Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#5086 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 25, 2018 2:27 pm

Se a FAB não encampar a ideia, e comprar os seus, não vai vender lá fora. Aliás, por aqui a proposição desta versão seria até motivo para CPI dos direitos humanos... dos outros. :?

Ademais, o mercado para este tipo específico de função é pequeníssimo. Não valeria nem a pena o dinheiro investido. Só quem usa este lift gun's atualmente são USAF com os seus C-130 e a FAC com os C-47. Não conheço outros usuários.

A Embraer parece estar focada na versão civil, que a partir da próxima década deve aparecer por aí, e com boas perspectivas de mercado também.

Por aqui seria importante uma versão C-SAR para a FAB e MB. E também uma versão "esticada" e com maior volume de carga, como inicialmente proposto no projeto para o mercado civil. Mas isso aí pode esperar mais um pouco.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#5087 Mensagem por Túlio » Qui Jan 25, 2018 3:07 pm

pmicchi escreveu:Eu semprei achei que a Embraer deveria ter uma versão armada do KC-390, e não é que a Airbus está propondo o mesmo com o C-295:

http://space.airbus.com/newsroom/news/e ... rsion.html

Que pais não quer um cargueiro-reabastecedor que pode lançar umas bombinhas guiadas e MANs com um raio de ação estupidamente grande?
O problema é que primeiro precisa se firmar no mercado como Cargo para depois pensar em outras versões. E não é com bem menos de 50 encomendas que vai ser...




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Re: Sobre o KC-390

#5088 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 26, 2018 11:31 am

Túlio escreveu:O problema é que primeiro precisa se firmar no mercado como Cargo para depois pensar em outras versões. E não é com bem menos de 50 encomendas que vai ser...
Eu acredito que vamos conseguir as 60 undes dos parceiros de risco. E há planos da FAB, que por hora não são comentados abertamente por óbvio que seja, de se adquirir um segundo lote, sem considerar conquanto, quantidades específicas.
O projeto já demonstrou suas qualidades, e este ano entra em produção e seu IOC está bem aí.
Na Europa já temos os portugueses como clientes iniciais e nada nos diz que eles serão os únicos.
No oriente médio a venda é tida como certa no curto/médio prazo, e no extremo oriente as perspectivas são muito boas.
Com certeza, para o que se previu do mercado para esta aeronave, vamos conseguir atingir os objetivos propostos, ou seja, vender cerca de 200 aeronaves. Para um mercado provável de pouco mais de 700 aviões, vamos estar muito bem obrigado.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#5089 Mensagem por Túlio » Sex Jan 26, 2018 2:04 pm

FCarvalho escreveu:
Túlio escreveu:O problema é que primeiro precisa se firmar no mercado como Cargo para depois pensar em outras versões. E não é com bem menos de 50 encomendas que vai ser...
Eu acredito que vamos conseguir as 60 undes dos parceiros de risco(1). E há planos da FAB, que por hora não são comentados abertamente por óbvio que seja, de se adquirir um segundo lote(2), sem considerar conquanto, quantidades específicas.
O projeto já demonstrou suas qualidades, e este ano entra em produção e seu IOC está bem aí.
Na Europa já temos os portugueses como clientes iniciais e nada nos diz que eles serão os únicos(3).
No oriente médio a venda é tida como certa no curto/médio prazo, e no extremo oriente as perspectivas são muito boas(3).
Com certeza, para o que se previu do mercado para esta aeronave, vamos conseguir atingir os objetivos propostos, ou seja, vender cerca de 200 aeronaves(3). Para um mercado provável de pouco mais de 700 aviões(4), vamos estar muito bem obrigado(5).

abs.
Vou tentar explicar a salada de maionese que fizeste, cupincha véio:

1 - Começas com um grande e modesto TALVEZ! 60 unidades para um projeto bilionário, sério isso?

2 - Como podes saber de coisas que não são comentadas? Creio que nos deves uma apresentação, tipo "sou TC Av da FAB e trabalho na área de Planejamento" ou algo assim, né não?

3 - Aqui começa pra valer o wishful thinking, ou seja, várias coisas que não passam de possibilidades sendo dadas como certezas.

