FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1942
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1096 Mensagem por gusmano » Qui Mar 08, 2018 11:45 am

bobagem.




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1097 Mensagem por pmicchi » Qui Mar 08, 2018 1:20 pm

Sea Gripen é um bom produto mas sem mercado.

Comparado a um F-35, não fica devendo em alcance e capacidade de armamento e tem um custo de operação e aquisição muito mais baixo. Se comparado ao Rafale ou Su/MiGs russos , também.

Mas a maioria dos paises que podem ter um NAe convencionais tem projetos próprios de aeronaves. Para outros, a grande parcela de componentes dos EUA incomoda ou inviabiliza.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1098 Mensagem por joao fernando » Qui Mar 08, 2018 1:31 pm

pmicchi escreveu:Sea Gripen é um bom produto mas sem mercado.

Comparado a um F-35, não fica devendo em alcance e capacidade de armamento e tem um custo de operação e aquisição muito mais baixo. Se comparado ao Rafale ou Su/MiGs russos , também.

Mas a maioria dos paises que podem ter um NAe convencionais tem projetos próprios de aeronaves. Para outros, a grande parcela de componentes dos EUA incomoda ou inviabiliza.
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1099 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2018 2:23 pm

joao fernando escreveu:
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%
Totalmente de acordo, exceto que já tem avião voando (mas não OPERACIONALMENTE). Só vamos saber dos verdadeiros custos lá pela metade da próxima década, e com sorte. Só para ficar em um exemplo simples, uma conta vai ser com uns cento e poucos Gripens em operação, outra com dez vezes isso. A ver...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1100 Mensagem por Juniorbombeiro » Qui Mar 08, 2018 5:55 pm

Túlio escreveu:
joao fernando escreveu:
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%
Totalmente de acordo, exceto que já tem avião voando (mas não OPERACIONALMENTE). Só vamos saber dos verdadeiros custos lá pela metade da próxima década, e com sorte. Só para ficar em um exemplo simples, uma conta vai ser com uns cento e poucos Gripens em operação, outra com dez vezes isso. A ver...
Sea Gripen não tem avião voando até onde eu sei, tem Gripen E. Até onde nosso limitado conhecimento alcança, podemos ter caças navais operando normalmente em terra, mas o contrário é um pouco mais complexo. Já tivemos os A-4 (os da MB até chegarem aqui nunca haviam visto um convoo) e a família Hornet como exemplo, já o Rafale foi projetado nas duas variações.
Apesar de o Gripen E/F contar com algumas tecnologias em tese já navalizadas (motor) e outras apreciáveis (STOL), há coisas alí que seriam uma tremenda dor de cabeça, como validar toda a estrutura para os esforços de catapulta e aparelho de parada, vamos fazer isso aonde? Tínhamos o Sampa, agora ficou complicado.
Eu gostaria de ver um Sea Gripen, mas acho que esse cavalo já passou, encilhado ou não...a não ser que ressucitem o Sampa, o que acho muito difícil.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1101 Mensagem por Túlio » Qui Mar 08, 2018 5:59 pm

PUTZ, minhas desculpas, nem tinha notado que a charla era especificamente sobre algo que não existe nem tem chance sequer razoável de um dia vir a existir. Me passei e minha opinião sobre Sea Gripen se mantêm a mesma de sempre:

CHARLAIADA!!!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1102 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 08, 2018 6:55 pm

Bem por a'i.

Nao vamos nos iludir com esse tipo de coisa.

As aeronaves de combate embarcadas da MB chamam-se Sea Hawk e o Super Cougar (quando esse chegar).

Alem do S. Lynx (nas fragatas/corvetas) 'e claro.

O resto e' bobagem.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36300
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1103 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 09, 2018 10:57 am

Carlos, coloca nessa conta os 6 A-4 que ainda serão modernizados, e os 4 C-2 que devem ser entregues até 2021.

Gostando ou não, a marinha vai manter estes dois projetos a fim de, também, manter a sua capacidade de asa fixa, até que uma solução para o novo Nae seja dada.

Em tempo, temos ainda dois problemas imediatos a resolver, que são o IHL o o UHL. Nenhum destes dois projetos conseguiu até agora sair do lugar, apesar de várias propostas já terem sido apresentadas.

Notar que tanto os B-206 quanto os Esquilo já abriram o bico faz tempo e sua manutenção/operação torna-se cada dia mais onerosa e cara aos cofres da MB. A substituição de ambos deveria ser tratada como uma prioridade, mas infelizmente, as prioridades são tantas e acumuladas que pelo visto vão continuar do jeito que estão.

Havia a chance de comprar 8 AW-109 usados da USCG estocados pela AW, mas nem isso a MB conseguiu mandar para a frente, a fim de ajudar no Proantar.

Enfim, a AN tem bons e maus momentos a frente. Mais estes do que aqueles.

