EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?

PARCERIA tecnológica e de mercado, mas cada uma permanece independente
61
36%
ASSOCIAÇÃO, onde há interpolações mas continuam independentes
53
31%
FUSÃO, onde ambas se tornam uma só
8
5%
COMPRA, onde a Boeing absorve a EMBRAER e todos os seus produtos
10
6%
NÃO para tudo, as coisas devem permanecer como estão
38
22%
 
Total de votos: 170

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Grifon
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Ter Out 21, 2008 10:41 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#106 Mensagem por Grifon » Qua Jan 03, 2018 4:43 pm

Ministro dá aval a acordo da Embraer incluindo área de Defesa

O governo brasileiro pode vir a apoiar uma parceria mais ampla entre a americana Boeing e a Embraer — que envolva também projetos das Forças Armadas, além da linhas de produção comercial (aeronaves civis). Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, desde que o acordo tenha cláusulas que preservem o sigilo, não há restrições. O Brasil, destacou o ministro, só não abrirá mão do controle da companhia porque isso significaria “flexibilizar a soberania nacional”.

— É possível fazer uma parceria ou promoção comercial também na área militar, desde que seja resguardado o sigilo, caso a caso. Só não faremos alienação, venda ou transferência do controle — disse o ministro.

O governo tem uma golden share, classe especial de ações que permite o veto em questões estratégicas. Jungmann ressalta que os países não repassam o controle das empresas que atuam na fabricação de equipamentos de Defesa.

O ministro disse ainda o governo ainda não recebeu uma proposta concreta da Boeing, mas que a expectativa em torno das tratativas é positiva:

— A Defesa torce para que essa parceria avance — ressaltou.

Mesmo sem um modelo definido para a parceria com a Boeing, como compra de ações ou associação, a Embraer pretende manter conversas com o governo para mostrar o melhor caminho para a empresa, o que poderia render frutos para o país. Segundo uma fonte, a fabricante americana defende que é possível encontrar um modelo em que o sigilo e a autonomia da operação na área de Defesa sejam preservados.

— O importante é que houve a sinalização de que é possível ter um arranjo na área de Defesa em que sejam mantidos os aspectos de sigilo, interesse estratégico e soberania. Esse tipo de arranjo já ocorre na Austrália e no Reino Unido, onde a Boeing tem parcerias — disse a fonte, que falou sob condição de anonimato.

Nestes casos, a Boeing cumpre uma série de protocolos para que não ocorra a circulação de informações relativas à segurança dos países em que atua. Procuradas, as empresas não comentaram o assunto e se limitaram a informar que não há novidade desde a divulgação do comunicado do último dia 21, quando ambas afirmar estudar uma associação.

MAIS ACESSO A MERCADOS

Internamente, a Embraer vê de forma favorável a associação com a Boeing num mercado que vem se consolidando. O segmento de aviões regionais vem ganhando novos concorrentes de China e Rússia, e a canadense Bombardier fez acordo recente com a europeia Airbus.

Segundo o ministro Jungmann, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento na área de Defesa são muito elevados. Ele afirma que o cargueiro tático KC-390, desenvolvido pela Embraer, só avançou porque o governo investiu R$ 6 bilhões e se comprometeu a comprar 28 aeronaves do modelo. O acordo com a Boeing também teria potencial de elevar a competitividade da companhia brasileira no segmento de aviões civis, como o E-195.

— Ter a Boeing olhando para o KC-390 e o E-195 é muito positivo — disse uma fonte ligada à Aeronáutica.

Segundo uma fonte que acompanha as negociações, a parceria cria um novo cenário para a venda de produtos:

— O KC-390 é um avião que pode aumentar a participação da Embraer em um segmento mais rentável. Mas para isso é preciso uma estrutura comercial que a Boeing tem de sobra. Será possível impulsionar a venda de produtos ao mercado americano.

Outro argumento é que a associação tem potencial para intensificar a aproximação comercial entre Brasil e EUA:

— Quando se tem uma indústria estratégica envolvida, você acaba tendo uma aproximação comercial.

Para Carlos Soares, analista da Magliano, a operação facilitaria a compra de equipamentos, insumos e troca de tecnologia.

Já o diretor do sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Herbert Claros, criticou a negociação:

— Temos certeza de que a negociação incluirá tanto a área de jatos executivos quanto a de Defesa, já que Boeing e Embraer têm parceria para a venda do KC-139 no exterior. Isso preocupa porque defendemos, além da preservação dos empregos, a manutenção da soberania da Embraer no segmento de Defesa.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/minis ... z539Gm7YHG

Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#107 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 03, 2018 6:00 pm

Então, no fim, toda a gigantesca transferência de tecnologia do Gripen vai para a Boeing... :lol:
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mazocam
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2008 3:39 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#108 Mensagem por Mazocam » Qua Jan 03, 2018 6:11 pm

Algum do possíveis presidenciáveis disse algo em relação a isso, contra ou a favor?
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37505
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#109 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 03, 2018 8:34 pm

Acho que nem vão dizer. E se o fizerem, não passa de retórica eleitoral. Nada sério e nem honesto.

