EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%
 
Total de votos: 170

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#136 Mensagem por Paisano » Qui Jan 04, 2018 9:35 pm

yankee go home!!! :evil:
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1302
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#137 Mensagem por Cassio » Qui Jan 04, 2018 9:37 pm

Votado...

Opção 2.

Daqui a alguns dias, quanto tudo vier a tona conversaremos.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60731
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6393 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#138 Mensagem por Túlio » Qui Jan 04, 2018 9:39 pm

Paisano escreveu:yankee go home!!! :evil:

"Home" é contigo mesmo, né, ó Aiatolá Castelhano Anãozinho GAY da M'daira! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60731
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6393 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#139 Mensagem por Túlio » Qui Jan 04, 2018 9:41 pm

Cassio escreveu:Votado...

Opção 2.

Daqui a alguns dias, quanto tudo vier a tona conversaremos.

Terias algo a acrescentar no post referente ao affair Boeing-EMBRAER? Se sim, poderia te mandar por MP, após concluir...
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#140 Mensagem por Paisano » Qui Jan 04, 2018 9:51 pm

Túlio escreveu:
Paisano escreveu:yankee go home!!! :evil:

"Home" é contigo mesmo, né, ó Aiatolá Castelhano Anãozinho GAY da M'daira! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Não sou ga(Y)ucho!!! :roll: :twisted:

PS: Aiatolá Castelhano Anãozinho GAY da M'daira é o cace#$&!!! :evil: [087]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60731
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6393 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#141 Mensagem por Túlio » Qui Jan 04, 2018 9:52 pm

Demorô... [018] [018] [018] [018]
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#142 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 04, 2018 10:11 pm

Peguei de outro fórum, o Ozires Silva contradizendo a si mesmo:
pedro gilberto escreveu:Tempos atrás, quando vivíamos uma situação normal, ou pelo menos uma ilusão de normalidade, o Ozires Silva declarou que para a EMBRAER era melhor ser a cabeça de rato do que rabo de leão.
DINHEIRO - Como o sr. vê a situação da Embraer hoje?

SILVA - A empresa tem feito um bom trabalho, mas o cenário está mudando rapidamente. A competição tem vindo firme. Empresas como Mitsubishi, Sukhoi, Honda e Tata estão entrando no mesmo segmento. Com isso, a Embraer iniciou um debate interno para decidir se deveria permanecer na mesma classe de aviões, com menos de 200 lugares, ou passar a fazer aeronaves para até 350 passageiros, numa categoria acima. É justamente essa categoria que mais deve crescer nos próximos anos, enquanto o nicho em que ela atua hoje tende a encolher, daqui para a frente.

DINHEIRO - Qual foi a escolha?

SILVA - A decisão do conselho de administração, tomada no fim do ano passado, foi permanecer no mesmo segmento, usando a experiência nessa classe para aperfeiçoar cada vez mais seus aviões e derrubar a concorrência. A única saída para a Embraer é a competência. Dominar o mercado fazendo produtos melhores e mais baratos.

DINHEIRO -Mas se justifica operar em um segmento que tende a encolher?

SILVA - É melhor ser a líder mundial de um mercado menor do que um participante pequeno de um mercado maior, que impõe custos bem mais elevados e uma concorrência já estabelecida. A Embraer optou por ser a cabeça do rato em vez do rabo do leão (risos).

DINHEIRO - E como fica a relação da empresa com os EUA, que cancelaram a compra dos Super Tucanos, alegando problema na documentação?

SILVA - Esse argumento deles foi completamente estapafúrdio. O que ocorre é que estamos em época eleitoral nos EUA, e falar em comprar produtos de uma empresa brasileira em vez de preferir uma companhia americana é algo extremamente sensível. O cancelamento foi claramente uma decisão política. Informalmente, espera-se a retomada dessa concorrência após o fim do processo eleitoral. Tudo indica que a empresa vença de novo, até porque o avião da Embraer é infinitamente superior ao da concorrente.

https://www.istoedinheiro.com.br/notici ... ato/147973
A estratégia dela se mostrou bem acertada. Seu concorrente direto a Bombardier resolveu adentrar o andar superior e ficou mal das pernas tendo que pedir socorro financeiro a Airbus. Os outros concorrentes citados (Mitsubishi, Sukhoi, Honda e Tata) também não deslancharam. Apenas os chineses ainda são uma incógnita para os próximos anos. Ou seja, ainda nada que a ameasse no segmento que ela optou ser a cabeça do rato.

Com essa "proposta de fusão", a embraERA está optando ser o rabo do rato levando jeba do leão.

[]'s
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60731
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6393 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#143 Mensagem por Túlio » Qui Jan 04, 2018 10:19 pm

Me parece a visão de um Forista que gosta muito de dizer "verdades" ao invés de Verdades. Temo que duraria pouco aqui, porque gente assim costuma ser meio intolerante quando contraditada.

