Ministro dá aval a acordo da Embraer incluindo área de Defesa
O governo brasileiro pode vir a apoiar uma parceria mais ampla entre a americana Boeing e a Embraer — que envolva também projetos das Forças Armadas, além da linhas de produção comercial (aeronaves civis). Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, desde que o acordo tenha cláusulas que preservem o sigilo, não há restrições. O Brasil, destacou o ministro, só não abrirá mão do controle da companhia porque isso significaria “flexibilizar a soberania nacional”.
— É possível fazer uma parceria ou promoção comercial também na área militar, desde que seja resguardado o sigilo, caso a caso. Só não faremos alienação, venda ou transferência do controle — disse o ministro.
O governo tem uma golden share, classe especial de ações que permite o veto em questões estratégicas. Jungmann ressalta que os países não repassam o controle das empresas que atuam na fabricação de equipamentos de Defesa.
O ministro disse ainda o governo ainda não recebeu uma proposta concreta da Boeing, mas que a expectativa em torno das tratativas é positiva:
— A Defesa torce para que essa parceria avance — ressaltou.
Mesmo sem um modelo definido para a parceria com a Boeing, como compra de ações ou associação, a Embraer pretende manter conversas com o governo para mostrar o melhor caminho para a empresa, o que poderia render frutos para o país. Segundo uma fonte, a fabricante americana defende que é possível encontrar um modelo em que o sigilo e a autonomia da operação na área de Defesa sejam preservados.
— O importante é que houve a sinalização de que é possível ter um arranjo na área de Defesa em que sejam mantidos os aspectos de sigilo, interesse estratégico e soberania. Esse tipo de arranjo já ocorre na Austrália e no Reino Unido, onde a Boeing tem parcerias — disse a fonte, que falou sob condição de anonimato.
Nestes casos, a Boeing cumpre uma série de protocolos para que não ocorra a circulação de informações relativas à segurança dos países em que atua. Procuradas, as empresas não comentaram o assunto e se limitaram a informar que não há novidade desde a divulgação do comunicado do último dia 21, quando ambas afirmar estudar uma associação.
MAIS ACESSO A MERCADOS
Internamente, a Embraer vê de forma favorável a associação com a Boeing num mercado que vem se consolidando. O segmento de aviões regionais vem ganhando novos concorrentes de China e Rússia, e a canadense Bombardier fez acordo recente com a europeia Airbus.
Segundo o ministro Jungmann, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento na área de Defesa são muito elevados. Ele afirma que o cargueiro tático KC-390, desenvolvido pela Embraer, só avançou porque o governo investiu R$ 6 bilhões e se comprometeu a comprar 28 aeronaves do modelo. O acordo com a Boeing também teria potencial de elevar a competitividade da companhia brasileira no segmento de aviões civis, como o E-195.
— Ter a Boeing olhando para o KC-390 e o E-195 é muito positivo — disse uma fonte ligada à Aeronáutica.
Segundo uma fonte que acompanha as negociações, a parceria cria um novo cenário para a venda de produtos:
— O KC-390 é um avião que pode aumentar a participação da Embraer em um segmento mais rentável. Mas para isso é preciso uma estrutura comercial que a Boeing tem de sobra. Será possível impulsionar a venda de produtos ao mercado americano.
Outro argumento é que a associação tem potencial para intensificar a aproximação comercial entre Brasil e EUA:
— Quando se tem uma indústria estratégica envolvida, você acaba tendo uma aproximação comercial.
Para Carlos Soares, analista da Magliano, a operação facilitaria a compra de equipamentos, insumos e troca de tecnologia.
Já o diretor do sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Herbert Claros, criticou a negociação:
— Temos certeza de que a negociação incluirá tanto a área de jatos executivos quanto a de Defesa, já que Boeing e Embraer têm parceria para a venda do KC-139 no exterior. Isso preocupa porque defendemos, além da preservação dos empregos, a manutenção da soberania da Embraer no segmento de Defesa.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/minis ... z539Gm7YHG
EDIT - Caso Boeing-EMBRAER: sua posição?
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
Então, no fim, toda a gigantesca transferência de tecnologia do Gripen vai para a Boeing...
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
Algum do possíveis presidenciáveis disse algo em relação a isso, contra ou a favor?
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
Acho que nem vão dizer. E se o fizerem, não passa de retórica eleitoral. Nada sério e nem honesto.
Abs
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- Bolovo
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
"Mesmo sem um modelo definido para a parceria com a Boeing, como compra de ações ou associação, a Embraer pretende manter conversas com o governo para mostrar o melhor caminho para a empresa, o que poderia render frutos para o país. Segundo uma fonte, a fabricante americana defende que é possível encontrar um modelo em que o sigilo e a autonomia da operação na área de Defesa sejam preservados.
