NOTÍCIAS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61536
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6328 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS
CREDO, logo quem dando garantia de alguma coisa, o mesmo sujeito que só não vende a PETROBRÁS (e a preço de banana) porque tem medo de tomar golpe militar...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38020
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5752 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
- Duka
- Avançado
- Mensagens: 693
- Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
- Localização: Lajeado, RS
- Agradeceu: 358 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Re: NOTÍCIAS
Não acho que ele tenha qualquer nível de patriotismo, É só um jeito fácil de ganhar uns pontinhos políticos.
EMBRAER é um dos poucos orgulhos tecnológicos nacionais (minha Petrobras já foi ).
Além do mais, logo agora, que estão com um discurso de recuperação da economia, vem uma empresa gringa e "leva embora" a joia da coroa da engenharia nacional?
Até pro vampiro pega mal.
EMBRAER é um dos poucos orgulhos tecnológicos nacionais (minha Petrobras já foi ).
Além do mais, logo agora, que estão com um discurso de recuperação da economia, vem uma empresa gringa e "leva embora" a joia da coroa da engenharia nacional?
Até pro vampiro pega mal.
Abraços
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7628
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2572 vezes
- Agradeceram: 1044 vezes
Re: NOTÍCIAS
Vai sair negócio, podem esperar, não vai ser venda propriamente dita, mas a Boeing vai ter participação nela, ou, será feita uma SPE para a americana ter participação na divisão de aviões comerciais.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- GIL
- Sênior
- Mensagens: 736
- Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
- Agradeceu: 97 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
Re: NOTÍCIAS
Isso ja é outra historia.J.Ricardo escreveu:Vai sair negócio, podem esperar, não vai ser venda propriamente dita, mas a Boeing vai ter participação nela, ou, será feita uma SPE para a americana ter participação na divisão de aviões comerciais.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61536
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6328 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS
GIL escreveu:Isso ja é outra historia.J.Ricardo escreveu:Vai sair negócio, podem esperar, não vai ser venda propriamente dita, mas a Boeing vai ter participação nela, ou, será feita uma SPE para a americana ter participação na divisão de aviões comerciais.
Mas é a única que tem lógica. Assim, algumas considerações:
Vamos primeiro examinar isso de Golden Share, que é o santo em que todo mundo está se agarrando: lembram da Mectron? Tinha GS e mesmo assim o governo autorizou sua venda. Não vi ninguém fazendo passeata e depredando patrimônio público contra isso. No fim o negócio não saiu porque a controladora era a Odebrecht e, com a Lava Jato, a citada empresa virou numa espécie de leproso medieval, ninguém queria nem chegar perto. E a Mectron quebrou, com seus assets até hoje envoltos em uma misteriosa "distribuição", na qual entra até a AEL, que nem EED é. Outro exemplo é a Petrobrás que, mesmo sendo "do governo" e com o Pré-Sal já produzindo cerca de metade do petróleo brasileiro, ali pela metade da década, com Libra em atividade, será uma empresa que possuirá menos de 1/3 da produção Brasileira. Ou seja, não adianta ter Golden Share nem ser Estatal, se os caras querem vender, vendem e fim.
Mas nem tudo são trevas, muito pelo contrário, o bright side é bem interessante: a Boeing está reagindo a um movimento estratégico da Airbus, sua arqui-rival, que foi, em linhas gerais, comprar a linha de montagem de apenas uma família de jatos comerciais (CSeries) que ameaça a sua própria de aeronaves menores (A318/319/320) e, com isso, ampliou seu portfólio, ficando temporariamente em vantagem; só que botaram a mão na mais fraca das duas (uns 34% do mercado de aeronaves da classe), talvez reflexo da péssima experiência que os Franceses tiveram quando chegaram a possuir, capitaneados pela Dassault, uns 20% do total da EMBRAER, e isso na década passada. Entraram com o dinheiro e os brazucas com a experiência; ao verem que não apitavam nada, acabaram saindo, ficando a EMBRAER com o dinheiro e eles com a experiência (para não entrar em outra fria dessas ).
E a Boeing? Ficou acuada, se a situação permanecer como está vai ficar na Segundona, sendo vista pela Airbus apenas pelo retrovisor. Qual o movimento mais lógico? Bueno, assim, como há duas Grandes se digladiando no mercado das aeronaves comerciais (e com a China fazendo o diabo para adentrar no mercado Ocidental, o que inevitavelmente irá acontecer), há outras duas se digladiando pelo mercado imediatamente abaixo. Só que a EMBRAER possui cerca de 46% dele (contra 34% de sua rival), no setor que interessa, a Aviação Regional de maior porte. E chegamos então a algumas interessantes conclusões:
Quem tem mais interesse no negócio? A EMBRAER em vender a linha dos E-Jets ou a Boeing em comprar (nem vou falar em compra DA EMBRAER TODA, o Françuá já viu no que isso dá, não é bem da Aeroeletrônica, uma empresa em estado falimentar, que estamos falando...)? Bueno, a EMBRAER não perde praticamente nada com a associação entre Airbus e Bombardier, já a Boeing perde e muito! E todo mundo aqui conhece a lei mais básica do mercado, a da oferta vs demanda. Um sintoma: no que saiu a notícia do interesse da Boeing, as ações da EMBRAER subiram a um pico de 40% acima do normal, estabilizando ainda em +25%, enquanto as da Boeing mal se mexeram. Isso é um baita dum trunfo, porque não há outra empresa deste porte que a Boeing possa acessar. O consumo de champanha deve der aumentado uma barbaridade em certas mansões, pois foi um boost totalmente inesperado.
Há comentários sobre a linha de aeronaves executivas (a Bombardier tem sua linha, como a EMBRAER), mas não vi nada de oficial, seja da Airbus, seja da Boeing. Aviação Militar me parece perto de ZERO (talvez com a honrosa exceção do -390, mas aí para dar uma paulada na Lockheed-Martin e seu véio -130, em casa), apesar de algumas notícias em contrário. Assim, brabo de falar em venda da EMBRAER, mas sim venda ou muito mais provavelmente parceria em uma única linha de aeronaves que complementam o decadente 737 (estando talvez no horizonte uma parceria para o desenvolvimento de um possível substituto para ele e com o nome Boeing ou Boeing-EMBRAER). E mesmo isso é complicado de acreditar, a EMBRAER é tão benchmark no mercado regional (com clara vocação para o comercial) quanto a Boeing o é no comercial, faria muito mais sentido fazer o avião no Brasil e vender com o nome Boeing-EMBRAER (ou mesmo só EMBRAER, com o logo da Boeing acrescido) do que agir à Francesa e querer tomar conta de tudo - coitada da Bombardier, creio que não sobreviverá ao "negócio da China" que fez, sobrando apenas parte da Divisão de Aviação Executiva & outras menores - e a Airbus vai acabar no prejuízo). Assim, uma simples tomada de controle faz muito menos sentido do que uma sinergia, uma parceria win-win.
Há ainda um fator muito relevante a ser analisado: a comunalidade, nem que seja de peças, partes, fornecedores e empresas de manutenção; enquanto um Airbus emprega massivamente insumos e métodos Europeus, um Bombardier usa mais os da América do Norte! Já tanto Boeing quanto EMBRAER empregam praticamente os mesmos. Ou seja, é/será muito mais fácil usar o argumento da citada comunalidade para vender Boeing + EMBRAER do que Airbus + Bombardier. Outra vez, parceria sinérgica faz muito mais sentido do que simples tomada, por manter ativas duas consagradas benchmarks e com custos bem menores. Win-win! Outro fator interessantíssimo é que a Boeing estará pagando por um mercado de 46%, enquanto a Airbus por um de 34%.
Por fim, qual o sentido em assumir custos pra lá de exorbitantes só para levar a linha de montagem e todos os Departamentos de Projetos ligados ao E-Jet para os EUA quando já existe tudo pronto aqui e com mão de obra mais barata? O quanto isso se refletirá no preço final da aeronave (lembrar, E-Jet vende tanto por conta do custo-benefício)? Não, a Boeing não ficou do tamanho que é fazendo PATRIOTADA!
Assim, nestes termos me parece um excelente negócio, que dará um baita dum boost nas duas empresas e, se bobear, o golpe de misericórdia nas rivais, sobrando o campo livre para a disputa final com a China, que vai ter que rebolar em dobro para enfrentar uma dupla Boeing-EMBRAER pra lá de anabolizada.
É o que penso.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38020
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5752 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: NOTÍCIAS
Um excelente post Túlio. Está mais que claro que comprar por comprar não leva a nada. As duas empresas são gigantes em seus respectivos mercados. Não valeria a pena mesmo mexer nisso só para colocar uma bandeira americana em S. José dos Campos.
Tomara que quem quem decide as coisas no planalto central também tenha a mesma visão.
abs.
Tomara que quem quem decide as coisas no planalto central também tenha a mesma visão.
abs.
Carpe Diem
- hotm
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: NOTÍCIAS
http://www.cavok.com.br/blog/boeing-rec ... a-o-catar/
Para que querem tantos caças? Onde arranjam tantos pilotos?
Para que querem tantos caças? Onde arranjam tantos pilotos?
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: NOTÍCIAS
Pra que querem tantos caças?hotm escreveu:http://www.cavok.com.br/blog/boeing-rec ... a-o-catar/
Para que querem tantos caças? Onde arranjam tantos pilotos?
Oras, o Qatar está no momento em crise política com todas as monarquias árabes. Comprando caças de todos os países ocidentais, eles mantem as costas quentes com todos eles.
Ps.: Muito em breve comprarão também o sistema S-400 russo.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38020
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5752 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Re: NOTÍCIAS
Isso é mais ou menos como o Uruguai aqui virasse a terra da maconha livre e resolvesse comprar Su-35, FREEM, ALTAY, mais umas 50 mil cópias do FAMAS chinês, além de Umas vinte baterias de mísseis supersônicos indianos.
Ia dar pano pra manga por muito tempo.
abs
Ia dar pano pra manga por muito tempo.
abs
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61536
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6328 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS
PUTZ, o que andam dando para esses rebeldes usar? Até onde sei abateram outro F-15 da Família Saud...
http://www.defenseworld.net/news/21715/ ... lPPGFWnHX4
http://www.defenseworld.net/news/21715/ ... lPPGFWnHX4
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38020
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5752 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes