FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#4711 Mensagem por Túlio » Ter Fev 28, 2017 6:46 pm

Já falei antes e vou falar de novo: as FFAA são de um amadorismo ATROZ em RP. Elas precisam melhorar E MUITO sua capacidade de marketing, a ponto de conseguirem falar com quem paga as contas (nós, os "paisanos") e se fazerem entender corretamente. Precisam entrar no mundo virtual da internet sabendo o que tem dentro, não esperando que a gente saiba o que elas trazem e o que isso significa.

Tenho certeza que essa charla de "afeto" tem um significado específico para "eles", diferente do que tem para "nós"; no "nosso" mundo dá mesmo a ideia de panelinha, cupinchagem, compadrio, até viadagem mesmo. Ou seja, deram uma explicação que vai precisar de uma explicação.

I rest my case.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Coilette
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Ago 08, 2015 12:10 pm
Localização: Pelotas-RS

Re: FAB NEWS

#4712 Mensagem por Coilette » Ter Fev 28, 2017 6:54 pm

Tikuna escreveu:
Coilette escreveu:Achei muito fofa esta coisa de afeto, na nossa Ong também é assim.
Eu também achei muito kawaii essa coisa de afeto. Dá aquela imagem dos oficiais se abraçando, trocando bilhetinhos, dando presentes uns aos outros.

Na sua ong tem promoção amigo? me chama que eu vo!
Voce já faz parte da Ong PÔ! Só tem fofos e afetuosos lá.

http://defesa.forums-free.com/




Avatar do usuário
Coilette
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Ago 08, 2015 12:10 pm
Localização: Pelotas-RS

Re: FAB NEWS

#4713 Mensagem por Coilette » Ter Fev 28, 2017 6:56 pm

Túlio escreveu:Já falei antes e vou falar de novo: as FFAA são de um amadorismo ATROZ em RP. Elas precisam melhorar E MUITO sua capacidade de marketing, a ponto de conseguirem falar com quem paga as contas (nós, os "paisanos") e se fazerem entender corretamente. Precisam entrar no mundo virtual da internet sabendo o que tem dentro, não esperando que a gente saiba o que elas trazem e o que isso significa.

Tenho certeza que essa charla de "afeto" tem um significado específico para "eles", diferente do que tem para "nós"; no "nosso" mundo dá mesmo a ideia de panelinha, cupinchagem, compadrio, até viadagem mesmo. Ou seja, deram uma explicação que vai precisar de uma explicação.

I rest my case.
Deram uma explicação de merda,revelaram um RH dos cupinchas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37503
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#4714 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 28, 2017 7:22 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu não entendo o porque de tanta celeuma em relação a uma simples palavra - afeto - posta em contexto dentro de uma declaração ao público geral extra-FAB...
FC...
Aqui o contexto... "Ainda que a razão seja a mola propulsora de uma Força Aérea, os valores relacionados ao afeto são bastante considerados em nossos processos: a eficiência, a objetividade e a performance não são mais importantes, em nossas avaliações de desempenho, do que a empatia, a adaptabilidade, a confiança, o conhecimento de seus limites, a resiliência, o conformismo e o inconformismo."
O problema 'e que todos esses fatores sao importantes. A ideia de afeto 'e extremamente subjetiva e altamente sujeita a escolhas baseadas em carater pessoal e em alguns casos quem sabe ate o comprometimento.
Isso 'e muito perigoso pois abre espaco para as "panelinhas" e grupelhos com interesses diferentes do que deveria ser os do Estado Brasileiro. Esse pessoal tem que lembrar que eles sao pagos pelo Governo e pelos impostos que todos pagam e que a coisa nao deveria ser um circo. Se eles querem promover gente baseados em afeto, que abram uma empresa de aviacao, gerem o seu proprio $$ e contratem os amigos sem usar os impostos que todos pagam.
Sei la, que inversao de valores! :|
[]s
CB
Acredito que a palavra afeto empregada no texto tenha a seguinte conotação: "empatia, adaptabilidade, confiança, conhecimento de seus limites, resiliência, conformismo, inconformismo... etc.
Neste aspecto é importante destacar a interpretação que se faz do texto. Como o Túlio bem observou, a questão do informe e de como ele foi escrito pode levar a dubiedades na interpretação.
E concordo com você, mas apesar da palavra afeto poder assumir vários sentidos, ela pode ser bem empregada sem deixar margem para outras interpretações. Mas parece que aqui não foi realmente o caso.
Por outro lado é muito difícil encontrar em qualquer tipo de organização que obedeça cegamente a critérios interpostos de forma técnica e isonômica. Isso não existe dentro e nem fora das ffaa's. Dentro ou fora do Estado. Na IFES onde trabalho, e que é federal, para você conseguir uma promoção, além dos critérios técnicos e da burocracia você tem que possuir uma certa empatia com a chefia e com o stabilishiment, do contrário sua promoção pode até sair, mas demora... ou não. :roll:
Enfim, não estou defendendo a FAB e nem ninguém. Mas havemos de concordar que do ponto de vista prático, as relações humanas estabelecidas dentro do ambiente de trabalho, qualquer que seja ele, devem ser levadas em conta na hora de se tomar decisões. Apesar das panelinhas, dos puxa-sacos, baba-ovo e tipos afins que sempre irão coexistir com quem realmente trabalha.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37503
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#4715 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 28, 2017 7:24 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Tem problema não Carlos. A base naval de Aratu e a MB agradecem.
abs.
Qual o problema da Base de Aratu?
[]s
CB
Nenhum. Apenas a perspectiva do recebimento de uma possível herança fabiana a ser recebida em novos tempos vindouros em Salvador. :wink:
A ver.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#4716 Mensagem por Túlio » Ter Fev 28, 2017 7:29 pm

Coilette escreveu:
Tikuna escreveu: Eu também achei muito kawaii essa coisa de afeto. Dá aquela imagem dos oficiais se abraçando, trocando bilhetinhos, dando presentes uns aos outros.

Na sua ong tem promoção amigo? me chama que eu vo!
Voce já faz parte da Ong PÔ! Só tem fofos e afetuosos lá.

http://defesa.forums-free.com/

Eu juro que ia escrever isso mas achei que preferirias fazê-lo em pessoa, ó Iluminado Vaselinador-Mor! :lol: :lol: :lol: :lol:
Coilette escreveu:
Deram uma explicação de merda,revelaram um RH dos cupinchas.
Pior, revelaram uma RP de muares (no popular, BURROS!)!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37503
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#4717 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 28, 2017 7:38 pm

Coilette escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu não entendo o porque de tanta celeuma em relação a uma simples palavra - afeto - posta em contexto dentro de uma declaração ao público geral extra-FAB.
Essa dissertação sua sobre a beleza e lirismo do afeto entre homens ficou muito fofa,mas voce tem que olhar a critica se baseando no contexto que é este aqui:
Ainda que a razão seja a mola propulsora de uma Força Aérea, os valores relacionados ao afeto são bastante considerados em nossos processos: a eficiência, a objetividade e a performance não são mais importantes, em nossas avaliações de desempenho
Que porra é essa de afeto pra ser levada em consideração em promoções e ascenção de carreira?

Meu caro amigo robótico afetado... entenda que a palavra afeto no texto foi empregada no sentido de "empatia, adaptabilidade, confiança, conhecimento de seus limites, resiliência, conformismo, inconformismo... etc." Esta ao menos foi a minha interpretação. No que isso está errado em compor o modelo de avaliação para promoções dentro da FAB?

Isso aí é uma força militar ou uma gang de rua? Só a máfia leva em consideração "afeto" pra promover os capangas pô! -meu primo Carlo defende nossos interesses até a morte chefe! -Sim Fredo, tenho muito afeto por ele... Vamos melhorar a vida dele capiche?
Como uma instituição militar em sã consciência pode publicamente declarar uma barbaridade dessa e linhas depois vir falar de meritocracia?
Meritocracia é um conceito bem substantivo. E nele podem estar contidos inúmeras questões que nada dizem respeito a capacidade e qualificação pessoal. Ou não. Dependem de quem a emprega e com que finalidade.

Então quem critica e discorda democraticamente dentro da corporação pelo bem da Força aérea e do Brasil, certamente não merece "afeto" do comando por não puxar o saco da panelinha e portanto fica na merda e só pega as sobras das promoções.

