EDIT MOD: CV 3, agora FCT
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Pescando dois peixes com uma isca só.
abs.
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Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
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- Luís Henrique
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Exatamente.Bolovo escreveu:Reparem que não é mais "Corveta Tamandaré", mas sim "Classe Tamandaré"...
Acho que só o defesanet escreveu sobre isso.
Um detalhe MUITO importante.
Fiquei mais animado agora.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
O que cair na rede é peixe. Só não entende quem não quer.
A MB não tem tempo e nem grana para ficar esperando pelo sucesso, ou não, dá CV3.
A esquadra em menos de 10 anos simplesmente vai deixar de existir. E ninguém aqui tá nem aí pra isso.
Então é como eu sempre digo: quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.
Abs
A MB não tem tempo e nem grana para ficar esperando pelo sucesso, ou não, dá CV3.
A esquadra em menos de 10 anos simplesmente vai deixar de existir. E ninguém aqui tá nem aí pra isso.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Defesa no ''brasil varonil'' e assunto secundário na agenda dos GF de plantão. A maioria dos projetos provam este fato com as aquisições planejadas inicialmente, que invariavelmente ficam apenas no primeiro lote. Hoje temos, por exemplo, o FX com míseros 36 F39 e as classe Tamandaré com 4 exemplares. Com exceção da Barroso e com muito boa vontade a Jaceguai e a Julio de Noronha em breve todos os outros atuais navios de escolta devem ir embora a estes se somam mais 8 navios nos últimos 20 anos. Caso a defesa de nossas AJB e a ação de presença no nosso TOM fosse levada a serio pelo GF o programa CT deveria ter um orçamento de pelo menos USD 4,0 bilhões e a previsão de construção de no mínimo 10 navios. Recursos que fomentaria a construção naval do país, geraria milhares de empregos diretos e indiretos, renda e impostos. Entretanto o que vemos o ministro da defesa de plantão RJ anunciar na maior potencia do planeta um programa de construções miserável para um país que tem uma das maiores maritimidades do mundo,isto lá nos EUA, enquanto que no Rio de Janeiro engenheiros anunciam que vão inundar uma estação do metro sem utilização que custou mais de R$ 1 bilhão. País de gente escrota,gentalha de baixo nível mesmo.
A MB esta fazendo a sua parte da melhor maneira. Entretanto e impossível ser maior que a mediocridade do país que tem que servir e proteger.
Sds
Lord Nauta
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Recebeu o documento porque solicitou. O fato não significa que vai participar. Deve ser excluído por falta de competência . :cassiofrc escreveu:Boa noiteLord Nauta escreveu:Marinha do Brasil avança no Projeto ‘Classe Tamandaré’
A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), em coordenação com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), informa que no dia 19 de janeiro de 2018 foi encerrada a fase de entrega da Solicitação de Propostas (“Request For Proposal” – RFP) às empresas que observaram os ditames legais necessários a este estágio do processo. Assim, as seguintes organizações receberam o documento.
1 – Empresas candidatas à “Main Contractor” – BAE Systems do Brasil Ltda; Chalkis Shipyards S.A.; China Shipbuilding & Offshore International Co.; China Shipbuilding Trading Co. Ltd; Damen Schelde Naval Shipbuilding B.V; DCNS do Brasil Serviços Navais Ltda; Easter Shipbuilding Group INC; Ficantieri S.p.A; Goa Shipyard Limited; Navantia S.A.; Posco Daewoo do Brasil Intermediação de Negócios Ltda; Rosoboronexport; SAAB Kockums; Singapore Technologies Marine Ltd; STM – Savunma Teknolojileri Mühendislik Ve Ticaret A.S; TAIS – Turkish Associates International Shipyards; Thyssenkrupp Marine Systems GmbH; Ukrinmash; Wuhu Shipyard CO., Ltd. e; Zentech do Brasil Serviços Técnicos Ltda
2 – Estaleiros Privados Nacionais – Estaleiro Ilha S/A; Enseada Indústria Naval S.A; Estaleiro Rio Maguari S.A; Mc Laren Estaleiros e Serviços Marítimos S.A; Oceana Estaleiro S.A e; Rio Nave Serviços Navais Ltda.
