NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Pelas especificações divulgadas até agora, ele eh da mesma categoria do ST.
http://quwa.org/2017/11/13/uaes-calidus ... -aircraft/
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Slip Junior escreveu:Não foi aqui, mas foi perto...Bolovo escreveu:Capaz de ter voado aqui por São José e ter passado despercebido por um Super Tucano, o que não seria estranho, afinal tem um sediado aqui no DCTA.
É eu vi, Guaratinguetá.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Parceria com os Emirados Árabes coloca a Novaer na vitrine do mercado aeroespacial mundial.
Por Roberto Caiafa - nov 15, 201701152
O B-250 Bader é um projeto da brasileira Novaer desenvolvido em 25 meses até o primeiro voo. (Fotos: Calidus/Novaer)
Desenvolvido pela Novaer em parceria com a empresa Calidus, dos Emirados Árabes Unidos, o B-250 é uma das principais atrações do Dubai Air Show, que termina nesta quinta-feira (16 de novembro), em Dubai.
Trata-se da única aeronave de ataque leve projetada no século 21, especificamente para realizar missões COIN (combate de insurgência), CAS (suporte aéreo) e ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) e de treinamento avançado. Para tanto, apresenta capacidade bélica superior, provisões completas para variados tipos de sensores e equipamentos, acelerações e razões de subida sem paralelo, além de autonomia de até 12 horas.
O lançamento da aeronave contou com presença do comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Rosato, e do Chefe do Estado Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Major-Brigadeiro do ar José Augusto Crepaldi. Os executivos da Novaer foram também prestigiados pelo Secretário de Produtos de Defesa, Dr. Flávio Augusto Correa Basílio, representando o ministro Raul Jungmann, e o pelo Diretor do Departamento de Produtos de Defesa, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã. Eles estavam em companhia do embaixador do Brasil, Fernando Luis Lemos Igreja. O comparecimento das autoridades foi mais uma demonstração do fundamental apoio da Força Aérea Brasileira à indústria nacional de Defesa.
“A Novaer se sente honrada por merecer a confiança da Calidus nesta parceria para desenvolver o B-250. Acredito que nós correspondemos à expectativa realizando algo inédito na história da indústria aeronáutica. Concebemos, projetamos e fabricamos uma aeronave complexa e sofisticada, totalmente em fibra de carbono, e voamos o primeiro protótipo apenas 25 meses após o início dos trabalhos”, afirma Graciliano Campos, Diretor Presidente da Novaer.
A fibra de carbono permite minimizar o peso da estrutura e otimizar o processo de fabricação. Além disso, resulta em superfícies mais limpas aerodinamicamente, gerando menos arrasto. A razão para o uso intensivo de materiais compostos foi obter o resultado máximo do mesmo motor utilizado por praticamente todos os aviões da categoria.
Um diferencial importante do B-250 é o cockpit, maior e capaz de acomodar confortavelmente pilotos com uma altura de 1,57 a 2,00m, e aviônica Rockwell Collins, favorecendo longas viagens. O programa prevê a fabricação seriada de aeronaves nos Emirados Árabes Unidos.
O acordo com a Calidus permitiu que as exportações de serviços e produtos de alta tecnologia fossem incluídas na balança comercial brasileira para os Emirados Árabes Unidos, que até então era dominada por commodities, representando importante parcela das exportações totais para esse país. O custo do programa representa menos da metade de qualquer projeto dessa natureza já desenvolvido no mundo. Isso foi possível devido à estrutura “clean” da Novaer e à filosofia inovadora de gerenciamento de programas.
“A Novaer acredita que é hora de reverter a espiral divergente dos custos de desenvolvimento, particularmente na área da Defesa, em sintonia com orçamentos mais controlados. Acreditamos que a capacidade da Novaer de fornecer soluções eficientes e inovadoras para as aeronaves e seus sistemas nos trará novas parcerias além do programa B-250 e gerará novos negócios para ambas as empresas. A Novaer provou ser capaz de realizar desenvolvimentos desafiadores no setor aeronáutico e de defesa e estamos prontos para o próximo desafio “, afirma Graciliano.
O T-Xc/SOVI ao lado do B-250 Bader.
A empresa apresentou também no Dubai Air Show a aeronave T-Xc Sovi, na versão de treinamento militar primário/básico.
Empresa cresceu 10 vezes nos últimos três anos
Fundada em 1998 pelo engenheiro Luiz Paulo Junqueira, Novaer teve suas receitas aumentadas em cerca de 10 vezes nos últimos 3 anos.
