TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pessoal, o modo de fazer é o maior aprendizado. Do AMX vieram os EMB 145 que salvaram a Embraer. Do Gripen podem vir outras coisas muito boas em termos de técnicas construtivas. Tem muita gente boa em São José dos Campos e com ideias excelentes. Faltam investimentos.
Lá já foram feitos projetos que o povo nem imagina que o Brasil teria capacidade de fazer. A pena é que não existe vontade política de investir em pesquisa. Povo inteligente=povo questionador. Se o que houve ontem ocorresse num País com vergonha na cara estaria todo mundo arrancando essa cambada de bandido no tapa.
Lá já foram feitos projetos que o povo nem imagina que o Brasil teria capacidade de fazer. A pena é que não existe vontade política de investir em pesquisa. Povo inteligente=povo questionador. Se o que houve ontem ocorresse num País com vergonha na cara estaria todo mundo arrancando essa cambada de bandido no tapa.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Quem tinha acesso a mais informações do que o marketing sueco podia oferecer ao público leigo usou isso de forma técnica e racional. Daí a escolha do Gripen E.mmatuso escreveu:Mas deu uma cessada ultimamente a campanha de marketing para provar que o gripen NG seria entregue antes da data( ) e que era o melhor caça da humanidade.
Pelo menos estamos em um momento realista da aquisição sem aquele marketing de enganação e vendo que as coisas no mundo real funcionam de outra forma e não aquelas bobagens que já foram escritas aqui as toneladas. Se o tópico tivesse seguido assim desde o começo talvez Saab e Gripen NG tivessem uma rejeição menor.
Penso que ele não foi escolhido pelo comercial que recebemos da SAAB, mas porque o que foi assinado no contrato, que é o que vale de fato, é o que realmente vamos nos propor a fazer/receber, e o que eles realmente se permitiram e/ou puderam nos oferecer.
Se o que foi pago e contratado será atendido em sua íntegra, somente o tempo dirá.
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Continuarei na dúvida até prova em contrário.joao fernando escreveu:Pelo que vejo, sim com firmeza. Basta ver os parentes dos caras em empresas ligadas ao projeto, pra levar um "cascaio"...FCarvalho escreveu:Será possível crer que os brigadeiros que comandam a FAB - gente via de regra estudada e com mais de 35/40 anos de serviço - são tão inéptos burros ou presunçosos, ou diria, imbecis, ao ponto de não aprender com os próprios erros da instituição de forma a repeti-los insistentemente ao longo dos anos? Tenho cá minhas dúvidas.
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Entramos atrasados no desenvolvimento do E/F por incompetência nossa.Carlos Lima escreveu:Desenvolvimento de um caça...
O AM-X foi bemmm mais "desenvolvimento" se pararmos para pensar e raciocinar de verdade.
No primeiro vôo do Gripen E teremos:
Projeto do ínicio ao fim... "Made in Sweden"
"Célula" - Made in Sweden
"Motor" - Made in USA
"Electronics" - Made in USA, UK, France, Sweden, Israel, etc
O que é "Made in Brazil"? - ... ???
Pensem Srs!!!
Mas em tempos de Internet
[]s
CB
E é realmente muito difícil crer que com 300 engenheiros brasileiros envolvidos no projeto como um todo, aqui e lá. vamos simplesmente apertar parafuso e colorir desenhos...
Sei lá. As coisas não batem.
Quero crer quem nem a Embraer se daria esse trabalho se não fosse tirar algum proveito real em termos de aprendizado neste projeto.
Mas vamos ver.
Quando os primeiros caças do modelo F da FAB começarem a voar veremos do que realmente se tratou este negócio.
Façam suas apostas.
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom piadas a parte na realidade nua a crua o que eu disse continua sendo verdade.FCarvalho escreveu:Entramos atrasados no desenvolvimento do E/F por incompetência nossa.Carlos Lima escreveu:Desenvolvimento de um caça...
O AM-X foi bemmm mais "desenvolvimento" se pararmos para pensar e raciocinar de verdade.
No primeiro vôo do Gripen E teremos:
Projeto do ínicio ao fim... "Made in Sweden"
"Célula" - Made in Sweden
"Motor" - Made in USA
"Electronics" - Made in USA, UK, France, Sweden, Israel, etc
O que é "Made in Brazil"? - ... ???
Pensem Srs!!!
Mas em tempos de Internet
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E é realmente muito difícil crer que com 300 engenheiros brasileiros envolvidos no projeto como um todo, aqui e lá. vamos simplesmente apertar parafuso e colorir desenhos...
Sei lá. As coisas não batem.
Quero crer quem nem a Embraer se daria esse trabalho se não fosse tirar algum proveito real em termos de aprendizado neste projeto.
Mas vamos ver.
Quando os primeiros caças do modelo F da FAB começarem a voar veremos do que realmente se tratou este negócio.
Façam suas apostas.
abs.
Seja com 300 / 500 / 50 ou 10 engenheiros.
Não afirmei que ninguém vai colorir desenhos, mas "desenvolver um caça" é uma diferença gigantesca! E esses anos todos de convívio e compartilhamento de informações sobre Defesa deveria nos deixar um pouco mais alertas com relação a isso, mas...
A Embraer está por lá para cumprir o contrato. E o contrato só saiu porque rolou muita negociação (ela estava mirando uma outra parceria... cof cof... S... Hornet).
Ela está sendo muito bem paga para isso, e vai ajudar na manutenção das aeronaves no Brasil o que vai garantir $$ por muitos anos, mas o que isso tem a ver com desenvolvimento real desenvolvimento do avião realmente é díficil de entender.
O fato inegável Gripen E iria existir com ou sem o Brasil, e isso contradiz a idéia de 'desenvolvimento nacional'. Ou seja, qual a diferença que realmente fazemos? Fazemos a diferença na conta bancária e repartir os riscos do projeto com os suecos. Isso eu concordo.
Além de ajudarmos a nossa empresa "israelense" disfarçada de brasileira a vender o WAD e comprar mais uma encarnação de aeronave biplace do Gripen (o que já existe, mas não do Gripen esticado).
No fim não muda o que eu disse:
Projeto do ínicio ao fim... "Made in Sweden"
"Célula" - Made in Sweden
"Motor" - Made in USA
"Electronics" - Made in USA, UK, France, Sweden, Israel, etc
O que é "Made in Brazil"? - ... ???
"WAD" (Israel)
Vamos nos perguntar o que é Made in Brazil?
De verdade!
O que foi e está sendo desenvolvido no Brasil para todos os Gripens E que sem nós os suecos não tem como fazer nada? O que sem a participação brasileira iria impossibilitar ou limitar de alguma forma o previsto vôo do Gripen E daqui a algumas semanas?
Continuo aguardando respostas...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Esse equívoco me obriga a parar de ler e responder. Quando se escreve "A Rússia possui PIB EQUIVALENTE ao do Brasil e possui 63 Submarinos, sendo boa parte de propulsão nuclear", parece não se levar em conta todo o investimento feito pela URSS ao longo de décadas para possuir tecnologia nuclear própria, isso sem falar nos imensos gastos com frotas, bases, pessoal, treinamento, processamento, fabricação e distribuição de ogivas nucleares e seus mísseis e demais sistemas de comando e controle, missão e suporte de engenharia. Essa conta de padaria primitiva destrói completamente a seriedade dos argumentos. tenta de novo, mas dá uma papirada antes.Luís Henrique escreveu:Claro. NINGUÉM tem dinheiro para tudo.Boss escreveu: O Brasil NÃO TEM dinheiro.
É uma farsa esse mito de que aqui tem dinheiro pra tudo, é só pararem de roubar. Mesmo se substituissem a classe política brasileira pelos mais nobres e honestos exemplares da raça humana, não haveria dinheiro para tudo que foi e é exigido pela máquina pública.
E olha que estamos falando de um país que já tem uma carga tributária sufocante.
O déficit tá aí, e nem tem como tapar. O tão endemonizado teto de gastos ajuda, mas não é suficiente. A tão endemonizada reforma da Previdência ajudaria, mas a cada rodada de frouxidão do governo, fica mais e mais inútil. Sem cortar na pele da máquina pública, especialmente no exército de privilegiados que lá se encontram, e reformar o para que queremos o Estado brasileiro, pouco ou nada teremos, independente da honestidade dos políticos.
