P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3106 Mensagem por Túlio » Sex Fev 24, 2017 3:41 pm

Eu quero só ver jato voando suficientemente baixo e lento para atacar um sub com torpedos (ainda mais o 737, com aquelas asinhas de nada), para mim isso é tarefa para avião turboprop (pelo longo alcance) e heli médio (pela embarcabilidade em Escoltas e outros navios)...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#3107 Mensagem por joao fernando » Sex Fev 24, 2017 3:48 pm

Túlio escreveu:Eu quero só ver jato voando suficientemente baixo e lento para atacar um sub com torpedos (ainda mais o 737, com aquelas asinhas de nada), para mim isso é tarefa para avião turboprop (pelo longo alcance) e heli médio (pela embarcabilidade em Escoltas e outros navios)...
Descurpa, mas pra isso tem armas inteligentes. Em todo o caso desce, detecta (Não estamos falando em eletronica de 1960) sobe e dispara

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3108 Mensagem por Túlio » Sex Fev 24, 2017 4:02 pm

joao fernando escreveu:
Túlio escreveu:Eu quero só ver jato voando suficientemente baixo e lento para atacar um sub com torpedos (ainda mais o 737, com aquelas asinhas de nada), para mim isso é tarefa para avião turboprop (pelo longo alcance) e heli médio (pela embarcabilidade em Escoltas e outros navios)...
Descurpa, mas pra isso tem armas inteligentes. Em todo o caso desce, detecta (Não estamos falando em eletronica de 1960) sobe e dispara
Cupincha, tens idéia de como se opera o lançamento de um torpedo por aeronave? Imagines o tamanho do paraquedas... [003] [003] [003] [003]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

joao fernando
Sênior
Sênior

#3109 Mensagem por joao fernando » Sex Fev 24, 2017 4:04 pm

Túlio escreveu:
joao fernando escreveu: Descurpa, mas pra isso tem armas inteligentes. Em todo o caso desce, detecta (Não estamos falando em eletronica de 1960) sobe e dispara
Cupincha, tens idéia de como se opera o lançamento de um torpedo por aeronave? Imagines o tamanho do paraquedas... [003] [003] [003] [003]
Rsss sei, mas eles não param no tempo. Desce e dispara, afinal não vão disparar o tempo todo né mesmo? Qto aos sensores hj podem ter até drones para voar baixo, não é impossivel pra civis, imagina pros USA

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3110 Mensagem por Túlio » Sex Fev 24, 2017 4:09 pm

joao fernando escreveu:
Túlio escreveu: Cupincha, tens idéia de como se opera o lançamento de um torpedo por aeronave? Imagines o tamanho do paraquedas... [003] [003] [003] [003]
Rsss sei, mas eles não param no tempo. Desce e dispara, afinal não vão disparar o tempo todo né mesmo? Qto aos sensores hj podem ter até drones para voar baixo, não é impossivel pra civis, imagina pros USA
Num post era sobe e dispara, no seguinte desce e dispara, decidas, hôme! ehahehHEHAHEHehahehah

joao fernando
Sênior
Sênior

#3111 Mensagem por joao fernando » Sex Fev 24, 2017 4:17 pm

Túlio escreveu:
joao fernando escreveu: Rsss sei, mas eles não param no tempo. Desce e dispara, afinal não vão disparar o tempo todo né mesmo? Qto aos sensores hj podem ter até drones para voar baixo, não é impossivel pra civis, imagina pros USA
Num post era sobe e dispara, no seguinte desce e dispara, decidas, hôme! ehahehHEHAHEHehahehah
Rsss DESCE e dispara. Detecta lá do alto com novos sensores. Qtos disparos nossos P3 fizeram em toda sua vida, incluso operado lá nos states?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3112 Mensagem por Túlio » Sex Fev 24, 2017 4:54 pm

joao fernando escreveu: Rsss DESCE e dispara. Detecta lá do alto com novos sensores. Qtos disparos nossos P3 fizeram em toda sua vida, incluso operado lá nos states?

Tens idéia de para que serve aquele "ferrão" na cauda do P-3? Já viste coisa parecida em um Poseidon? Sem falar do custo unitário (mais de USD 1/4 de bilhão)...

Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#3113 Mensagem por Tikuna » Sex Fev 24, 2017 4:59 pm

Na verdade Túlio, as velocidades mínimas de sustentação tanto do P-3 quanto do 737 são muito parecidas, coisa de 10/20 nós de diferença. E o alcance também. A diferença é que o 737 permanece mais tempo on station por chegar mais rápido no raio de combate.

Abraços

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Tikuna
Sênior
Sênior

#3114 Mensagem por Tikuna » Sex Fev 24, 2017 5:03 pm

No P-8 existe o High Altitude Anti-Submarine Warfare Weapon Capability (HAAWC) e Air Launch Accessory (ALA).

Transforma o MK-54 para ser lançado à mais de 30 mil pés

Imagem

Abraços

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#3115 Mensagem por Túlio » Sex Fev 24, 2017 5:07 pm

Tikuna escreveu:No P-8 existe o High Altitude Anti-Submarine Warfare Weapon Capability (HAAWC) e Air Launch Accessory (ALA).

