EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%
 
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#316 Mensagem por Bourne » Sáb Fev 10, 2018 6:33 am

FCarvalho escreveu:É o que dá querer fazer negócios com gente que diz que a nossa capital é Buenos Aires... ou o Rio de Janeiro. :?

abs.
Aí pergunto quantos sabem que Ottawa é a capital do Canadá. Ou que a capital da Califórnia é Sacramento? Quase ninguém fora do Canadá ou da Califórnia.

Tenha certeza que a Boeing e sua assessoria tem os cenários sobre mercado, oportunidades, possíveis projetos e como encaixar a Embraer na seu negócio. Muitos ali com vivência no Brasil, sabem falar português e como Brasília funciona.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#317 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 10, 2018 11:59 am

PUTZ, me considero razoavelmente culto mas admito que não sabia, achava que eram respectivamente Quebec e Los Angeles! DB é cultura mesmo... :shock: :shock: :shock: :shock:

Concordo com o resto, basta pesquisar quem é Donna Hrinak, aquela muié conseguia o que queria quando era Embaixadora dos EUA no Brasil, até casou aqui, POWS!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#318 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 10, 2018 12:02 pm

Disso eu sei Bourne. O problema é que estão querendo nos impor um modelo de negócio onde nós simplesmente só perdemos.

Não seremos nem a cabeça do rato e menos ainda o rabo do cachorro. No máximo a titica da galinha.

A quem realmente interessa isso?

A nós é que não.

Abs
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#319 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 11, 2018 5:46 pm

Para ler e refletir. Um texto muito bom para entender como é complicado chegar aonde a Embraer chegou. E também para indicar tudo o que está em jogo. Que não é apenas uma mera questão de controle sobre a empresa.

FABRICAR AVIÕES COMERCIAIS NÃO É PARA AMADORES
Apesar do temor com as investidas de russos, chineses e japoneses com seus jatos comerciais, a história mostra que não basta ter um bom produto para fazer sucesso no mercado de aviação

https://airway.uol.com.br/fabricar-avio ... -amadores/

abs.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#320 Mensagem por Túlio » Qui Fev 15, 2018 3:41 pm

Agora eu caí duro: se o que tem neste artigo for mesmo verdade (e conheço pessoalmente o Düring, tem suas excentricidades mas não é Bob), vou ter que engolir muita coisa que escrevi mais acima...

http://www.defesanet.com.br/demb/notici ... americano/
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#321 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 15, 2018 3:54 pm

é... a gente aqui continua com a bunda exposta na janela. :?

porque será que não estou surpreso. :roll:

abs
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#322 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Fev 15, 2018 5:12 pm

Túlio escreveu:Agora eu caí duro: se o que tem neste artigo for mesmo verdade (e conheço pessoalmente o Düring, tem suas excentricidades mas não é Bob), vou ter que engolir muita coisa que escrevi mais acima...

http://www.defesanet.com.br/demb/notici ... americano/
Eu também li isso pela manhã e custei acreditar. Na verdade ainda não acredito no li e reli.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#323 Mensagem por Wingate » Qui Fev 15, 2018 5:19 pm

Túlio escreveu:PUTZ, me considero razoavelmente culto mas admito que não sabia, achava que eram respectivamente Quebec e Los Angeles! DB é cultura mesmo... :shock: :shock: :shock: :shock:

Concordo com o resto, basta pesquisar quem é Donna Hrinak, aquela muié conseguia o que queria quando era Embaixadora dos EUA no Brasil, até casou aqui, POWS!!!
Cupincha véio, na Gringolândia as capitais dos estados (salvo algumas exceções) são em geral cidades pequenas, muitas quase que totalmente ignoradas fora dos EUA:

http://www.nationsonline.org/oneworld/capitals-usa.htm


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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#324 Mensagem por Tikuna » Qui Fev 15, 2018 5:22 pm

Nem sei o que pensar [002]


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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#325 Mensagem por arcanjo » Qui Fev 15, 2018 6:30 pm

Notícia alarmista... Muita coisa dita, nem se quer concretizou ainda... :?

Está escrito que a Boeing adquiriu o controle da Embraer e de todos seus projetos civis... Que houve anúncio da aquisição da Embraer... Como assim?

Que empresas do setor espacial tem procurado a câmara de comércio dos Estados Unidos para saber das possibilidades de se transferirem para solo norte americano. Isso posso até acreditar...

Agora, mudar totalmente o parque industrial instalado no Brasil e fazer a migração no menor prazo de tempo possível para se tornar uma exportadora para a antiga estatal brasileira, já é demais...

Prefiro aguardar... Só darei crédito se sair no NOTIMP ou no Embraer News.

abs.

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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#326 Mensagem por Cassio » Qui Fev 15, 2018 7:04 pm

Alarmista.... sensacionalista... e já coloca como fatos algo que ainda não se concretizou (oficialmente). Disse que já tinha previsto isto antes, que foi como já tinha cantado a bola, que foi o primeiro a denunciar... e coisa e tal. Muita "enchida" da própria bola, o que passa para mim a visão de um artigo sensacionalista e por isso sem credibilidade.
Como diz o velho ditado...

Só acredito quando estiver no finger!!!!

O negócio com a Boeing é muito provável que ocorra, mas a verdade é que não se sabe ainda em que base. Segundo as informações que recebi (que não sei se são verdadeiras) tem muito mais coisa envolvida nas negociações do que foi divulgado. Mas vamos aguardar. Até lá essa história de dossiê que só o cara sabe é papo furado.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#327 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 15, 2018 8:31 pm

Já notaram que toda vez que sai uma notícia sobre esse negócio mais enrolada essa história fica?

Ou sou apenas eu pensando alto demais? :?

abs.
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#328 Mensagem por joao fernando » Sex Fev 16, 2018 11:00 am

Famoso bode na sala

Mas tudo bem, logo teremos uma FMA brasuca, fabricando 24 gripens, por uns 12 bilhões. E depois, ficará as moscas, igualzinho a sua irmã argentina

Efeito Orloff, demorou mas juntos chegaremos lá, é fé no Brazil.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#329 Mensagem por arcanjo » Sex Fev 16, 2018 1:40 pm

Publicado Em 16/02/2018
Do Bandeirante à Boeing
Completa transferência da área comercial da Embraer para fora deveria ser evitada

Nelson Barbosa -

Há 50 anos, o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) realizou o primeiro voo do Bandeirante. O desenvolvimento e a produção do pequeno turboélice de transporte levaram à criação da Embraer, no ano seguinte. Nascida estatal, a empresa foi voltada inicialmente para demandas do governo e do mercado nacional.

O próprio CTA decorreu da iniciativa histórica do marechal do ar Casimiro Montenegro Filho, que liderou a criação do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), há aproximadamente 70 anos. Para quem não conhece a história, recomendo a excelente biografia "Montenegro", escrita por Fernando Morais, seguida da história da Embraer, "Nas Asas da Educação", por Ozires Silva.

O complexo ITA-CTA-Embraer é provavelmente o maior exemplo de política tecnológica e industrial bem-sucedida da história brasileira, combinando formação de recursos humanos, inovação e abertura comercial.

O resultado dessa longa empreitada é uma escola aeronáutica de nível internacional e o terceiro maior fabricante de aviões do mundo hoje.

A escola parece preservada, mas notícias recentes indicam que a Boeing pode incorporar a Embraer neste ano (uma perda para o Brasil).

O interesse dos americanos é legítimo, haja vista o sucesso dos jatos comerciais e executivos da Embraer. Há ainda grande potencial de mercado na área de defesa, com o cargueiro KC-390 e o Super Tucano, resultados de investimentos e encomendas do governo brasileiro nos últimos anos.

Um perfeito idiota do mercado financeiro diria que nada disso importa! Que a cifra a ser oferecida pela Embraer incluirá o valor dos investimentos passados e a expectativa de lucros futuros. O idiota está certo: em economia, o valor de mercado reflete, pasmem, as expectativas de mercado.

O que está de fora dessa equação é o valor da Embraer para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, uma externalidade que não tem preço de mercado, mas tem grande importância para o Brasil. Por isso o governo tem a golden share.

A perda do centro de decisão e inovação para a Boeing pode diminuir a produção e a pesquisa e desenvolvimento realizados no país em poucos anos. Essa deveria ser a maior preocupação do governo brasileiro.

Nossas autoridades já manifestaram restrições à operação, indicando que pelo menos a área de defesa da Embraer deve permanecer sob controle nacional.

Segundo os mais recentes rumores de mercado, essa alternativa teria sido aceita pela Boeing, que agora prepara uma oferta para incorporar somente a área comercial da empresa.

Mas mesmo a possível alienação da Embraer-comercial merece maior reflexão pelo governo, pois essa tem sido a área de maior sucesso da empresa recentemente.

