Tikuna escreveu:Temos que obter os dados do E e da versão mais nova do N além de comparar os pesos operacionais (porque vazio a aeronave não sai do chão, concorda?)
A questão é que o peso operacional não é um valor fixo, depende da missão, o peso vazio é sempre o mesmo, embora não seja o ideal a comparação fica muito mais objetiva.
E claro, vazio ele não sai do chão, mas, para voar uma mesma distância os dois precisarão de combustível, que deve ser proporcional ao peso de cada um, assim, no final, a comparação ideal não vai diferir tanto da comparação entre os dois vazios, e com o peso vazio certamente a comparação será mais próximo da realidade do que comparações com valores arbitrários e que mudam a cada tópico.
Usei esse mesmo argumento na comparações do Gripen com outras aeronaves, acho engraçado a mudança nos apoiadores e detratores dessa metodologia...
Tikuna escreveu:Certo, e os mísseis IR explodem na maioria das vezes ao lado. Ou estou errado?
Mísseis IR geralmente possuem expoletas de proximidade, e tem essa espoleta justamente porque é muito dificil fazer o míssil acertar exatamente onde você quer, assim, eles vão explodir próximo da aeronave, seja na frente, atrás do lado, em cima, etc, se eles conseguissem escolher onde explodir com tanta precisão seriam programados para um impacto direto com o alvo, que alias, é exatamente o que mísseis mais avançados fazem.
Túlio escreveu:Insisto na diferença entre os pesos vazios: são cerca de 7.500 lbs (umas 3,4 toneladas) a mais no Night Hunter. Como são helis praticamente do mesmo tamanho, fica difícil acreditar que isso tudo tenha sido usado apenas para criar espaço para três homens a mais; considerando que nem ianques nem Russos são bobos em termos de blindagens e, por extensão, que as que levam em suas aeronaves seja mais ou menos equivalente em sua - ótima - qualidade, ainda fico cá a pensaire que parte deste peso vazio extra tenha servido (ao menos em parte) para aumentá-la.
Claro que esse peso extra é blindagem, o video postado vale mais 1000 palavras, o Mi 28 foi projetado com base nas lições aprendidas com o Mi 24, e chegaram a conclusão que precisavam de mais bindagem e para isso sacrificaram o espaço interno, a visibilidade e (em relação ao AH-64E) a relação potência/peso, para os russos a blindagem é mais importante do que tudo isso.
Então deixa eu falar um pouco sobre as blindagen (de novo), dessa vez focando mais na blindagem transparente do parabrisa e das janelas laterais, esses helicópteros de ataque usam basicamente dois de janelas, as blindadas e as de polímero transparente.
Os polímeros transparentes são leves e resistentes, mas são facilmente perfurados por objetos pontiagudos (como projéteis de armas de fuzis e canhões), são especialmente resistente contra explosões, em especial se estiverem em um formato de bolha, e, dependendo da espessura, são até capazes de parar fragmentos em alta velocidade, e uma outra vantagem muito importante, é que se forem perfurados, eles não estilhaçam como o vidro.
Já as janelas blindadas são um sanduíche, possuem camadas desses mesmos polímeros mas, para compensar a fragilidade deles contra objetos pontiagudos possuem camadas de vidro ou cerâmicas transparentes, o problema é que vidros e cerâmicas transparentes são muito pesados e relativamente pouco resistentes, então o produto final fica pesado e espesso, uma outra característica é que, para reduzir os efeitos da dilatação (já que os polímeros e os vidros/cerâmicas tem coeficientes de dilatação diferentes) essas janelas geralmente são planas.
Em veículos blindados, para reduzir as desvantagens da blindagem transparente geralmente reduzem essas janelas ao máximo, as vezes as removendo completamente e substituindo por periscópios, mas helicópteros precisam de mais visibilidade do que periscópios podem propiciar, e o peso também é um fator extremamente crítico para tudo o que vôa.
Quando um fabricante diz que seu helicóptero é blindado a gente finge que acredita por educação, mas não leva tão a sério assim, a menos que o fabricante prove como naquele vídeo do Mi 28, notem, no caso do Mi 28, que as janelas são bem pequenas e o parabrisa e as janelas são planas, em relação aos outros, da para imaginar onde é blindado com base em algumas características, por exemplo, no Mi 35 o parabrisa é plano enquanto que o resto do canopi forma uma bolha:
Esse desenho não é nem estético e nem aerodinâmico, acho seguro afirmar que foi feito assim porque o parabrisa é blindado enquanto que as janelas laterais são de polímero com grande foco na resistência, considerando o "inchasso" da bolha.
Já no Apache os parabrisas também são planos enquanto as janelas laterais são levemente curvadas e não muito espessas:
Até consigo acreditar em alguma blindagem no parabrisas, mas essas janelas laterais são polímeros, não há blindagem ali.
Agora em relação ao AH-1Z...
Então esse parabrisa grande e curvado é blindado? Ta bom, só não me chame para entrar nessa cabine quando atirarem nele...
Em relação ao tipo de ameaças que os helicópteros de ataque enfrentam, quando eles aparecem o inimigo vai atirar neles com o que tiverem disponível, sejam metralhadoras .50, sejam canhões 20, 23, 30 ou 37mm ou MANPADS, e a direção mais provável dos disparos é justamente o inimigo que está sendo atacado, ou seja, bem a frente do helicóptero.