Atualmente, a empresa ocupa uma área de 5 mil metros quadrados dedicada à engenharia, projeto e produção em São José dos Campos (SP).
Possui aproximadamente 200 funcionários, gerando cerca de 600 empregos indiretos e tem todas as mais modernas ferramentas de design, engenharia e produção, tendo sido a primeira empresa a usar o software “Catia V6” no campo aeronáutico na América do Sul.
A empresa já desenvolveu e fabricou aeronaves, componentes e sistemas para diversas Forças Aéreas e também para empresas estrangeiras.
As capacidades e competências da Novaer variam desde a concepção, desenvolvimento e industrialização de produtos específicos de acordo com os requisitos do cliente, incluindo a transferência de tecnologia, a análise, adaptação e modernização de produtos existentes.
A maioria dos profissionais especializados da Novaer é originária do cluster aeronáutico brasileiro, centrado em São José dos Campos. A equipe compreende um mix de profissionais veteranos de “cabeça branca” com jovens talentos que despontam no mercado.
A Novaer, que foi beneficiada com recursos não reembolsáveis da Finep em 2010, atingiu um nível de maturidade e faturamento que a permitiu retribuir, até o momento, em impostos aos cofres públicos valores bem superiores aos recebidos no passado. Por ser referência de retorno recursos de fomento do Estado na iniciativa privada, a Novaer entende que vale a pena investir no empreendedorismo brasileiro.
Foto do B-250 Bader prefixo PR-ZNT por Peter Steehower/AirShowPhotoGallery.
Por Roberto Caiafa - nov 15, 201701152
O B-250 Bader é um projeto da brasileira Novaer desenvolvido em 25 meses até o primeiro voo. (Fotos: Calidus/Novaer)
Desenvolvido pela Novaer em parceria com a empresa Calidus, dos Emirados Árabes Unidos, o B-250 é uma das principais atrações do Dubai Air Show, que termina nesta quinta-feira (16 de novembro), em Dubai.
Trata-se da única aeronave de ataque leve projetada no século 21, especificamente para realizar missões COIN (combate de insurgência), CAS (suporte aéreo) e ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) e de treinamento avançado. Para tanto, apresenta capacidade bélica superior, provisões completas para variados tipos de sensores e equipamentos, acelerações e razões de subida sem paralelo, além de autonomia de até 12 horas.
O lançamento da aeronave contou com presença do comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Rosato, e do Chefe do Estado Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Major-Brigadeiro do ar José Augusto Crepaldi. Os executivos da Novaer foram também prestigiados pelo Secretário de Produtos de Defesa, Dr. Flávio Augusto Correa Basílio, representando o ministro Raul Jungmann, e o pelo Diretor do Departamento de Produtos de Defesa, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Barros Chã. Eles estavam em companhia do embaixador do Brasil, Fernando Luis Lemos Igreja. O comparecimento das autoridades foi mais uma demonstração do fundamental apoio da Força Aérea Brasileira à indústria nacional de Defesa.
“A Novaer se sente honrada por merecer a confiança da Calidus nesta parceria para desenvolver o B-250. Acredito que nós correspondemos à expectativa realizando algo inédito na história da indústria aeronáutica. Concebemos, projetamos e fabricamos uma aeronave complexa e sofisticada, totalmente em fibra de carbono, e voamos o primeiro protótipo apenas 25 meses após o início dos trabalhos”, afirma Graciliano Campos, Diretor Presidente da Novaer.
A fibra de carbono permite minimizar o peso da estrutura e otimizar o processo de fabricação. Além disso, resulta em superfícies mais limpas aerodinamicamente, gerando menos arrasto. A razão para o uso intensivo de materiais compostos foi obter o resultado máximo do mesmo motor utilizado por praticamente todos os aviões da categoria.
Um diferencial importante do B-250 é o cockpit, maior e capaz de acomodar confortavelmente pilotos com uma altura de 1,57 a 2,00m, e aviônica Rockwell Collins, favorecendo longas viagens. O programa prevê a fabricação seriada de aeronaves nos Emirados Árabes Unidos.
O acordo com a Calidus permitiu que as exportações de serviços e produtos de alta tecnologia fossem incluídas na balança comercial brasileira para os Emirados Árabes Unidos, que até então era dominada por commodities, representando importante parcela das exportações totais para esse país. O custo do programa representa menos da metade de qualquer projeto dessa natureza já desenvolvido no mundo. Isso foi possível devido à estrutura “clean” da Novaer e à filosofia inovadora de gerenciamento de programas.
