EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4921 Mensagem por Túlio » Ter Mar 28, 2017 8:24 pm

Clermont escreveu:
O "Cascavel" está enquadrado numa fração de reconhecimento (Pel C Mec) mas a função dele não é o reconhecimento em si mesmo. A viatura destina-se à apoiar o reconhecimento, permitindo que o pelotão supere pequenas resistências inimigas e continue a missão, evitando envolver-se em combate prolongado. Caso o inimigo seja muito forte e não possa ser desbordado, a função dos "Cascaveis" é fornecer apoio de fogo que permita ao pelotão desvencilhar-se de uma situação perigosa e retrair em boa ordem.
Simplesmente PERFEITO! Para missões "normais" de reconhecimento, claro...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
tatamovitch
Júnior
Júnior
Mensagens: 78
Registrado em: Qua Set 12, 2007 2:46 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4922 Mensagem por tatamovitch » Ter Mar 28, 2017 10:02 pm

Organização do Esqd C Mec



https://www.youtube.com/watch?v=JCpdaBaaZQE





Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4923 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mar 28, 2017 10:05 pm

Túlio escreveu:Vamos ver se uma imagem vale MESMO mil palavras: apenas olhes uma das fotos do Fennec Alemão. Aquilo é blindado mas não é Cascavel e é jipão 4 x 4 mas não é Marruá...
As diferenças se explicam pelo ano em que essas organizações foram concebidas, de resto, o Clermont já explicou, o Cascavel é só o porrete para quando o pessoal que realmente faz o reconhecimento encontrar alguma surpresa.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4924 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mar 28, 2017 10:24 pm

juarez castro escreveu:Uma pergunta talvez um pouco fora, mas eu continuo sem entender a organização destes veículos no EB:

Qual é a função dos Centauro 8x8 equipados com canhão de 120mm no exército italiano???

G abraço
Com exceção das brigadas de cavalaria, que o exército italiano não possui, os Centauros são usados da mesma forma que os Cascavéis e futuros Guaranis 8x8: Esquadrões de reconhecimento nas brigadas blindadas (pesadas, lagartas, tanques) e suporte nas brigadas mecanizadas (médias, infantaria, rodas), com as devidas observações em relação ao "reconhecimento".




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4925 Mensagem por juarez castro » Ter Mar 28, 2017 10:55 pm

Marechal-do-ar escreveu:
juarez castro escreveu:Uma pergunta talvez um pouco fora, mas eu continuo sem entender a organização destes veículos no EB:

Qual é a função dos Centauro 8x8 equipados com canhão de 120mm no exército italiano???

G abraço
Com exceção das brigadas de cavalaria, que o exército italiano não possui, os Centauros são usados da mesma forma que os Cascavéis e futuros Guaranis 8x8: Esquadrões de reconhecimento nas brigadas blindadas (pesadas, lagartas, tanques) e suporte nas brigadas mecanizadas (médias, infantaria, rodas), com as devidas observações em relação ao "reconhecimento".
Ok, tentando entender. Aqui no EB eles iriam substituir os Cascavéis que hoje são dotação dos esquadrões de cavalaria mecanizada e regimentos de cavalaria mecanizada, é isto?
Aí, eu ainda, na suprema ignorância em relação aos bota preta, porque temos esquadrões de cavalaria desmembrados de regimentos?

Sei que estou sendo chato, talvez repetitivo, mas estou tentando entender este negócio.

G abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4926 Mensagem por juarez castro » Ter Mar 28, 2017 10:58 pm

Túlio escreveu:
Clermont escreveu:
O "Cascavel" está enquadrado numa fração de reconhecimento (Pel C Mec) mas a função dele não é o reconhecimento em si mesmo. A viatura destina-se à apoiar o reconhecimento, permitindo que o pelotão supere pequenas resistências inimigas e continue a missão, evitando envolver-se em combate prolongado. Caso o inimigo seja muito forte e não possa ser desbordado, a função dos "Cascaveis" é fornecer apoio de fogo que permita ao pelotão desvencilhar-se de uma situação perigosa e retrair em boa ordem.


Simplesmente PERFEITO! Para missões "normais" de reconhecimento, claro...
O grifo é meu. Baseado na premissa acima, quais são os parâmetros que determinam o calibre do canhão mais adequado para a missão específica dele citada pelo Clermont?

G abraço




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4927 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mar 28, 2017 11:37 pm

juarez castro escreveu:Ok, tentando entender. Aqui no EB eles iriam substituir os Cascavéis que hoje são dotação dos esquadrões de cavalaria mecanizada e regimentos de cavalaria mecanizada, é isto?
Aí, eu ainda, na suprema ignorância em relação aos bota preta, porque temos esquadrões de cavalaria desmembrados de regimentos?
De uma forma geral, se for considerado que um esquadrão de reconhecimento é suficiente para a brigada, então, ele ficara fora de um regimento.

Agora algo que não tenho certeza, mas já ouvi, no caso do Brasil, em alguns casos foi considerado que um esquadrão era suficiente porque não havia material para um regimento.
juarez castro escreveu:O grifo é meu. Baseado na premissa acima, quais são os parâmetros que determinam o calibre do canhão mais adequado para a missão específica dele citada pelo Clermont?
O inimigo? Depende do alvo, vai encontrar de tudo mundo afora.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4928 Mensagem por Túlio » Qua Mar 29, 2017 12:22 pm

juarez castro escreveu:
Túlio escreveu:

Simplesmente PERFEITO! Para missões "normais" de reconhecimento, claro...
O grifo é meu. Baseado na premissa acima, quais são os parâmetros que determinam o calibre do canhão mais adequado para a missão específica dele citada pelo Clermont?

G abraço
Como sempre, a NATUREZA DA(S) MISSÃO(ÕES)! Por exemplo, os EUA já tinham o Striker 8 x 8, já tinham o canhão M-68 e já fabricavam excelentes munições e sistemas de pontaria para ele, então juntaram tudo e têm o Stryker MGS, porque precisavam de apoio de fogo próximo para a Infantaria. Nunca se arrependeram, que eu saiba.

Mas vai ver se eles usam MGS para reconhecimento; uma Bda Stryker tem DRONES para isso e o que os drones não podem fazer os próprios Strykers com armas mais leves e Esquadrão de Batedores fazem (lembrar ainda que cada Pel da citada Bda tem um par de HUMVEES, que também fazem reconhecimento).

Mas claro, o Brasil é rico demais e tem experiência demais com guerras para se contentar com coisa de pobre como fazem os coitados dos ianques, daí encafifou que reconhecimento não se faz com drone + Bldo leve, tem que ser com uma cópia caríssima e piorada (CG mais alto) do Centauro.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4929 Mensagem por binfa » Dom Abr 02, 2017 1:04 pm

.
https://pbs.twimg.com/media/C8HZkj-XkAAwed7.jpg
https://pbs.twimg.com/media/C8HZkkAWkAAKj7l.jpg
https://pbs.twimg.com/media/C8HZkkEXkAAhzG0.jpg
https://pbs.twimg.com/media/C8HZkj-X0AIQ6Hg.jpg
29 Março 2017 - Equipe do 4º Depósito de Suprimento nas atividades de recebimento de 10 novas Viaturas Blindadas Guarani.
Parabéns!
Logística!




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
sarto
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 7:02 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4930 Mensagem por sarto » Dom Abr 02, 2017 1:11 pm

Quantas unidades tem o EB hj?!




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4931 Mensagem por Dieneces » Ter Abr 04, 2017 12:21 am

sarto escreveu:Quantas unidades tem o EB hj?!
umas 230




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
dodas
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 2:37 am
Agradeceram: 3 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4932 Mensagem por dodas » Ter Abr 04, 2017 9:28 am

Bom dia,
segundo site defesanet 240
http://www.defesanet.com.br/coberturas/




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4933 Mensagem por Túlio » Ter Abr 04, 2017 10:14 am

E tudo APC. Que fim levaram as outras versões 6 x 6, tipo Carro de Comando, Porta-Morteiro & quetales?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4934 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Abr 04, 2017 10:55 am

Afim de contribuir para a discussão sobre o Centauro/Guarani VBR/Cascavel, dou abaixo a organização dos regimentos mobiliados com o Centaro no Ex. Ital.

Unidade de apoio de fogo: 3Xesquadrões; cada esquadrão com 3Xpelotões de 4Xcarros, mais 2Xcarros para o comandante do esquadrão e para seu adjunto. 1Xcarro para o comandante do Grupo de Esquadrões. Total: 43 Centauros

Unidade de reconhecimento: 1Xesquadrão como o do apoio de fogo; 3Xesquadrões com 3Xpelotões de reconhecimento, mais 2Xcarros para o comandante do esquadrão e para seu adjunto; o pelotão de reconhecimento tem 2XCentauros mais 4XVPTPs Puma (4X4). 1Xcarro para o comandante do Grupo de Esquadrões. Total: 39 Centauros mais 36 Pumas.

Bacchi




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4935 Mensagem por Dieneces » Qua Abr 05, 2017 11:00 am

dodas escreveu:Bom dia,
segundo site defesanet 240
http://www.defesanet.com.br/coberturas/
Nessas 240 devem estar as dez do Líbano.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder