Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#3001 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Jun 08, 2017 9:25 pm

Bolovo escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Se o plano de ter 4 brigadas mecanizadas e as demais brigadas motorizadas serem transformadas em brigadas leves, o EB ira contar com 14 brigadas leves, mesmo número que os EUA, as brigadas leves possuem todos os equipamentos de modo que possam ser transportadas pelo ar, é o tipo de brigada com menor poder de choque, mas tem a vantagem do transporte aéreo, e depende muito desse apoio aéreo para justificar sua existência.

Se, em números, as brigadas leves são comparáveis as dos EUA, por que não comparar a aviação também?
Com certeza.

Imagem


Vejam o caso do Nordeste, por exemplo. Planeja-se ter 4 brigadas leves, porém nenhum BAvEx para transportar essas tropas? Não faz o menor sentido.
Brigada leve não significa necessariamente aeromóvel.




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Túlio
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Re: Aviação do Exército

#3002 Mensagem por Túlio » Qui Jun 08, 2017 9:28 pm

Luís Henrique escreveu:
juarez castro escreveu:Tenho dúvidas se isto irá adiante, eu acho q este ano será o paradigma do EB.

G abraci
Juarez,

Adianta as possíveis boas novas para nós, pô.
Duvido muito que seja mais do que aquilo que já é notícia véia, o EB de charla com os ianques por alguns C-23. Deduzi do termo "paradigma".

http://www.infodefensa.com/latam/2016/1 ... herpa.html

Se for outra coisa, vou ficar MUITO surpreso. Até Super Caravan basta para me deixar de orelha em pé, acho que não, só aquele trambolho do US Army mesmo.




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Re: Aviação do Exército

#3003 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jun 08, 2017 9:54 pm

RobsonBCruz escreveu: Brigada leve não significa necessariamente aeromóvel.
De acordo com o próprio EB "leve" tem como vantagem a resposta mais rápida que média, como se faz isso sem transporte aéreo?




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Re: Aviação do Exército

#3004 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jun 08, 2017 11:02 pm

Marechal-do-ar escreveu:
RobsonBCruz escreveu: Brigada leve não significa necessariamente aeromóvel.
De acordo com o próprio EB "leve" tem como vantagem a resposta mais rápida que média, como se faz isso sem transporte aéreo?
Verdade.
Nos países sérios as brigadas leves existem para dar uma resposta RÁPIDA.

No Brasil e demais países de 5o mundo, elas existem porque são mais BARATAS que as médias e pesadas.
Mas possuem pouquíssimo apoio aéreo e se tornam mais LENTAS que as brigadas pesadas dos países de primeiro mundo. :lol: :lol: :lol:

É rir para não chorar.




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"

#3005 Mensagem por Bolovo » Qui Jun 08, 2017 11:48 pm

Luís Henrique escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: De acordo com o próprio EB "leve" tem como vantagem a resposta mais rápida que média, como se faz isso sem transporte aéreo?
Verdade.
Nos países sérios as brigadas leves existem para dar uma resposta RÁPIDA.

No Brasil e demais países de 5o mundo, elas existem porque são mais BARATAS que as médias e pesadas.
Mas possuem pouquíssimo apoio aéreo e se tornam mais LENTAS que as brigadas pesadas dos países de primeiro mundo. :lol: :lol: :lol:

É rir para não chorar.
No Brasil, Brigada LEVE significa Brigada A PÉ! :mrgreen:




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Re: Aviação do Exército

#3006 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Jun 09, 2017 8:26 am

Marechal-do-ar escreveu:
RobsonBCruz escreveu: Brigada leve não significa necessariamente aeromóvel.
De acordo com o próprio EB "leve" tem como vantagem a resposta mais rápida que média, como se faz isso sem transporte aéreo?
Pode se deslocar por qualquer meio: Por avião, helicóptero, trem, ônibus, o que estiver disponível e mais adequado ao caso concreto.

Porém ser transportado por avião ou helicóptero não significa ser paraquedista ou aeromóvel. Tropa aeromóvel, salvo engano, é adestrada para movimentos táticos com o auxílio do helicóptero.




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Re: "

#3007 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Jun 09, 2017 8:29 am

Bolovo escreveu:
Luís Henrique escreveu: Verdade.
Nos países sérios as brigadas leves existem para dar uma resposta RÁPIDA.

No Brasil e demais países de 5o mundo, elas existem porque são mais BARATAS que as médias e pesadas.
Mas possuem pouquíssimo apoio aéreo e se tornam mais LENTAS que as brigadas pesadas dos países de primeiro mundo. :lol: :lol: :lol:

É rir para não chorar.
No Brasil, Brigada LEVE significa Brigada A PÉ! :mrgreen:
Assim como as nossas brigadas mecanizadas podem ser chamadas "brigada guarani", as brigadas leves não especializadas (paraquedista, aeromóvel ou montanha) podem se chamadas "brigadas marruá". :roll:




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Re: Aviação do Exército

#3008 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 09, 2017 4:56 pm

Essa coisa do EB com bgdas leves foi uma solução meia boca arranjada para poder manter o que já se tem aí, e conseguir algumas coisas a mais para as bgdas realmente aeromóveis, que em todo caso são as 3 citas por mim.

No mais, todo o resto é pé de poeira, ou seja, mão de obra barata enquanto a cavalaria, ou a cruz vermelha, não chega.

abs




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Re: Aviação do Exército

#3009 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jun 09, 2017 5:51 pm

É uma reserva policial

Esse monte de brigada leve sem apoio tem pouco valor militar, mas custam caro pelo que entreguem, uma racionalização poderia nos dar uma quantidade menor de brigadas mas com o devido apoio para que fossem realmente efetivas.




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Re: Aviação do Exército

#3010 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 09, 2017 9:02 pm

Não precisamos de tudo isso. Além de mal localizadas, a maioria é sub-equipada, treinada e apresentam pouca capacidade de contribuir efetivamente para um combate real.

Se as três que citei fossem realmente postas em condições de apronto operacional efetiva com todo o apoio material e humano necessário, já seria mais que suficiente.

O resto pode virar inf mec, onde for necessário, ou simplesmente ser enviadas para a região norte/centro-oeste, onde são realmente necessárias nas regiões de fronteira.

Temos espaços vazios de sobra por aqui precisando ser ocupados.

abs.




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Re: Aviação do Exército

#3011 Mensagem por eligioep » Sáb Jun 10, 2017 11:46 am

FCarvalho escreveu:...........................................
Além de mal localizadas, a maioria é sub-equipada, treinada e apresentam pouca capacidade de contribuir efetivamente para um combate real.
........................................................
abs.
carvalho,
você está desinformado. As Bda lv estão muito bem equipadas e treinadas, prontas para resposta em qualquer parte do país. aliás, como já foram deslocadas em Op GLO.
E rapidamente podem ser transformadas em Bld ou Mec.......




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Re: Aviação do Exército

#3012 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 10, 2017 12:51 pm

eligioep escreveu:
FCarvalho escreveu:...........................................
Além de mal localizadas, a maioria é sub-equipada, treinada e apresentam pouca capacidade de contribuir efetivamente para um combate real.
........................................................
abs.
carvalho,
você está desinformado. As Bda lv estão muito bem equipadas e treinadas, prontas para resposta em qualquer parte do país. aliás, como já foram deslocadas em Op GLO.
E rapidamente podem ser transformadas em Bld ou Mec.......
Fora a bgda Pqdt, a 12a Aeromóvel, a 4a Bgda Mth, que são OM prioritárias no recebimento de recursos humanos e materiais, as demais, infantaria mtz, ainda, estão em nível bem inferior em matéria de apronto para o combate.

E sim, quanto ao GLO, com certeza tens razão. Até OM de artilharia no EB tem undes treinando e sendo equipadas muito bem para isso. Imagine-se as demais undes de infantaria e cavalaria. :roll:
eligioep escreveu:E rapidamente podem ser transformadas em Bld ou Mec.......
desculpe a pergunta Eligio, mas, exatamente com o quê? :|

abs.




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Re: Aviação do Exército

#3013 Mensagem por juarez castro » Dom Jun 11, 2017 6:51 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Juarez,

Adianta as possíveis boas novas para nós, pô.
Duvido muito que seja mais do que aquilo que já é notícia véia, o EB de charla com os ianques por alguns C-23. Deduzi do termo "paradigma".

http://www.infodefensa.com/latam/2016/1 ... herpa.html

Se for outra coisa, vou ficar MUITO surpreso. Até Super Caravan basta para me deixar de orelha em pé, acho que não, só aquele trambolho do US Army mesmo.
Xirú , aqui talvez eu não tenha me expressado de forma clara, ou um comentário, seguido do outro levou a esta interpretação errada.
A mudança de paradigma virá pela redução de efetivo e OM, sem isto o EB vai definhar até virar um exército de palitos, e isto já começou de forma discreta.
A aviação de fixa nada tem a ver com o tema citado, é outra conversa. Se tu queres saber a minha opinião pessoal; vão fazer uma cagad.......

G abraço




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Re: Aviação do Exército

#3014 Mensagem por arcanjo » Sex Jul 28, 2017 1:35 pm

28 de julho de 2017
Modernização da Aviação do Exército Brasileiro anuncia plano ambicioso

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2016/01/Pantera-K2.jpg
AS 365k Panther

Segundo o jornalista português Victor Barreira do Jane’s, o Exército Brasileiro estabeleceu uma estratégia ambiciosa para aumentar a sua capacidade de aviação através da aquisição planejada de helicópteros, aeronaves de transporte e upgrades no período de 2018-37, disse o Exército em 24 de julho.

Como parte de seu Programa Estratégico Aviação do Exército (Pg EE Avex), a Força Terrestre irá construir novas instalações e atualizar os helicópteros; atualizar os helicópteros AS 350 L1 Esquilo, AS 550A2 Fennec e AS 365k Panther; adicionar aos Esquilo e Fennec, uma mira montada no capacete, sistema EO/IR, metralhadora .50, mísseis guiados e foguetes, adotando designação Fennec Avex; estabelecer um centro de simulação de voo com sede em Taubaté e desenvolver um simulador de voo para os helicópteros Super Pantera.

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2014/09/Novo-painel-pantera_Helibras.jpg
Novo painel do AS 365k Panther do EB

O Exército vai comprar também 12 helicópteros de médio porte para substituir gradualmente os AS 532UE Cougar e UH-60L Black Hawk; adquirir helicópteros de reconhecimento e ataque com metralhadoras, canhões mísseis e foguetes não guiados e mísseis para o 1º Batalhão de Aviação em Taubaté; e comprar 12 novas aeronaves de asa fixa bimotores para operação até 2022 a partir de 4º Batalhão da Aviação em Manaus no transporte de tropas, comando e controle, e logística.

O Exército está buscando testar também aeronaves de asa-fixa de segunda mão para experimentação doutrinária a partir de 2019.

http://www.forte.jor.br/2017/07/28/mode ... ambicioso/

abs.

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Re: Aviação do Exército

#3015 Mensagem por Duka » Sex Jul 28, 2017 3:42 pm

Só falta combinar com o... PIB.




Abraços
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