tudo bem assim", SIMBAD (versão antiga, adquirida em meados dos anos 90) "está de bom tamanho".

Nas buenas, acreditas mesmo que teria sucesso contra um simples AM-39 ou MM-38/40 de 1ª geração (nem vou falar em coisas realmente matadoras como o stealthy NSM ou o bólido Brahmos - mais veloz que o Mistral, aliás - ambos ainda por cima com capacidade de realizar manobras terminais)?

Um caça, por muquirana que seja, se atingido arrisca apenas uma ou duas vidas; essa banheira pode levar pro fundo do Ocean bem mais de mil seres humanos, entre Tripulantes, Aviadores e Fuzileiros Navais, e de uma só vez!

Seriously? :lol: :lol: :lol: :lol:
Um alvo tão valioso teria escolta de caças não? Alias, ambos, o navio e os caças são exercícios de suposição, já que ambos não estão por aqui ainda certo?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#518 Mensagem por vplemes » Ter Mar 13, 2018 9:15 am

FCarvalho escreveu:O navio em termos de defesa vai ter que aproveitar o que sobrar por aqui. E o que se tem sobrando no momento é metralhadoras 20mm, Bofors 40/70 e Simbad e alguns Vicckers 14,5.

Se 2 ou 3 Niterói derem baixa como andam dizendo, vai haver disponibilidade de Trinity e MSA Albatroz também no curto prazo.

Todos os demais sistemas dos navios estarão a disposição para integração, desde o Sisconta, que pode ser modernizado para a versão V, até as ECM/ESM, chaff, e radares que também podem ser atualizados/modernizados.

A questão que fica é: se o navio vai nos custar só o casco 80 milhões de libras, o que estamos gastando nele então nesse PMG que estão fazendo agora e que vai levar quase um ano?

Quando ele chegar, vai chegar sem nada mesmo depois de um processo desses, e ainda vamos ter que integrar todos os sistemas acima? Outra parada de grande monta?

Algumas coisas não estão batendo.

abs
Até onde li, só irão retirar do Ocean os phalanx, alguns suportes para metralhadoras e os equipamentos de comunicação by Otan. Acho que é um pouco de exagero dizer que por tão pouco o navio vira pelado. O principal sistema dele, o radar 3D Artisan virá no pacote junto com vários outros equipamentos orgânicos ao navio. Defesa AA de ponto é importante? Sim! Mas levando em conta o tipo de operações que ela vai desempenhar durante praticamente toda sua vida operacional, pelo menos no início não há necessidade de pressa em sair correndo para encher o navio de mísseis e canhões AAe. Dando tudo certo (pé de pato, mangalô, três vezes!) Teremos escoltas com capacidade de defesa de ponto nos próximos anos que poderão dar algum nível de proteção ao Ocean. É o ideal? Longe disso! Mas é o que temos pra hoje (e pelo andar da carroça, por muito tempo ainda!).




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60638
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#519 Mensagem por Túlio » Ter Mar 13, 2018 11:37 am

joao fernando escreveu: Um alvo tão valioso teria escolta de caças não? Alias, ambos, o navio e os caças são exercícios de suposição, já que ambos não estão por aqui ainda certo?
Para as finalidades que lhe competem de projeto, faltaria pelo menos um NAe com AEW&C. E vai seguir faltando, acrescento. O que diabos o Brasil quer com um navio desenhado para Projeção de Poder ou até Controle (ASW/ASuW) de Área Marítima se não dispõe - sequer em projeto - de meios realmente capazes de protegê-lo nem sequer planeja uma capacidade antimíssil suficiente para encarar cenários minimamente complexos? POWS, um mero grupinho de Super Etendard com um MM-39 block 1 cada já bastaria para mandá-lo dormir com os peixes, e não seria nada divertido ver SADRAL dos anos 90, operação manual e alerta/pontaria "no olho", tentando impedir isso...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#520 Mensagem por pmicchi » Ter Mar 13, 2018 11:45 am

joao fernando escreveu:
Um alvo tão valioso teria escolta de caças não? Alias, ambos, o navio e os caças são exercícios de suposição, já que ambos não estão por aqui ainda certo?

Escolta de caças? Com certeza não! Qualquer cenário contra meios aéreos baseados em terra ou em NAes é "caixão" certo pro Ocean. Ele serve para operações anfibias sem oposicao aérea e missoes antisubmarino e antisuperficie limitadas. Não dá pra invadir a Venezuela com ele, infelizmente.

Mais que tudo o Ocean precisa de boa defesa antimissel e uma certa capacidade AA apenas para evitar ataques pontuais de meios aéreos.

Sem isso, nem contra um P-3 Orion ou P-8 Poseidon lançando harpoons conseguimos nos defender. Mas mais que isso, navios de superficie e submarinos podem usar MANs contra o Ocean - essa é a ameaça principal.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36338
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#521 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 13, 2018 11:56 am

Olha, o Ocean vai ser um 'navio escola'. Deixa estar que é melhor assim.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2397
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 680 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#522 Mensagem por EduClau » Ter Mar 13, 2018 12:46 pm

Que é isso... com um convezão desses dá pra fazer outros usos, antecedentes têm:
Minas Gerais abriga show de Lulu Santos e Sandra de Sá de apoio à candidatura da cidade à Olimpíada
Porta-aviões da Marinha vira salão de festa


Ancorado ao lado da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, o porta-aviões Minas Gerais se transformou na última quinta-feira em cenário de festa para artistas globais, socialites cariocas, oficiais da marinha e convidados da família Grendene.

O pretexto para o evento, animado por shows de Lulu Santos, Sandra de Sá e Banda Eva, é o engajamento da Marinha do Brasil e da Grendene -fabricante das sandálias Rider- à campanha Rio-2004, para levar a Olimpíada à cidade.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq250121.htm
Reforma de porta-aviões frustra festa de Lula
Ideia era usar o A-12 para ir a reserva do pré-sal, mas ele continua inativo

A festa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer fazer no dia 1º de maio, para marcar o início das operações de extração de petróleo no campo de Tupi, na reserva do pré-sal, não vai ter o cenário espetacular pretendido: o porta-aviões A-12 São Paulo, capitânia da frota da Marinha, está em reforma, depois de sofrer um incêndio em maio de 2005.

http://politica.estadao.com.br/noticias ... ula,343228
[042]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60638
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#523 Mensagem por Túlio » Ter Mar 13, 2018 12:49 pm

É isso aí, uma mistura de salão de festas de bilionários com palanque de politiqueiro (lembrar que o Collor também tirou a casquinha dele do Minas e o FFHH do Sampa), para isso vai servir. Azar do orçamento da moribunda MB (a de superfície, a submarina - até prova em contrário - vai muito bem, obrigado)...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#524 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Mar 13, 2018 5:49 pm

Acho que o caminho é equipar o Ocean com MBDA Sea Ceptor.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#525 Mensagem por alex » Qua Mar 14, 2018 10:46 am

Não justifica, se houver briga o Ocean vai ficar no porto. Como mandar um navio para combate sem escoltas? O sistema de defesa anti-aéreo do navio seria usado como ultima defesa para qualquer coisa que furasse as defesas das escoltas. Sem escoltas ....Se conseguirem levar os Aspides das Niterois já é lucro.




Responder