A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2916
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: A-12

#13306 Mensagem por saullo » Sex Mar 03, 2017 8:28 pm

juarez castro escreveu:
saullo escreveu:O Ocean é a saída mais coerente para termos um navio com convés de voo corrido. Mesmo não tendo doca alagável ainda assim é um verdadeiro Navio de Propósitos Múltiplos e dadas as boas relações históricas entre MB e RN, devem ser tentados todos os esforços para fazer uma compra desse meio, que com apenas 20 anos de uso, deve operar no mínimo mais outros 20 por aqui.
A MB precisa gastar pouco, logo um navio novo está descartado, mas esse aí está na mão.
Parece que o San Giorgio e o San Marco, da MMI, vão sair em breve de serviço, mas são bem menores (133 m x 203 m do Ocean) e só levam 5 helicópteros no convés, pois não tem hangar, mas tem doca.
Seria legal mesmo, adquirir o Ocean e os dois San Giorgio para o lugar do Garcia d'Ávila e do Almirante Sabóia.
Ficaríamos com uma força de propósitos múltiplos interessante com o Ocean, o Bahia e 2 San Giorgio. Todos usadões, comprados baratinhos, mas dentro da realidade de um país que pensa pequeno.

Abraços
Saulo, os Santos Italianos tem um defeito grave que é o que está no convés não desce e vice versa, acho que na hipótese de aquisição do HMS Ocean talvez um classe Bay Britânico seria possível dar baixa no M Maia e nos Cavaleiros da Távola Redonda, ficando a divisão anfíbia com um LPH e dois NDD. A MB precisaria construir um tanqueiro novo para a divisão de apoio.

G abraço
Sim, como eu escrevi, eles não tem hangar, então os meios aéreos ficam ao relento.
Gostei da sugestão de um classe Bay, mas eles venderiam ?
Pois tinham 4 e venderam 1 pra Austrália.

Abraços




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: A-12

#13307 Mensagem por Energys » Sex Mar 03, 2017 11:30 pm

Classe Bay acho difícil. Um dos dois da classe Albion é um pouco menos difícil, já que andam operando em regime de revesamento por contenção de gastos da RN. Acho apenas essas duas classes muito grandes, têm quase o dobro do deslocamento do Bahia, se equivalendo ao Ocean nesse quesito.

Att.

http://news.images.itv.com/image/file/648479/stream_img.jpg




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: A-12

#13308 Mensagem por pmicchi » Sáb Mar 04, 2017 11:58 am

Lord Nauta escreveu:
Carlos Lima escreveu:Ok... sinceramente eu nao conhe'co nada sobre Propulsao de navios. Sendo assim se os Srs estao dizendo que nao 'e problema, tudo bem :) .

E quanto a questao de docas alagaveis? O Ocean 'e bem diferente nesse sentido.

[]s
CB


A AN precisa de um PH para poder operar com segurança e efetividade os seus S76 e Super Cougar. No caso do Ocean a doca e irrelevante. Os heli como o Super Cougar tem capacidade de efetuar o ataque anfíbio além do horizonte. Fica faltando um Heli de ataque para proteção das vagas. O Ocean e outro conceito. Os clanf's e outros podem utilizar as docas alagaveis dos NDCC e do NDM. Acredito que a MB dever obter outro NDD por oportunidade.


Sds


Lord Nauta
Me parece que esses navios anfíbios não atendem bem uma necessidade de controle de área marítima, pois são lentos e falta um hangar amplo para os helicopteros.

Um navio de 6,000 t com hangar para 4 helos, sairia muito mais em conta que um navio anfibio e teria custos de operação também menores. Nele poderiam ser instalados canhoes de 114 e 40mm retirados das escoltas desativadas e sensores simples e nacionais. Eu tomo muito em referencia o desenho dos destroiers japoneses da classe Haruna.

Um destes apoiados por duas fragatas teria plenas condições de exercer controle ASW/ASuW no Atlantico Sul, onde a ameaça aérea é limitada.

Além disso, se prestaria muito bem para deslocamentos no exterior e como navio escola. Também poderia apoiar desembarques anfíbios através dos helicopteros e em apoio de fogo costeiro.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A-12

#13309 Mensagem por juarez castro » Sáb Mar 04, 2017 9:55 pm

Energys escreveu:Classe Bay acho difícil. Um dos dois da classe Albion é um pouco menos difícil, já que andam operando em regime de revesamento por contenção de gastos da RN. Acho apenas essas duas classes muito grandes, têm quase o dobro do deslocamento do Bahia, se equivalendo ao Ocean nesse quesito.

Att.

http://news.images.itv.com/image/file/648479/stream_img.jpg
Os Bay não, regulam de tamanho com o Bahia, pouca coisa maior, os Alibon, estes sim, bem maiores.

G abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: A-12

#13310 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 04, 2017 10:45 pm

A classe Bay são o que a MB chamaria por aqui de navios de transporte auxilar. Já os Albion são verdadeiros LPD.
Se vamos (re)pensar a capacidade da FFE em termos de sua recuperação, temos de começar pensando o seguinte: quantos navios são necessários para fazer uma operação anfíbia em nível Bgda Anf?

