TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ainda bem que não somos inimigos dos EUA, Rússia nem China (pelo contrário, aliás). Assim, 4,5G tá mais do que bueno.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Esses dias tivemos na televisão o Comandante do Exército (e não eu, Bolovo, o petralha de merda) falando de ameaça a soberania nacional citando nominalmente chefes de estado europeus, de países que hoje já contam com caças de quinta geração.Túlio escreveu:Ainda bem que não somos inimigos dos EUA, Rússia nem China (pelo contrário, aliás). Assim, 4,5G tá mais do que bueno.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Falamos da mesma pessoa? A que conheço tem um subordinado que dia desses abriu o berreiro por GOLPE MILITAR e não foi sequer repreendido. Repito: falamos da mesma pessoa?Bolovo escreveu: Esses dias tivemos na televisão o Comandante do Exército (e não eu, Bolovo, o petralha de merda) falando de ameaça a soberania nacional citando nominalmente chefes de estado europeus, de países que hoje já contam com caças de quinta geração.
Porque se é o caso, que credibilidade tem?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, da mesma pessoa. Isso invalida algo?Túlio escreveu:Falamos da mesma pessoa? A que conheço tem um subordinado que dia desses abriu o berreiro por GOLPE MILITAR e não foi sequer repreendido. Repito: falamos da mesma pessoa?Bolovo escreveu: Esses dias tivemos na televisão o Comandante do Exército (e não eu, Bolovo, o petralha de merda) falando de ameaça a soberania nacional citando nominalmente chefes de estado europeus, de países que hoje já contam com caças de quinta geração.
Porque se é o caso, que credibilidade tem?
Ele não tirou essa opinião da cabeça, do nada, e assim decidiu que "a Europa é má". Isso vem de muito estudo do Estado Maior do Exército.
Não é uma opinião pessoal, mas sim uma corrente que tem bastante força.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
EDIT - Agora que me liguei, estamos errados, fazer off-topic em tópico-fulcro não dá. Assim, deletei meu comentário original neste post. Aqui é FX-2, ou seja, Gripen E/F e potenciais adversários.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Viagem para mim é esse papinho de "não temos inimigos".
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Você continua EDIT MOD - Túlio. Termo exclusivo da Moderação.Marechal-do-ar escreveu:"designers of ... claims" isso não veio da Sukhoi, eu dizer que alguém da Sukhoi me disse algo não faz dessa informação oficial, seria muito melhor se você pudesse falar nome e cargo de quem disse isso, ou melhor, antes manda um email para ele perguntando isso.knigh7 escreveu:Ora, eu havia deixado bem destacado no livro e copiado embaixo da imagem de onde veio a informação. Veio da Sukhoi. 30 vezes menor que o Su-27, sendo aliás na página seguinte o autor discrimina o Su-35 do Su-27.
Eu estava dando corda mas agora eu abri abri uma reclamação contra você
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá Luís Henrique,Luís Henrique escreveu:
Manuel, bom dia.
Os dados de 1,2 m² do F-16,
0,75 m² para Super Hornet
0,50 m² para Eurofighter
0,20 m² para Rafale
0,10 m² para Gripen NG
são TODOS ESTIMATIVAS não confirmadas, se referem ao RCS FRONTAL e não ao RCS médio e são estimativas do MELHOR CASO, obviamente DESARMADOS.
O Su-35 com RCS médio de 2 m² e RCS FRONTAL de 1m² é EQUIVALENTE aos demais caças de 4ª geração PLUS.
Vamos então o SH e o Typhoon, deixando o Rafale e o Gripen (não o NG) para comparação, pois com esses 2 as informações são mais consistentes:
http://www.defesabrasil.com/forum/posti ... &p=5477768Penguin escreveu:By Signatory do Key Publishing Ltd Aviation Forums, responsável pelo Gripen News (http://gripennewsthread.blogspot.com.br/ e https://twitter.com/GripenNews)
The Swedish defence research agency names the average rcs of Gripen A to 0.1m2
http://forum.keypublishing.com/archive/ ... 85882.htmlGripen has very small Infra-red and radar signature. This has been further reduced for each new version. Gripen has less than 1/10th the average RCS of a F-16C and most likely the lowest RCS and IR signature of any non-stealth fighter today. A new Volvo Aero radial flame holder has significantly reduced the IR signature from the engine section. The aircraft has a innovative air/fuel distribution system with a set of heat exchangers, ram air intakes, shoulder placed exchaust ducts and computerized control to cool down the aircraft. When fuel reach a specified temperature from a heat source it is replaced by cooler fuel that has been distributed through these systems. The flash protection has been replaced in 39C to be a conductive paint as opposed to the metallic stripes this has both lowered rcs and support costs. Lights has been changed from bulbs to LED and there's also infra-red lights on the aircraft for lo-vis night flights so FAC's or wingmen with NVG can see the aircraft in the night.
Signature reductions was part of design start, reduced for 39C and will according to the SwAF be further reduced for the Gripen NG.
E a redução do rcs do Rafale é o mesmo caso do Su-35 e Su-57: são dados passados pelo fabricante com base em aeronaves deles anteriores.
Como eu falei, ficando só no Rafale e Gripen, para comparar, em especial o Gripen, sem cargas externas é bem menor que o do Su-35. No caso Gripen: "The Swedish defence research agency names the average rcs of Gripen A to 0.1m2"
Logicamente não é uma informação precisa, para ser preciso precisaria falar sobre as frequencias do radar e o ângulo de incidência. O que seriam mais de mil possibilidades. Mas dado em média (on average) dá para se ter uma boa base. E no caso do Gripen não é estimativa. Os dados do Rafele (15x menos do Mirage 2000), do Su-35(6vezes menos do Su-27), do Su-57 (30 vezes menos que o Su-27) não são estimativas. Porque os fabricantes mesmos desenvolveram essas outras aeronaves que são de base.
A base é o livro da KeyPublishing. Mas a Ria Novosti acaba batendo com a informação.Luís Henrique escreveu:
Se todos os RCS dos caças citados são ESTIMADOS, você acha que o RCS do Su-57 está disponível na internet ?
Do Su-27, vc vai encontrar em publicações e até na internet com base em publicações informação de rcs 10m^2. E de 15m^2.
30 vezes menos para 10m^2 dá 0,33m^2, o que bate com a informação da Ria Novosti, que aponta um rcs para o Pak Fa entre 0.3m^2 e 0.4m^2.
Há o Mirage 2000, o Mirage 2000-5 e o Mirage 2000-9.Luís Henrique escreveu: Quando a Dassault diz que o Rafale possui RCS 10 ou 15x menor que o Mirage 2000, esta falando de qual VERSÃO do Mirage 2000? Esta falando do RCS médio? Está falando do RCS frontal?
Esta falando do MELHOR caso ou do PIOR caso?
Mais comum é aeronave biplace ou monoplace? Monoplace.
Então não dúvida que eles estão falando do Mirage 2000C.
Observa também no caso do Su-35 e do Su-57 que eles usam como comparação a versão básica (Su-27).Luís Henrique escreveu: O mesmo te pergunto sobre o Su-57.
30 x menor que o Su-27.... estão falando do Su-27 original? Do Su-27 modernizado? De um Su-27 com algo como o Sky Glass do F-16? Ou se referia ao Su-35 que é uma profunda modernização do Su-27?
Ele se referia ao RCS médio, frontal, ou a que?
Era o MELHOR caso ou o PIOR?
É claro que são muitas as variáveis a começar com a própria frequência do radar.Luís Henrique escreveu: Enfim. São MUITAS variáveis para saber exatamente ao certo.
Mas se vc for atrás de informação vc vai saber se determinada aeronave é mais otimizada para diminuir o retorno de determinadas frequências. Por exemplo, o B-22 também também é otimizado reduzir a assinatura de radares de baixa frequencia.
A SAAB está oferecendo o pod exelis que é mais dedicado a jammear ondas de baixa frequencia para caças de 5ª geração, justamente porque em geral eles não são otimizados para isso.
10x vezes já é uma ordem de magnitude. A Sukhoi conseguiu desenvolver um caça com um rcs 30 vezes menor. É ótimo pra ela.Luís Henrique escreveu:
O que a literatura nos diz é isso:
Caças de 5ª geração, para serem considerados como tal, precisam ser FURTIVOS.
Os caças de 4ª geração PLUS NÃO SÃO furtivos. São DISCRETOS.
Existe uma DIFERENÇA DE ORDEM DE MAGNITUDE.
Portanto comparar o RCS das 2 gerações é SEM SENTIDO.
Luís Henrique, vc não vai encontrar nenhum analista sério nivelando a furtividade do Pak Fa ao F-22.
Vc várias vezes citou a redução do rcs do Su-35 frente ao Su-27.Luís Henrique escreveu:
INDEPENDENTE do que a Sukhoi diz, ou o especialista X disse, NINGUÉM vai falar o RCS real, é muita contra-informação.
Eu tenho numa das revista antigas a redução do rcs do Rafale frente ao Mirage 2000 dado pelo fabricante. Mas vc pode pesquisar na internet porque é informação mais do que debatida por aí.
Lembrei agora: vc vai encontrar a declaração sobre a redução do rcs do Rafale também em documento da Assembleia Nacional francesa. Coisa de 10 anos atrás.
Eu vou procurar, se eu encontrar, eu posto aqui.
