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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS

#29251 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 21, 2017 2:22 am

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Boas idéias costumam começar em uma boa conversa de mesa de bar, em um papel rabiscado, até se transformarem em algo concreto, nas mãos certas, e contando com as oportunidades certas.
Vale para um bom samba, e também para bons projetos aeronáuticos.
Os da Embraer nasceram assim a mais de 50 anos atrás quando ninguém acreditava que aquilo ali daria certo em um país agrário e interiorano e com uma população basicamente analfabeta.
Estamos um pouco melhor hoje.
abs
Texto bonito, mas a coisa da Embraer nao nasceu em uma conversa de bar. Existia todo um programa que sustentava o nascimento do C-95.
Acho que temos que ser menos ufanistas e mais realistas, pois esse 'e o mal do Brasil, achamos que somos maiores de que de verdade somos.
A realidade 'e... ningu'em liga para esse tipo de projeto e o Mercado esta entulhado de aeronaves. Qual 'e o diferencial?
[]s
CB
Bom Carlos, se fôssemos mesmo nos ater apenas e tão somente á realidade nua e crua do nosso país, o melhor a fazer seria alugar o Brasil, ou então tentar devolver ele para os portugueses, porque desse mato aqui não sai coelho.
Mas não me consta que 100% da população brasileira seja constituída de imbecis parvos, ególatras, narcisistas e corruptos como a maior parte da nossa classe política e empresarial o é. A maioria das pessoas ainda tem boa índole e sonhos com algo melhor do que morrer trabalhando, ou com alguma sorte, antes disso chegar a receber uma aposentadoria miserável. As pessoas continuam a acreditar que somos melhores do que dizem que não somos. E isso não é um mero eufemismo.
Tem uma grande maioria que trabalha duro, sonha e investe para conseguir chegar até onde quer. E se arisca pra isso, apesar dos pesares.
No ramo da aviação não é diferente. Nem aqui, nem aí ou onde quer que seja. As vezes a crise pode ser a solução para os nossos problemas, ao invés de apenas ser o problema. Agora, tem que ter uma visão menos estreita que a maioria tem sobre como ganhar a vida que não seja nas tetas do poder público.
A nossa cultura é historicamente dependente para quase tudo do governo. Mas isso um dia ainda vai ser favas contadas em um futuro ainda que bem longe.
Temos que começar fazendo o básico que é o governo, na falta de ajudar, não atrapalhar quem quer empreender. Se conseguirmos isso, já será um avanço enorme.
Temos os mecanismos e as potencialidades. No mais, como disse, é juntar as mãos certas com as ideias certas com as oportunidades certas.
Nem sempre dá para nossas ações gerarem frutos no aqui e agora - outra mania tupiniquim secular - mas podemos olhar as coisas mais para a frente e fazendo do jeito que dá e como pode. E acreditar que uma hora as coias mudam.
Governos, suas ideologias e os percalços econômicos mudam. Tudo muda com o passar do tempo.
Uma hora esse pais vai ter que mudar.
A 30 anos atrás ninguém acreditava que teríamos o processo inflacionário controlado, e o nível de vida bem menos ruim do que se tinha. Mas chegamos até aqui, aos trancos e barrancos, mas chegamos.Com crise e tudo.
Já passei por várias outras crises como estas, e até bem piores. Esta é só mais uma das muitas que tivemos e ainda vamos ter. Nada de anormal para um país que ainda não decidiu o que quer ser quando, e se, crescer.

abs.




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Re: NOTÍCIAS

#29252 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 21, 2017 6:36 am

FCarvalho escreveu:
Bom Carlos, se fôssemos mesmo nos ater apenas e tão somente á realidade nua e crua do nosso país, o melhor a fazer seria alugar o Brasil, ou então tentar devolver ele para os portugueses, porque desse mato aqui não sai coelho.
Mas não me consta que 100% da população brasileira seja constituída de imbecis parvos, ególatras, narcisistas e corruptos como a maior parte da nossa classe política e empresarial o é. A maioria das pessoas ainda tem boa índole e sonhos com algo melhor do que morrer trabalhando, ou com alguma sorte, antes disso chegar a receber uma aposentadoria miserável. As pessoas continuam a acreditar que somos melhores do que dizem que não somos. E isso não é um mero eufemismo.
Tem uma grande maioria que trabalha duro, sonha e investe para conseguir chegar até onde quer. E se arisca pra isso, apesar dos pesares.
No ramo da aviação não é diferente. Nem aqui, nem aí ou onde quer que seja. As vezes a crise pode ser a solução para os nossos problemas, ao invés de apenas ser o problema. Agora, tem que ter uma visão menos estreita que a maioria tem sobre como ganhar a vida que não seja nas tetas do poder público.
A nossa cultura é historicamente dependente para quase tudo do governo. Mas isso um dia ainda vai ser favas contadas em um futuro ainda que bem longe.
Temos que começar fazendo o básico que é o governo, na falta de ajudar, não atrapalhar quem quer empreender. Se conseguirmos isso, já será um avanço enorme.
Temos os mecanismos e as potencialidades. No mais, como disse, é juntar as mãos certas com as ideias certas com as oportunidades certas.
Nem sempre dá para nossas ações gerarem frutos no aqui e agora - outra mania tupiniquim secular - mas podemos olhar as coisas mais para a frente e fazendo do jeito que dá e como pode. E acreditar que uma hora as coias mudam.
Governos, suas ideologias e os percalços econômicos mudam. Tudo muda com o passar do tempo.
Uma hora esse pais vai ter que mudar.
A 30 anos atrás ninguém acreditava que teríamos o processo inflacionário controlado, e o nível de vida bem menos ruim do que se tinha. Mas chegamos até aqui, aos trancos e barrancos, mas chegamos.Com crise e tudo.
Já passei por várias outras crises como estas, e até bem piores. Esta é só mais uma das muitas que tivemos e ainda vamos ter. Nada de anormal para um país que ainda não decidiu o que quer ser quando, e se, crescer.

abs.
Entendo, e sem dúvida esse tipo de post ideológico e poético é bonito e legal mas não indica como vamos resolver o problema. Também passeri por um montão dessas crises, vi as coisas melhorarem e piorarem aos trancos e barrancos e todo esse blá blá blá, mas nada disso resolve o problema que é o descaso do Governo. Pode mudar? Claro que pode! Como diria o bom e velho ditado: - Se Deus quiser!! ... (Coitado de Deus!)

Enfim... Por enquanto o avião é mais um trabalho de PowerPoint que precisa de um real motivo para existir. Sem isso e sem muito lobby não vai aparecer $$.

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Re: NOTÍCIAS

#29253 Mensagem por Cassio » Ter Nov 21, 2017 10:05 am

Essa história de toda uma estrutura de apoio ao C-95 na sua gestação não é bem assim não.
O projeto nasceu de uma ideia, um rascunho... E não era bem visto pela autoridades, sem inclusive rejeitado.
Na época o governo buscava um produto estrangeiro, já maduro, para inclusive ser montado por aqui...
A perseverança de um punhado, aliado a muita insistência, e muita engenharia financeira, inclusive com engenheiros contratados com verba de outro programa.
Sim, ele nasceu centro do CTA... Mas não foi fruto de uma vontade governamental... Mas sim de uns poucos, que com muita paciência e competência acabaram conseguindo provar seu conceito, e então convencer as autoridades... Aí, só aí... Com o protótipo já voando, a coisa deslanchou.
E mais... Só foi para frente porque não se limitou a olhar o mercado interno.




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Re: NOTÍCIAS

#29254 Mensagem por Túlio » Ter Nov 21, 2017 11:05 am

Cassio escreveu:Essa história de toda uma estrutura de apoio ao C-95 na sua gestação não é bem assim não.
O projeto nasceu de uma ideia, um rascunho... E não era bem visto pela autoridades, sem inclusive rejeitado.
Na época o governo buscava um produto estrangeiro, já maduro, para inclusive ser montado por aqui...
A perseverança de um punhado, aliado a muita insistência, e muita engenharia financeira, inclusive com engenheiros contratados com verba de outro programa.
Sim, ele nasceu centro do CTA... Mas não foi fruto de uma vontade governamental... Mas sim de uns poucos, que com muita paciência e competência acabaram conseguindo provar seu conceito, e então convencer as autoridades... Aí, só aí... Com o protótipo já voando, a coisa deslanchou.
E mais... Só foi para frente porque não se limitou a olhar o mercado interno.

Concordo, Cássio, mas...

...o que dizer desta visão tacanha, onde tudo que se inventa tem que ser necessariamente bancado pelo dinheiro público? Em outros Países, se a tigrada está convicta de que tem uma ideia muito buena nas mãos, a desenvolve um pouco mais (e aí sim, com alguma ajuda dos mecanismos governamentais de financiamento como FINEP) até ter ao menos um Demonstrador de Conceito que, se for realmente bom e for bem "vendido" ao mercado, logo encontra formas de financiamento, seja através da venda de ações para a formação de uma companhia tipo "S/A" (relativamente comum nos Estados Unidos) ou mesmo como no caso da NOVAER, que vendeu sua ideia aos EAU antes mesmo de ter uma aeronave voando.

Nós mesmo, aqui no DB, nos consideramos acima da média em questões assim e, não obstante, ainda acreditamos que sem a muleta do Estado nada pode prosperar. Há casos pontuais em que até concordo mas daí a usar a mesma visão para todos, bueno...




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Re: NOTÍCIAS

#29255 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 21, 2017 1:45 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Bom Carlos, se fôssemos mesmo nos ater apenas e tão somente á realidade nua e crua do nosso país, o melhor a fazer seria alugar o Brasil, ou então tentar devolver ele para os portugueses, porque desse mato aqui não sai coelho...
Entendo, e sem dúvida esse tipo de post ideológico e poético é bonito e legal mas não indica como vamos resolver o problema. Também passeri por um montão dessas crises, vi as coisas melhorarem e piorarem aos trancos e barrancos e todo esse blá blá blá, mas nada disso resolve o problema que é o descaso do Governo. Pode mudar? Claro que pode! Como diria o bom e velho ditado: - Se Deus quiser!! ... (Coitado de Deus!)
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Eu só não entendi onde está o cunho ideológico do texto. Nem de ideologia eu gosto. :roll:
Por outro lado, que o avião é um Power Point tudo bem eu concordo, tudo começa assim mesmo.
Quanto a um motivo real para ele existir, bem, dá uma olhada nos números da aviação civil brasileira e você irá perceber que a maioria dos brasileiros, principalmente os do interior, não tem acesso ao transporte aéreo, apesar de todos os discursos oficiais sobre a aviação regional.
E no mais, a maioria das empresas que atuam ou atuaram neste setor da nossa aviação, como bem lembrado pelo meu conterrâneo Bruno, são de empresas pequenas a médias sem qualquer condições de investir em mais e melhor material pela simples falta de capacidade - e eu diria até de visão - econômica e financeira do próprio negócio. Essa maldita mania que o pessoal tem de mal começou a operar e já querer pegar o filão da aviação comercial, se esquecendo do tipo de negócio que tem.
Por fim, existem milhares, não centenas, milhares de aeronaves na aviação geral e regional que precisam ser substituídas e/ou complementadas por uma simples questão de vida útil que na maioria dos casos, é de aeronaves antigas e baratas que estão a disposição no mercado internacional.
E como aqui não temos uma industria que sustente esse mercado - já tivemos no passado mas deixamos de lado por causa de olho grande - as coisas continuam como são.
Por fim, insisto no que coloquei: não adianta boas ideias e bons projetos, e até uma fonte de financiamento se o governo - que no final é quem dita as regras de funcionamento do negócio - não fizer o seu papel. Como disse, se não quer ajudar então que não atrapalhe.
Mas dizer isso no Brasil soa a quase um absurdo.

abs




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Re: NOTÍCIAS

#29256 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 21, 2017 1:50 pm

Cassio escreveu:Essa história de toda uma estrutura de apoio ao C-95 na sua gestação não é bem assim não.
O projeto nasceu de uma ideia, um rascunho... E não era bem visto pela autoridades, sem inclusive rejeitado.
Na época o governo buscava um produto estrangeiro, já maduro, para inclusive ser montado por aqui...
A perseverança de um punhado, aliado a muita insistência, e muita engenharia financeira, inclusive com engenheiros contratados com verba de outro programa.
Sim, ele nasceu centro do CTA... Mas não foi fruto de uma vontade governamental... Mas sim de uns poucos, que com muita paciência e competência acabaram conseguindo provar seu conceito, e então convencer as autoridades... Aí, só aí... Com o protótipo já voando, a coisa deslanchou.
E mais... Só foi para frente porque não se limitou a olhar o mercado interno.
A imensa maioria dos projetos de alta tecnologia em qualquer país mais sério só prosperou inicialmente sob a égide do apoio estatal. E são raríssimos os casos em contrário.
Óbvio que isso não é uma verdade absoluta e inquebrantável, mas a lógica dos últimos 300 anos tem sido assim, desde a revolução industrial.
Qualquer governo sabe que alta tecnologia é um negócio de risco e que nenhum empresário vai colocar o seu dinheiro em algo que ele não tenha uma mínima certeza de retorno do seu investimento. Aqui também não foi e não é diferente.
Temos projetos que trabalham com alta tecnologia em todos os setores, mas o que não temos ainda hoje é uma mentalidade estabelecida e propositiva de apoio e investimento em novas tecnologias.
No Brasil o único investimento que ainda vale é o que visa a próxima eleição.
Assim não tem industria e nem tecnologia que resista. :?

abs




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Re: NOTÍCIAS

#29257 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 21, 2017 1:57 pm

Túlio escreveu:
Cassio escreveu:Essa história de toda uma estrutura de apoio ao C-95 na sua gestação não é bem assim não.
O projeto nasceu de uma ideia, um rascunho... E não era bem visto pela autoridades, sem inclusive rejeitado.
Na época o governo buscava um produto estrangeiro, já maduro, para inclusive ser montado por aqui...
A perseverança de um punhado, aliado a muita insistência, e muita engenharia financeira, inclusive com engenheiros contratados com verba de outro programa.
Sim, ele nasceu centro do CTA... Mas não foi fruto de uma vontade governamental... Mas sim de uns poucos, que com muita paciência e competência acabaram conseguindo provar seu conceito, e então convencer as autoridades... Aí, só aí... Com o protótipo já voando, a coisa deslanchou.
E mais... Só foi para frente porque não se limitou a olhar o mercado interno.
Concordo, Cássio, mas...
...o que dizer desta visão tacanha, onde tudo que se inventa tem que ser necessariamente bancado pelo dinheiro público? Em outros Países, se a tigrada está convicta de que tem uma ideia muito buena nas mãos, a desenvolve um pouco mais (e aí sim, com alguma ajuda dos mecanismos governamentais de financiamento como FINEP) até ter ao menos um Demonstrador de Conceito que, se for realmente bom e for bem "vendido" ao mercado, logo encontra formas de financiamento, seja através da venda de ações para a formação de uma companhia tipo "S/A" (relativamente comum nos Estados Unidos) ou mesmo como no caso da NOVAER, que vendeu sua ideia aos EAU antes mesmo de ter uma aeronave voando.
Nós mesmo, aqui no DB, nos consideramos acima da média em questões assim e, não obstante, ainda acreditamos que sem a muleta do Estado nada pode prosperar. Há casos pontuais em que até concordo mas daí a usar a mesma visão para todos, bueno...
Túlio, me metendo um pouco na conversa, como disse ao Cassio no outro post, alta tecnologia e P&D em qualquer país sério só funciona no longo prazo se houver apoio estatal. Seja através das IFES, seja através dos projetos da defesa e de empresas e institutos de pesquisa.
Ninguém em sã consciência bota dinheiro em algo que não tenha certeza de obter um retorno.
O nosso problema aqui sempre foi, além dessa péssima mania de depender do Estado para tudo, é querer obter lucro antes mesmo do negócio se estabelecer.
Este tipo de visão mais que tacanha como bem colocado por ti é o que mais atrapalha o desenvolvimento de qualquer tipo de novas tecnologias neste país.
E como não temos e nunca tivermos visão de futuro no longo prazo pra nada, e vivemos plantados no aqui e agora, ou pior, querendo tudo pra ontem, esse tipo de realismo impositivo acaba não permitindo que boas idéias e bons projetos possam vir a se tornar realidade porque simplesmente a gente não acredita que algo para dar frutos tenha que se esperar mais do que a próxima eleição, ou o próximo governo ou, pior, embolsar o lucro do investimento feito sem nem ter tido o trabalho de suar a camisa.
Aí temos um país com uma baita capacidade de desenvolvimento tecnológico mas que não tem competência e nem vontade de pô-lo em prática, simplesmente porque ele escapa aos nossos imediatismos cotidianos.
Difícil... :roll:

abs




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Re: NOTÍCIAS

#29258 Mensagem por Túlio » Ter Nov 21, 2017 2:25 pm

Cupincha véio, admito as necessidades que apontas em Aviação Regional de pequeno porte. Daí a concordar que um, como bem disse o Lima véio, Powerpoint que nada inova, mereça o imediato e irrestrito "cobertor" do Estado, me parece, e me adescurpes a franqueza, um baita exagero. P ex, fui olhar as turbinas e lá estão as P&W de sempre: Inovação seria uma joint-venturi com aquela empresa de turbinas que se chamava Polaris para desenvolver um propulsor, e isso só para começar.

Se é para fazer mais do mesmo, bueno... :wink: 8-]




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Re: NOTÍCIAS

#29259 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 21, 2017 2:33 pm

Túlio escreveu:Cupincha véio, admito as necessidades que apontas em Aviação Regional de pequeno porte. Daí a concordar que um, como bem disse o Lima véio, Powerpoint que nada inova, mereça o imediato e irrestrito "cobertor" do Estado, me parece, e me adescurpes a franqueza, um baita exagero. P ex, fui olhar as turbinas e lá estão as P&W de sempre: Inovação seria uma joint-venturi com aquela empresa de turbinas que se chamava Polaris para desenvolver um propulsor, e isso só para começar.

Se é para fazer mais do mesmo, bueno... :wink: 8-]
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Re: NOTÍCIAS

#29260 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 21, 2017 3:05 pm

Túlio escreveu:Cupincha véio, admito as necessidades que apontas em Aviação Regional de pequeno porte. Daí a concordar que um, como bem disse o Lima véio, Powerpoint que nada inova, mereça o imediato e irrestrito "cobertor" do Estado, me parece, e me adescurpes a franqueza, um baita exagero. P ex, fui olhar as turbinas e lá estão as P&W de sempre: Inovação seria uma joint-venturi com aquela empresa de turbinas que se chamava Polaris para desenvolver um propulsor, e isso só para começar.
Se é para fazer mais do mesmo, bueno... :wink: 8-]
Bom, concordo consigo que o projeto em si não é nenhuma novidade, mas entre dar emprego e renda para alguém lá fora vender sucata aqui, e fazê-lo aqui com brasileiros, mesmo que não sendo nada original, prefiro ainda a segunda opção.

Mas chamo a atenção para o seguinte: o projeto ATL são de 4 caras com uma baita especialização em engenharia aeronáutica, e que podiam muito bem estar trabalhando em uma Boeing, Airbus ou em qualquer outra empresa grande do ramo mundo afora e ganhando muito bem obrigado. Mas eles ficaram aqui, e trabalhando.

Da mesma forma, a Polaris tem os donos advindos do pessoal formado no ITA e em centros de excelência brasileiros, e que poderiam estar vendendo seus produtos, ou mão de obra para um cheik árabe endinheirado e ir dormir tranquilamente como fizeram os donos da Novaer. Mas não, eles fizeram o impensável, ficaram aqui, abriram uma empresa e colocaram seus projetos no papel e correram atrás. Mesmo sabendo em que país estão... :roll:

As vezes inovar não é inventar algo totalmente novo, mas simplesmente pegar o que já está aí consagrado e dar uma garibada e colocar um selo tupiniquim nele; usar insumos COTS, e outras quinquilharias encontradas em qualquer budega de mecânico ou loja de aviação. Para o mercado isso também é inovar. Precisamos disso aqui.

O projeto do T-Xc está aí faz uns 3 anos, e nada aconteceu até agora. Mesmo a FAB precisando de um substituto pra ontem dos T-25. O Tucano a mesma coisa. Mas veja, ninguém no governo ou na FAB mandou a Novaer desenvolver um substituto para aqueles aviões. Mas eles fizeram. Com dinheiro e inciativa próprios. O mesmo com o projeto do IPE 014. E por aí vai. Todos desenvolvidos olhando o mercado interno, e não apenas o estatal, que sabemos é muito mais instável do que o privado em termos de recursos. Existem dezenas de outros exemplos de empreendimentos que sequer contam com o apoio ou investimento de dinheiro público. Mas que nem por isso deixaram de vir à luz.

Lembro inclusive de um míssil pequeno de 300 kms de alcance mostrado na LAAD'15 salvo engano, de uma empresa que eu nunca tinha ouvido falar. Fizeram com investimento e risco próprio. Claro, nem chegou a produção ou protótipo. Outra invenção foi lançador de foguetes em cima de bldo tipo Hummvee.

Enfim, apoiar P&D é obrigação do Estado. Está na lei. E isso se faz em qualquer país decente. Não estou aqui dizendo que qualquer coisa deva receber dinheiro público, mas se quisermos mesmo deixar de ser essa grande fazenda-senzala que somos - e ainda por cima nos orgulhamos - alguém tem que dar o primeiro passo. Pode ser um empreendedor, ou o Estado. Quem tiver a ideia primeiro. Tá valendo.

abs




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Re: NOTÍCIAS

#29261 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 02, 2017 10:37 pm

A solução indiana para o futuro AWACS, com respingos nas decisões europeias para um substituto dos veneráveis 707 a serviço da Otan.

Aviação Indiana especifica A330 AWACS aptos a reabastecer no ar
30 de novembro de 2017

http://www.aereo.jor.br/2017/11/30/avia ... cer-no-ar/

A ver no que isso vai dar.

abs




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Re: NOTÍCIAS

#29262 Mensagem por Túlio » Seg Dez 04, 2017 10:33 am

Enquanto isso, nos bastidores do Gripen, E-99 e H-225:


Atech apresenta sistemas de missão embarcados e de controle de fronteiras na Expodefensa

Expertise da empresa envolve desde desenvolvimento, produção até o suporte futuro na modernização e evolução dos sistemas



A Atech, empresa do Grupo Embraer, participa da Expodefensa, evento que acontece de 4 a 6 de dezembro, em Bogotá, Colômbia. A empresa estará presente no estande ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), destacando os produtos e serviços nas áreas de sistemas de missão embarcados e de controle de fronteiras, que integram o Arkhe Mission & Combat.

Arkhe Mission & Combat é o conjunto de soluções em sistemas embarcados da Atech, desenvolvido sobre uma plataforma de última geração, para missões táticas, integrando, de maneira completa, sensores e sistemas de aeronaves e navios. Os sistemas Arkhe Mission & Combat ainda podem ser adaptados para atender a diferentes ambientes de operação.
Dentro do Arkhe Mission & Combat, a Atech conta com um histórico de entregas e um portfólio robusto de desenvolvimento, produção, integração e evolução de sistemas de missão embarcados, com destaque para quatro importantes projetos realizados para atender demandas das Forças Armadas brasileiras.