3 – Demais empresas estabelecidas no País – ABS – American Bureau of Shipping; Akaer Engenharia S/A; Andrade Gutierrez Engenharia S.A; Atech – Negócios em Tecnologia S.A; .Consub Defesa e Tecnologia S.A; Defensea Consultoria em Defesa e Atividades Marítimas Ltda.; Embraer S.A; EBSE – Empresa Brasileira de Solda Elétrica; Fundação Ezute; L-3 Brasil Importação, Exportação e Comércio Ltda; Mec Pro Marine Ereli; Omnsys Engenharia Ltda; Optronbras Segurança e Defesa Eletrônica Óptica Ltda; PACS – Planejamento, Assessoria, Consultoria e Sistemas S.A; Rafa Latino Representação Comercial e marketing Ltda; Rockwell Collins do Brasil Ltda; Rohde & Schwarz do Brasil Ltda; Safran Eletrônica e Defesa Brasil Ltda e; SIMTECH Representações Ltda.
As próximas etapas do processo estão detalhadas no cronograma de eventos-chave, a seguir apresentado, o qual permanecerá norteando a MB/EMGEPRON na Seleção da Melhor Oferta:
EVENTOS & DATA/PERÍODO:
Período de Recebimento de Esclarecimentos: 22/01/2018 a 13/04/2018
Prazo Final de Respostas: 02/05/2018
Limite para Recebimento das Propostas: 18/05/2018
Divulgação da “Short list”: 27/07/2018
Divulgação da Melhor Oferta: 28/09/2018
O EISA não está em processo de recuperação judicial? Ele pode participar do processo assim mesmo?
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
a MB chamava de corveta para continuar miguelando recursos para fragatas maiores. Provavelmente esse sonho acabou e pesou mais a vergonha do lado pejorativo do nome corveta (lembrando que a MB ainda vive num mundo imaginario no pós - Segunda Guerra)Bolovo escreveu:Reparem que não é mais "Corveta Tamandaré", mas sim "Classe Tamandaré"...
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
A realidade finalmente bateu à porta da MB. O pessoal está se tocando que ninguém nesse país medíocre de ladrões ricos soltos e pobres presos dá a mínima pra defesa e que ela só ainda não virou uma guarda costeira porque não tem ninguém no Planalto interessado nisso. Por enquanto.
Então é aproveitar enquanto ainda dá tempo de arrumar a casa. Qualquer hora dessa vai que...
Abs
Então é aproveitar enquanto ainda dá tempo de arrumar a casa. Qualquer hora dessa vai que...
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Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Do DAN.
Contratação no exterior: é a melhor opção?
http://www.defesaaereanaval.com.br/cont ... hor-opcao/
abs
Contratação no exterior: é a melhor opção?
http://www.defesaaereanaval.com.br/cont ... hor-opcao/
abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Pelo que eu entendi os chineses estão oferecendo o projeto das fragatas Type54A para a concorrencia da Tamandaré.
São navios um pouco maiores que a CV-03 original (3600ton) mas totalmente diferentes no conceito, pois são navios escolta AA e ASW. Lembram muito os antigos destroiers ingleses Type 42 Sheffield pois são navios de defesa de área compactos e relativamente limitados e na marinha chinesa são complementados por cruzadores "Aegis" Type55 (usado para escoltar navios capitais). Obviamente a tecnologia atual traz misseis AA de medio alcance com capacidade antimissel o HQ-16 lembra as versões modernas mais simples do Standard americano. Os analistas ocidentais criticam o navio pelo pequeno tamanho e capacidade de sensores e armamento mas a ótima relação custo-beneficio atraiu compras da Filipinas e Paquistao, alem do interesse da Russia no navio.