Eu já me alegro em ver que o Gripen ainda tá indo razoavelmente tranquilo em meio à tormenta em que estamos, porque a situação é crítica. Não tem como pensar em planejemento algum envolvendo gasto público - e aí entra a Defesa, com um País às portas da falência, por mais que tenha poliana que negue a realidade e defenda que é só chegar alguém "do povo" no Planalto e socar crédito para as famílias e empréstimo do BNDES para os companheiros que a roda gira...
Tudo tem limite.
O plano da MB é de possuir 6 submarinos nucleares.
Apenas demonstrei que o CUSTO para obter estes submarinos representa uma moedinha para um país do tamanho do Brasil.
A Rússia possui PIB EQUIVALENTE ao do Brasil e possui 63 Submarinos, sendo boa parte de propulsão nuclear.
Tudo é questão de prioridades.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
MasterCaiafa escreveu:Esse equívoco me obriga a parar de ler e responder. Quando se escreve "A Rússia possui PIB EQUIVALENTE ao do Brasil e possui 63 Submarinos, sendo boa parte de propulsão nuclear", parece não se levar em conta todo o investimento feito pela URSS ao longo de décadas para possuir tecnologia nuclear própria, isso sem falar nos imensos gastos com frotas, bases, pessoal, treinamento, processamento, fabricação e distribuição de ogivas nucleares e seus mísseis e demais sistemas de comando e controle, missão e suporte de engenharia. Essa conta de padaria primitiva destrói completamente a seriedade dos argumentos. tenta de novo, mas dá uma papirada antes.Luís Henrique escreveu: Claro. NINGUÉM tem dinheiro para tudo.
Tudo tem limite.
O plano da MB é de possuir 6 submarinos nucleares.
Apenas demonstrei que o CUSTO para obter estes submarinos representa uma moedinha para um país do tamanho do Brasil.
A Rússia possui PIB EQUIVALENTE ao do Brasil e possui 63 Submarinos, sendo boa parte de propulsão nuclear.
Tudo é questão de prioridades.
Você tem quer olhar a discussão desde o começo para entender o CONTEXTO.
O Juarez estava dizendo que o plano de possuir 6 submarinos nucleares era um absurdo, como as 30 fragatas, etc.
Os meus argumentos foram no sentido de que SE o Brasil fosse governado por gente SÉRIA o plano da MB era perfeitamente VIÁVEL.
Que não faltaria dinheiro para o Brasil.
Comparei o Brasil com a Rússia SOMENTE do ponto de vista FINANCEIRO.
Em nenhum momento comparei nossa capacidade tecnológica com à deles, em nenhuma área, muito menos na área de equipamentos militares.
E, de qualquer forma, seus argumentos não se sustentam.
A União Soviética acabou em 1991. Estamos em 2017. 26 anos depois.
A Rússia HERDOU uma frota gigantesca, e um parque industrial de equipamentos militares enorme. Mas ao longo de quase 30 anos, a frota foi reduzida.
E HOJE e há vários anos, quem BANCA os 63 submarinos em operação é a Rússia com o seu PIB EQUIVALENTE ao nosso.
Não sou eu que está confundindo as coisas, parece que você que não se recorda como era a frota da União Soviética.
Vou relembrá-lo:
União Soviética em 1990:
5 Navios Aeródromos
2 Porta Helicópteros
3 Cruzadores de Batalha
30 Cruzadores
45 Destroyers
113 Fragatas
124 Corvetas
271 Submarinos, sendo:
63 Submarinos Nucleares Lançadores de Mísseis Balísticos
72 Submarinos Nucleares Lançadores de Mísseis de Cruzeiro
64 Submarinos Nucleares de Ataque
63 Submarinos Convencionais
9 Submarinos Auxiliares
35 Navios de Assalto Anfívio
425 Navios de Patrulha
Um Total de 1053 navios além de 1172 aeronaves e próximo de 500 MIL militares, apenas a MARINHA da União Soviética.
