P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5644 vezes
Agradeceram: 3247 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3421 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 02, 2018 11:42 am

A MB de momento não está interessada nos P-3AM, posto que ela ainda sonha em manter os A-1 e C-2 voando por aqui. E está investindo como pode nessas aeronaves.

Ademais, com os projetos de helos de instrução e geral ainda por encontrar termo, dificilmente vai-se dar um passo desses sem antes encontrar as condições objetivas para prover-lhe a operacionalidade necessária.

Conquanto ainda há o recebimento dos UH-15, que só termina em 2022, e a substituição dos UH-14 que se fará necessária nos próximos 10 anos, se muito.

A MB, espero, vai aproveitar a experiência das ações conjuntas com a FAB nos P-3 para ir formando devagar e na medida do possível seu pessoal, e quem sabe no futuro a longo prazo eles venham, ou então, quando a FAB resolver largar o osso da patrulha naval, a MB esteja em condições de encetar um novo projeto nesta área.

Semana passada formou-se o primeiro aviador naval para o esquadrão VEC-1. Um único piloto. Não sei se houveram outros antes dele, me parece que não, mas a realidade é essa aí. Os C-2 só vão chegar daqui uns 3 ou 4 anos. O projeto já está mais que atrasado, mas como a MB não tem por hora onde colocar eles em sua função original, vão servir na prática para fazer o COD/REVO uma forma de treinar e formar pilotos, técnicos e equipagens para os futuros vetores que por ventura venha a operar. Quem sabe.

A ver.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3422 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 02, 2018 2:31 pm

FCarvalho escreveu:A MB de momento não está interessada nos P-3AM, posto que ela ainda sonha em manter os A-1 e C-2 voando por aqui. E está investindo como pode nessas aeronaves.

Ademais, com os projetos de helos de instrução e geral ainda por encontrar termo, dificilmente vai-se dar um passo desses sem antes encontrar as condições objetivas para prover-lhe a operacionalidade necessária.

Conquanto ainda há o recebimento dos UH-15, que só termina em 2022, e a substituição dos UH-14 que se fará necessária nos próximos 10 anos, se muito.

A MB, espero, vai aproveitar a experiência das ações conjuntas com a FAB nos P-3 para ir formando devagar e na medida do possível seu pessoal, e quem sabe no futuro a longo prazo eles venham, ou então, quando a FAB resolver largar o osso da patrulha naval, a MB esteja em condições de encetar um novo projeto nesta área.

Semana passada formou-se o primeiro aviador naval para o esquadrão VEC-1. Um único piloto. Não sei se houveram outros antes dele, me parece que não, mas a realidade é essa aí. Os C-2 só vão chegar daqui uns 3 ou 4 anos. O projeto já está mais que atrasado, mas como a MB não tem por hora onde colocar eles em sua função original, vão servir na prática para fazer o COD/REVO uma forma de treinar e formar pilotos, técnicos e equipagens para os futuros vetores que por ventura venha a operar. Quem sabe.

A ver.

abs.
Já existem vários aviadores da MB formados em muiltomotores e voando com a FAB.

Porém nada disso justifica esse gigante erro e gasto desnecessário com bases e infraestrutura.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2518 vezes
Agradeceram: 746 vezes

#3423 Mensagem por EduClau » Sex Fev 02, 2018 2:40 pm

FCarvalho escreveu: Os C-2 só vão chegar daqui uns 3 ou 4 anos.
Eu não consigo me conformar com esse programa, quantos anos serão no total?
Meu, são 4 bost@s de bimotores dos anos 60 pra colocar duas tubinas e dar uma tunada. A Argentina fez isso a duas décadas.
A Embraer desenvolveu o programa e vai lançar o 390 em praticamente o mesmo tempo.

O que é isso... piada de mau gosto.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6260 vezes
Agradeceram: 6612 vezes
Contato:

#3424 Mensagem por Túlio » Sex Fev 02, 2018 2:46 pm

Nem eu. Aviões CODA (de museu) sem convoo para operar, vão servir para quê?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#3425 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 02, 2018 4:33 pm

Túlio escreveu:Nem eu. Aviões CODA (de museu) sem convoo para operar, vão servir para quê?
x2

Museu A'ereo.

:|

[]s
CB

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#3426 Mensagem por EDSON » Sex Fev 02, 2018 8:16 pm

Meu carai gastaram grana a beça para não dar em nada nestes dois projetos? Se continuar assim possuímos oficiais que não sabem nada de doutrina tática operacional pois compraram na loja porque acharam bonito.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#3427 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 02, 2018 9:45 pm

Todo o investimento feito pela FAB em Salvador, a meu ver, cedo ou tarde será retornado em favor da expansão da aviação naval no futuro a longo prazo. Então, não me parece de todo um mau investimento. Há a necessidade de um HU em Salvador, como em Natal, mas que nunca vieram à luz em função das nossas eternas limitações de visão e de grana.

Quanto aos A-4 e C-2, estava tudo certo quando ainda havia a credulidade no futuro do Nae SP. Mas a partir do momento em que se percebeu que a sua reativação não traria os resultados esperados pela MB, e o preço a pagar seria alto demais, tudo foi por água abaixo.