Mas até aí nenhuma novidade.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1104 Mensagem por joao fernando » Sex Mar 09, 2018 1:55 pm

Túlio escreveu:
joao fernando escreveu:
Cumé que um caça que só existe no papel tem o custo de operação definido? É muita fé dos caras. Custo de operação é definido com a operação, ou seja, sendo operado a 100%
Totalmente de acordo, exceto que já tem avião voando (mas não OPERACIONALMENTE). Só vamos saber dos verdadeiros custos lá pela metade da próxima década, e com sorte. Só para ficar em um exemplo simples, uma conta vai ser com uns cento e poucos Gripens em operação, outra com dez vezes isso. A ver...
Oloco! Não me chamou de hater nem de comunazzzz :mrgreen:

Unica reclamação que tenho com o NG é que como não existe operacionalmente não pode entregar dados de desempenho absolutos, como a verdade verdadeira.

E dentro dessa reclamação me dá arrepios de saber que N projetos BR param pela metade dando origem a produtos capados, vide o AMX.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1105 Mensagem por Túlio » Sex Mar 09, 2018 3:16 pm

joao fernando escreveu: Oloco! Não me chamou de hater nem de comunazzzz :mrgreen:

Unica reclamação que tenho com o NG é que como não existe operacionalmente não pode entregar dados de desempenho absolutos, como a verdade verdadeira.

E dentro dessa reclamação me dá arrepios de saber que N projetos BR param pela metade dando origem a produtos capados, vide o AMX.

Não seja por isso: VEM CÁ, SEU HATER COMUNAZZZ, NÃO NOTASTE POR ACASO QUE HÁ ALGUMAS "PEQUENAS" DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS PROGRAMAZZZ???

[018] [018] [018] [018]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1106 Mensagem por joao fernando » Sex Mar 09, 2018 3:25 pm

Túlio escreveu:
joao fernando escreveu: Oloco! Não me chamou de hater nem de comunazzzz :mrgreen:

Unica reclamação que tenho com o NG é que como não existe operacionalmente não pode entregar dados de desempenho absolutos, como a verdade verdadeira.

E dentro dessa reclamação me dá arrepios de saber que N projetos BR param pela metade dando origem a produtos capados, vide o AMX.

Não seja por isso: VEM CÁ, SEU HATER COMUNAZZZ, NÃO NOTASTE POR ACASO QUE HÁ ALGUMAS "PEQUENAS" DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS PROGRAMAZZZ???

[018] [018] [018] [018]
É que sou brasileiro e não confio nunca. Eu qro ver o projeto pronto e a 100%, com lotes sucessivos.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1107 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 09, 2018 4:52 pm

FCarvalho escreveu:Carlos, coloca nessa conta os 6 A-4 que ainda serão modernizados, e os 4 C-2 que devem ser entregues até 2021.

Gostando ou não, a marinha vai manter estes dois projetos a fim de, também, manter a sua capacidade de asa fixa, até que uma solução para o novo Nae seja dada.

Em tempo, temos ainda dois problemas imediatos a resolver, que são o IHL o o UHL. Nenhum destes dois projetos conseguiu até agora sair do lugar, apesar de várias propostas já terem sido apresentadas.

Notar que tanto os B-206 quanto os Esquilo já abriram o bico faz tempo e sua manutenção/operação torna-se cada dia mais onerosa e cara aos cofres da MB. A substituição de ambos deveria ser tratada como uma prioridade, mas infelizmente, as prioridades são tantas e acumuladas que pelo visto vão continuar do jeito que estão.

Havia a chance de comprar 8 AW-109 usados da USCG estocados pela AW, mas nem isso a MB conseguiu mandar para a frente, a fim de ajudar no Proantar.

Enfim, a AN tem bons e maus momentos a frente. Mais estes do que aqueles.

Mas até aí nenhuma novidade.

abs.
Nao 'e questao de gostar, como eu disse, "aeronaves embarcadas" que possam de fato dar alguma protecao a esquadra sao as que mencionei.

Como nao possuimos NAe, os A-4 e C-2 ficam pertinho da costa e olhe la. :|

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36300
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1108 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 09, 2018 9:28 pm

Se considerarmos que a nossa esquadra não vai além da ZEE com frequência, ou seja, ficamos a maior parte do tempo dentro das 200 milhas, a cobertura dos A-4 não será necessariamente um problema. O trabalho dos C-2 igualmente, já que eles irão fazer REVO e cargo de bases da MB do que qualquer outra coisa.

No final das contas. não há muito o que fazer. Temos que manter o pouco que temos funcionando e tentar conseguir o que ainda tem por ser conseguido. Vai levar tempo, muito tempo, mas é isso aí.

Quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36300
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1109 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 21, 2018 12:50 am





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36300
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1110 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 09, 2018 7:16 pm

Acho que essa história está se tornando uma piada de mal gosto.

http://www.planobrazil.com/chegou-a-vez ... hel-temer/

Toda hora é uma versão diferente.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder