1o, não é ser constitucionalista, mas nenhum movimento separatista pode funcionar se não possuir alguns atributos. O principal deles é apoio da maioria da população. Isso aconteceu em todos os territórios que se emanciparam na Europa depois da 2GM. Nisso os separatista da Catalunha falham miseravelmente. A sociedade catalã está fraturada e os separatistas não possuem maioria. Impor algo como a secessão e um mergulho na incerteza para uma maioria que se opões a isso é algo fadado ao fracasso ou/e a tragedia. No mais, rebelião e pacifismo não costumam caminhar juntos.
Segundo, não possuem nenhum apoio internacional. Sem atores (países) relevantes que dêem suporte e reconheça depois, as chances de sucesso são pequenas.
Esses são os pontos principais na minha opinião.
No caso das ex-colônias das Américas, a independência na maioria dos casos foi conquistada na porrada e com apoio externo. No caso brasileiro, EUA (já independente) e Inglaterra tiveram papeis muito importantes nesse processo de reconhecimento externo.
Além do mais, o processo de descolonização foi geral e aconteceu em toda parte. Isso nada tem a ver com a Catalunha que nunca foi colônia e nunca foi país/nacão independente.