Construída nos estaleiros west sea em Viana do Castelo
Fotos de Mário Ferreira


Entretanto na Oficina de Blocos o "esqueleto" do navio começa a ganhar forma.


Moderador: Conselho de Moderação
Pesca da sardinha deve ficar suspensa em 2018
Parecer é do Conselho Internacional para a Exploração do Mar, entidade científica consultada pela Comissão Europeia
A pesca da sardinha deverá ser proibida em 2018 em Portugal e Espanha, face à redução acentuada do 'stock' na última década, refere o parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) hoje divulgado.
"Deve haver zero capturas em 2018", recomenda o ICES, entidade científica consultada pela Comissão Europeia para dar parecer sobre as possibilidades de pesca, com base nos seus estudos dos 'stocks'.
Segundo aquele organismo, o 'stock' de sardinha tem vindo a decrescer de 106 mil toneladas em 2006 para 22 mil em 2016.
Contudo, aponta para vários cenários de capturas, estabelecendo como limite 24.650 toneladas.
O Conselho Internacional para a Exploração do Mar reconhece que a avaliação do desenvolvimento do 'stock' "é ligeiramente mais pessimista" do que as anteriores, pela estimativa de decréscimo.
Por um lado, sustenta, tanto o recrutamento, como a biomassa existente atingem o "nível histórico mais baixo", motivo pelo qual Portugal e Espanha, no plano de gestão do 'stock', deverão ir além de uma "gestão precaucionária" e constatar que os recursos estão abaixo do Rendimento Máximo Sustentável (MSY).
Já em 2016, o organismo científico recomendava que Portugal devia parar por completo a pesca da sardinha durante um período mínimo de 15 anos para que o 'stock' de sardinha regresse a níveis aceitáveis.
Na sequência do parecer, a Comissão Europeia esclareceu que Bruxelas não tomou qualquer decisão sobre a pesca da sardinha.
Portugal e Espanha rejeitaram o cenário de proibição de pesca da sardinha, e acordaram, no respetivo plano de gestão, fixar em 23 mil toneladas o limite de capturas anual.
Portugal divide a quota de pesca de sardinha com Espanha, autorizada a pescar o restante do limite de 17 toneladas.
Portugal adotou um modelo de gestão da pesca de sardinha participado pelo setor, com uma comissão de acompanhamento com pescadores, cientistas, industriais de conservas, comerciantes, representantes sindicais e Organizações Não Governamentais (ONG), além de ser concertado com Espanha.
As medidas de gestão incluíram limites de captura diários, mensais e semestrais e períodos alargados de defeso.
Em paralelo, o Governo decidiu reforçar as campanhas científicas desenvolvidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), destinadas a recolher informação sobre o estado dos 'stocks'.
https://www.dn.pt/sociedade/interior/pe ... 59182.html
Divisão Azul que também tinha Portugueses...Wingate escreveu:"Hitler salvou-nos de ataque espanhol"
http://expresso.sapo.pt/actualidade/hit ... ol=f545181
Como recorda Ros Agudo no seu livro, um ano depois, os falangistas da Divisão Azul, enviada para a frente russa, cantavam: "Só esperamos a ordem / que nos dê o nosso General / para apagar a fronteira / de Espanha com Portugal".
Conclui Fernando Rosas: "Costumo dizer aos meus alunos que Portugal manteve a neutralidade por vários factores: servia à Inglaterra, serviu ao Eixo em certa altura, servia às elites económicas portuguesas. Mas tivemos sorte quando os alemães, em 1941, foram para a Jugoslávia e depois para a URSS. E porque Franco não entrou na guerra."
------------------
Wingate
Estive em Novgorod, na Rússia. O guia comentava então a destruição daquela cidade histórica, na segunda guerra, pelos nazistas. Quando os russos retomaram a cidade havia menos de dois mil moradores dentro dela, totalmente demolida. Alguém comentou sobre os alemães e o guia corrigiu "Aqui não foram os alemães, foram os espanhóis". Ainda bem que eles não incluem os portugueses. A conta fica toda com os pérfidos castelhanos.Divisão Azul que também tinha Portugueses...