A Marinha da Rússia eu postei aqui recentemente e é BEM MENOR do que esta.
E é bancada há 26 anos pela Rússia que possui PIB equivalente ao nosso.
De qualquer forma quero deixar claro que em nenhum momento mencionei que deveríamos ter o mesmo poder militar da Rússia.
Apenas disse que se eles PODEM possuir 63 submarinos, nós, com certeza, podemos BANCAR 6 submarinos nucleares.
PIB da Rússia e do Brasil em PPP (Paridade do Poder de Compra) 2016 FMI:
Brasil: U$ 3,2 tri
Rússia: U$ 3,7 tri
PIB da Rússia e do Brasil método tradicional (conversão da moeda para o dólar) 2016 FMI:
Brasil: U$ 1,8 tri
Rússia: U$ 1,2 tri
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se quiséssemos, poderíamos ter aqui os 216 Gripen E/F que acredito seriam o mínimo necessário para equipar as 6 bases aéreas operacionais que a FAB planejou recentemente, com um único grupo de caça e cobrir todas as regiões do país, e não apenas 30% dele e dizer que está tudo bem...
Se quiséssemos, poderíamos ter aqui as 30 escoltas, 15 subnac's e 6 subnuc's, 2 Nae, 4 NPM e 20 mil fuzileiros navais...
Se quiséssemos, poderíamos ter aqui os 3 mil e tantos Guarani de que o EB diz precisar, mais 200 mil novos fuzis, e 400 CC novinhos em folha, além de outras mil e tantos VBTP-SL e família, mais uns duzentos helos para a Avex....
Mas só se quiséssemos...
abs.
Se quiséssemos, poderíamos ter aqui as 30 escoltas, 15 subnac's e 6 subnuc's, 2 Nae, 4 NPM e 20 mil fuzileiros navais...
Se quiséssemos, poderíamos ter aqui os 3 mil e tantos Guarani de que o EB diz precisar, mais 200 mil novos fuzis, e 400 CC novinhos em folha, além de outras mil e tantos VBTP-SL e família, mais uns duzentos helos para a Avex....
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Quem é "nos"?FCarvalho escreveu:Se quiséssemos, poderíamos ter aqui os 216 Gripen E/F que acredito seriam o mínimo necessário para equipar as 6 bases aéreas operacionais que a FAB planejou recentemente, com um único grupo de caça e cobrir todas as regiões do país, e não apenas 30% dele e dizer que está tudo bem...
Se quiséssemos, poderíamos ter aqui as 30 escoltas, 15 subnac's e 6 subnuc's, 2 Nae, 4 NPM e 20 mil fuzileiros navais...
Se quiséssemos, poderíamos ter aqui os 3 mil e tantos Guarani de que o EB diz precisar, mais 200 mil novos fuzis, e 400 CC novinhos em folha, além de outras mil e tantos VBTP-SL e família, mais uns duzentos helos para a Avex....
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Há países com economias menores que a nossa e muito melhor equipados: Australia, Canada, Israel, Coreia do Sul, Taiwan, Arábia Saudita etc etcLuís Henrique escreveu:MasterCaiafa escreveu: Esse equívoco me obriga a parar de ler e responder. Quando se escreve "A Rússia possui PIB EQUIVALENTE ao do Brasil e possui 63 Submarinos, sendo boa parte de propulsão nuclear", parece não se levar em conta todo o investimento feito pela URSS ao longo de décadas para possuir tecnologia nuclear própria, isso sem falar nos imensos gastos com frotas, bases, pessoal, treinamento, processamento, fabricação e distribuição de ogivas nucleares e seus mísseis e demais sistemas de comando e controle, missão e suporte de engenharia. Essa conta de padaria primitiva destrói completamente a seriedade dos argumentos. tenta de novo, mas dá uma papirada antes.
Você tem quer olhar a discussão desde o começo para entender o CONTEXTO.
O Juarez estava dizendo que o plano de possuir 6 submarinos nucleares era um absurdo, como as 30 fragatas, etc.
