juarez castro escreveu:FCarvalho escreveu:Eu hoje penso o seguinte. A defesa não é, e nem será mais contemplada em nada que não diga repeito a GLO e segurança pública pelos próximos vinte anos. Isso significa que todos os projetos dos últimos anos terão de ser cancelados ou revistos para menos. Simples assim. Cada força vai ter que se virar com o que tem, e dane-se o resto.
E se o pessoal que chegou a cadeira do rei por agora conseguir se manter por lá mais uns 10 anos, de acordo com as novas regras das eleições, se hoje nós já estamos achando ruim, esperem então para ver o que vem pela frente.
abs.[/quote
Carvalho, eu concordo parcialmente contigo, a lei dos gastos é boa, e vai servir para mostrar aquilo que sabemos em casa, que, quem gasta mais do ganha quebra. As três FAs tem ainda muitas ações a fazer que propiciariam uma redução substancial nos gastos com pessoal e custeio, algumas destas ações travam dentro do próprio meio militar, porque assim como no funcionalismo público, ninguém quer perder "certos privilégios" e outras são travadas por questões políticas, como a recente reestruturação da FAB que a duras penas se conseguiu uns 50% do que se pretendia em termos de fechamento do OMs. por pura pressão de políticos cujas cidades sediam estas.
Eu acredito que vem muito mais racionalizações ai pela frente porque como tu bem colocou, daqui por diante não vai ter espaço, para erros, projetos mirabolantes e viagens na maionese, que foram uma característica do desgoverno anterior.
G abraço
Olá Juarez,
Toda lei que venha para tentar moralizar e organizar as contas públicas, para mim será sempre bem vinda. Resta saber se ela será de fato obedecida, porque já está mais que provado que chegamos em um nível de deboche e desprezo tão grande da classe política em relação ao interesse público que não duvido nada que ela possa ser burlada, ou mesmo ignorada, por eles, sempre que lhes for conveniente aos interesses particulares. Estão pra lá de acostumados a fazerem isso, e sem acontecer absolutamente nada. Então, é esperar para ver.
Quanto as ffaa's concordo que devemos fazer "uma limpa" em termos de organização e reestruturação dentro das mesmas. Precisamos começar a pensar operacionalmente, e não burrocraticamente, como sempre se fez. Mas isso não depende apenas delas. O MD também tem o seu papel, se quisermos mesmo dar maior qualidade ao investimento e custeio da defesa no País.
Até em função disso, vivo defendendo aqui uma Guarda Costeira, e mesmo a criação de um "Corpo de Carabineiros" para fazer frente a missões secundárias as quais o EB e MB vivem a ser chamados para quebrar o galho da segurança pública. Forças armadas menores, mais enxutas, profissionais e qualificadas doutrinária e materialmente são um objetivo duro e complicado de se atingir por aqui.
Mas a FAB, penso eu, já deu um passo inicial neste sentido. Resta saber quanto tempo vai levar para EB e MB darem os seus.
abs.