Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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FCarvalho
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#3436
Mensagem
por FCarvalho » Ter Fev 20, 2018 6:20 pm
Bolovo escreveu:FCarvalho escreveu:Agora é só esperar para ver o que vai acontecer primeiro: aposentadoria precoce ou gastar tempo e dinheiro que não se tem numa reforma duvidosa.
Há sim, e quem vai pagar a conta.
Abs
O que vai acontecer é que a Aviação Patrulha vai pra MB, que vai se fuder de verde e amarelo com esse problema das asinhas de isopor e ainda por cima será criticada por isso.
A MB não vai aceitar esses P-3 tão cedo. As prioridades agora são outras. Ademais, seria um presente de grego. E o almirantado sabe muito bem disso. Os valores citos por aí para a sua recuperação variam bastante, mas nenhum deles é necessariamente barato.
Neste sentido, a MB pretende gastar o seu courinho de rato na manutenção dos VF-1 e no VEC-1. Depois disso ainda tem os helos para substituir...
A coisa tá ruim pra todo mundo.
abs.
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#3437
Mensagem
por FCarvalho » Ter Fev 20, 2018 6:25 pm
Carlos Lima escreveu:FCarvalho escreveu:Agora não adianta chorar o leite derramado. A MB pelo que vem sendo vinculado na net não quer ver eles nem pintados de ouro. Então a FAB simplesmente sifu...
Para mim o que interessa agora é o que já disse: o quem vem depois disso?
O mundo lá fora já está pensando em algumas respostas. Nós aqui, como sempre, parece que vamos ficar no fim da fila e esperar que o Grinch não estrague de novo o nosso natal. Fazer o quê...
Aliás, se um dia a MB vier a colocar as mãos na patrulha naval de novo, com certeza não será por mérito ou beneplácito da FAB e de ninguém. Ela vai com a cara e a coragem, e os trocados que tiver no bolso.
abs.
Chorar os ++300 milhoes de dolares derramados
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Sim, concordo. Dava para fazer muito coisa boa com este valor. Ate quem sabe uns P-3C mais voados mas em bom estado e operacionais.
Mas é aquela história... se tivéssemos por aqui uma comissão de defesa no congresso que funcionasse, um MD que funcionasse, um governo que se interessasse, uma população que cobrasse...
300 milhões mal usados - mas não roubados - acaba sendo troco de pinga hoje em dia, diante do que se está vendo aqui nos últimos anos.
abs.
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#3438
Mensagem
por Carlos Lima » Ter Fev 20, 2018 7:52 pm
FCarvalho escreveu:Sim, concordo. Dava para fazer muito coisa boa com este valor. Ate quem sabe uns P-3C mais voados mas em bom estado e operacionais.
Mas é aquela história... se tivéssemos por aqui uma comissão de defesa no congresso que funcionasse, um MD que funcionasse, um governo que se interessasse, uma população que cobrasse...
300 milhões mal usados - mas não roubados - acaba sendo troco de pinga hoje em dia, diante do que se está vendo aqui nos últimos anos.
abs.
Bom... enquanto estiverem empresas, lobistas, brigadeiros e associados recebendo 'vantagens' por conta desse gasto maluco, desnecessario e absurdo o conceito de 'nao roubados' 'e super relativo.
Nao da para tapar o sol com a peneira e achar que esta tudo bem.
Lixo de projeto.
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#3439
Mensagem
por FCarvalho » Ter Fev 20, 2018 8:08 pm
Com certeza. Mas sem alguém para colocar o dedo na ferida, vamos continuar por muito tempo ainda tentando tapar o sol com a peneira, e cada um levando o seu guaraná pra casa feliz da vida de ter ajudado a nossa defesa.
abs
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#3440
Mensagem
por knigh7 » Dom Mai 13, 2018 3:11 pm
Vantagens e desvantagens do P-8 (que a bem verdade serve para outros projetos do tipo) como aeronave de ASW e ASuW.
Edição atual da revista Força Aérea:
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#3442
Mensagem
por knigh7 » Seg Mai 14, 2018 1:28 am
Quais seriam os equívocos do autor (Rudnei Cunha), Lima?