Abs
Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#110 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 03, 2018 9:04 pm

"Mesmo sem um modelo definido para a parceria com a Boeing, como compra de ações ou associação, a Embraer pretende manter conversas com o governo para mostrar o melhor caminho para a empresa, o que poderia render frutos para o país. Segundo uma fonte, a fabricante americana defende que é possível encontrar um modelo em que o sigilo e a autonomia da operação na área de Defesa sejam preservados.

— O importante é que houve a sinalização de que é possível ter um arranjo na área de Defesa em que sejam mantidos os aspectos de sigilo, interesse estratégico e soberania. Esse tipo de arranjo já ocorre na Austrália e no Reino Unido, onde a Boeing tem parcerias — disse a fonte, que falou sob condição de anonimato."



Eu ADOREI essa parte. Além das histórias relações simbióticas com os EUA, o Reino Unido é um membro da OTAN desde a sua fundação em 1949. A Austrália é membro, junto a Nova Zelândia e os EUA, do Tratado ANZUS de 1951, um acordo de aliança militar entre esses países, algo como uma pequena OTAN. As relações entre Brasil e EUA não tem nada a ver, NADA, não chega sequer perto. Muito pelo contrário. Não é a toa que em 1977, o General Geisel (um cara que até eu que sou de esquerda reconheço que um nacionalista RAIZ e não esses nutella de hoje em dia) acusou o Tratado Brasil-EUA de 1952. Me entristece DEMAIS, para não dizer outra coisa, ver muita gente, inclusive das forças armadas (como a tal "fonte ligada a Aeronáutica" na reportagem), estar apoiando cegamente essa parceria com a empresa americana, olhando basicamente pelo viés mercadológico da coisa. É ignorar a história do Brasil, é simplesmente desconhecer a realidade. Lamentável!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#111 Mensagem por Frederico Vitor » Qua Jan 03, 2018 9:54 pm

"Mesmo sem um modelo definido para a parceria com a Boeing, como compra de ações ou associação, a Embraer pretende manter conversas com o governo para mostrar o melhor caminho para a empresa, o que poderia render frutos para o país. Segundo uma fonte, a fabricante americana defende que é possível encontrar um modelo em que o sigilo e a autonomia da operação na área de Defesa sejam preservados.

— O importante é que houve a sinalização de que é possível ter um arranjo na área de Defesa em que sejam mantidos os aspectos de sigilo, interesse estratégico e soberania. Esse tipo de arranjo já ocorre na Austrália e no Reino Unido, onde a Boeing tem parcerias — disse a fonte, que falou sob condição de anonimato."
De fato é muito contraditório colocar o Brasil no mesmo plano de Reino Unido e Austrália em relação às tratativas diplomáticas e estratégicas para com os EUA.

Jamais, nem aqui e muito menos na Lula, os EUA vão enxergar o Brasil como um 'aliado' da mesma estatura de australianos e britânicos. A ligação dos ianques com os aussies e bifes são de sangue (White, Anglo-Saxon and Protestant). Enquanto nós aqui, latinos-lusitanos-ameríndios-africanos-católicos-espiritualistas, para todo e sempre serão vistos por eles lá (EUA) com extrema desconfiança e desprezo [no sentido mais tacanho do termo].

Se não me escapa a memória, os vazamentos do Snowden que denunciou a espionagem que a NSA fazia sobre o governo brasileiro, também trouxe à tona o fato que, algumas informações surripiadas por eles foram compartilhadas com os britânicos, canadenses, neo-zelandeses e australianos. Isso diz muito a respeito.

Esse tal arranjo na área de Defesa da Embraer nada mais é do que uma arapuca. Vão fazer do KC-390 um baby C-17 e só. Se a Boeing de fato vier abocanhar a Embraer Defesa e Segurança, digam adeus ao sub nuclear, SABER M200, etc, etc, etc.

Para mim, me parece claro: Para os EUA a soberania dos demais países, em especial os do Hemisfério Sul e do mundo subdesenvolvido, é um privilégio, não um direito.

Nessa altura do campeonato esse acordo Boeing/Embraer se limitar aos E-Jets é o mesmo que pedir para nevar no deserto do Saara. :wink:
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#112 Mensagem por Túlio » Qua Jan 03, 2018 10:48 pm

Frederico Vitor escreveu: Nessa altura do campeonato esse acordo Boeing/Embraer se limitar aos E-Jets é o mesmo que pedir para nevar no deserto do Saara. :wink:

Infeliz analogia:
A metre of snow falls in the Sahara desert

http://www.telegraph.co.uk/content/dam/Travel/2017/January/sahara%20JS118358972_GEOFF%20ROBINSON%20PHOTOGRAPHY_SLEDGING%20in%20Sahara%20-%20deepest%20snow%20ever.jpg?imwidth=1240

Hugh Morris, travel news editor
20 JANUARY 2017 • 4:00PM

The most snow to fall in living memory is currently coating the desert sands of the Sahara.