A Bombardier foi adquirida pela Airbus justamente porque sua aposta em jatos comerciais não deu o resultado esperado. Esse não é o caso da Embraer, cujos jatos comerciais têm hoje mais de 50% das encomendas de aviação regional no mundo.

Obviamente, sucesso ontem não garante sucesso amanhã, sobretudo em um mercado dinâmico como o aeronáutico.

Continuar a crescer sozinha em um cenário de competição internacional mais acirrada é risco (bem-vindo ao capitalismo). Mas, baseado no potencial que a Embraer já demonstrou nos últimos anos, o governo Temer deveria acreditar no Brasil e evitar a completa transferência da área comercial da empresa para o exterior.

Fonte: Jornal Folha de S Paulo via NOTIMP http://www.fab.mil.br/notimp#n131137

abs.

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Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#330 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Fev 16, 2018 2:27 pm

arcanjo escreveu:Publicado Em 16/02/2018
Do Bandeirante à Boeing
Completa transferência da área comercial da Embraer para fora deveria ser evitada

Nelson Barbosa -

Há 50 anos, o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) realizou o primeiro voo do Bandeirante. O desenvolvimento e a produção do pequeno turboélice de transporte levaram à criação da Embraer, no ano seguinte. Nascida estatal, a empresa foi voltada inicialmente para demandas do governo e do mercado nacional.

O próprio CTA decorreu da iniciativa histórica do marechal do ar Casimiro Montenegro Filho, que liderou a criação do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), há aproximadamente 70 anos. Para quem não conhece a história, recomendo a excelente biografia "Montenegro", escrita por Fernando Morais, seguida da história da Embraer, "Nas Asas da Educação", por Ozires Silva.

O complexo ITA-CTA-Embraer é provavelmente o maior exemplo de política tecnológica e industrial bem-sucedida da história brasileira, combinando formação de recursos humanos, inovação e abertura comercial.

O resultado dessa longa empreitada é uma escola aeronáutica de nível internacional e o terceiro maior fabricante de aviões do mundo hoje.

A escola parece preservada, mas notícias recentes indicam que a Boeing pode incorporar a Embraer neste ano (uma perda para o Brasil).

O interesse dos americanos é legítimo, haja vista o sucesso dos jatos comerciais e executivos da Embraer. Há ainda grande potencial de mercado na área de defesa, com o cargueiro KC-390 e o Super Tucano, resultados de investimentos e encomendas do governo brasileiro nos últimos anos.

Um perfeito idiota do mercado financeiro diria que nada disso importa! Que a cifra a ser oferecida pela Embraer incluirá o valor dos investimentos passados e a expectativa de lucros futuros. O idiota está certo: em economia, o valor de mercado reflete, pasmem, as expectativas de mercado.

O que está de fora dessa equação é o valor da Embraer para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, uma externalidade que não tem preço de mercado, mas tem grande importância para o Brasil. Por isso o governo tem a golden share.

A perda do centro de decisão e inovação para a Boeing pode diminuir a produção e a pesquisa e desenvolvimento realizados no país em poucos anos. Essa deveria ser a maior preocupação do governo brasileiro.

Nossas autoridades já manifestaram restrições à operação, indicando que pelo menos a área de defesa da Embraer deve permanecer sob controle nacional.

Segundo os mais recentes rumores de mercado, essa alternativa teria sido aceita pela Boeing, que agora prepara uma oferta para incorporar somente a área comercial da empresa.

Mas mesmo a possível alienação da Embraer-comercial merece maior reflexão pelo governo, pois essa tem sido a área de maior sucesso da empresa recentemente.

A Bombardier foi adquirida pela Airbus justamente porque sua aposta em jatos comerciais não deu o resultado esperado. Esse não é o caso da Embraer, cujos jatos comerciais têm hoje mais de 50% das encomendas de aviação regional no mundo.

Obviamente, sucesso ontem não garante sucesso amanhã, sobretudo em um mercado dinâmico como o aeronáutico.

Continuar a crescer sozinha em um cenário de competição internacional mais acirrada é risco (bem-vindo ao capitalismo). Mas, baseado no potencial que a Embraer já demonstrou nos últimos anos, o governo Temer deveria acreditar no Brasil e evitar a completa transferência da área comercial da empresa para o exterior.

Fonte: Jornal Folha de S Paulo via NOTIMP http://www.fab.mil.br/notimp#n131137

abs.

arcanjo
Enfim uma voz sensata.

Uma das melhores reflexões acerca do tema nos últimos dias.
Trancado