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#3443
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Mai 14, 2018 6:44 pm
Com relacao as sonoboias a aeronave pode descer e lanca-las. A ideia de problemas de corrosao 'e menos pior do que no P-3 que sempre opera a baixa altitudes. O P-8 pode voar baixo, lancer as sonoboias e voltar para sua altitude de operacao. Alem disso existe a vantagem da velocidade aonde o P-3 pode voar relativamente lento quando necessario e / ou mais rapidamente para cobrir uma area de patrulha maior (ele leva 50% a mais de sonoboias do que o P-3).
O MAD pode ainda existir (os P-8 indianos tem MAD), mas os demais usuarios nao encomendaram esse sensor (o que indica que os P-8 indianos irao / poderao voar mais baixo ja que o MAD nao 'e efetivo a grande altura).
Com relacao ao lancamento de torpedos o P-8 pode novamente voar baixo e lancar torpedos (situacao atual) ou optar pelo kit de lancamento a alta altitude (atualmente em teste e com entrada em servico em 2020).
Quando eu morava perto de uma base de P-3, eu tinha muitos contatos com a comunidade de P-3 e inicialmente existia um preconceito com relacao ao P-8 e o cenario depois da chegada desse 'e outro. 'E uma plataforma muito capaz e ainda esta em expansao, com muita capacidade a ser assimilada pela frente.
Ja tive a oportunidade de entrar em diversos P-8 em varias configuracoes e existe uma diferenca brutal de quando eles entraram em servico e ano passado (ultima vez que entrei em um novinho em folha).
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#3444
Mensagem
por knigh7 » Seg Mai 14, 2018 7:03 pm
é bom vc reler a página.
O Rudnei informa sobre o kit do torpedo para lançamento a grande altitude.
O problema é a questão das sonoboias em lançamento em altas altitudes .
Observa que ele escreve que Boeing P-8 é para operação acima de 10.000 pés. Ou ele fica descendo para lançá-las, o que consome combustível, ou opera lá embaixo o que diminui a vida útil da célula pelo desgaste estrutural além de aumentar a turbulência da aeronave.
(obs: as sonoboias são lançadas aos montes e custam apenas USD 1 mil. São extremamente baratas. Colocar um kit de precisão nelas é multiplicar por dezenas de vezes o custo. Taí "a falta de solução").
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#3445
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Mai 14, 2018 7:10 pm
A operacao das sonoboias quando necessaria ocorre a baixa altitude. O tao falado consumo de combustivel maior nao e' bem assim que acontece. Nao ha problemas para esse tipo de operacao.
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#3446
Mensagem
por knigh7 » Seg Mai 14, 2018 7:14 pm
Se fosse assim não teriam colocado kit nos torpedos, que aliás se lança bem menos que sonoboias...
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#3447
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Mai 14, 2018 7:31 pm
O Kit dos torpedos 'e uma medida para cenarios aonde existam outros meios voando a baixa altitude ou a deteccao acontecendo via uso de helis ou navios e as aeronaves farao uso dos torpedos a alta altitude para imediato lancamento.
No dia-a-dia de busca de subs os operadores terao um mix de torpedos com e sem o kit justamente antevendo diferente cenarios de uso.
A India por exemplo faz uso do MAD o que indica a operacao constate da aeronave a baixa altitude.
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#3448
Mensagem
por knigh7 » Seg Mai 14, 2018 7:56 pm
A India pode usar o MAD, mas isso não tira os problemas que advêm de operação a baixa altitude de um B737, que ele aliás relatou.
Já que eles terão de lançar as sonoboias a baixa altitude, é previsível que parte seja de torpedos que não tenham o kit.
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#3449
Mensagem
por Carlos Lima » Seg Mai 14, 2018 8:08 pm
Como eu disse originalmente acho que ele esta baseado em informacoes antigas quando escreveu a materia.
Nao 'e a toa que a India optou pela aeronave com MAD. E fizeram muitos testes para comprovar isso. Por um bom tempo as aeronaves deles (com MAD) operaram fazendo teste de integracao em conjunto com as americanas (incluindo o disparo de Harpoon). O que eu ouvi foram s'o elogios.
Como eu expliquei o kit de alta altitude tem uma finalidade especifica, mas se as aeronaves tiverem que operar a baixa altitude, poderam faze-lo sem problemas.
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