Os meus argumentos foram no sentido de que SE o Brasil fosse governado por gente SÉRIA o plano da MB era perfeitamente VIÁVEL.
Que não faltaria dinheiro para o Brasil.
Comparei o Brasil com a Rússia SOMENTE do ponto de vista FINANCEIRO.
Em nenhum momento comparei nossa capacidade tecnológica com à deles, em nenhuma área, muito menos na área de equipamentos militares.
E, de qualquer forma, seus argumentos não se sustentam.
A União Soviética acabou em 1991. Estamos em 2017. 26 anos depois.
A Rússia HERDOU uma frota gigantesca, e um parque industrial de equipamentos militares enorme. Mas ao longo de quase 30 anos, a frota foi reduzida.
E HOJE e há vários anos, quem BANCA os 63 submarinos em operação é a Rússia com o seu PIB EQUIVALENTE ao nosso.
Não sou eu que está confundindo as coisas, parece que você que não se recorda como era a frota da União Soviética.
Vou relembrá-lo:
União Soviética em 1990:
5 Navios Aeródromos
2 Porta Helicópteros
3 Cruzadores de Batalha
30 Cruzadores
45 Destroyers
113 Fragatas
124 Corvetas
271 Submarinos, sendo:
63 Submarinos Nucleares Lançadores de Mísseis Balísticos
72 Submarinos Nucleares Lançadores de Mísseis de Cruzeiro
64 Submarinos Nucleares de Ataque
63 Submarinos Convencionais
9 Submarinos Auxiliares
35 Navios de Assalto Anfívio
425 Navios de Patrulha
Um Total de 1053 navios além de 1172 aeronaves e próximo de 500 MIL militares, apenas a MARINHA da União Soviética.
A Marinha da Rússia eu postei aqui recentemente e é BEM MENOR do que esta.
E é bancada há 26 anos pela Rússia que possui PIB equivalente ao nosso.
De qualquer forma quero deixar claro que em nenhum momento mencionei que deveríamos ter o mesmo poder militar da Rússia.
Apenas disse que se eles PODEM possuir 63 submarinos, nós, com certeza, podemos BANCAR 6 submarinos nucleares.
PIB da Rússia e do Brasil em PPP (Paridade do Poder de Compra) 2016 FMI:
Brasil: U$ 3,2 tri
Rússia: U$ 3,7 tri
PIB da Rússia e do Brasil método tradicional (conversão da moeda para o dólar) 2016 FMI:
Brasil: U$ 1,8 tri
Rússia: U$ 1,2 tri
Claramente a questão não eh apenas tamanho do PIB.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
"nós" = sociedade, Estado, políticos e ffaa's.Penguin escreveu:Quem é "nos"?FCarvalho escreveu:Se quiséssemos, poderíamos ter aqui os 216 Gripen E/F que acredito seriam o mínimo necessário para equipar as 6 bases aéreas operacionais que a FAB planejou recentemente, com um único grupo de caça e cobrir todas as regiões do país, e não apenas 30% dele e dizer que está tudo bem...
Se quiséssemos, poderíamos ter aqui as 30 escoltas, 15 subnac's e 6 subnuc's, 2 Nae, 4 NPM e 20 mil fuzileiros navais...
Se quiséssemos, poderíamos ter aqui os 3 mil e tantos Guarani de que o EB diz precisar, mais 200 mil novos fuzis, e 400 CC novinhos em folha, além de outras mil e tantos VBTP-SL e família, mais uns duzentos helos para a Avex....
Mas só se quiséssemos...
abs.
Não me lembro desse pessoal em algum momento da história do Brasil sentando algum dia para conversar sobre o que fazer e quais medidas tomar, ou que planejamento fazer, no máximo, um "pouca farinha, meu pirão primeiro..."
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A propaganda é algo bem interessante,
Obviamente que com isso surgiram oportunidades com a esticada do projeto original, e assim como no caso do AM-X (projeto original italiano) o Brasil conseguiu pedir algumas coisas (tipo WAD - Made in Brisrael... cof... cof... cof).
Mas a pergunta continua, quais serão os pedaços dos primeiros Gripens que estão em produção que foram "Made in Brazil"? Quais são os pedaços dos Gripens Suecos que serão "Made in Brazil"?