Como o Brasil não precisa de navios ASW para escoltar comboios, mas sim escoltas para a esquadra de guerra, é uma opção interessante. Vai ficar faltando incorporar alguma capacidade AEW aos UH-15A para fazer uso completo de um missel desse tipo.
São navios um pouco maiores que a CV-03 original (3600ton) mas totalmente diferentes no conceito, pois são navios escolta AA e ASW. Lembram muito os antigos destroiers ingleses Type 42 Sheffield pois são navios de defesa de área compactos e relativamente limitados e na marinha chinesa são complementados por cruzadores "Aegis" Type55 (usado para escoltar navios capitais). Obviamente a tecnologia atual traz misseis AA de medio alcance com capacidade antimissel o HQ-16 lembra as versões modernas mais simples do Standard americano. Os analistas ocidentais criticam o navio pelo pequeno tamanho e capacidade de sensores e armamento mas a ótima relação custo-beneficio atraiu compras da Filipinas e Paquistao, alem do interesse da Russia no navio.
Como o Brasil não precisa de navios ASW para escoltar comboios, mas sim escoltas para a esquadra de guerra, é uma opção interessante. Vai ficar faltando incorporar alguma capacidade AEW aos UH-15A para fazer uso completo de um missel desse tipo.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Os chineses estão investindo nesse momento na Type 054B, enquanto já se fala em um modelo 054C.
Mas do ponto de vista técnico, o projeto Type 054A cabe como uma luva no RFP da marinha, pois o navio possui espaço mais que suficiente para aquinhoar todos os sistemas hoje embarcados nas Niterói, e os projetados para as Tamandaré.
Poderíamos mesmo comprar 6 cascos e colocar tudo das Niterói neles, e comprar outros 4 e colocar o que se projetou para as Tamandaré.
Ilação minha claro, mas que os chineses teriam capacidade de fazer isso, com certeza absoluta.
Dinheiro e capacidade tecnológica não seria problema.
abs
Mas do ponto de vista técnico, o projeto Type 054A cabe como uma luva no RFP da marinha, pois o navio possui espaço mais que suficiente para aquinhoar todos os sistemas hoje embarcados nas Niterói, e os projetados para as Tamandaré.
Poderíamos mesmo comprar 6 cascos e colocar tudo das Niterói neles, e comprar outros 4 e colocar o que se projetou para as Tamandaré.
Ilação minha claro, mas que os chineses teriam capacidade de fazer isso, com certeza absoluta.
Dinheiro e capacidade tecnológica não seria problema.
abs
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Creio que o projeto das Tamandaré ,deveria ser 6 unidades para substituir as Niterói , as F-46 e F-49 deveriam ser substituído por um tampão como as Type 23 britânica ou outra embarcação ! As demais embarcações deveriam ser substituída por um novo lote da Tamandaré ou uma mistura com novos Napaoc ....
Gogogas !
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Concordo. Uma versão CODAD pode dispensar os chaminés e ter escapes na linha d'agua (mais furtivos e melhorando o centro de gravidade do navio). A combinação de componentes nacionais e chineses, complementado por sistemas ocidentais e fabricação do casco na China, seria uma opção economicamente interessante.FCarvalho escreveu:Os chineses estão investindo nesse momento na Type 054B, enquanto já se fala em um modelo 054C.
Mas do ponto de vista técnico, o projeto Type 054A cabe como uma luva no RFP da marinha, pois o navio possui espaço mais que suficiente para aquinhoar todos os sistemas hoje embarcados nas Niterói, e os projetados para as Tamandaré.
Poderíamos mesmo comprar 6 cascos e colocar tudo das Niterói neles, e comprar outros 4 e colocar o que se projetou para as Tamandaré.
Ilação minha claro, mas que os chineses teriam capacidade de fazer isso, com certeza absoluta.