De todo modo, fica legal ter a fuente de algo que postei páginas atrás e só lembrava de memória...
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#144 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 04, 2018 10:21 pm

Túlio escreveu:Me parece a visão de um Forista que gosta muito de dizer "verdades" ao invés de Verdades. Temo que duraria pouco aqui, porque gente assim costuma ser meio intolerante quando contraditada.

De todo modo, fica legal ter a fuente de algo que postei páginas atrás e só lembrava de memória...
Vc tá falando do Ozires Silva, né? Eu também acho que ele ficaria contrariado sendo contestado com as próprias palavras.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60731
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6393 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#145 Mensagem por Túlio » Qui Jan 04, 2018 10:28 pm

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Me parece a visão de um Forista que gosta muito de dizer "verdades" ao invés de Verdades. Temo que duraria pouco aqui, porque gente assim costuma ser meio intolerante quando contraditada.

De todo modo, fica legal ter a fuente de algo que postei páginas atrás e só lembrava de memória...
Vc tá falando do Ozires Silva, né? Eu também acho que ele ficaria contrariado sendo contestado com as próprias palavras.
Seguiu MP. Leias e reflitas.
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#146 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 04, 2018 10:37 pm

Outro texto, explicando a bondade norte-americana, segundo um polonês (o povo mais anti-comunista do planeta):
Junker escreveu:Há o caso da PZL Mielec polonesa.
(...)
Presente e futuro

Em outubro de 1998, após o marco das privatizações de empresas estatais, a fábrica WSK "PZL-Mielec" foi convertida em uma empresa sob controle totalmente estatal e foi denominada de Polskie Zaklady Lotnicze Sp.z o.o (ou Trabalhos Aeronáuticos Poloneses Ltda.), abreviado simplesmente para PZL Mielec (não se deve confundir com a empresa Panstwowe Zaklady Lotnicze, do período pré-guerra). Em 16 de março de 2007, a empresa foi adquirida pela Sikorsky Aircraft Corporation dos EUA, então uma subsidiária do conglomerado United Technologies Corporation (UTX). Fora outras negociações e tratados menos importantes, a PZL Mielec seria usada como linha adicional e montadora de produtos da companhia, como o helicóptero utilitário médio S-70 Blackhawk.[1] (...)
Karmienie nowotworu
Komentarze, 05 lutego 2009
Autor: Tomasz Hypki
(...)

As perguntas se multiplicam. Mas a resposta correta é apenas uma. O mais importante para a defesa polonesa foi a compra pela aviação militar de 12 aeronaves de transporte Bryza por 635 milhões de zloty. Cerca de duas vezes mais caro. Por quê? Porque seu produtor é a empresa americana dona da PZL Mielec. A mesma que foi salva da liquidação, graças à venda a um investidor estrangeiro.
(...)

O Ministério da Defesa está alimentando um câncer que destrói as indústrias aeroespaciais e de defesa polonesas. Por que os funcionários do ministério não extraem conclusões sobre o que aconteceu no Canadá, Turquia, Argentina, República Tcheca ou Grã-Bretanha? Em todos esses lugares, as empresas locais tiveram de ser salvas de falir após um período de estreita cooperação com os EUA, e seus orçamentos tiveram grandes perdas, contados em bilhões de dólares.
(...)

COMO FOI COM A VENDA DA PZL MIELEC

Em conexão com a venda de 48 aeronaves F-16 para a Polônia, os americanos assumiram, entre outras obrigações, a compra de 100 aeronaves M28 e 100 M18 vendidas pela PZL Mielec, ao valor de USD$ 455 milhões. Os americanos também tiveram que participar da modernização do M28 (30 milhões de dólares nominalmente, USD 57 milhões brutos, incluindo os chamados coeficientes de compensação). Graças à implementação desses compromissos, as empresas polonesas poderiam prosperar por muitos anos. No entanto, aconteceu algo muito diferente.


Em vez de procurar novos clientes, os americanos bloquearam as exportações negociadas anteriormente de 10 M28 por USD$75 milhões (dos quais USD$15 milhões foram de comissão) para a Indonésia, publicando informações falsas sobre a venda do mesmo avião para a Malásia por... USD$30 milhões. Eles encomendaram apenas um M28 green (sem equipamentos), coletado em novembro de 2004, ao qual a PZL Mielec contribuiu com várias centenas de milhares de dólares. O comitê de deslocamento pagou a Lockheed Martin tanto quanto USD$50 milhões para obter ajuda na certificação do Skytruck nos EUA, o que na prática era apenas uma formalidade. Por um curto período de tempo, a produção em Mielec dos kits desmontados de sistemas de reconhecimento para os F-16, que vinham de Israel, estava em jogo. Da mesma forma, tantos elementos dos caças poloneses - estruturas metálicas da cauda horizontal, estabilizadores horizontais, lemes, asas, tanques conformais e elementos de equipamentos de bordo.
(...)

O final da cooperação entre Polônia e EUA ocorreu em 2007. A PZL Mielec foi então vendido aos americanos, juntamente com os direitos de produzir o M28 (entre outras aeronaves). A Agência de Desenvolvimento Industrial e o Ministério do Tesouro informaram à mídia de que esta era uma transação muito vantajosa, que levaria o lado polonês a lucrar 300 milhões PLZ. Na verdade, a empresa foi vendida por 56,1 milhões de PLZ (com um adicional de 9,9 milhões de PLZ como um depósito a ser liquidado dentro de 3 anos). O novo proprietário deveria pagar uma parte da dívida no ato, ao montante de PLZ$16 milhões, mas esse valor e o restante da dívida (52,5 milhões no total) vieram da venda de aeronaves, incluindo 3 M28 para ... o Ministério da Defesa da Polônia (e no contrato de venda havia uma exigência de que o ministério pagasse 74% do preço no próprio dia em que o contrato foi assinado). Além disso, a ADI na prática desistiu do pagamento de um empréstimo no valor de 32 milhões PLZ destinado pelo Tesouro do Estado a aumentar o capital social da empresa.
(...)

CRISE DE EMERGÊNCIA?

Por quanto tempo durará esta situação? Além disso, publicamos histórias de vários casos semelhantes aos que ocorrem diante de nossos olhos. Argentinos, checos e turcos, levaram vários anos ou décadas para acabar com as alianças. Era similar na Grã-Bretanha anteriormente. Mas também há casos de liquidação irrecuperável da indústria de aviação doméstica sob o ditame dos Estados Unidos. Isso ocorreu no Canadá.
Hypki, Tomasz - (polonês) Karmienie nowotworu (lit. "Alimentando um câncer"), Skrzydlata Polska N° 1/2009, ISSN 0137-866X,

p.4
http://www.altair.com.pl/news/view?news_id=2396


Enfim, o texto é longo e não tenho saco pra traduzir tudo. Em resumo, a Polônia se fodeu feio, assim como Turquia,

Argentina, Canadá, Reino Unido... e nós vamos seguir o caminho deles. Não aprendemos nem com os erros dos outros.

EDIT: Outras matérias sobre a desnacionalização de empresas estratégicas, em polonês
Carta aberta de Ludwik Dorna ao premier Donald Tusk
http://www.altair.com.pl/magazines/arti ... le_id=2067
Aero Vodochody - bilhões de dólares em perdas comerciais com Boeing e Sikorsky
http://www.altair.com.pl/magazines/arti ... le_id=2026
Argentina - saída da Lockheed Martin
http://www.altair.com.pl/magazines/arti ... le_id=2064
Turquia - (quase) 3 anos sem americanos
http://www.altair.com.pl/magazines/arti ... le_id=2065
Editado pela última vez por Bolovo em Qui Jan 04, 2018 10:45 pm, em um total de 1 vez.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60731
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6393 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#147 Mensagem por Túlio » Qui Jan 04, 2018 10:42 pm

Ei, não falei que os ianques são SANTOS, tri? Mas eles existem, temos que saber lidar e não apenas correr pra baixo da cama tão logo dêem as caras, não, truta véio COMUNAZZZ???
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#148 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 04, 2018 10:57 pm

Túlio escreveu:Ei, não falei que os ianques são SANTOS, tri? Mas eles existem, temos que saber lidar e não apenas correr pra baixo da cama tão logo dêem as caras, não, truta véio COMUNAZZZ???
Mas eu acho que não faz muita diferença o que eu acho ou não do acordo. Para mim, já são favas contadas. Todas as últimas matérias que saíram na imprensa sobre o interesse da Boeing sobre a Embraer são justamente para preparar terreno, para moldar a opinião pública sobre o iminente fato que vai ser a aquisição da Embraer pela Boeing. A questão é que eu quero postar o contraditório, coisa que eu estou vendo praticamente ninguém da imprensa fazer. Segundo ela, só há benefícios no acordo. Mas me parece absolutamente estranho uma empresa precisar da ajuda de uma outra empresa 20 vezes menor. Não me faz sentido nenhum. A Bombardier estava quase falindo, o programa do C-Series é um desastre, por isso mesmo ajoelhou para a Airbus. Já a Embraer é a líder incontestável do setor (e assim continuará por um bom tempo). Por isso, o meu voto é um grande e belo NÃO.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60731
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6393 vezes
Contato:

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#149 Mensagem por Túlio » Qui Jan 04, 2018 11:03 pm

Concordo inteiramente com tua posição, dando o necessário contraditório, pois sem isso a Dialética morre na casca. Concordo também com tuas reservas a respeito, e tomo a liberdade, se permitires, de fazê-las minhas também.

Mas o mundo gira, não fica parado. E em uma realidade dinâmica como a que vivemos, ou se acha soluções ou se dança. De minha parte, um votinho de confiança na tigrada da EMBRAER vai bem. Se safaram de TUDO até hoje, e me parece um bonito retrospecto.

Mas tá tri, teu post me rendeu algo tri: LESTE o que escrevi antes. Ou seja, justificas sozinho a segunda parte. Muito obrigado, cupincha véio!
"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2061
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

#150 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Jan 04, 2018 11:12 pm

E o Gripen E nisso tudo, como fica? E a dita 'transferência de tecnologia' dos suecos vai para onde??

Imagem
Trancado