— O importante é que houve a sinalização de que é possível ter um arranjo na área de Defesa em que sejam mantidos os aspectos de sigilo, interesse estratégico e soberania. Esse tipo de arranjo já ocorre na Austrália e no Reino Unido, onde a Boeing tem parcerias — disse a fonte, que falou sob condição de anonimato."
Eu ADOREI essa parte. Além das histórias relações simbióticas com os EUA, o Reino Unido é um membro da OTAN desde a sua fundação em 1949. A Austrália é membro, junto a Nova Zelândia e os EUA, do Tratado ANZUS de 1951, um acordo de aliança militar entre esses países, algo como uma pequena OTAN. As relações entre Brasil e EUA não tem nada a ver, NADA, não chega sequer perto. Muito pelo contrário. Não é a toa que em 1977, o General Geisel (um cara que até eu que sou de esquerda reconheço que um nacionalista RAIZ e não esses nutella de hoje em dia) acusou o Tratado Brasil-EUA de 1952. Me entristece DEMAIS, para não dizer outra coisa, ver muita gente, inclusive das forças armadas (como a tal "fonte ligada a Aeronáutica" na reportagem), estar apoiando cegamente essa parceria com a empresa americana, olhando basicamente pelo viés mercadológico da coisa. É ignorar a história do Brasil, é simplesmente desconhecer a realidade. Lamentável!
— O importante é que houve a sinalização de que é possível ter um arranjo na área de Defesa em que sejam mantidos os aspectos de sigilo, interesse estratégico e soberania. Esse tipo de arranjo já ocorre na Austrália e no Reino Unido, onde a Boeing tem parcerias — disse a fonte, que falou sob condição de anonimato."
Eu ADOREI essa parte. Além das histórias relações simbióticas com os EUA, o Reino Unido é um membro da OTAN desde a sua fundação em 1949. A Austrália é membro, junto a Nova Zelândia e os EUA, do Tratado ANZUS de 1951, um acordo de aliança militar entre esses países, algo como uma pequena OTAN. As relações entre Brasil e EUA não tem nada a ver, NADA, não chega sequer perto. Muito pelo contrário. Não é a toa que em 1977, o General Geisel (um cara que até eu que sou de esquerda reconheço que um nacionalista RAIZ e não esses nutella de hoje em dia) acusou o Tratado Brasil-EUA de 1952. Me entristece DEMAIS, para não dizer outra coisa, ver muita gente, inclusive das forças armadas (como a tal "fonte ligada a Aeronáutica" na reportagem), estar apoiando cegamente essa parceria com a empresa americana, olhando basicamente pelo viés mercadológico da coisa. É ignorar a história do Brasil, é simplesmente desconhecer a realidade. Lamentável!
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
De fato é muito contraditório colocar o Brasil no mesmo plano de Reino Unido e Austrália em relação às tratativas diplomáticas e estratégicas para com os EUA."Mesmo sem um modelo definido para a parceria com a Boeing, como compra de ações ou associação, a Embraer pretende manter conversas com o governo para mostrar o melhor caminho para a empresa, o que poderia render frutos para o país. Segundo uma fonte, a fabricante americana defende que é possível encontrar um modelo em que o sigilo e a autonomia da operação na área de Defesa sejam preservados.
— O importante é que houve a sinalização de que é possível ter um arranjo na área de Defesa em que sejam mantidos os aspectos de sigilo, interesse estratégico e soberania. Esse tipo de arranjo já ocorre na Austrália e no Reino Unido, onde a Boeing tem parcerias — disse a fonte, que falou sob condição de anonimato."
Jamais, nem aqui e muito menos na Lula, os EUA vão enxergar o Brasil como um 'aliado' da mesma estatura de australianos e britânicos. A ligação dos ianques com os aussies e bifes são de sangue (White, Anglo-Saxon and Protestant). Enquanto nós aqui, latinos-lusitanos-ameríndios-africanos-católicos-espiritualistas, para todo e sempre serão vistos por eles lá (EUA) com extrema desconfiança e desprezo [no sentido mais tacanho do termo].
Se não me escapa a memória, os vazamentos do Snowden que denunciou a espionagem que a NSA fazia sobre o governo brasileiro, também trouxe à tona o fato que, algumas informações surripiadas por eles foram compartilhadas com os britânicos, canadenses, neo-zelandeses e australianos. Isso diz muito a respeito.
