Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4576 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 07, 2017 10:25 am

pmicchi escreveu:
FCarvalho escreveu: pmicchi, a Embraer atualmente, dentro dos vários estudos de conceito que desenvolve, ela analisa a possibilidade de um P-390 devidamente equipado para a missão. Não seria nenhum mistério a adoção de mísseis, bombas e torpedos nas asas daquela aeronave. O problema é: quem vai pagar a conta deste desenvolvimento?
abs.
Desculpe a ignorância, mas que ordem de grandeza de valores envolve um desenvolvimento desses?
(não de um "P-390" com sensores e armas ASW, mas apenas de uma versão do KC-390 mais versátil com pilones para misseis ar-mar e bombas).
Somos dois ignorantes então, porque eu não sei também. :wink:
Mas qualquer coisa neste sentido seria na casa de alguns milhões.
Entretanto, uma versão apenas com pilones para bombas e mísseis sem o acréscimo dos sensores necessários a sua operação, como em um eventual P-390, não seria algo factível do ponto de vista comercial, e quiçá operacional.
A lógica é a seguinte: das duas, uma, ou opera full mission ASW/ASupW, ou então não faz.
A FAB precisa dispor obrigatoriamente de aeronaves SAR tanto em função de nossas necessidades internas, quanto em relação aos compromissos internacionais que temos. Da mesma forma a MB sobre o Atlântico Sul.
Se vamos operar uma aeronave com mísseis anti-navio (e o que mais couber sobre as asas), ela será necessariamente um patrulheiro de origem. Jamais uma adaptação. Seja baseado na plataforma do KC-390 ou de um eventual E-2 da Embraer. E com capacidade primária ASW/ASupW.
Não sendo assim, não vinga no mercado. Nem aqui, e nem lá fora.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4577 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 07, 2017 10:32 am

juarez castro escreveu:
cabeça de martelo escreveu: E vocês vão actualizar os vossos C130 como nós?
Não, pelo contrário, este ano provavelmente seis células serão baixadas do inventário, a tendência é que a FAB fique até 2018 com penas 8 células de C 130 e iniciar a transição para o KC 390.
Se a FAP precisar, vai ter scrapper de montão para vender.
G abraço
Juarez, salvo engano eram 22 C-130 na FAB até alguns anos atrás. Mas com as baixas, e perdas, vamos ficar apenas com 8. Esses 8 serão apenas manutenidos ou vão sofrer alguma espécie de retrofit além do que já foi feito no programa de modernização a fim de aguentar mais tempo até serem substituídos?
Sabes dizer quantos KC-390 vamos receber já no ano que vem? Qual o ritmo de entregas acordado com a Embraer?
Para uma força aérea que sempre privilegiou a área de transporte deve ser um verdadeiro suplício operar com tão poucas undes de C-130.
Agora entendo o porque de se ver os C-105 por tudo que é canto do país.
O negócio tá feio mesmo.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4578 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Mar 07, 2017 4:23 pm

Olá camaradas, seria interessante transformar alguns Hércules , que forem substituídos pelo KC-390, em versões artilhadas; pois seria o melhor Apoio de Fogo para operar na Amazônia com nossas tropas de Selva.



ADSUMUS




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4579 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Mar 07, 2017 4:31 pm

Imagem

Imagem

Imagem

ADSUMUS




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4580 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 07, 2017 7:47 pm

Aqui no Brasil Abuldog, a única coisa permitida a um avião cargueiro é levar carga. Colocar canhão neles seriam politicamente incorreto e um verdadeiro escândalo público.

Imagina um C-130 da FAB deixar de levar medicamentos, índios, pobres, desabrigados e ajuda humanitária para dar uma de "tanque alado"... :roll:

Nem a pau juvenal... :mrgreen:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4581 Mensagem por juarez castro » Ter Mar 07, 2017 8:16 pm

FCarvalho escreveu:
juarez castro escreveu: Não, pelo contrário, este ano provavelmente seis células serão baixadas do inventário, a tendência é que a FAB fique até 2018 com penas 8 células de C 130 e iniciar a transição para o KC 390.
Se a FAP precisar, vai ter scrapper de montão para vender.
G abraço
Juarez, salvo engano eram 22 C-130 na FAB até alguns anos atrás. Mas com as baixas, e perdas, vamos ficar apenas com 8. Esses 8 serão apenas manutenidos ou vão sofrer alguma espécie de retrofit além do que já foi feito no programa de modernização a fim de aguentar mais tempo até serem substituídos?

Não, vão ser apenas mantidos operacionais, se realizando todos os níveis de inspeção.

Sabes dizer quantos KC-390 vamos receber já no ano que vem? Qual o ritmo de entregas acordado com a Embraer?

É ainda cedo fazer afirmativas tácitas sobre isto, mas o pessoal trabalha para se incorporar até duas unidades em 2018, porque o gargalo da diagonal de manutenção do C 130 vai apertar.