Não me lembro de democracia ser um dos valores das ffaa's. Não naquilo que compete a função hierárquica e organizacional delas. Talvez na tua ong seja algo a ser pensada... ou introduzida... vai saber. :roll:

É a declaração publica,absurda e escandalosa que essas merdas de meritocracia valem menos que uma jujuba para o comando da aeronáutica.
O importante é apoiar a chefia com conformismo e resiliência, ser legal e da tchurma chupando as bolas dos brigadeiros pra progredir na carreira.
Essa é a crítica a inclusão desta frase bisonha.

Como falei ao Carlos, não existem organizações, dentro ou fora do Estado, que operem de forma isenta e apenas tecnicamente. Meritocracia existe e é muito bom e desejável. Mas as organizações são formadas por seres humanos. E estes, não raro, falam e creem em uma coisa, e fazem bem outras. E o mundo não acabou por causa disso. Se não gosta de como a banda toca, pode-se abrir uma ong ou uma empresa onde o mérito seja a única coisa que funciona, sem considerar que mérito também é um conceito bem substantivo.

Meu afeto a voce fôfo.

Beijinhos no ombro pro'ocê. :mrgreen:
abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#4718 Mensagem por Túlio » Ter Fev 28, 2017 7:58 pm

PQP, todo mundo ficando AFETUOSO, daqui a pouco vão querer trocar no nome do Fórum (FDB, Fórum Defesa Brasil) por FUCK (Fórum Ursinhos Carinhosos Kenguinhos), tá sodas, viu!

[057] [057] [057] [057]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: FAB NEWS

#4719 Mensagem por Justin Case » Ter Fev 28, 2017 8:04 pm

Amigos,

Sobre o assunto avaliação de performance e "afeto", encontrei (e editei) alguns fundamentos na Internet:
Essa foi a fonte principal: http://srvd.grupoa.com.br/uploads/image ... Cap_01.pdf
DOMÍNIOS DO DESEMPENHO HUMANO
Os objetivos na área de desempenho humano são classificados em três áreas: domínio cognitivo, domínio afetivo e domínio psicomotor.
Bloom (1956) apresentou classificação de objetivos no domínio cognitivo:
- Conhecimento
- Compreensão
- Aplicação
- Análise
- Síntese
- Avaliação

Os objetivos do domínio afetivo referem-se a atributos psicológicos e emocionais. Uma taxonomia desses objetivos, para Krathwohl, Bloom e Masia (1964), é a que segue:
- Recebimento
- Resposta
- Valorização
- Organização
- Caracterização de um complexo de valores

O terceiro domínio dos objetivos é o domínio psicomotor (Harrow, 1972):
- Movimentos reflexos
- Movimentos fundamentais básicos
- Habilidades perceptivas
- Habilidades físicas
- Movimentos hábeis
- Movimentos não discursivos
Pelo que percebi, a aplicação dessa metodologia é mais comum na avaliação do desempenho relativo ao aprendizado. Não encontrei muitas referências a isto ao avaliar desempenho profissional e mérito para promoção a cargos mais relevantes.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: FAB NEWS

#4720 Mensagem por mmatuso » Ter Fev 28, 2017 8:14 pm

" nossos processos: a eficiência, a objetividade e a performance não são mais importantes"

Pelo menos tenho certeza que o Gripen NG não foi contra nenhum processo deles agora. [003] [003]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37503
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: FAB NEWS

#4721 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 28, 2017 8:24 pm

Túlio escreveu:PQP, todo mundo ficando AFETUOSO, daqui a pouco vão querer trocar no nome do Fórum (FDB, Fórum Defesa Brasil) por FUCK (Fórum Ursinhos Carinhosos Kenguinhos), tá sodas, viu!
[057] [057] [057] [057]
[003] [003] [003] [091] [091] [082] [082] [100]

Bolei de rir aqui com o FUCK...

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18531
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: FAB NEWS

#4722 Mensagem por knigh7 » Qua Mar 01, 2017 9:51 am

Coilette escreveu:
Tikuna escreveu: Eu também achei muito kawaii essa coisa de afeto. Dá aquela imagem dos oficiais se abraçando, trocando bilhetinhos, dando presentes uns aos outros.

Na sua ong tem promoção amigo? me chama que eu vo!
Voce já faz parte da Ong PÔ! Só tem fofos e afetuosos lá.

http://defesa.forums-free.com/
"Os Literais Revoltados Online"- é um título que se coaduna muito mais (aliás, cabe como uma luva) com o referido fórum, Bender.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61269
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#4723 Mensagem por Túlio » Qua Mar 01, 2017 10:07 am

knigh7 escreveu:
"Os Literais Revoltados Online"- é um título que se coaduna muito mais (aliás, cabe como uma luva) com o referido fórum, Bender.