4 - Este mercado era considerado pelo pessoal de Marketing da EMBRAER antes da possibilidade de uma associação mais estreita com a Boeing. Montado nos EUA (talvez em Jacksonville, FL, se a EMBRAER quiser gastar dinheiro, ou em Seattle, se quiser economizar) bastaria comprovar sua superioridade perante o Hércules e TALVEZ a USAF entrasse na fila. Esta simples POSSIBILIDADE já dá um tremendo boost aos números que citaste.

5 - Viste a salada, cupincha? Começaste com um "talvez", este evoluiu para "garantias" e concluíste com uma "certeza".

Foi assim que NÃO entendi, lamento minha burrice. 8-]




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Re: Sobre o KC-390

#5090 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 26, 2018 10:43 pm

Túlio escreveu:Vou tentar explicar a salada de maionese que fizeste, cupincha véio:

1 - Começas com um grande e modesto TALVEZ! 60 unidades para um projeto bilionário, sério isso?

Aqui um equívoco realmente. Os parceiros de risco são na verdade apenas 3: Argentina, Portugal e Rep. Checa. Os dois primeiros com 6 undes e este último com 2. Total de 14 undes compromissadas. Somando-se as aeronaves da FAB seriam 42 undes, se todos os compromissos de venda forem convertidos em compras efetivas. Aqui na AS se falou no início do projeto em Chile e Colombia como parceiros de risco também, respectivamente com 6 e 12 undes. Mas isso não se concretizou. Apenas Portugal até agora transformou em encomendas concretas seus compromisso de compra da aeronave. Portanto, o que temos na verdade são 35 aviões vendidos e 1 opção. Se Argentinos e checos fecharem com o KC-390 iremos a 42 aviões vendidos. A Embraer deve estar trabalhando com aqueles dois vizinhos sul-americanos para concretizar a venda do avião. Em se tratando de dois países que levam sua defesa a sério, não duvido que se concretize. Apena a confirmar as quantidades. Este ano o avião estreia na FAB e irá poder ser demonstrado in loco naqueles países. No caso da Argentina, a coisa é mais complicada. De qualquer forma, já é um bom começo.

2 - Como podes saber de coisas que não são comentadas? Creio que nos deves uma apresentação, tipo "sou TC Av da FAB e trabalho na área de Planejamento" ou algo assim, né não?

Li isso em uma revista faz tempo. Mas não lembro honestamente se quem falou foi alguém da FAB ou se foi o autor da matéria citando fonte da FAB. Minha cabeça não tá servindo pra muita coisa útil nesses últimos tempos. Em resumo, há ou haveria a intenção de apor estes cargueiros futuramente ao 1o/9o Gav em Manaus no lugar dos C-295. De pronto, na revista Asas em banca fica bem claro a intenção da FAB de dispor de instalações na BAMN para não apenas receber, como operar o KC-390. Talvez essa ideia seja expansível ao 1o/15o Gav algum dia, acredito. Em todo caso, lembres que serão longos 12 anos até o último KC-390 ser entregue. Ou seja, só em 2030 a frota de 28 estará completa. Depois disso veremos o que acontece.

3 - Aqui começa pra valer o wishful thinking, ou seja, várias coisas que não passam de possibilidades sendo dadas como certezas.

Possibilidades bem concretas não achas Túlio. Pelo menos a força aérea sueca já admitiu abertamente que irá comprar o KC-390, apenas aguardando o IOC e/ou FOC do mesmo. Quando eles vão comprar e quantos, ainda é o caso de se saber. Mesmo a Rep Checa deve comprar as duas undes que se comprometeu. Há países lá que pretendem substituir seus Hercules e Antonov em breve. O Oriente Médio é só questão de tempo até saber quem vai comprar primeiro. O resto do mercado mundial, as coisas estão bem claras em termos numéricos e oportunidades. A Embraer tem plenas condições de atingir os objetivos proposto neste projeto, e mesmo de superá-los. Como disse, é apenas questão de tempo. E se contar com o apoio nada leve da Boeing... :wink:

4 - Este mercado era considerado pelo pessoal de Marketing da EMBRAER antes da possibilidade de uma associação mais estreita com a Boeing. Montado nos EUA (talvez em Jacksonville, FL, se a EMBRAER quiser gastar dinheiro, ou em Seattle, se quiser economizar) bastaria comprovar sua superioridade perante o Hércules e TALVEZ a USAF entrasse na fila. Esta simples POSSIBILIDADE já dá um tremendo boost aos números que citaste.

Sim, concordo. Aqueles quantitativos foram vistos antes do fator Boeing. A meu ver, nada impede que haja uma linha aqui e outra lá. O que não pode haver de maneira nenhuma é dependência da Boeing em relação a comercialização da aeronave. Se a USAF resolver comprar o KC-390, provavelmente irão colocar tantas coisas nele a fim de personalizá-lo que praticamente podemos dizer que será uma aeronave diferente do modelo original.

5 - Viste a salada, cupincha? Começaste com um "talvez", este evoluiu para "garantias" e concluíste com uma "certeza".
Foi assim que NÃO entendi, lamento minha burrice. 8-]

Meio doido isso mesmo. :mrgreen:
Mas algumas coisas no meio comercial aeronáutico são assim. Tudo começa com um talvez, que vira uma possibilidade que vira uma certeza, e por aí vai.
Conquanto, eu tenho cá com os meus botões, como já disse acima, que a Embraer tem plenas condições de atingir os objetivos propostos para este projeto. Era vender cerca de 200 aviões em um mercado de 700. Com a Boeing na jogada, pode ser que estas duas centenas dobrem, ou tripliquem, vai saber. Ou simplesmente seja mais fácil chegar nas duzentas.
O tempo dirá se os americanos serão realmente um bom negócio, ou não, para o KC-390.
Até onde eu consigo ver, a FAB está comprando 30 aviões. Temos 3 esquadrões equipados com Hércules. Teoricamente, isso dá 10 aeronaves para cada um. O 1o GTT vai para Anápolis este ano, salvo engano. A meu ver ele deverá ser um dos esquadrões a receber mais aeronaves em função do apoio a Bgda Pqdt. Talvez ele receba o suficiente para lançar um btl inteiro, ou seja, pelo menos umas 12 undes serão necessárias.
Sendo isso feito, resta ao 1o/1o GT cerca de 18 aviões. Nunca vi um esquadrão da FAB com tudo isso. Na verdade, o que me parece lógico é que o 1o/2o GT hoje equipado com os C-99 possa ser substituído pelos KC-390. Me parece que nove undes para cada esquadrão são suficientes para dar conta do trabalho.
Ao menos isso faria com que dispuséssemos de um bom equilíbrio em termos de transporte tático. Mais para frente depois de 2030, com outra realidade, outros custos e outra FAB, vamos poder pensar no caso de lotes subsequentes.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#5091 Mensagem por wagnerm25 » Seg Jan 29, 2018 1:18 pm

A versão civil do KC-390 poderia ser mais barata que a versão da FAB? Digo, são necessários os mesmos equipamentos para por exemplo um operador tipo os Correios poder comprar e usar o avião com segurança? Uma versão "pelada" poderia ajudar a viabilizar o 390 junto ao mercado não militar.




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Re: Sobre o KC-390

#5092 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 29, 2018 2:34 pm

wagnerm25 escreveu:A versão civil do KC-390 poderia ser mais barata que a versão da FAB? Digo, são necessários os mesmos equipamentos para por exemplo um operador tipo os Correios poder comprar e usar o avião com segurança? Uma versão "pelada" poderia ajudar a viabilizar o 390 junto ao mercado não militar.
Em tese uma versão civil tende a ser mais barata porque não tem a obrigação de levar todos os mesmos sistemas que a versão militar. Estes sistemas é o que pesa na hora de fazer as contas.
Não tenho certeza mas, especulo que quase metade do valor da aeronave é relativo aos sistemas militares embarcados nela e as adaptações que são necessárias a operações mais "cascudas".
A versão civil não precisa de nada disso, pelo contrário, quanto mais simples de operar e manter, melhor.
Neste sentido quase tudo nela tem de ser "de prateleira", ou seja, com custos de operação e manutenção muito baixos e capaz manter uma alta taxa de disponibilidade. Como irão operar muito mais que a versão militar, precisam ter custos acessíveis as empresas de carga.
A Embraer desde o lançamento do projeto está estudando uma proposta para o mercado civil, e por enquanto, ainda não há nada de concreto, mas a empresa não descarta o seu lançamento no médio prazo. Suponho que assim que a versão militar deslanchar, fica mais fácil de saber o que será necessário para uma versão civil. Até porque, até agora o que se tem de informação sobre o KC-390 é o que os protótipos tem passado. Quando ele estiver em serviço na FAB, a empresa vai poder colher mais e melhores dados sobre o seu comportamento em operações normais de frota.

