jauro escreveu:DIRETRIZ DE INICIAÇÃO DO PROJETO DE INCORPORAÇÃO DO MODAL AÉREO NA
LOGÍSTICA MILITAR TERRESTRE NA REGIÃO AMAZÔNICA
PROJETO MODAL AÉREO NA AMAZÔNIA (EB40-D-20.008)
OBJETIVOS
- Adquirir a aeronave C-23B+ SHERPA através do Programa Foreign Military Sales (FMS), do
Governo dos Estados Unidos da América, destinada ao emprego nas missões de Apoio Logístico; de
Apoio ao Combate; de transporte de pessoal e suprimento, em especial, para os Pelotões Especiais de
Fronteira (PEF); e de coordenação e cooperação com agências, para a atuação em toda a Região
Amazônica, áreas do Comando Militar da Amazônia, Comando Militar do Norte e Comando Militar do
Oeste e, eventualmente, também em outras regiões do país.
- Planejar a implantação de uma Subunidade de Asa Fixa no 4º Batalhão de Aviação do Exército
(4º BAvEx), responsável pela operação das aeronaves na Região Amazônica, com base na conclusão do
Estudo de Estado-Maior nº 16.01-FT35/EME, 2016, sobre a Aviação do Exército (AvEx).
INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A TOMADA DE DECISÃO
- O PROJETO MODAL AÉREO NA AMAZÔNIA resultará na aquisição de 4 (quatro) aeronaves
C-23B+ SHERPA, a serem operadas pelo Exército Brasileiro, tendo como base o Relatório Técnico
Preliminar, de 10 de fevereiro de 2017, realizado nas aeronaves oferecidas pelos Estados Unidos da
América (EUA), pelo Programa FMS. A quase totalidade das missões de Apoio ao Combate e Apoio
Logístico na R Amz podem ser cumpridas pelos C-23B+ SHERPA, resultando em solução de curto prazo
com excelente relação de custo-benefício para o EB.
DADOS TÉCNICOS
a. Metas do Projeto
- Adquirir, até 2021 e operar por no mínimo 15 (quinze) anos, 4 (quatro) aeronaves C-23B+ SHERPA
junto ao Programa FMS do Governo dos Estados Unidos da América (EUA). Para tal, a equipe deve
apresentar um Estudo de Viabilidade do Projeto que incorpore conclusões e estudos sobre os seguintes
pontos:
1) Doutrina
- As 4 (quatro) aeronaves serão destinadas ao emprego nas missões de Apoio Logístico, de Apoio ao
Combate e de coordenação e cooperação com agências, em toda a Região Amazônica (áreas do CMA, do
CMN e do CMO) e eventualmente, em outras regiões do país.
2) Organização
- Necessidade de adequação de efetivo e reestruturação de cargos no 4º Batalhão de Aviação do
Exército (4º BAvEx).
3) Adestramento
- Necessidade de incorporação de novas formas de preparo e emprego.
4) Material
- Possibilidades e impactos do custeio da frota de 4 (quatro) aeronaves C-23B+ SHERPA, levando em
consideração o Ciclo de Vida da Anv para no mínimo 15 (quinze) anos e a assinatura de um contrato de
manutenção terceirizado, por meio de um CLS, por no mínimo 5 (cinco) anos, junto ao Programa FMS do
Governo dos Estados Unidos da América (EUA); e
- Possibilidade de nacionalização do suporte logístico.
Boletim do Exército nº 32, de 11 de agosto de 2017.
Show de Bola. A Amazônia com 4,5 milhões de Km², dezenas de PEF, entre outras unidades, e a dotação de aeronaves até 2021 e de quatro unidades usadas obtidas através do FMS. Muito legal mesmo. E a síndrome do ''anão em armas'' , do ''rei da periferia mundial'', do ''pacifismo areia a calcinha'', da falta de vergonha na cara, dos GF'S de merda que ocupam o DF, da falta de compromisso com a defesa de minha família e de meus descendentes, do fracasso assumido, da falta de educação de um povo que pouco se lixa pela bandeira verde-amarela.......UFA!....Chega.