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Obviamente que com isso surgiram oportunidades com a esticada do projeto original, e assim como no caso do AM-X (projeto original italiano) o Brasil conseguiu pedir algumas coisas (tipo WAD - Made in Brisrael... cof... cof... cof).
Mas a pergunta continua, quais serão os pedaços dos primeiros Gripens que estão em produção que foram "Made in Brazil"? Quais são os pedaços dos Gripens Suecos que serão "Made in Brazil"?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Carlos Lima escreveu:A propaganda é algo bem interessante,
Obviamente que com isso surgiram oportunidades com a esticada do projeto original, e assim como no caso do AM-X (projeto original italiano) o Brasil conseguiu pedir algumas coisas (tipo WAD - Made in Brisrael... cof... cof... cof).
Mas a pergunta continua, quais serão os pedaços dos primeiros Gripens que estão em produção que foram "Made in Brazil"? Quais são os pedaços dos Gripens Suecos que serão "Made in Brazil"?
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Cupincha, a meu ver pecas por apontar problemas sem apontar soluções: se não fosse a (Isr)AEL, de onde sairia o WAD? Tem alguma empresa Nacional capacitada, com apoio explícito da FAB e com porta aberta no BNDES/FINEP para desenvolver equivalente no mesmo prazo e pelo mesmo preço? Aliás, foi a SAAB que tentou "empurrar" ou a FAB que fez questão do WAD?
Sobre os "pedaços de Gripen" que serão feitos no Brasil para a Suécia, quais os "pedaços de KC-390" que serão feitos no Brasil para uso na FAB? Quais os "pedaços de Super Tucano" idem? Notar, falo no que é produto "nacional" e para uso interno.
Aliás, sobre o Super Tucano, e considerando as infos da época em que disputava a encomenda para ir ao Afeganistão via EUA/FMS, bueno, se o Gripen usado NA FAB tiver em algum momento mais de 20 ou 30% de componentes feitos no Brasil, já será mais Brasileiro que o próprio EMB-314.
Não tem jeito, truta, se procrastinamos P&D, considerada supérflua, tanto quanto um parque industrial decente de Defesa, a culpa não é bem DOS OUTROS...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não, o negócio da AKAER é engenharia de produção, a AKAER não projeta asas, quem fez isso foi a SAAB, a SAAB contratou a AKAER para preparar a produção da asa.luis Cláudio escreveu:E você não sabia que quem projetou as asas do GripenE foi a AKAER, que realizou o trabalho desde 2009?
Muito se fala sobre esse WAD, esse troço de WAD, por mais útil que seja ao piloto, é só uma tela touch screen como tantas outras que existem em qualquer supermercado, não é ciência alienígena, por baixo dele tem um monte de software que recisa ser desenvolvido, mas precisaria o ser com ou sem WAD.luis Cláudio escreveu:Com relação ao WAD, temos uma carga de trabalho enorme, uma equipe de engenheiro da AEL vinha participando do desenvolvimento dessa tecnologia desde 2011 e continuaremos desenvolvendo até 2019.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bem por aí.Marechal-do-ar escreveu:Não, o negócio da AKAER é engenharia de produção, a AKAER não projeta asas, quem fez isso foi a SAAB, a SAAB contratou a AKAER para preparar a produção da asa.luis Cláudio escreveu:E você não sabia que quem projetou as asas do GripenE foi a AKAER, que realizou o trabalho desde 2009?
Muito se fala sobre esse WAD, esse troço de WAD, por mais útil que seja ao piloto, é só uma tela touch screen como tantas outras que existem em qualquer supermercado, não é ciência alienígena, por baixo dele tem um monte de software que recisa ser desenvolvido, mas precisaria o ser com ou sem WAD.luis Cláudio escreveu:Com relação ao WAD, temos uma carga de trabalho enorme, uma equipe de engenheiro da AEL vinha participando do desenvolvimento dessa tecnologia desde 2011 e continuaremos desenvolvendo até 2019.
Quem tem a propriedade intellectual das asas e do WAD? Saab... Elbit...
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