J.Ricardo escreveu:Aos poucos o F-35 vai ser firmar como a espinha dorsal da Europa.
Com cada vez mais PAK-FA do outro lado da fronteira? Brabo...
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
J.Ricardo escreveu:Aos poucos o F-35 vai ser firmar como a espinha dorsal da Europa.
Gripen irá só para países marginais em termos de defesa e minúsculos como tem mostrado até aqui.J.Ricardo escreveu:Não tem pra onde correr, o F-35 é o que tem pra hoje e para o futuro, é a opção da Inglaterra e Itália, já que estas são sócias do projeto, a Alemanha não desenvolve nada sozinha e a França ainda esta comprometida com o Rafale.
O Gripen E/F vai continuar comendo pelas beiradas nos países menos afortunados da Europa.
J.Ricardo escreveu:Túlio, acho que a única maneira da Suécia ganhar mercado do F-35 seria apresentar uma proposta de 5ª geração, como vc disse, o urso tem o S-50 logo ao lado e isso acaba empurrando a Europa para algo similar ou superior (cfe a visão deles).
mmatuso escreveu:NG custou 150 milhões de doláres por unidade no valor de proposta.
Não é tão barato assim pelo o que estão propondo de ser um caça monomotor de baixo custo e nem concorre com F16.
Se for os Gripens antigos talvez o preço seja melhor, mas são mais defasados do que um F16 top de linha com tudo de melhor.
Ah, se inveja matasse...Carlos Lima escreveu: Bom... eu venho dizendo a tempos que o F-35 nao e' para ser pensado como uma aeronave 'normal'. Ele de fato representa uma outra geracao (sob varios aspectos mais ate do que o F-22 que tem um proposito bem mais 'simples').
A coisa 'e bem diferente... e toda a oportunidade que tenho de conversar e ver coisas relacionadas ao projeto, isso fica claro.
Enfim... a algumas semanas atras eu tive a oportunidade de experimentar o tao polemico capacete dele.
Bem mais leve do que muita gente diz por ai. Na verdade super facil de vestir e as informacoes que vi no visor (eram basicas) eram super faceis de entender (e o capacete nem estava ajustado para a minha visao/cabeca - o que operacionalmente nao 'e o caso).
'E um mundo bem diferente do que estamos acostumados.
PS: Como ja era esperado a Espanha tambem esta interessada no F-35.
[]s
CB
Túlio escreveu:Ah, se inveja matasse...Carlos Lima escreveu: Bom... eu venho dizendo a tempos que o F-35 nao e' para ser pensado como uma aeronave 'normal'. Ele de fato representa uma outra geracao (sob varios aspectos mais ate do que o F-22 que tem um proposito bem mais 'simples').
A coisa 'e bem diferente... e toda a oportunidade que tenho de conversar e ver coisas relacionadas ao projeto, isso fica claro.
Enfim... a algumas semanas atras eu tive a oportunidade de experimentar o tao polemico capacete dele.
Bem mais leve do que muita gente diz por ai. Na verdade super facil de vestir e as informacoes que vi no visor (eram basicas) eram super faceis de entender (e o capacete nem estava ajustado para a minha visao/cabeca - o que operacionalmente nao 'e o caso).
'E um mundo bem diferente do que estamos acostumados.
PS: Como ja era esperado a Espanha tambem esta interessada no F-35.
[]s
CB
Mas acredito que tenhas razão, mesmo o Raptor não é páreo para o tipo de combate proposto para o F-35 e que, pelo que vejo, os próprios ianques mal começam a entender. O propósito do F-22 era fazer tudo o que um FLANKER faz e ainda por cima ser stealth e supercruiser.
Já o (ou um dos) do F-35 parece ser reinventar as regras do combate aéreo. Se for bem sucedido, caças como o PAK-FA, desenvolvidos para enfrentar o F-22, já vão nascer obsoletos, porque o próprio conceito até agora aceito para caças 5G terá mudado. A manobrabilidade e desempenho estonteantes não serão mais úteis para nada, o que conta é passar despercebido mas sabendo exatamente onde o In está. Um analogia interessante seria a de mandar um GC de conscritos "sangue no zóio" com Fzs de mira "de ferro" caçar um Sniper (F-35) e seu Spotter (AEW/AWACS) superequipados pela Serra da Mantiqueira. A não ser que algo dê MUITO errado, a lógica é que ou o que sobrar do GC dá no pé ou serão TODOS abatidos, um por um e em lugares diferentes.