Para uma força aérea que sempre privilegiou a área de transporte deve ser um verdadeiro suplício operar com tão poucas undes de C-130.
Agora entendo o porque de se ver os C-105 por tudo que é canto do país.

A compra dos dois 105 SAR é também para liberar os do 10º para "carroça".

O negócio tá feio mesmo.

A curto prazo tende a ficar pior.

abs.
G abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4582 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 07, 2017 9:57 pm

Valeu pelas respostas.

Imagino que só o que se salva, hipoteticamente, são os programas Gripen E/F e o KC-390. O resto vai ficar para a titia... :?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4583 Mensagem por juarez castro » Ter Mar 07, 2017 10:23 pm

FCarvalho escreveu:Valeu pelas respostas.

Imagino que só o que se salva, hipoteticamente, são os programas Gripen E/F e o KC-390. O resto vai ficar para a titia... :?

abs.
Sim, mais ou menos por aí, pelo menos nos próximos cinco ou seis anos, alguma compra pontual aqui ou ali. a prioridade deverá ser manter o que se temem condições, porém será necessário racionalizar, diminuir a diversidade de vetores, reduzir mais estruturas físicas, porque se não vai ficar na chon.....
No me modesto entender, a FAB deveria fechar pelo menos uma cinco bases e mais meia dúzia de OMs menores, retirando inventário anvs mais velhas, descontinuadas como Lears mais antigos, Brasilias, Xingu, H zão, Super Puma(este está saindo), T 25(privatizando a formação básica) para que se possa pelo menos continuar operando minimamente.
As prioridades deveriam ser além do NG e do KC 390, a modernização do E/R 99, modernização de duas dúzias de T 27, pelo menos uns 16 A 1, aquisição de mais Vants e do KC 67.

G abraço




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37911
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4584 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 08, 2017 8:17 am

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, seria interessante transformar alguns Hércules , que forem substituídos pelo KC-390, em versões artilhadas; pois seria o melhor Apoio de Fogo para operar na Amazônia com nossas tropas de Selva.



ADSUMUS
Será que o KC-390 consegue manter a baixa velocidade necessária para isso? É que olhando as asas tenho algumas dúvidas. Se conseguir, seria sem dúvida uma mais valia para qualquer Força Aérea que necessite de um aparelho com estas características.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37911
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4585 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 08, 2017 8:20 am

juarez castro escreveu:
cabeça de martelo escreveu: E vocês vão actualizar os vossos C130 como nós?
Não, pelo contrário, este ano provavelmente seis células serão baixadas do inventário, a tendência é que a FAB fique até 2018 com penas 8 células de C 130 e iniciar a transição para o KC 390.
Se a FAP precisar, vai ter scrapper de montão para vender.

G abraço
A FAP quer muitas coisas, a começar por novos helicópteros, substituição dos Alpha Jet, actualização dos C-130H, possivel aquisição de novos radares para os F-16 AM, etc. Não sei se vai haver dinheiro para tudo...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4586 Mensagem por denilson » Qua Mar 08, 2017 10:47 am

cabeça de martelo escreveu:
ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, seria interessante transformar alguns Hércules , que forem substituídos pelo KC-390, em versões artilhadas; pois seria o melhor Apoio de Fogo para operar na Amazônia com nossas tropas de Selva.



ADSUMUS
Será que o KC-390 consegue manter a baixa velocidade necessária para isso? É que olhando as asas tenho algumas dúvidas. Se conseguir, seria sem dúvida uma mais valia para qualquer Força Aérea que necessite de um aparelho com estas características.
Qual seria a velocidade ideal???? ou a velocidade máxima limitante???
Pergunto isso pois o padrão de voo, para essas aeronaves, é circular tendo no centro do círculo o seu alvo, tornando-se, independente da velocidade, um alvo estático para as armas da aeronave, assim (no meu entendimento) a velocidade influenciaria no tamanho do raio desse círculo, e quanto mais rápido, mais difícil de ser atingido pela AAA (que deve ser compatível com o uso dessas aeronaves).
Assim, teríamos que saber mesmo é se o alcance das armas, a serem utilizadas, é compatível com o raio de curva sustentada da aeronave.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4587 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 08, 2017 12:41 pm

juarez castro escreveu:
FCarvalho escreveu:Valeu pelas respostas.
Imagino que só o que se salva, hipoteticamente, são os programas Gripen E/F e o KC-390. O resto vai ficar para a titia... :?
abs.
Sim, mais ou menos por aí, pelo menos nos próximos cinco ou seis anos, alguma compra pontual aqui ou ali. a prioridade deverá ser manter o que se temem condições, porém será necessário racionalizar, diminuir a diversidade de vetores, reduzir mais estruturas físicas, porque se não vai ficar na chon.....
No me modesto entender, a FAB deveria fechar pelo menos uma cinco bases e mais meia dúzia de OMs menores, retirando inventário anvs mais velhas, descontinuadas como Lears mais antigos, Brasilias, Xingu, H zão, Super Puma(este está saindo), T 25(privatizando a formação básica) para que se possa pelo menos continuar operando minimamente.
As prioridades deveriam ser além do NG e do KC 390, a modernização do E/R 99, modernização de duas dúzias de T 27, pelo menos uns 16 A 1, aquisição de mais Vants e do KC 67.
G abraço
Eu tenho cá para mim que o fechamento de bases e/ou OM's completamente só se daria com um MD forte e apto a defender as questões da defesa frente a politicalha nacional. Mas ele não está ali para isso, obviamente. :?

A diminuição e/ou extinção e transferência de OM's que não tenham a ver com a atividade primária da força deve ser perseguida, e como bem disseste, terceirizar o que não for necessário/impositivo ou atividade primária. Existem soluções no mercado internacional para isso, inclusive já oferecidos à FAB.

Me parece que a racionalização de material também pode ser buscada na medida em que se priorize as missões primárias da FAB. Mas para isso tem que haver um indicativo tácito quanto a este ponto junto as demais forças. Exemplo: o 8o Gav tem hoje 2 tipos de helos para as mesmas missões. Precisa mesmo de dois? Não. O transporte em nível tático com os C-105 / E-120 / C-208 pode ser transferido a AN/Avex, permanecendo apenas o logístico e estratégico na FAB complementados por mais KC-390. As aeronaves do GTE podem ser padronizadas com Phenom 100/300 e/ou Legacy 450/500. Os E-135/145 poderiam ser modernizados para a versão AEW/ISR dando uma melhor capacidade operacional ao 2o Gav. E por aí vai.

A parte de treinamento e formação de pilotos tem que encontrar uma solução comum para as três forças. E existem soluções no mercado para isso. Mas fazer EB. MB e FAB acordarem em algo assim me parece ser um objetivo ainda bem distante. De longo prazo mesmo.

Quanto ao KC-390, eu sou de opinião que ele pode ser um vetor ideal tanto para a FAB quanto para a MB, pelas suas capacidades de adaptação a diversas missões. A FAB precisa dele essencialmente para cargo/EVAM/SAR/MMI e transporte. A MB poderia usá-lo principalmente em sua versão SAR, e secundariamente também naquelas missões. Já expus aqui que a proposta versão Freigther seria um bom referencial para a SAR da aviação naval. 16 aeronaves seriam mais que suficientes para dar conta das nossas necessidades/obrigações no AS e da aviação naval.

A FAB do mesmo modo também poderia dispor de 4/6 SC-390 para o 2o/10o Gav. Aliás, uma única OM especializada em SAR na FAB me parece ser uma aberração nos dias de hoje, em tempos de unidades multimissão. Por mim, todos os esquadrões de transporte da FAB deveriam operar SAR enquanto missão secundária, e/ou dispor de aeronaves voltadas para essa missão como sendo primária. Nunca faltou tralho pelo Brasil afora para aquele esquadrão. E a bem da verdade, trabalho muito acima das capacidades disponíveis ao longo dos anos nele apostas.

E eu vou nem falar aqui na necessidade de cargos pesados (Y-20/C-17/C-2/Il-76) na FAB para complementar os KC-767. Fico por aqui. É muita coisa para a minha cabeça hoje. :|

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4588 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 08, 2017 12:47 pm

cabeça de martelo escreveu:A FAP quer muitas coisas, a começar por:

... novos helicópteros, vai um H-36 SAR aí?

... substituição dos Alpha Jet, que bom, temos uma proposta para vosmecês: T-29 A/B.

... actualização dos C-130H, pra quê gastar o pouco que se tem em velharias, entregamos o melhor, o KC-390.

... possível aquisição de novos radares para os F-16 AM, que radar novo que nada. Compra os Gripen E/F baratinho aqui com a gente. Oferecemos desconto a vista, crediário e também aceitamos cartão de crédito e débito.

Não sei se vai haver dinheiro para tudo... tem problema não, vem aqui com a gente tomar um café, e conversar. O BNDES tem taxas baratinhas, baratinhas.
Quer que eu mande os fones de contado do MD ou da ABINDE?

:mrgreen:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37911
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2614 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4589 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 08, 2017 1:09 pm

:mrgreen: :lol:

Os helicópteros serão ligeiros e mono-motores.

Serão adquiridos novos aviões ou a formação será ainda mais terceirizada (talvez para o Brasil ou outro país qualquer).

Os KC-390 serão mais à frente, por agora é actualização e porque vai haver ajudas da UE.

Gripen? Era um caça porreiro, mas dúvido que venha coisa nova para aqui.

As taxas de juro por cá são bastante mais baixas. [000]




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4590 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 09, 2017 12:54 am

Eu ainda acho que nós podemos nos entender. É conversando que a gente se entende.
Sabes, falamos a mesma língua, temos o Pelé e a Madonna...

Cristiano Ronaldo não conta que ele não ganhou nada para Portugal, mora em Madri, e ainda por cima ganha mais que o primeiro-ministro e ainda diz que Cabral descobriu a índias e não contou o segredo para ninguém. E isso não se faz.

:twisted:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder