Marechal, todos os caças recebidos pela FAB no pós GM II vieram para cá quando já estavam sendo substituídos por outros mais modernos, ou não eram mais os principais vetores do país produtor, deixados em funções suplementares e/ou secundárias.Marechal-do-ar escreveu:Túlio, é muito simples, o FCarvalho colocou uma informação incorreta e eu questionei, e para complementar, adiciono que a França ainda usava os Mirage III quando recebemos os nossos, idem com os Mirage 2000, e também que, esses seus exemplos, começaram a ser recebidos nas decadas de 80 ou 90, enquanto os nossos o serão na decada de 2020, quer dizer, uns 2 serão em 2019).Túlio escreveu:Qual a Força Aérea no mundo inteiro que tem SÓ 5G? Qual ao menos deixou claro, de maneira oficial e sem ressalvas, que intenta fazê-lo ao longo da próxima década? Tipo USAF aposentar TODOS os 3G/4G que usa e passar a voar exclusivamente F-22 e WTF-35, talvez até algo melhor? Até a Rússia, com seu promissor PAK-FA, está comprando agora mesmo Su-35 novinho e nunca vi ninguém de lá dizendo que vai jogar no lixo o que já tem (inclusive o citado Super Flanker) e ficar só com 5G.
Até na falecida END (ou no falecido PND, que não sou muito chegado nesses papeluchos cheios de boas intenções mas sem qualquer vínculo com a realidade) era mencionado "primeiro um 4G, depois um 5G" ou algo assim. Porque ninguém pula de 2G/3G (F-5/AMX) direto para 5G. E exemplo não falta, qual o 5G da França, p ex? O Rafale é 5G agora? Estão na fila do WTF-35 ou F-22? PAK-FA? Outro?
Menos, tigrada...
Menos Túlio, muito menos.
EM 72, os Mirage III já não eram o principal vetor de caça da França. Esse papel estava sendo assumido pelos Mirage F-1; nos anos 50's, 60's os "caças" que recebemos eram na verdade pouco mais que treinadores, a exceção dos Gloster, que mesmo assim, não já não eram lá isso tudo na terra da rainha, quando foram recebidos. E diz-se que foram trocados por algodão...
Os anos 70's/80's não foram diferentes, quando recebemos os F-5E/B/F, que sequer eram usados operacionalmente na USAF, mas um modelo de exportação para amigos secundários do tio Sam, como nós. Qual era o principal vetor de caça americano nesta época? O mesmo F-4 Phantom que nos foi negado quando da compra dos Mirage III, e que já estavam sendo substituídos pelos F-14/15/16/18 nas frotas aéreas das ffaa's americanas.
Então, quando foi mesmo que a caça na FAB foi exatamente uma prioridade?
O Gripen E/F é sim um modelo atual e será a segunda vez na sua história que a FAB operará um modelo de caça no mesmo patamar tecnológico dos países de primeiro nível militar, e não sucatas e/ou vetores de menor desempenho feito para os primos pobres. Quanto a isso não há qualquer dúvida. É só perguntar à própria FAB.
abs.