Mas isso também é coisa de país que nunca levou a sério defesa. O Nae SP desde a sua chegada foi objeto de críticas e adjetivos nada lisonjeiros, para não dizer de todo tipo de piada de vários setores dentro e fora do GF. A mesma coisa os investimentos da aviação naval. Gente que vive no mundo das nuvens, ou de ideologia, ou simplesmente não dá a mínima e não atende nada do assunto. Ou seja, como é possível esperar que as coisas andem a contento quando não temos seriedade no trato de assunto tão importante?

Enfim, o SP poderia estar operacional hoje, mas uma série de erros e avaliações mal feitas tornaram esse investimento um fiasco. Que não foi o primeiro da MB, e nem será o último. O mesmo vale para as demais forças co-irmãs.

Enfim, no Brasil, a defesa ainda não é levada a sério. A MB estar tentando operar aeronaves com mais de 50 anos de projeto é só um, dentre os muitos exemplos desta falta de seriedade com o assunto.

Esperavam o quê?

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#3428 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 15, 2018 9:26 pm

Do artigo

http://www.naval.com.br/blog/2018/02/14 ... cao-naval/
A Força Aérea Brasileira começou a pesquisar a compra das aeronaves P-3A em meados dos anos de 1990, e adquiriu 12 dessas células (para aproveitar um número bem menor delas em voo), ciente que o modelo fora fabricado, em fins dos anos de 1960, com uma liga de alumínio consideravelmente menos resistente à corrosão que a da versão P-3C.

[]s
CB

FCarvalho
Sênior
Sênior

#3429 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 15, 2018 11:20 pm

Agora é só esperar para ver o que vai acontecer primeiro: aposentadoria precoce ou gastar tempo e dinheiro que não se tem numa reforma duvidosa.

Há sim, e quem vai pagar a conta.

Abs

Carpe Diem
gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 273 vezes
Agradeceram: 204 vezes

#3430 Mensagem por gusmano » Sex Fev 16, 2018 11:29 am

Que bomba amigos... rs

Um avião que não pode voar muito, não pode disparar o missil comprado para ele e que não tem casa..ou melhor tem duas.

abs

FCarvalho
Sênior
Sênior

#3431 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 17, 2018 7:02 pm

bom, agora que inês es muerta, não tem muito o que fazer. ou conserta ou deixa como está e vai treinando fazer ASW de mentirinha até dar baixa.
duas questões importantes se interpõe agora: uma, qual a vida útil real das aeronaves sem a revisão das asas e célula, e dois, o que vamos fazer depois dos Orion.
se ainda restar alguma vida inteligente no comando da FAB, eles devem estar se debruçando sobre estas perguntas agora. daqui a 5,10 ou 15 anos pode não dar tempo.

ps: no tópico da aviação naval eu postei uma notícia que deveria nos interessar, ao menos em termos de reflexão sobre o futuro da ASW aeronaval por aqui. a matéria parece indicar uma tendência no ocidente como resposta para as questões acima.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#3432 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 20, 2018 1:45 pm

gusmano escreveu:Que bomba amigos... rs

Um avião que não pode voar muito, não pode disparar o missil comprado para ele e que não tem casa..ou melhor tem duas.

abs
Pois é... vergonha de projeto.

[]s
CB

FCarvalho
Sênior
Sênior

#3433 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 20, 2018 5:25 pm

Agora não adianta chorar o leite derramado. A MB pelo que vem sendo vinculado na net não quer ver eles nem pintados de ouro. Então a FAB simplesmente sifu... :?

Para mim o que interessa agora é o que já disse: o quem vem depois disso?

O mundo lá fora já está pensando em algumas respostas. Nós aqui, como sempre, parece que vamos ficar no fim da fila e esperar que o Grinch não estrague de novo o nosso natal. Fazer o quê... :roll:

Aliás, se um dia a MB vier a colocar as mãos na patrulha naval de novo, com certeza não será por mérito ou beneplácito da FAB e de ninguém. Ela vai com a cara e a coragem, e os trocados que tiver no bolso.

abs.

Carpe Diem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3434 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 20, 2018 5:50 pm

FCarvalho escreveu:Agora é só esperar para ver o que vai acontecer primeiro: aposentadoria precoce ou gastar tempo e dinheiro que não se tem numa reforma duvidosa.

Há sim, e quem vai pagar a conta.

Abs
O que vai acontecer é que a Aviação Patrulha vai pra MB, que vai se fuder de verde e amarelo com esse problema das asinhas de isopor e ainda por cima será criticada por isso.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#3435 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 20, 2018 6:04 pm

FCarvalho escreveu:Agora não adianta chorar o leite derramado. A MB pelo que vem sendo vinculado na net não quer ver eles nem pintados de ouro. Então a FAB simplesmente sifu... :?

Para mim o que interessa agora é o que já disse: o quem vem depois disso?

O mundo lá fora já está pensando em algumas respostas. Nós aqui, como sempre, parece que vamos ficar no fim da fila e esperar que o Grinch não estrague de novo o nosso natal. Fazer o quê... :roll:

Aliás, se um dia a MB vier a colocar as mãos na patrulha naval de novo, com certeza não será por mérito ou beneplácito da FAB e de ninguém. Ela vai com a cara e a coragem, e os trocados que tiver no bolso.

abs.
Chorar os ++300 milhoes de dolares derramados :|

[]s
CB

Responder