Os meios atuais de que disposmos não levam sequer metade de uma Bgda Anf. Na verdade hoje nossa capacidade de lançar operações anfíbias está restrita a uma UAnf, nucleada, se muito, em um Btl Fzl Nvs. E mesmo assim não temos como levar os elementos de apoio ao combate e um CCA mais que restrito.

Comecem contando a partir de 5 mil homens uma Bgda Anf.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: A-12

#13311 Mensagem por P44 » Dom Mar 05, 2017 9:21 am

E grana para essa maionese toda?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: A-12

#13312 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 05, 2017 11:37 am

P44 escreveu:E grana para essa maionese toda?
Com o que é possível adquirir por aí de navios usados em relação a operações anfíbias, podemos fazer isso gastando menos do que vamos gastar, presume-se, em uma única CV-3.

Pegando o exemplo inglês, hipotético, o Ocean, dois Albion e três Bay já dariam para levar os 3 btl's fznvs que temos. Se dispuséssemos também de dois classe Foundre, como o Bahia, já seria possível levar o apoio ao combate um CCA decente. Ou seja, apenas 7 navios, e todos usados. Mas bem mais novos do que os dinossauros que temos hoje.

O problema é que não adianta comprar 7 'navios anfíbios' e não ter cobertura aérea e nem navios tanques para acompanhar.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A-12

#13313 Mensagem por juarez castro » Dom Mar 05, 2017 2:30 pm

[quote="P44"]E grana para essa maionese toda?[/quote

Qua to tu achas que os Jacks vão pedir pelo Ocean, se nós liberarmos nossos portos e bases navais para a RN fazer manutencao de seus navios em trânsito para as Falklands?????

G abraci
]




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: A-12

#13314 Mensagem por Energys » Dom Mar 05, 2017 2:35 pm

juarez castro escreveu:
Energys escreveu:Classe Bay acho difícil. Um dos dois da classe Albion é um pouco menos difícil, já que andam operando em regime de revesamento por contenção de gastos da RN. Acho apenas essas duas classes muito grandes, têm quase o dobro do deslocamento do Bahia, se equivalendo ao Ocean nesse quesito.

Att.

http://news.images.itv.com/image/file/648479/stream_img.jpg
Os Bay não, regulam de tamanho com o Bahia, pouca coisa maior, os Alibon, estes sim, bem maiores.

G abraço
Deslocamentos:

Bahia: 11000 Ton.
Classe Bay: 17000 Ton.
Classe Albion: 20000 Ton.

Penso serem muito dispares. Mas é apenas opinião.

Att.




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: A-12

#13315 Mensagem por Energys » Dom Mar 05, 2017 2:45 pm

P44 escreveu:E grana para essa maionese toda?
Quando se tem vontade política o dinheiro aparece. Foi assim com o Bahia.

Att.




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: A-12

#13316 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Mar 05, 2017 3:18 pm

Olá camaradas, navios anfíbios são um tipo de embarcação que não requerem grandes tecnologias e por isso tem vários usados que poderiam servir na nossa MB por muitos anos; mas pela nossa doutrina e meios ele tem que ter doca alagável; aliás a US NAVY estava abandonando em projeto as docas para ampliar a capacidade de hangar, mas que rapidamente foi rejeitada pelo USMC e com isso os futuros projetos, todos terão doca.

ADSUMUS




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A-12

#13317 Mensagem por juarez castro » Dom Mar 05, 2017 3:21 pm

Mas o diferencial neste caso foi o pichuleco para "Opaiao", algo como três mihoes de euros...E por uma casualidade o navio foi batizado com o nome de Bahia, foi tudo coicidencia CF, acreditem...

G abraco




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: A-12

#13318 Mensagem por pmicchi » Dom Mar 05, 2017 4:24 pm

P44 escreveu:E grana para essa maionese toda?
uma Makassar nova custa menos de USD50mi. Isso é 10% do custo de uma fragata.

https://en.wikipedia.org/wiki/Makassar- ... tform_dock

Obviamente isso não inclui helicopteros, barcos de desembarque e tudo mais que equipa uma unidade anfibia. Mas isso a MB já tem.




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: A-12

#13319 Mensagem por Energys » Dom Mar 05, 2017 4:37 pm

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, navios anfíbios são um tipo de embarcação que não requerem grandes tecnologias e por isso tem vários usados que poderiam servir na nossa MB por muitos anos; mas pela nossa doutrina e meios ele tem que ter doca alagável; aliás a US NAVY estava abandonando em projeto as docas para ampliar a capacidade de hangar, mas que rapidamente foi rejeitada pelo USMC e com isso os futuros projetos, todos terão doca.

ADSUMUS
No caso, entendo que Ocean cumpriria a missão de manter a Aviação Naval operando com seu corpo de asas rotativas de maneira irrestrita, coisa que não acontecerá em nenhum tipo de NDD usado disponível no mercado, ser o novo Nau Capitania com capacidade de Comando e Controle bastante avançado, ademais de possuir capacidade secundária de operações anfíbias, já que possui capacidade de desembarcar de tropas e materiais.

Att.

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: A-12

#13320 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 05, 2017 4:42 pm

juarez castro escreveu:Mas o diferencial neste caso foi o pichuleco para "Opaiao", algo como três mihoes de euros...E por uma casualidade o navio foi batizado com o nome de Bahia, foi tudo coicidencia CF, acreditem...

G abraco
Oras, faça uma denúncia ao MPF: http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder