FAB : 1º GDA - Mirage 2000 - Agora é Oficial
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Lauro Melo
- Sênior
- Mensagens: 3312
- Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Contato:
FAB : 1º GDA - Mirage 2000 - Agora é Oficial
http://www.fab.mil.br/portal/imprensa/N ... a-baan.htm
http://www.fab.mil.br/portal/imprensa/N ... a-baan.htm
Comandante da Aeronáutica visita Base Aérea de Anápolis e conversa com pilotos de defesa aérea
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, visitou nesta terça-feira (dia 2) o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que tem sede na Base Aérea de Anápolis (BAAN), para conversar com os pilotos do esquadrão sobre a aquisição das 12 aeronaves Mirage 2000 B/C. O caça será operado pelo 1º GDA a partir do ano que vem.
Estiveram presentes à visita também o Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o próximo Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Röhrig de Britto (que assumirá o cargo na próxima sexta-feira) e o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Flávio Bierrenbach, além de outras autoridades do COMGAR, do Gabinete do Comandante e da Secretaria de Finanças da Aeronáutica (SEFA).
“Foi um encontro bastante importante para prestarmos esclarecimentos para os militares que vão trabalhar diretamente com a aeronave na defesa aérea do Brasil”, disse o Comandante da Aeronáutica.
Os pilotos ficaram entusiasmados com o detalhamento que foi feito sobre a capacidade do Mirage 2000. “Estamos muito satisfeitos com essa boa notícia. Todos estão ansiosos para operar com essa excelente aeronave”, afirmou o Comandante do 1º GDA, Tenente-Coronel José Isaías de Carvalho Neto.
Não é para menos. “Já pilotei o Mirage 2000 e se trata realmente de uma aeronave de fácil adaptação”, diz o Tenente-Coronel Heraldo Rodrigues, Ex-Comandante do 1º GDA. Entre as vantagens citadas na utilização dessa aeronave, estão a possibilidade de reabastecimento em vôo, o radar digital de grande alcance da aeronave e também a economia de recursos em até 50% em relação aos custos atuais com o F-103 Mirage, que sairá de operação no final deste ano.
“O Mirage 2000 é realmente um ganho para a FAB, sobretudo na economia de custos. Com essa redução de despesas, deve ser possível subsidiar a compra dessas 12 aeronaves”, acredita o jornalista Nelson Düring, do site Defesanet, veículo especializado em assuntos de defesa.
O investimento para compra das novas aeronaves, formalizada no dia 15 de julho entre os Governos do Brasil e da França, foi de cinco milhões de euros por avião, além de 20 milhões relativos à aquisição de suprimentos e capacitação de pessoal. O total de 80 milhões será pago em seis parcelas anuais com término previsto para 2010.
O Mirage 2000 é usado pelas forças aéreas de pelo menos sete países e, na França, tem uma vida útil estimada até o ano de 2025. O caça transporta até seis toneladas em armamentos como mísseis, bombas e munição em geral e sua velocidade máxima é mais do que o dobro da velocidade do som: 2100 km/h.
Alguns dados sobre Mirage 2000
Origem - França
Dimensões - envergadura: 9,1 m / comprimento: 14,3 m / altura: 5,2 m
Velocidade - 2.338 km/h (máxima)
Alcance - 3.330 km (máximo com tanques externos)
Peso - 17.000 kg (máximo na decolagem)
Motor - 01 turbina Snecma M53-P2A
Fonte: CECOMSAER
Fotos: Sgt. Belarmino
http://www.fab.mil.br/portal/imprensa/N ... a-baan.htm
Comandante da Aeronáutica visita Base Aérea de Anápolis e conversa com pilotos de defesa aérea
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, visitou nesta terça-feira (dia 2) o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que tem sede na Base Aérea de Anápolis (BAAN), para conversar com os pilotos do esquadrão sobre a aquisição das 12 aeronaves Mirage 2000 B/C. O caça será operado pelo 1º GDA a partir do ano que vem.
Estiveram presentes à visita também o Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o próximo Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Röhrig de Britto (que assumirá o cargo na próxima sexta-feira) e o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Flávio Bierrenbach, além de outras autoridades do COMGAR, do Gabinete do Comandante e da Secretaria de Finanças da Aeronáutica (SEFA).
“Foi um encontro bastante importante para prestarmos esclarecimentos para os militares que vão trabalhar diretamente com a aeronave na defesa aérea do Brasil”, disse o Comandante da Aeronáutica.
Os pilotos ficaram entusiasmados com o detalhamento que foi feito sobre a capacidade do Mirage 2000. “Estamos muito satisfeitos com essa boa notícia. Todos estão ansiosos para operar com essa excelente aeronave”, afirmou o Comandante do 1º GDA, Tenente-Coronel José Isaías de Carvalho Neto.
Não é para menos. “Já pilotei o Mirage 2000 e se trata realmente de uma aeronave de fácil adaptação”, diz o Tenente-Coronel Heraldo Rodrigues, Ex-Comandante do 1º GDA. Entre as vantagens citadas na utilização dessa aeronave, estão a possibilidade de reabastecimento em vôo, o radar digital de grande alcance da aeronave e também a economia de recursos em até 50% em relação aos custos atuais com o F-103 Mirage, que sairá de operação no final deste ano.
“O Mirage 2000 é realmente um ganho para a FAB, sobretudo na economia de custos. Com essa redução de despesas, deve ser possível subsidiar a compra dessas 12 aeronaves”, acredita o jornalista Nelson Düring, do site Defesanet, veículo especializado em assuntos de defesa.
O investimento para compra das novas aeronaves, formalizada no dia 15 de julho entre os Governos do Brasil e da França, foi de cinco milhões de euros por avião, além de 20 milhões relativos à aquisição de suprimentos e capacitação de pessoal. O total de 80 milhões será pago em seis parcelas anuais com término previsto para 2010.
O Mirage 2000 é usado pelas forças aéreas de pelo menos sete países e, na França, tem uma vida útil estimada até o ano de 2025. O caça transporta até seis toneladas em armamentos como mísseis, bombas e munição em geral e sua velocidade máxima é mais do que o dobro da velocidade do som: 2100 km/h.
Alguns dados sobre Mirage 2000
Origem - França
Dimensões - envergadura: 9,1 m / comprimento: 14,3 m / altura: 5,2 m
Velocidade - 2.338 km/h (máxima)
Alcance - 3.330 km (máximo com tanques externos)
Peso - 17.000 kg (máximo na decolagem)
Motor - 01 turbina Snecma M53-P2A
Fonte: CECOMSAER
Fotos: Sgt. Belarmino
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- MARCOS RIBEIRO
- Avançado
- Mensagens: 673
- Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
- Localização: RIO DE JANEIRO
- Contato:
Tsc tsc................................
Tsc tsc tsc.............Que venham as migalhas então.........2 em 2006 e o resto até 2008.......e até lá como vão completar os faltantes??? com f-5 a mais??? ou vão remanejar da nossa gigantesca frota do resto do pais????.....Lamentável esse desfecho do fx, ainda mais se levarmos em consideração que os mirrage III eram vinte e poucos e essa conta agora cai para metade com entregas tipo prestação de casas bahia e qualidade do produto idem.
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
- Lauro Melo
- Sênior
- Mensagens: 3312
- Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Contato:
Re: Tsc tsc................................
MARCOS RIBEIRO escreveu:Tsc tsc tsc.............Que venham as migalhas então.........2 em 2006 e o resto até 2008.......e até lá como vão completar os faltantes??? com f-5 a mais??? ou vão remanejar da nossa gigantesca frota do resto do pais????.....Lamentável esse desfecho do fx, ainda mais se levarmos em consideração que os mirrage III eram vinte e poucos e essa conta agora cai para metade com entregas tipo prestação de casas bahia e qualidade do produto idem.
Caro Marcos,
A reportagem não fala em datas. Ela diz :
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, visitou nesta terça-feira (dia 2) o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que tem sede na Base Aérea de Anápolis (BAAN), para conversar com os pilotos do esquadrão sobre a aquisição das 12 aeronaves Mirage 2000 B/C. O caça será operado pelo 1º GDA a partir do ano que vem.
sds,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
Me parece que nem mesmo esse brigadeireco incompetente comandante da FAB sabe quando essas velharias vão chegar...........
HAHAHAHAHAH,NOSSA os nossos pilotos e técnicos vivem em outro planeta e nunca tinham ouvido falar dessa lataria velha chamado Mirage-2000.
Ai,ai,ai............a Embraer precisa melhorar os seus textos pagos para a imprensa nacional publicar..........senão fica muito evidente a demonstração de má fé,charlatanismo e estelionato mental com o intuíto de enganar os ignorantes cidadãos brasileiros..............
Daqui a 50 anos,a gente vai lembrar dessa época como a pior fase da história da FAB,fase da quase falência da instituição............
Os pilotos ficaram entusiasmados com o detalhamento que foi feito sobre a capacidade do Mirage 2000.
HAHAHAHAHAH,NOSSA os nossos pilotos e técnicos vivem em outro planeta e nunca tinham ouvido falar dessa lataria velha chamado Mirage-2000.
Ai,ai,ai............a Embraer precisa melhorar os seus textos pagos para a imprensa nacional publicar..........senão fica muito evidente a demonstração de má fé,charlatanismo e estelionato mental com o intuíto de enganar os ignorantes cidadãos brasileiros..............
Daqui a 50 anos,a gente vai lembrar dessa época como a pior fase da história da FAB,fase da quase falência da instituição............
- talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
Para quem acompanhou de perto o FX como foram esses pilotos,estavam na expectativa de voarem F-16 Block52,Gripen,SU-35,Mirage-2000-5 mk.2...............................e depois disso aparecem Mirages-2000C com quase 20 anos de uso...................
Aí vem uma matéria dizendo que os pilotos ficaram entusiasmados com a chegada desses caças ?
É meio forçação de barra não? Ninguém aqui é idiota para acreditar numa ladainha destas..............muito menos os nossos pilotos são idiotas para ficarem "entusiasmados" com a chegada de novos caças obsoletos.........
Aí vem uma matéria dizendo que os pilotos ficaram entusiasmados com a chegada desses caças ?
É meio forçação de barra não? Ninguém aqui é idiota para acreditar numa ladainha destas..............muito menos os nossos pilotos são idiotas para ficarem "entusiasmados" com a chegada de novos caças obsoletos.........
-
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:17 am
- Localização: Estarreja - Portugal
- Contato:
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
talharim escreveu:Ai,ai,ai............a Embraer precisa melhorar os seus textos pagos para a imprensa nacional publicar..........senão fica muito evidente a demonstração de má fé,charlatanismo e estelionato mental com o intuíto de enganar os ignorantes cidadãos brasileiros..............
Talharim,
Pelo que parece, esta matéria é do sítio oficial da FAB e nao da imprensa.
José,
Porque nao começamos agora a discussao. Admito que conheço pouco o M2000 e nao me parece, que seja um aviao tao mau, como a maior parte dos colegas diz, muito pelo contrário.
Vamos trocar ideias, mas tentem ter uma mente aberta e esqueçam todas as ideias pré-concebidas.
Como o José, já disse que leu matérias sobre o M2000... força!!!!
Cump.
- MARCOS RIBEIRO
- Avançado
- Mensagens: 673
- Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
- Localização: RIO DE JANEIRO
- Contato:
fato.......
Já foi foi divulgado no defesanet que seriam entragues 3 até dezembro de 2006 e o restante até 2008 quando fossem paulatinamente retirados de serviço da FA francesa.O que ocorreria nesse interludio???Mais f-5 comprados de outro pais??? ou relocariam f-5 de outras bases??? fica ai a pergunta......mesmo assim acho a escolha péssima pois o m2000c naum é compativel com o datalink do R-99 e teriamos um custo a mais pra fazer isso com a elbit, fora que no mirrage III as turbinas eram revisadas na frança a um custo altíssimo.....isso vai acontecer com o m2000c ????ou a celma e a varig vem conseguem ser treinadas para manutenção???
