="Operti"]
juarez castro escreveu:Operti, eu vou responder em novo post, porque se não embaralhar no cote e recote.
A dotação do esquadrão é menor pelo simples fato de que a tripulação do Pinóquio é um terço do P3, o pessoal de apoio é o dobro, então as dotações são diferentes.
Eu citei o caso do motor como exemplo, mas não é tão simples assim no caso do P 3 porque ele é acoplado ao berço da asa "de cabeça para baixo" que requer todo uma aparato de apoio para retirar sem danificar o berço.
Em relação a patrulha, eu acho que tu não entendeu o que estou querendo dizer:
Tu afirmou a FAB faz SAR, sim faz e fará, o que ela está fazendo hoje junto com o SAR que é esporádico é o esclarecimento marítimo que é caríssimo para fazer com esta anv e vai sugar célula desnecessariamente, isto hoje é mais viável fazer com UAV ou outra anv com menor custo operacional, eu prefiro UAV.
Eu conheço o hangar do Zepelin, é enorme, mas, mais uma vez ressalto, o problema não estava somente aí e sim em toda a estrutura para receber o esquadrão, principalmente as áreas de apoio, paiol e ferramental.
O hangar da BASV que já tinha no passado, já tinha recebido equipamentos ASw, torpedos, minas e cargas de profundidade tem espaço físico adequado, evidentemente que coma chegado dos Harpoon, modificações se fariam necessárias, que nao sei nem se vão ser feitas.
G abraço
Juarez,
Nós estamos discutindo a decisão de se levar os P-3 para Salvador, há 10 anos atrás. Portanto, as condições para a tomada da decisão naquela época. O que significa que, à época, o 1º/7º tinha estrutura similar à do 4º/7º, dado que ambas unidades operavam a mesma aeronave em números semelhantes. Que hoje o esquadrão tem 2/3 a mais de efetivo é óbvio, o P-3 requer mais gente que o P-95. Se o P-3 tivesse vindo para o 4º/7º, seria o Cardeal a ter 2/3 a mais de efetivo. E se o problema é que isso impactaria na distribuição de habitações para o aumento de militares, tenho certeza que a BASV sofreu o mesmo impacto.
Não, não sofreu tanto, porque?
Porque esta base é antiga e sua PA sempre teve uma estrutura física para as antigas dotações do esquadrão que operavam Neptune, e olha que naquela época tinha muito mais pessoal no esquadrão, do que hoje se tem com o P 3.
No caso do motor, eu não vejo como a alegada falta de estrutura da base impacta na retirada pura e simples do motor. Fosse assim, repito, o P-3 não poderia ter pane de motor em nenhuma base que não fosse a BASV.
E não pode mesmo, pois será necessário levar o staff de C 130 para fazer o reparo, se implicar na retirada do mesmo, a não ser que haja no aeroporto em questão um parque como o Ceman POA da Azul, por exemplo.
Se falarmos em fazer a manutenção desse motor numa oficina, aí sim a estrutura da base faz sentido. Mas o que eu me pergunto é: como um hangar que abrigou durante décadas duas unidades aéreas inteiras, umas delas de patrulha e utilizando a mesma aeronave do 1º/7º, não teria condições de receber o P-3 com algumas modificações? Reiterando, a permanência no hangar do Zeppelin seria temporária, visto que um hangar novo seria construído. E não mandariam um técnico da USN só pra ele olhar as medidas do hangar e dizer se elas estão adequadas ou não. A conversa sempre foi: o P-3 opera em Santa Cruz.
Operti, não é o hangar, como eu já repeti varias vezes, é toda a estrutura que demanda estas anvs, mas já tu insiste tanto na questão do hangar, os dois esquadrões que ele abrigou, qualquer uma delas tem um quarto do tamanho do P 3, e o motivo talvez da FAB ter levado aquela célula de scrapper foi justamente para ensaiar a movimentação de hangaragem dele com toda a tralha dentro do hangar rebocando ele no "Valfrido", uma coisa é manobra com um P 95 outra é com um P 3.
Juarez, se o melhor pra FAB é fazer o SAR/esclarecimento com UAV, isso é irrelevante para a discussão, posto que no momento essa opção sequer existe concretamente.
Aqui eu te interrompo novamente, e te afirmo: `´E relevante sim senhor e muito, mas porque que não está operacional;
Porque os P 95 Alfa deram baixa, e as nove células mais recentes estão passando por modernização, deixando a disponibilidade próxima a zero.
O fato é que, entre missão primária e missões esporádicas, a FAB tem usado o P-3 pra tudo, e em mais de 80% do tempo o faz na região sul/sudeste. A própria FAB diz que umas das principais missões do P-3 é zelar pelo pré-sal. Não faz sentido colocar o avião a mais de 1000km de distância da sua principal área de operações.
Porque ela tem usado para tudo Operti:
Pela mesma razão que eu citei acima, neste momento não tem outro, agora é viável pegar um quadrimotor turbo hélice para rotineiramente esta missão queimando não sei quantas libras de combustível por hora, queimando ciclo de célula voando, expondo equipamentos de missão caríssimos as intempéries do mar e da salinidade sem necessidade e com custos que seriam impagáveis, quando isto pode ser feito por um UAV, ou outra anv mais simples e menos dedicada.
Operti esta ladaínha de Z"Pré Sal", Amazul e outras siglas bonitas criadas com fins ideológicos e políticos só serve para mascarar ou distrair os incautos, pois o P 3 não é "um policial das plataformas", ele é sim uma aeronave de COMBATE ASW FULL, com sistemas, doutrinas e custos desta missão, não cabe faze firula com eles, porque se continuarem daqui dois anos não vai ter mais célula independente de asas, de ranços ou do pirulito do piloto, simples assim.
O 1º/7º deixou de fazer missões ASW há quase 41 anos. E aí nós temos 3 cenários para essa sua explicação: (1) a FAB manteve a estrutura dedicada aos equipamentos ASW intacta e em condições, sem uso, durante 35 anos; (2) a estrutura dedicada aos equipamentos ASW foi utilizada para outros fins e perdeu suas características originais; (3) a FAB abandonou a estrutura dedicada aos equipamentos ASW; qual delas é a mais factível?
Nenhuma das três, a FAB é incapaz de achar um elefante tocando trombone embaixo da agua, porque justamente está buscando de volta a doutrina, que elva tempo, e é mais cara que operar um caça, e que eu acho que está errado e que deveria ser repassado a MB o quanto antes fosse possível.
O que permaneceu na base foi a estrutura física de pátio, de hangaragem e de pátios para anvs grandes e seus respectivos sistemas de combate a exceção agora ao Harphoon
E, por esse viés, temos o 1º GAE, que cumpriu a missão ASW moderna por muito mais tempo que o 1º/7º, operando a partir de Santa Cruz.
Sim é verdade, porém com uma anv que tinha metade do tamanho do Neptune e um quarto de sua tripulação.
Por fim, com as aeronaves vindo para Santa Cruz, a conclusão que se chega é que, ou alguém estava errado lá atrás, ou alguém está errado agora. Porque se o motivo era ter os P-3 no nordeste, eles deveriam estar indo para Natal e não para Santa Cruz (caso não haja uma ausência total de estrutura em Natal; mas, se fosse essa a situação, faria mais sentido manter o esquadrão em Salvador por mais um tempo até que Natal fosse preparada). E se eles estão vindo para cá, por que então ficaram em Salvador durante 10 anos?
Operti, eu não sei ainda ao certo se virão para SC, se vierem, para mil e fecharem a BASV, neste momento é o melhor a fazer, na época da chegada deles, era o caminho mais curto e mais acessível para iniciar a operação.
Acho a BANT uma base ideal para se operar com o P3, mas seria necessário uma gasto enorme em termos de hangaragem, oficinas e estruturas administrativas e agora não tem $$$$ nm para a bóia.
Vou te dizer mais ainda e tu não vai gostar:
Por mim,além da BAFL, da BASV, da BARF, da BAFZ, e a BASC deveria fechar também porque aquilo lá é um antro de problemas de toda a monta que envolvem inclusive problemas muito sérios com algumas "ilicitudes graves" e o ambiente lá está totalmente contaminado, e o pior; não tem volta. Por mim o Musal iria para lá, o ETA três seria extinto(não serve para nada), o 3º do 8º viria para alguma OM em SP, o Grupo de Caça idem, junto com o GCC.
Para não dizer que estou sendo bairrista ou seletista, por mim a BACO fechava também, com extinção do 14, do ETA 5, transferência do GCC e do GAAA para a BASM, mas sei que nada vai acontecer e tudo deve continuar como está.....
G abraço
Abraços[/quote]