Eu vejo várias vantagens em um navio maior, equipado com os mesmos sensores da CV-03:Marechal-do-ar escreveu:A manutenção seria quase duas vezes mais cara.
Ainda queria entender essa tara por navios grandes, o que eu vejo o resto do mundo fazer é procurar o menor navio que cumpra a missão, qual a vantagem, exatamente, de ter um navio duas vezes maior que isso?
E a proliferação de navios de 6000 tons pelo mundo se deve a defesa anti-aérea de área (algo que ainda nem é cogitado dentro da MB) embora projetos novos e menores estejam ganhando essa capacidade.
- Maior autonomia e tempo de permanencia no mar. O Brasil precisa de navios capazes de operar longos períodos em alto-mar e que possam ser usados em missões em mares distantes. Um projeto concebido para tamanha autonomia, dispensaria navios auxiliares.
- Capacidade de operar 4 helicopteros do porte do SH-16 ou UH-15, que aumenta enormemente a capacidade de executar missões ASW (operar apenas um nao permite manter um helicoptero no ar continuamente). No caso do UH-15, teremos um vetor capaz de atacar alvos de superficie com dois exocet a +300km de raio - pouquissimas marinhas possuem a capacidade de ataques ASuW com esse alcance! Ou seja, teríamos um navio capaz de exercer controle de área marítima de uma forma que nem duas CV-03 poderiam fazer
- um navio maior poderia aproveitar as peças de 4,5pol das escoltas desativadas. Além de um economia, daria melhor capacidade de apoio de fogo em operações anfíbias (numa futura atualização poderiam ser substituídas por outro canhao mais moderno). A capacidade de operar 4 helicopteros médios também permite apoiar operações anfíbias.
- Capacidade de exercer outras funções: um navio maior poderia incluir facilmente 50-60 acomodacoes adicionais para funções de treinamento e transporte de tropas, áreas de carga multi-funcionais, serviços médicos para auxilio em missões de busca e salvamento e apoio a desastres naturais
Como o maior custo de um navio são os sensores e armamentos, um navio de 6,000t custaria menos do dobro de uma CV-03 e teria a capacidade de desempenhar missões que esta não poderia. Numa opção extrema, TODOS os armamentos poderiam vir de escoltas desativadas (canhoes 4,5pol e 40mm, TT, MANs) e o VLS para misseis AA (possivelmente o Sea Ceptor) poderia ser equipado num segundo momento. Eu preferirira ao menos um sistema CIWS mais moderno, mas a disponibilidade de recurso determinaria isso.
Muitas marinhas optaram por navios desse porte com sofisticados sensores e armas AA, mas não me parece que isso seja prioritário para MB, ainda mais agora que não temos um NAe para ser escoltado. Mesmo operações anfibias, no contexto que a MB poderia operar, não me parece exigir estas capacidades. Basta, portanto, uma boa capacidade de auto-defesa e uma limitada capacidade de defesa de área - um requisito compatível com as capacidades do Sea Ceptor.
Não discordo que um navio menor, com os mesmos sensores e armamentos, tem uma capacidade de sobrevivencia maior, mas ainda assim os ganhos e economias mais que compensam.
Para marinhas operando no cenário europeu, oriente médio ou sudeste asiático faz todo sentido um numero maior de unidades menores para enfrentar um ambiente densamente ocupado por ameaças aéreas, minas, pequenos navios com misseis, pequenos submarinos silenciosos. O Atlantico Sul em muito difere disto, com menos ameaças aéreas (não, não penso em enfrentar um NAe de grande porte) e grandes submarinos nucleares ou convencionais. As missoes internacionais são sempre dentro de um contexto de cooperação com outras marinhas, incluindo anti-terrorismo e policiamento.
Também levo muito em conta um questão de oportunidade, temos um grande numero de SH-16s e UH-15s recém-adquiridos com uma ótima capacidade combativa mas que não temos plataformas para serem usados com a baixa do NAe São Paulo. Além disso, precisamos de mais navios para apoiar operações anfíbias.
Como não teremos recursos para construir muitas CV-03, seriam melhor de dois a quatro navios maiores, capazes de desempenhar mais funções como eu descrevi antes.
Não acho que a CV-03 é projeto ruim, pelo contrário, mas um navio maior como descrevi acima se enquadraria melhor nas missões e cenários da nossa realidade.