Agradeceria quem estivesse mais bem informado
Agradeceria quem estivesse mais bem informado
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Alguns F-5 serão deslocados para Anápolis e serão voados pelos pilotos dos esquadrões de origem que também serão deslocados. Os pilotos do GDA voarão AT-26 Xavante nesse período para pode manter a qualificação de vôo.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
talharim escreveu:Ai,ai,ai............a Embraer precisa melhorar os seus textos pagos para a imprensa nacional publicar..........senão fica muito evidente a demonstração de má fé,charlatanismo e estelionato mental com o intuíto de enganar os ignorantes cidadãos brasileiros..............
Que que a Embraer tem a ver com os Mirage 2000?! O negocio da Embraer era o Mirage2000BR que nem existe mais, nisso ae eles tem NADA ver...
MARCOS RIBEIRO escreveu:.mesmo assim acho a escolha péssima pois o m2000c naum é compativel com o datalink do R-99 e teriamos um custo a mais pra fazer isso com a elbit
Olha eu num sei, a Grecia também tem um 145 Aew&C, e o principal avião de interceptação lá é o Mirage2000E...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Ninguém espere que os oficiais do GDA venham a público dizer que estão decepcionados, afinal são militares e como tal, respeitam a hierarquia e julgar ato superior é errado. Portanto se colocassem os xavantes lá com umas atiradeiras nas asas diriam que eram ótimos.
Sobre o M-2000 quero confessar aqui uma coisa, acho este avião muito bonito e é também um eficiente caça, muito bom mesmo. Porém, comparado com os FX é sucata já que se trata de tecnologia dos anos oitenta. Para o lugar do F-5 seria ótimo, já que este é pior ainda. Se este caça fosse equipado com aviônicos modernos e armas idem, seria um adversário de respeito por muitos anos. Um radar moderno multi-função, BVR ARH, WVR+ HMD, datalink e este avião estaria hoje em condições de enfrentar muita gente grande de frente. Porém, outra vez porém, não se está acrescentando nada em termos tecnológicos e sobre uma futura compra de Rafales, quando e se vierem já estarão de certa forma defasados e resta a dúvida se haverá ainda cooperação tecnológica, obviamente para a EMBRAER, que deu muito dinheiro para a campanha do sr. Lula e graças a isso acabou empurrando o M-2000C, que muito provavelmente será manutenido nas instalações desta empresa.
Como a cagada está feita, nos resta debater o que pode-se esperar deste avião. Agora, os caras do GDA ficarem voando Xavante é muita sacanagem, né não?
Sobre o M-2000 quero confessar aqui uma coisa, acho este avião muito bonito e é também um eficiente caça, muito bom mesmo. Porém, comparado com os FX é sucata já que se trata de tecnologia dos anos oitenta. Para o lugar do F-5 seria ótimo, já que este é pior ainda. Se este caça fosse equipado com aviônicos modernos e armas idem, seria um adversário de respeito por muitos anos. Um radar moderno multi-função, BVR ARH, WVR+ HMD, datalink e este avião estaria hoje em condições de enfrentar muita gente grande de frente. Porém, outra vez porém, não se está acrescentando nada em termos tecnológicos e sobre uma futura compra de Rafales, quando e se vierem já estarão de certa forma defasados e resta a dúvida se haverá ainda cooperação tecnológica, obviamente para a EMBRAER, que deu muito dinheiro para a campanha do sr. Lula e graças a isso acabou empurrando o M-2000C, que muito provavelmente será manutenido nas instalações desta empresa.
Como a cagada está feita, nos resta debater o que pode-se esperar deste avião. Agora, os caras do GDA ficarem voando Xavante é muita sacanagem, né não?