EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5296 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 03, 2017 11:59 am

Pelo que se pode ver do novo Centauro, é praticamente um Guarani 8x8 armando com a mesma torre que nos foi oferecida. Então, de certa forma, os que defendem a sua adoção pelo EB tem razão em cortar caminho.

O que se faria de mais a mais nele seria a comunalidade de peças e itens homólogos aos VBTP Guarani onde e como possível. O resto, me parece, os italianos já nos ofereceram na torre que venceu o processo da VBR-MR. Então para quê reinventar a roda?

Quanto a sua aquisição, tá difícil. Não no curto prazo, já que não conseguimos verba serquer para comprar bldo 4x4, imagina um monstro daquele 8x8 e equipado com canhão... :shock:

O Cascavel Mod vai ser, como sempre, a nosso solução de pobre para os recorrentes problemas de falta de consciencia e responsabilidade com a nossa defesa.

Até quem sabe um dia as coisas mudem. Ou nós sejamos forçados a nos mudar daqui... :roll: :?

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 519
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 87 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5297 Mensagem por Fábio Machado » Dom Dez 03, 2017 4:39 pm

tatamovitch escreveu:
P H escreveu:Exército Brasileiro aprova diretriz para VBR-MSR 6×6

Imagem

O Estado Maior do Exército Brasileiro aprovou portaria de Iniciação do Projeto de Obtenção da Viatura Blindada de Reconhecimento – Média Sobre Rodas, 6×6 (VBR-MSR, 6×6).

A diretriz tem por objetivo regular as medidas necessárias à iniciação dos trabalhos do Projeto de Obtenção da VBR-MSR, 6×6), a partir da evolução de plataforma já existente.

Segundo a diretriz, o atual cenário político-econômico é de restrição orçamentária e deve prolongar-se pelos próximos anos, justificando a obtenção de uma Viatura Blindada de Reconhecimento – Média Sobre Rodas, 6×6, a partir da evolução de plataforma já existente, em detrimento da obtenção da Viatura Blindada de Reconhecimento – Média Sobre Rodas, 8×8 que acarretaria em custos mais elevados.

Segundo o Exército, as VBR atualmente em uso apresentam várias limitações para o cumprimento das operações de guerra previstas pela Doutrina Militar Terrestre.

Mas apesar das limitações quanto aos aspectos técnicos apresentados por essas viaturas, as mesmas possuem características, como robustez, fácil manutenção, mecânica simples e boa velocidade em estrada, constituindo-se numa excelente linha de ação a evolução da sua plataforma como base para a obtenção da VBR-MSR, 6×6, visando a adequação dos aspectos técnicos às necessidades impostas pela previsão doutrinária de emprego em operações.

Exército planejava blindado 8×8

O projeto do Exército Brasileiro para desenvolver localmente uma versão 8×8 do blindado Guarani foi adiado em agosto de 2017 devido a restrições orçamentárias. Foi dito na ocasião que o projeto 8×8 poderia prosseguir em um momento posterior, mas sem data precisa.

As negociações para pesquisa e desenvolvimento do chassi foram realizadas entre a direção de fabricação do Exército e Iveco, mas nenhum contrato foi assinado.

O chamado projeto VBR-MR (Viatura Blindada de Reconhecimento-Média de Rodas) faz parte do Programa Estratégico do Exército Guarani (Pg EE Guarani), que também inclui 4×4 e 6x6s, estações de armas remotas e tripuladas, sistemas de comando e controle, simuladores e muito mais.

Fonte: http://www.forte.jor.br/2017/12/01/exer ... r-msr-6x6/
Triste noticia!!
A unica coisa que eu posso dizer sobre isso é: "até que enfim". Isso foi pura falta de planejamento do EB. Se eles queriam um blindado de reconhecimento 8x8, deveriam ter investido numa plataforma universal 8x8 desde o início ao invés de uma 6x6, ainda que isso significasse uma diminuição de unidades encomendadas. Agora, se não da um 8X8 então que seja tudo 6x6 mesmo. Essa solução, 6x6/8x8, no final é a mais cara, pois no final teríamos de começar praticamente do zero para desenvolver um blindado novo, sem falar nos custos que envolveriam a construção de uma nova linha de montagem para o guarani 8x8. Enfim, é o famoso barato que sai caro.




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 914
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 111 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5298 Mensagem por Lywis » Seg Dez 04, 2017 1:17 pm

P H escreveu:REQUISITOS OPERACIONAIS DA VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO - MÉDIA SOBRE RODAS, 6X6, (VBR-MSR,6X6) (EB20-RO-04-13)

Página 89 - boletim do exército (BE48-17) >> http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/boletins.php
Interessante: definiram de vez que será canhão de 90mm, mas deixaram de fora do ROB a capacidade de disparar munição do "tipo flecha".

Interessante também: um dia já fomos capazes de construir sem problemas um veículo blindado 6X6 com canhão de 105mm...

Imagem

Bons tempos...

De qualquer modo acredito que, desde que o canhão de 90mm tenha alcance e precisão superiores ao do utilizado atualmente nos cascavéis (creio que isto não seja problema), ele cumpre muito bem a sua função de fornecer apoio de fogo à infantaria.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5299 Mensagem por ciclope » Seg Dez 04, 2017 6:38 pm

Eu já acho que deveríamos seguir a tendencia de blindados armados com canhão de 30mm e misseis ante-tanque, se a missão a reconhecimento e caça tanques. Agora se e apoio a infantaria o 90mm, mesmo o antigo cumpre a missão.
OBS.: Os canhões novos de 90mm, são superiores em alcance e precisão aos antigos. A que diga que equivalem ao 105mm.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5300 Mensagem por ciclope » Seg Dez 04, 2017 6:42 pm

Opinião minha. Os veículos de reconhecimento médio e pesado estão com os dias contados.
Estamos na era dos drones. Reconhecimento anti-tanque não e ficar trocando tiros com um tanque, quem faz isso e ouro tanque.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13771
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5301 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 05, 2017 1:58 am

Pessoal, esse rob é para modernização do Cascavél. Não tem nada de VBR Guarani 6x6. O VBR 8X8 ainda será desenvolvido ou fabricado aqui - quem me entender... - depois. Se fosse um novo ROB, seria em cima do canhão MK8 e não do MK3.




Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5302 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Dez 05, 2017 8:56 am

gabriel219 escreveu:Pessoal, esse rob é para modernização do Cascavél. Não tem nada de VBR Guarani 6x6. O VBR 8X8 ainda será desenvolvido ou fabricado aqui - quem me entender... - depois. Se fosse um novo ROB, seria em cima do canhão MK8 e não do MK3.
Sim. Deve ficar parecido com isso:

Imagem




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5303 Mensagem por gogogas » Ter Dez 05, 2017 9:10 am

Até que ficou parrudo rsrs , seria interessante está modernização , quem sabe alguns países que utilizam o Cascavel não se interessem em modernizar os seus !




Gogogas !
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5304 Mensagem por gogogas » Ter Dez 05, 2017 9:11 am

Alguém sabe quantos Cascavel ainda estão em serviço ?!




Gogogas !
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2063
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5305 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Dez 05, 2017 9:27 am

gogogas escreveu:Alguém sabe quantos Cascavel ainda estão em serviço ?!
Pouco mais de 400. Porém é difícil saber ao certo quantos estão em operação efetivamente.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1976
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 203 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5306 Mensagem por gusmano » Ter Dez 05, 2017 9:59 am

Hehehhe, deram um jeito de enfiar um NG no cascavel kkkk. É demais para mim kkk

parafraseando o Túlio (sobre a MB), vou passar a me preucupar com o Exercito de Mónaco, que lá pelo menos os 250 militares são sérios.

abs




nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5307 Mensagem por nveras » Ter Dez 05, 2017 10:08 am

Os militares são sérios. Por isso estão sempre com os pés no chão. Meu irmão trabalhou no projeto do SISFRON. A promessa incial era de 12 bi, em 10 parcelas de 1,2 bi. Gastaram um monte para planejar e depois a verba liberada não passou de 2,4 bi. Os militares são sérios, os políticos é que são uma merda.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1976
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 203 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5308 Mensagem por gusmano » Ter Dez 05, 2017 11:44 am

nveras escreveu:Os militares são sérios. Por isso estão sempre com os pés no chão. Meu irmão trabalhou no projeto do SISFRON. A promessa incial era de 12 bi, em 10 parcelas de 1,2 bi. Gastaram um monte para planejar e depois a verba liberada não passou de 2,4 bi. Os militares são sérios, os políticos é que são uma merda.
Nem por isso trocaram o sisfron inteiro por carabinas puma + binoculos e chamaram de SISFRON NG.



abs




nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5309 Mensagem por nveras » Ter Dez 05, 2017 2:33 pm

gusmano escreveu:
nveras escreveu:Os militares são sérios. Por isso estão sempre com os pés no chão. Meu irmão trabalhou no projeto do SISFRON. A promessa incial era de 12 bi, em 10 parcelas de 1,2 bi. Gastaram um monte para planejar e depois a verba liberada não passou de 2,4 bi. Os militares são sérios, os políticos é que são uma merda.
Nem por isso trocaram o sisfron inteiro por carabinas puma + binoculos e chamaram de SISFRON NG.



abs
:lol: :lol: :lol:




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#5310 Mensagem por Energys » Ter Dez 05, 2017 10:41 pm

Frederico Vitor escreveu:
gabriel219 escreveu:Pessoal, esse rob é para modernização do Cascavél. Não tem nada de VBR Guarani 6x6. O VBR 8X8 ainda será desenvolvido ou fabricado aqui - quem me entender... - depois. Se fosse um novo ROB, seria em cima do canhão MK8 e não do MK3.
Sim. Deve ficar parecido com isso:

Imagem
Ficou bom o desenho, apenas deixou faltar o "colarzinho"! [003] [003]

Imagem




Responder