https://4.bp.blogspot.com/-9nsokxwuhgI/V4dIeJM4YyI/AAAAAAAAfO8/POH4PLyTv6kw6qkaKbokLq25dwjbbpA7ACLcB/s1600/Emb%2BKC-390.jpg

http://cartacampinas.com.br/2017/04/x-e ... ssageiros/

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5093 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 29, 2018 3:01 pm

Comitiva das Forças Armadas da Argélia, em GPX e em S J dos Campos até quarta-feira. A Força Aérea deles está interessadíssima do KC 390, e em versões VIP da família Legacy e e no Leneage 1000




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Re: Sobre o KC-390

#5094 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 29, 2018 4:45 pm

As coisas estão indo muito bem até agora. E vamos que vamos.

[009]

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#5095 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 29, 2018 5:17 pm

FCarvalho escreveu:As coisas estão indo muito bem até agora. E vamos que vamos.

[009]

abs.
Creio que é só ter um pouco de paciência(eu) para ver as coisas realmente decolarem após o IOC do avião a partir de Agosto ou um pouco antes.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

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Re: Sobre o KC-390

#5096 Mensagem por toncat » Seg Jan 29, 2018 7:20 pm

enquanto isso na Nova Zelândia.
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Re: Sobre o KC-390

#5097 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 29, 2018 10:05 pm

WalterGaudério escreveu:
FCarvalho escreveu:As coisas estão indo muito bem até agora. E vamos que vamos.
[009]
abs.
Creio que é só ter um pouco de paciência(eu) para ver as coisas realmente decolarem após o IOC do avião a partir de Agosto ou um pouco antes.
Sim, esse ano será fundamental para o programa. Já vimos do que o avião é capaz, e penso ainda tem espaço para mais um pouco. Falta ver como ele se portará em operação na FAB.
Algumas informações sobre sua operação regular na frota serão importantes para definir qual/quais modificações serão necessária para dar ao KC-390 a sua forma final.
Como este ano somente 2 undes serão entregues, e ano que vem serão 3, a partir de 2020 com o FOC da aeronave saberemos até onde ele poderá ir.
O mercado parece estar tão eufórico quanto a Embraer.
A ver.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#5098 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 30, 2018 9:12 pm

Como previsto.

ALA 2 em Anápolis será a primeira base do EDS KC390.
Por Roberto Caiafa - jan 30, 2018

http://tecnodefesa.com.br/ala-2-em-anap ... eds-kc390/

abs




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Re: Sobre o KC-390

#5099 Mensagem por Túlio » Qua Jan 31, 2018 6:47 am

Versão civil eu acho bem brabo, empresas de carga como a FEDEX (frota com bem mais de 600 aeronaves) usa aeronaves originalmente civis, cuja operação e manutenção é mais barata. Por exemplo, se usassem Cargo "civilizado" estariam de C-295 ou até Hércules ao invés de ATR-42/72. Portanto, trocarem seus Boeings e Airbus por -390 é tiro na lua, creio (e se os Correios entrarem nessa vão amargar um prejuízo dos mais desgranhudos).

Tem jeito não, o futuro do -390 mui dificilmente vai ser fora do mundo militar...




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Re: Sobre o KC-390

#5100 Mensagem por Bruno Falcão » Qua Jan 31, 2018 11:49 am

Os Correios não entrarão nessa. Assinaram contrato com a Azul Linhas Aéreas para a criação de uma nova empresa de transporte de cargas onde a Azul terá 50,01% da empresa e exclusividade nos transportes dos correios, e os Correios terão 49,99% dessa empresa. A Azul já está a procura de pilotos de Boeing 737-400F e mandando o povo da manutenção para fazerem o curso do B-737.

https://g1.globo.com/economia/noticia/c ... rgas.ghtml

http://www.aeroflap.com.br/azul-abre-co ... -737-400f/




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