O primeiro a ser destacado é o projeto de desenvolvimento do caça brasileiro Gripen, nas versões E e F, para a Força Aérea Brasileira (FAB). Responsável pelo sistema de simulação, treinamento e planejamento de missão em solo, a Atech participa do programa de transferência de tecnologia na sede da Saab, na Suécia.
Para o desenvolvimento do sistema de planejamento de missão (Mission Suport System -MSS), os profissionais da Atech precisaram adquirir conhecimento estratégico do funcionamento de toda a aeronave, sistemas de navegação, de missão, sensores e, inclusive, do sistema de armamento. São sistemas vitais para planejar como as missões serão executadas, além de prover ferramentas para analisar os dados coletados durante a execução das mesmas.
“Apesar de ser um sistema em solo, a atuação da Atech é extremamente complexa no programa Gripen. Além disso, estamos absorvendo tecnologias que são consideradas as mais modernas existentes no mercado na atualidade. Tais tecnologias são dedicadas para essa aeronave, bastante robustas e que agora são de domínio nacional”, destaca Giacomo Staniscia, diretor de Negócios da Atech.
A Atech será responsável pelo simulador de treinamento de missão da aeronave Gripen, responsável por emular todos os sistemas da aeronave, permitindo o treinamento dos pilotos nas missões de voo.
“Foi fundamental nossa participação absorvendo a tecnologia do simulador para a concepção da versão final da aeronave”, ressalta Staniscia.

Além do Gripen, a Atech também está inserida no Programa H-XBR. Para o helicóptero de emprego naval H225M, a Atech desenvolveu o TDMS (Sistema Tático para Gerenciamento de Dados), em parceria com a Airbus Defesa. Além disso, a empresa está produzindo todos os consoles táticos responsáveis pela operação da missão dentro da aeronave.
Para este programa, a Atech obteve, em tempo recorde, a certificação na norma NBR 15100, que abrange todo o ciclo de fornecimento de um sistema embarcado, inclusive a etapa de produção, o que a habilita a atuar em outros programas similares.
“A Atech atua em todo o ciclo de vida do sistema, desde sua concepção até a evolução após anos de implantação e uso. Isso porque nos posicionamos como parceiros das Forças Armadas, visando dar o suporte necessário para garantir os avanços tecnológicos e, para isso, aplicamos continuamente as tecnologias mais modernas”, comenta o diretor Giacomo Staniscia.

Outros dois programas de grande relevância estratégica para o Brasil e com participação direta da Atech referem-se às aeronaves E99 e P-3AM.
Na aeronave de vigilância aérea E99, que atende o programa SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), a Atech desenvolverá em parceria com a SAAB o sistema de missão embarcado bem como dos sistemas de solo para de planejamento, briefing, debriefing e análise das missões. No caso do P-3AM a aeronave de vigilância marítima conta com o sistema de missão embarcado e demais sistemas de apoio e planejamento para missão em solo, neste caso, em uma parceria com a EADS CASA.
“Toda nossa expertise no setor de Defesa permite oferecer soluções atreladas às necessidades das Forças nacionais e de outros países, com as tecnologias mais modernas. A Atech é responsável pelo desenvolvimento de todo o sistema de gerenciamento do tráfego aéreo brasileiro e de Defesa nacional e já exporta diversas soluções, o que nos credencia como uma das principais empresas mundiais no setor de Defesa”, conclui Vinicius Meng, da área de Desenvolvimento de Negócios de Defesa da Atech.




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Re: NOTÍCIAS

#29263 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2017 10:01 pm

Agora só falta conseguir colocar tudo isso em novos vetores, incluindo aí os da própria Embraer.

Mais para frente, P-3 e E/R-99 vão precisar sair de cena.

Se até lá a Atech vai conseguir sobreviver apenas com a recauchutagem dos poucos vetores atuais é de se ver. O

abs




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joao fernando
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Re: NOTÍCIAS

#29264 Mensagem por joao fernando » Sex Dez 08, 2017 10:34 am

O C95 nasceu de um ato de corrupção, pela ótica do Sérgio Moro. Os envolvidos, no entanto, foram anistiados por serem militares.

O tempo, a o tempo, é o verdadeiro senhor da razão




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Túlio
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Re: NOTÍCIAS

#29265 Mensagem por Túlio » Sex Dez 08, 2017 10:56 am

joao fernando escreveu:O C95 nasceu de um ato de corrupção, pela ótica do Sérgio Moro. Os envolvidos, no entanto, foram anistiados por serem militares.

O tempo, a o tempo, é o verdadeiro senhor da razão
PUTZ, essa é nova, podias elaborar?




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