Imagem

Abraços
Excelente info, meu cupincha, não sabia MESMO dessa arma! Obrigado.

Mas fico pensando em quanto custa para atacar ou ao menos neutralizar a ação de um sub com P-3 e com P-8. Daí, trazendo a questão para o Brasil...

Tikuna
Sênior
Sênior

#3116 Mensagem por Tikuna » Sex Fev 24, 2017 5:10 pm

Túlio escreveu:
Tikuna escreveu:No P-8 existe o High Altitude Anti-Submarine Warfare Weapon Capability (HAAWC) e Air Launch Accessory (ALA).

Imagem

Abraços
Excelente info, meu cupincha, não sabia MESMO dessa arma! Obrigado.

Mas fico pensando em quanto custa para atacar ou ao menos neutralizar a ação de um sub com P-3 e com P-8. Daí, trazendo a questão para o Brasil...
No Brasil claro que a gente dá e sobra com o P-3 caro amigo.

Quero mesmo é ver a versão de patrulha do E-190. Será um golaço colocar no mercado internacional. É algo totalmente em falta hoje em dia aviões de patrulha confiáveis ocidentais no mercado.

Abraços

- Stephen R. Covey
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3117 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 24, 2017 6:47 pm

O Poseidon indiano 'e o unico que utiliza MAD (ferrao na cauda da aeronave).

O P-8 Australiano, Ingles e Americano fazem uso de mais sonoboias que 'e na verdade o instrumento de deteccao de Subs.

MAD esta caindo de uso. Principalmente em operacoes oceanicas.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5723 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

#3118 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 24, 2017 7:22 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Dos países operadores hoje do P-3, apenas os USA e Japão estão partindo para novos modelos. Os demais tem poucas opções em relação a um substituto. Mas aí depende de uma série de fatores que, cada um terá de tratar a partir de suas próprias necessidades e especificidades. É neste grupo, também, que a Embraer está de olho com uma possível versão ASW/ASupW dos E-2.
abs.
A Austrália também está partindo para o P-8.
E tem mais vindo por aí.
[]s
CB
Sim, pois é, assim como a índia e a Grã-Bretanha, bem lembrados pelo Penguin. Mas o que quis ressaltar é que o mercado, apesar de ser relativamente grande em termos de países operadores de patrulheiros navais, ainda assim se mantém restrito no que diz respeito a quantidade de operadores capazes de dispor deste tipo de aeronave. No fundo, fora da Otan, são raros os países com capacidade de dispor de um P-8 ou aeronave semelhante.
É por aí que a Embraer pode tentar ir comendo pelas beiradas ao lançar no mercado ao mesmo tempo a ideia de um KC-390 MP e E-190 E-2 MP.
Mas isso eu acho que só sai do papel a partir do momento em que haja uma decisão interna por um ou outro daqueles modelos. Como conversávamos alguns posts atrás, temos hoje 3 esquadrões, podendo chegar a 4 novamente, talvez. Uma suposta demanda de 24 a 32 aeronaves. Ou seja, gastos de US$ 2,8 a 3.8 bi. No mínimo.
Sinceramente não sei se teremos fôlego, ou quiçá vontade, para tanto.
E sem o mote da compra e/ou uso pelas ffaa's brasileiras do produto, fica bem mais difícil convencer alguém lá fora de que valha a pena investir em qualquer proposta da Embraer. E eles sabem muito bem disso. A MB e FAB também.
Por isso ressaltei que Argentina e Chile seriam parceiros naturais neste projeto. O nosso comprometimento com até 32 aeronaves, mais a demanda destes dois países poderia justificar o investimento e o desenvolvimento de armas e sistemas nacionais dedicados para este projeto, bem como o seu lançamento. Um novo patrulheiro que já chegasse ao mercado com 48 aeronaves contratadas, seria algo mais que suficiente para determinar a sua inserção e vantagem competitiva em relação aos demais.
Tirando o P-8 que será adotado as centenas pela US Navy, e eventuais modelos russos e chineses, que são outro parâmetro totalmente diferente de mercado, corremos o risco de dispor produto que praticamente já nasce campeão de vendas e de produção. Um incentivo muito importante que está dando um grande up grade ao KC-390, e não seria diferente para um eventual E-190 E-2 MP.
A ver até todas essas ilações podem chegar a ser um mero reflexo de verdade por aqui.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#3119 Mensagem por Carlos Lima » Sex Fev 24, 2017 7:56 pm

O KC-390 mostra que a Argentina nao 'e exatamente um parceiro natural.

O Chile esta investindo em P-295. Na verdade varios paises estao pulando para o P-295 (ou 235) como alternativa aos P-3 que estao bem cansados e os estocados no deserto precisam de reformas adicionais (tipo as que o Brasil tem que fazer).

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 16 vezes
Contato:

#3120 Mensagem por MasterCaiafa » Sex Fev 24, 2017 8:17 pm

Imagem

Responder