A month after the largest hot desert on the planet experienced the first snowfall in nearly 40 years, the white powder has returned, and in greater volume.

Residents of Aïn Séfra, Algeria, were greeted this morning by a metre of snow, twice as much as has fallen in most ski resorts in the French Alps over the last week.

http://www.telegraph.co.uk/travel/desti ... ra-desert/
:lol: :lol: :lol: :lol:
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#113 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 03, 2018 10:53 pm

Por que a maioria dos professores de história que eu conheço são de esquerda?

Talvez porque a maioria dos livros de história foram escritos por pessoas de esquerda que conseguiram transformar os militares em vilões e os terroristas pró-cuba, coreia do norte e china em heróis e salvadores da democracia.

Só acho difícil acreditar que Fidel Castro financiava esses grupos porque estava preocupado com a DEMOCRACIA no Brasil.
[082] [082] [082] [082] [082] [082]

Mas tem quem acredita.
E estampam fotos de assassinos sanguinários como che guevara em camisetas por ai.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#114 Mensagem por Frederico Vitor » Qua Jan 03, 2018 11:01 pm

Túlio escreveu:
Frederico Vitor escreveu: Nessa altura do campeonato esse acordo Boeing/Embraer se limitar aos E-Jets é o mesmo que pedir para nevar no deserto do Saara. :wink:

Infeliz analogia:
A metre of snow falls in the Sahara desert

http://www.telegraph.co.uk/content/dam/Travel/2017/January/sahara%20JS118358972_GEOFF%20ROBINSON%20PHOTOGRAPHY_SLEDGING%20in%20Sahara%20-%20deepest%20snow%20ever.jpg?imwidth=1240

Hugh Morris, travel news editor
20 JANUARY 2017 • 4:00PM

The most snow to fall in living memory is currently coating the desert sands of the Sahara.

A month after the largest hot desert on the planet experienced the first snowfall in nearly 40 years, the white powder has returned, and in greater volume.

Residents of Aïn Séfra, Algeria, were greeted this morning by a metre of snow, twice as much as has fallen in most ski resorts in the French Alps over the last week.

http://www.telegraph.co.uk/travel/desti ... ra-desert/
:lol: :lol: :lol: :lol:
Isso porque havia escrito no meu esboço o deserto do Atacama.... [005] 8-] :mrgreen:
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#115 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 03, 2018 11:06 pm

Luís Henrique escreveu:Por que a maioria dos professores de história que eu conheço são de esquerda?

Talvez porque a maioria dos livros de história foram escritos por pessoas de esquerda que conseguiram transformar os militares em vilões e os terroristas pró-cuba, coreia do norte e china em heróis e salvadores da democracia.

Só acho difícil acreditar que Fidel Castro financiava esses grupos porque estava preocupado com a DEMOCRACIA no Brasil.
[082] [082] [082] [082] [082] [082]

Mas tem quem acredita.
E estampam fotos de assassinos sanguinários como che guevara em camisetas por ai.
O que isso tem a ver com a Embraer ou a Boeing?! :shock: :lol: :lol:
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#116 Mensagem por Túlio » Qua Jan 03, 2018 11:09 pm

Frederico Vitor escreveu:
Isso porque havia escrito no meu esboço o deserto do Atacama.... [005] 8-] :mrgreen:
Pior ainda: lá até tapou o telescópio aquele de branco com um monte de aquecimento global...

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Imagem



[018] [018] [018] [018]
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#117 Mensagem por Frederico Vitor » Qua Jan 03, 2018 11:11 pm

Túlio escreveu:
Frederico Vitor escreveu:
Isso porque havia escrito no meu esboço o deserto do Atacama.... [005] 8-] :mrgreen:
Pior ainda: lá até tapou o telescópio aquele de branco com um monte de aquecimento global...

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Imagem



[018] [018] [018] [018]
Pois é, por isso que iria ser pior ainda. Antes eu tivesse dito nevar no Cerrado...

Vê lá se neva :twisted:
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#118 Mensagem por Túlio » Qua Jan 03, 2018 11:19 pm

AHÁ, agora sim, a lição dada foi aprendida: "procures sempre primeiro no TEU País"!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#119 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 03, 2018 11:26 pm

Túlio escreveu:AHÁ, agora sim, a lição dada foi aprendida: "procures sempre primeiro no TEU País"!
Só não vai me falar que é impossível nevar no Ceará! [003]

https://s2.glbimg.com/bLXVJ4U1em1OWjZSU01LGP8tPpI=/0x0:1016x756/1000x0/smart/filters:strip_icc%28%29/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/h/D/CPJutBT8KRsMFfYjg9Zw/terra.png
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/s ... nizo.ghtml
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

#120 Mensagem por Tikuna » Qua Jan 03, 2018 11:54 pm

Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?

A minha é que: Sou contra.

Mas a posição da embraer e do gf parece que é de 4.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Trancado