Sem dúvida o design do Pak Fa conseguiu fazer com que um caça grande, com 2 turbinas enormes e sem dispores de gases e com metade do disco das palhetas aparecendo ficasse com rcs próximo a 2 caças caça bem menores e com soluções para furtividade que o próprio Pak Fa não tem. O disco das palhetas não aparecem no Rafale e Gripen.Luís Henrique escreveu: É só olhar o design do Su-57 e olhar os 4ª geração PLUS, é só colocar MÍSSEIS E ARMAMENTOS nos 4ª geração, que este debate perde o sentido.
Não é o caso de imcompetência. O Pak Fa mesmo compartilhando tecnologia desenvolvida para o Su-35, está sendo gasto pouco no desenvolvimento em comparação com o f-22.Luís Henrique escreveu:
Parece que os russos são INCOMPETENTES.
Eles tiveram que produzir um 5ª geração, limitar a carga de armas do caça com BAIAS INTERNAS, desenvolver TUDO novo. Gastar BILHÕES e levar ANOS E ANOS de desenvolvimento, para apresentar um resultado que os Europeus já possuem há DÉCADAS.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vou pinçar só essa frase e lançar um desafio:knigh7 escreveu:Luís Henrique, vc não vai encontrar nenhum analista sério nivelando a furtividade do Pak Fa ao F-22.
Alguém encontrar um analista sério que nivele a furtividade do Su-57 com os eurocanards. Ou que diga que o primeiro não é de quinta geração.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O Pak Fa tem o formato facetado de caça de 5ª geração, sistemas de 5ª de quinta geração (como caças de 4,5ª geração).E se beneficia do rótulo que sempre é nivelador e reducionista. Ele está caracterizado como caça de 5ª geração.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pessoal,
A propósito: no fim de semana eu estava dando uma relida numas revistas minhas, e encontrei uma AFM do ano passado com uma entrevista com o Crepaldi. Nossos Gripens terão o pod de ataque eletrônico Sky Shadow.
Interessante é que o Sky Shadow complementa o BriteClowd (que é um decoy que nós vamos ter)
Então vamos ter 2 pods de ataque eletrônico em caças: o Sky Shield e o Sky Shadow.
A propósito: no fim de semana eu estava dando uma relida numas revistas minhas, e encontrei uma AFM do ano passado com uma entrevista com o Crepaldi. Nossos Gripens terão o pod de ataque eletrônico Sky Shadow.
Interessante é que o Sky Shadow complementa o BriteClowd (que é um decoy que nós vamos ter)
Então vamos ter 2 pods de ataque eletrônico em caças: o Sky Shield e o Sky Shadow.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, Lima, eu concordo com vc, que o executivo vai puxar sardinha para o lado do produto da empresa.Carlos Lima escreveu:Os UCAVs ajudam um pouco, mas não resolvem o problema. Esse papo de UCAV resolve o problema contra sistemas de mísseis complexos é de uma simplificação sem tamanho.knigh7 escreveu:Você não leu uma parte do que eu escrevi. No futuro o ataque em locais protegidos como pela Flygvapnet será realizado pelos UCAVs, como o nEUron.
Faltou eu acrescentar que é realizados também por armamento stand-off.
Na opinião do executivo na SAAB com quem eu conversei no fim de semana, o Gripen precisa de casulos como o WEP para armamento ar-ar. Mas ainda não houve requerimento de uma Força Aérea usuária do caça casulos desse tipo.
Mesmo os operadores de aeronaves furtivas contam com um certo número de perdas em caso de conflito, mesmo eles sabem que UCAVs não resolvem problemas.
Os casulos WEP ajudam um pouquinho, mas as características aerodinâmicas da aeronaves e aquele monte de anteninhas e mísseis na ponta das asas colocam tudo a perder. Problema que é só piorado com pods, tanques de combustível, etc.
Obviamente que o Executivo da SAAB tem que vender o peixe dele, afinal seria muito bobo ele dizer que o avião dele sofreria.
Sendo assim qual a ""solução"" que ele sugere? Oferecer a compra de UCAVs produzidos pela SAAB!
A máxima continua válida... levou penduricalhos, não tem o perfil correto, vai levar muita desvantagem.
[]s
CB
Mas pega por exemplo,a França, Alemanha, Espanha.
A França e Alemanha recentemente assinaram um acordo para o desenvolvimento de um novo caça (nem ainda têm ainda imagem conceitual), ou seja, a entrada operacional irá demorar muitos anos.
Esses 3 países que eu citei não planejam lidar com armamento stand-off e UCAVs para ataque em ambiente pesadamente defendido?
Os UCAVs são de pouca carga. O nEUron leva cerca de meia tonelada de armamento. Mas o custo estimado das versão de produção é de €25 milhões. É 1/4 de um caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mais 4 aninhos pra ter o primeiro bixinho?
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
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