Esse tal arranjo na área de Defesa da Embraer nada mais é do que uma arapuca. Vão fazer do KC-390 um baby C-17 e só. Se a Boeing de fato vier abocanhar a Embraer Defesa e Segurança, digam adeus ao sub nuclear, SABER M200, etc, etc, etc.
Para mim, me parece claro: Para os EUA a soberania dos demais países, em especial os do Hemisfério Sul e do mundo subdesenvolvido, é um privilégio, não um direito.
Nessa altura do campeonato esse acordo Boeing/Embraer se limitar aos E-Jets é o mesmo que pedir para nevar no deserto do Saara.
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
Frederico Vitor escreveu: Nessa altura do campeonato esse acordo Boeing/Embraer se limitar aos E-Jets é o mesmo que pedir para nevar no deserto do Saara.
Infeliz analogia:
A metre of snow falls in the Sahara desert
Hugh Morris, travel news editor
20 JANUARY 2017 • 4:00PM
The most snow to fall in living memory is currently coating the desert sands of the Sahara.
A month after the largest hot desert on the planet experienced the first snowfall in nearly 40 years, the white powder has returned, and in greater volume.
Residents of Aïn Séfra, Algeria, were greeted this morning by a metre of snow, twice as much as has fallen in most ski resorts in the French Alps over the last week.
http://www.telegraph.co.uk/travel/desti ... ra-desert/
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
Por que a maioria dos professores de história que eu conheço são de esquerda?
Talvez porque a maioria dos livros de história foram escritos por pessoas de esquerda que conseguiram transformar os militares em vilões e os terroristas pró-cuba, coreia do norte e china em heróis e salvadores da democracia.
Só acho difícil acreditar que Fidel Castro financiava esses grupos porque estava preocupado com a DEMOCRACIA no Brasil.
Mas tem quem acredita.
E estampam fotos de assassinos sanguinários como che guevara em camisetas por ai.
Talvez porque a maioria dos livros de história foram escritos por pessoas de esquerda que conseguiram transformar os militares em vilões e os terroristas pró-cuba, coreia do norte e china em heróis e salvadores da democracia.
Só acho difícil acreditar que Fidel Castro financiava esses grupos porque estava preocupado com a DEMOCRACIA no Brasil.
Mas tem quem acredita.
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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
Isso porque havia escrito no meu esboço o deserto do Atacama....Túlio escreveu:Frederico Vitor escreveu: Nessa altura do campeonato esse acordo Boeing/Embraer se limitar aos E-Jets é o mesmo que pedir para nevar no deserto do Saara.
Infeliz analogia:
A metre of snow falls in the Sahara desert
Hugh Morris, travel news editor
20 JANUARY 2017 • 4:00PM
The most snow to fall in living memory is currently coating the desert sands of the Sahara.
A month after the largest hot desert on the planet experienced the first snowfall in nearly 40 years, the white powder has returned, and in greater volume.
Residents of Aïn Séfra, Algeria, were greeted this morning by a metre of snow, twice as much as has fallen in most ski resorts in the French Alps over the last week.
http://www.telegraph.co.uk/travel/desti ... ra-desert/
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
O que isso tem a ver com a Embraer ou a Boeing?!Luís Henrique escreveu:Por que a maioria dos professores de história que eu conheço são de esquerda?
Talvez porque a maioria dos livros de história foram escritos por pessoas de esquerda que conseguiram transformar os militares em vilões e os terroristas pró-cuba, coreia do norte e china em heróis e salvadores da democracia.
Só acho difícil acreditar que Fidel Castro financiava esses grupos porque estava preocupado com a DEMOCRACIA no Brasil.
Mas tem quem acredita.
E estampam fotos de assassinos sanguinários como che guevara em camisetas por ai.
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
Pior ainda: lá até tapou o telescópio aquele de branco com um monte de aquecimento global...Frederico Vitor escreveu:
Isso porque havia escrito no meu esboço o deserto do Atacama....
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
Pois é, por isso que iria ser pior ainda. Antes eu tivesse dito nevar no Cerrado...Túlio escreveu:Pior ainda: lá até tapou o telescópio aquele de branco com um monte de aquecimento global...Frederico Vitor escreveu:
Isso porque havia escrito no meu esboço o deserto do Atacama....
Vê lá se neva
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
AHÁ, agora sim, a lição dada foi aprendida: "procures sempre primeiro no TEU País"!
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
Só não vai me falar que é impossível nevar no Ceará!Túlio escreveu:AHÁ, agora sim, a lição dada foi aprendida: "procures sempre primeiro no TEU País"!
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/s ... nizo.ghtml
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Re: Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
Venda da Embraer para a Boeing: sua posição?
A minha é que: Sou contra.
Mas a posição da embraer e do gf parece que é de 4.
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"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
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