Dinheiro e capacidade tecnológica não seria problema.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
No que me concerne as ideias, a type 054A é o projeto que melhor se adapta aos requerimentos do RFP da marinha. Isto, claro, considerando o fato de que a MB obviamente não abre mão de sistemas ocidentais nos navios a serem comprados.
Como já temos aqui vários sensores e sistemas navais made in Brasil sendo usados nas Niterói, Inhaúma e Barroso, o que foi proposto para as CV-3 não encontraria problema nenhum em ser adaptado ao casco daquele projeto.
E se o negócio proposto pelos chineses for realmente bom, seria interessante manter a linha de desenvolvimento e evoluir para os modelos B e C que hora estão nas pranchetas dos estaleiros de lá.
Como é a própria empresa ganhadora da concorrência que vai ter de assumir a parte de apoio logístico continua dos navios, não vejo porque não atentarmos para a oferta deles com atenção.
abs.
Como já temos aqui vários sensores e sistemas navais made in Brasil sendo usados nas Niterói, Inhaúma e Barroso, o que foi proposto para as CV-3 não encontraria problema nenhum em ser adaptado ao casco daquele projeto.
E se o negócio proposto pelos chineses for realmente bom, seria interessante manter a linha de desenvolvimento e evoluir para os modelos B e C que hora estão nas pranchetas dos estaleiros de lá.
Como é a própria empresa ganhadora da concorrência que vai ter de assumir a parte de apoio logístico continua dos navios, não vejo porque não atentarmos para a oferta deles com atenção.
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Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Isto eventualmente poderá ser conseguido. Vai depender das ofertas que recebermos. Como o preço dos navios foi diminuído, pode ser que alguns navios a mais possam ser adquiridos já nesta primeira fase. E se isso for conseguido, dificilmente a MB via pensar em compras de oportunidade. Vai provavelmente tentar garantir um segundo llote no curto prazo. Com seis navios agora e mais seis depois, praticamente substituímos toda a atual frota da esquadra.gogogas escreveu:Creio que o projeto das Tamandaré ,deveria ser 6 unidades para substituir as Niterói , as F-46 e F-49 deveriam ser substituído por um tampão como as Type 23 britânica ou outra embarcação ! As demais embarcações deveriam ser substituída por um novo lote da Tamandaré ou uma mistura com novos Napaoc ....
Aí vamos poder pensar em NaPaOc, de apoio e o que mais couber.
abs.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
com sistemas ocidentais dificilmente esse projeto seja competitivo em preço, se a MB ficar com essa pensamento anacronico dificilmente algo assim se concretize. Faz muito tempo que a tecnologia chinesa deixa pouco ou nada a desejar do que há de melhor no mundo.FCarvalho escreveu:No que me concerne as ideias, a type 054A é o projeto que melhor se adapta aos requerimentos do RFP da marinha. Isto, claro, considerando o fato de que a MB obviamente não abre mão de sistemas ocidentais nos navios a serem comprados.
Como já temos aqui vários sensores e sistemas navais made in Brasil sendo usados nas Niterói, Inhaúma e Barroso, o que foi proposto para as CV-3 não encontraria problema nenhum em ser adaptado ao casco daquele projeto.
E se o negócio proposto pelos chineses for realmente bom, seria interessante manter a linha de desenvolvimento e evoluir para os modelos B e C que hora estão nas pranchetas dos estaleiros de lá.
Como é a própria empresa ganhadora da concorrência que vai ter de assumir a parte de apoio logístico continua dos navios, não vejo porque não atentarmos para a oferta deles com atenção.
abs.
Em gosto da ideia de usar sistemas chineses, pois reduz nossa dependência e vulnerabilidade em relação as potencias ocidentais. Não que eu creia em nenhuma teoria conspiratória de invasão yankee mas é sempre bom estar preparado pra tudo.
E, afinal, os EUA nunca deixariam nós operarmos nada nem perto do misseis AA HQ-16 que o chineses usam nessas fragatas.