“A Novaer acredita que é hora de reverter a espiral divergente dos custos de desenvolvimento, particularmente na área da Defesa, em sintonia com orçamentos mais controlados. Acreditamos que a capacidade da Novaer de fornecer soluções eficientes e inovadoras para as aeronaves e seus sistemas nos trará novas parcerias além do programa B-250 e gerará novos negócios para ambas as empresas. A Novaer provou ser capaz de realizar desenvolvimentos desafiadores no setor aeronáutico e de defesa e estamos prontos para o próximo desafio “, afirma Graciliano.
O T-Xc/SOVI ao lado do B-250 Bader.
A empresa apresentou também no Dubai Air Show a aeronave T-Xc Sovi, na versão de treinamento militar primário/básico.
Empresa cresceu 10 vezes nos últimos três anos
Fundada em 1998 pelo engenheiro Luiz Paulo Junqueira, Novaer teve suas receitas aumentadas em cerca de 10 vezes nos últimos 3 anos.
Atualmente, a empresa ocupa uma área de 5 mil metros quadrados dedicada à engenharia, projeto e produção em São José dos Campos (SP).
Possui aproximadamente 200 funcionários, gerando cerca de 600 empregos indiretos e tem todas as mais modernas ferramentas de design, engenharia e produção, tendo sido a primeira empresa a usar o software “Catia V6” no campo aeronáutico na América do Sul.
A empresa já desenvolveu e fabricou aeronaves, componentes e sistemas para diversas Forças Aéreas e também para empresas estrangeiras.
As capacidades e competências da Novaer variam desde a concepção, desenvolvimento e industrialização de produtos específicos de acordo com os requisitos do cliente, incluindo a transferência de tecnologia, a análise, adaptação e modernização de produtos existentes.
A maioria dos profissionais especializados da Novaer é originária do cluster aeronáutico brasileiro, centrado em São José dos Campos. A equipe compreende um mix de profissionais veteranos de “cabeça branca” com jovens talentos que despontam no mercado.
A Novaer, que foi beneficiada com recursos não reembolsáveis da Finep em 2010, atingiu um nível de maturidade e faturamento que a permitiu retribuir, até o momento, em impostos aos cofres públicos valores bem superiores aos recebidos no passado. Por ser referência de retorno recursos de fomento do Estado na iniciativa privada, a Novaer entende que vale a pena investir no empreendedorismo brasileiro.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Acho que arrumamos um bom candidato a substituto dos Tucano na AFA.
Resta saber como a FAB vai convencer a quadrilha de Brasilia a abrir a mão para essa iniciativa.
Com o aval da BID, claro.
abs
Resta saber como a FAB vai convencer a quadrilha de Brasilia a abrir a mão para essa iniciativa.
Com o aval da BID, claro.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
O aviao voa sim. E bastante. A razao da suposta superioridade dele em cargas seria ter uma relacao peso×potencia maior. Gracas ao largo emprego de materiais compostos.
Os funcionarios sao quase todos ex-embraer. E a firma e' pequena. Os arabes costumam vir dar uma olhada e cobram extremamente sigilo. E todos envolvidos tem contrato de confidencialidade. Entao, nao esperem muita coisa oficial ate os turbantes decidirem falar.
Os funcionarios sao quase todos ex-embraer. E a firma e' pequena. Os arabes costumam vir dar uma olhada e cobram extremamente sigilo. E todos envolvidos tem contrato de confidencialidade. Entao, nao esperem muita coisa oficial ate os turbantes decidirem falar.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
O aparecimento deste projeto talvez seja também o ensejo necessário para a Embraer começar a pensar em um Super Tucano Block II.
Não dá para ficar muito tempo esperando o bonde passar. Se não a gente perde o prumo e o rumo.
O avião da Embraer tem tudo para ser um bench mark do século XXI na sua arena, mas se piscar o olho, ele poderá rapidamente ser superado.
Para nossa sorte, esse aviãozinho chegou depois da concorrência nos USA para o light attack.
Ia ser um páreo duro ao que tudo indica.
abs
Não dá para ficar muito tempo esperando o bonde passar. Se não a gente perde o prumo e o rumo.
O avião da Embraer tem tudo para ser um bench mark do século XXI na sua arena, mas se piscar o olho, ele poderá rapidamente ser superado.