Aqui é o FDB, cupincha. Por Tradição, não damos cascudo em outros espaços, tri?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FAB NEWS

#4724 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 01, 2017 1:45 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Sobre o assunto avaliação de performance e "afeto", encontrei (e editei) alguns fundamentos na Internet:
Essa foi a fonte principal: http://srvd.grupoa.com.br/uploads/image ... Cap_01.pdf
DOMÍNIOS DO DESEMPENHO HUMANO
Os objetivos na área de desempenho humano são classificados em três áreas: domínio cognitivo, domínio afetivo e domínio psicomotor.
Bloom (1956) apresentou classificação de objetivos no domínio cognitivo:
- Conhecimento
- Compreensão
- Aplicação
- Análise
- Síntese
- Avaliação

Os objetivos do domínio afetivo referem-se a atributos psicológicos e emocionais. Uma taxonomia desses objetivos, para Krathwohl, Bloom e Masia (1964), é a que segue:
- Recebimento
- Resposta
- Valorização
- Organização
- Caracterização de um complexo de valores

O terceiro domínio dos objetivos é o domínio psicomotor (Harrow, 1972):
- Movimentos reflexos
- Movimentos fundamentais básicos
- Habilidades perceptivas
- Habilidades físicas
- Movimentos hábeis
- Movimentos não discursivos
Pelo que percebi, a aplicação dessa metodologia é mais comum na avaliação do desempenho relativo ao aprendizado. Não encontrei muitas referências a isto ao avaliar desempenho profissional e mérito para promoção a cargos mais relevantes.
Abraços,

Justin
Pois é,

Esse povo tem que lembrar que estão em uma Força Aérea e que muitas vezes a maneira de evoluir é justamente ter elementos que não concordam e são "panelinha" com quem está no comando. O debate e a diferença de opiniões promove a diversidade e a evolução.

Esse papo de Força Aérea do Afeto é muito lamentável. :|

Lobistas e afins agradecem.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: FAB NEWS

#4725 Mensagem por Thor » Qua Mar 01, 2017 1:53 pm

Quando se escolhe aqueles que entrarão para as Academias Militares, as avaliações são cognitivas, físicas e médicas. Durante todas a formação militar é trabalhado o campo afetivo/psicológico, e muitos não "sobrevivem" e acabam por desistir.
Entretanto, para a escolha de Oficiais Generais, em que apenas um décimo da turma é escolhido para prosseguir na liderança da Força, não se faz por processos puramente técnicos, em nenhum lugar do mundo (que eu saiba). É processo de escolha mesmo, e não há como se desvencilhar do campo afetivo. De maneira semelhante são escolhidos nossos governantes, todos os ministros de Estado, etc.
Na FAB, além das Avaliações a que são submetidos anualmente, existe também uma parcela de subjetivismo. Normalmente são levados a processo de escolha de todo o Alto Comando reunido, uma lista ordenada com a classificação dos possíveis eleitos, mas podem existir casos em que alguém, mesmo estando bem classificado, é rejeitado pelo Alto Comando por não se enquadrar nos critérios afetivos citados.
O próprio texto explica quais são outras características que não podem ser medidas meramente por dados técnicos, e exigem subjetivismo.
...empatia, a adaptabilidade, a confiança, o conhecimento de seus limites, a resiliência, o conformismo e o inconformismo...
Vamos dizer que você seja o presidente de uma empresa gigante, você chamaria para ser o seu CEO em uma nova subsidiária em outro país alguém em quem não confia? alguém em quem não se adaptaria a trabalhar nesse novo e distante país? Alguém que sempre criticou as decisões da diretoria? Isso pertence ao campo afetivo.
Essa resposta, extra-oficial até onde eu sei, remete a uma denúncia anônima, aparentemente de algum Coronel que não foi escolhido pelo Alto Comando da Aeronáutica, na qual são feitas várias críticas ao processo de reestruturação e a alguns Oficiais Generais da FAB. Percebe-se, acertadamente, porque esse Oficial não fora escolhido para ser um dos Líderes da Força.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Responder