Para nossa sorte, esse aviãozinho chegou depois da concorrência nos USA para o light attack.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Sim.
Eles, apesar de serem pequenos, deram uma tremenda prova de profissionalismo e expertise. Os caras receberam encomenda e entregaram o que prometeram. Agora, o que os donos do $ vao fazer, e' outra historia. E se os patroes deles mandarem vestir um turbante, vao vestir.
Eles, apesar de serem pequenos, deram uma tremenda prova de profissionalismo e expertise. Os caras receberam encomenda e entregaram o que prometeram. Agora, o que os donos do $ vao fazer, e' outra historia. E se os patroes deles mandarem vestir um turbante, vao vestir.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Não há qualquer dúvida alcmartin. Se fizeram um avião em 2 anos, pode-se esperar coisas muito maiores da Novaer.
abs
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- Cassio
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Desculpa... Não fizeram um avião em dois anos... Fizeram um protótipo. Tem bem mais que isso para ser um CAS verdadeiramente operacional.
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Sem duvida, tem um longo caminho. Mas comecaram com o pe direito...
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
As .50 nas asas do Super Tucano já vem de fabrica ?! Pois os B250 não vi nas asas , comprometendo dois hards points para uso das metralhadoras !
Gogogas !
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Desculpes a intromissão e o aparente preciosismo, cupincha, mas creio que não é nem protótipo, me parece na verdade estar mais para um Demonstrador de Conceito. Daí a terem um verdadeiro avião de Treinamento e Ataque vai levar tempo e muitos melhoramentos. Por exemplo, aqueles assentos em tandem praticamente no mesmo nível vão ter que ser reposicionados. Olhemos no suposto rival, o Super Tucano:Cassio escreveu:Desculpa... Não fizeram um avião em dois anos... Fizeram um protótipo. Tem bem mais que isso para ser um CAS verdadeiramente operacional.
É grande a diferença, não? O 2P tem uma visibilidade para a frente que é impossível na aeronave Calidus B-250 Bader (nome pelo qual foi apresentada em Dubai). Ademais, provavelmente vão ter que modificar aquela asa longa e fininha se quiserem mesmo ser capazes de operar de pistas rústicas (porque uma coisa é decolar "pelado" de um dos melhores - se não O Melhor - aeroportos do mundo e outra é decolar com os pilones carregados de uma pista de terra lá nos cafundós) e ainda por cima com cerca de 20% a mais de carga que um ST, cuja asa mais "parruda" pode ser vista abaixo:
Ademais, ainda terão que estudar e acrescentar blindagens à aeronave. Por fim, como já foi mencionado neste tópico, há ainda a questão do armamento interno: já deve ser meio complicado enfiar .50 naquelas asinhas só para empatar com o avião Combat Proven da EMBRAER; se quiser superar, precisa ser ou 14,5 ou, idealmente, 20 mm, nem que seja apenas como opção.
Se acho o Bader um mau avião? De modo algum, me parece uma ideia genial da NOVAER, ou seja, já que não vê como ganhar dinheiro no Brasil e desenvolver tecnologia, bueno, vai fazer isso no exterior¹. É uma excelente ideia para os EAU também, que transformam petrodólares que um dia irão acabar em sua Indústria Aeronáutica, no começo comprando projetos dos outros e, mais adiante, elaborando os seus próprios. Win-win, em suma.
Apenas constato o que acontece com todo mundo: de Demonstrador de Conceito a aeronave de combate operacional a distância é longa e árdua mas de maneira alguma intransponível. Perseverar é uma necessidade que trará benefícios tanto à Calidus quanto à NOVAER.
Aguardemos para ver no que vai dar.
Obs.: agradeço novamente ao Caiafa véio por nos dar a conhecer esta aeronave-conceito, bem como peço para que nos mantenha informados sobre os futuros desenvolvimentos; e a ti, Cássio, pelas postagens obviamente vindas de quem sabe do que está falando.
¹ - A ideia é tão buena que deveria ser aproveitada (se é que já não está sendo, lembrar que algum tempo atrás o Drácula levou um monte de empresários Brasileiros aos EAU) por outras empresas de Defesa, como a Columbus, BRADAR e mesmo aquela desenvolvedora de turbinas que se chamava Polaris e hoje nem sei mais que nome tem. Uma coisa pode levar a outra e...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
POderia ser um substituto natural do Tucano ?
Gogogas !
- FCarvalho
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Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
com certeza. o tempo dirá.
abs
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